domingo, 24 de março de 2019

DICAS E MODELOS PARA UMA BOA VIA SACRA

Gosto muito de rezar a Via Sacra e acho um momento especial para o povo usar sua criatividade e trabalhar com a arte e os elementos de liturgia.
Não gosto um pouco das Via Sacras feitas pela CNBB com base na Campanha da Fraternidade, pois tira o foco da meditação no sofrimento do Senhor. 
Não sou contra a conscientização social e acho importante os temas das campanhas e o papel da CNBB, só acho que deve haver momentos específicos para cada coisa, via sacra para recordar os sofrimentos do Senhor e uma reunião para conscientizar a comunidade e procurar desenvolver um trabalho concreto sobre o tema da campanha.

As orações longas, enfadonhas e salmos ou leituras que não condizem com a reflexão da Estação da Via Sacra são algo que desmotiva bastante. Já li vários textos de Via Sacra e as que mais gostei são as mais simples, as antigas, com orações mais intimistas e curtas que apelam para nos sensibilizarmos  com os sofrimentos de Jesus.

Alguns modelos de Via Sacra:

1 - Via Sacra nas ruas

Resultado de imagem para via sacra povo


Acho muito bom quando fazem nas ruas, parando na frente da casa dos fiéis.
O ideal é que a família esteja na frente da casa com um altar montado segurando o quadro representativo da estação. É um ótimo momento para abençoar a casa e a família que ali reside, como também para testemunhar nossa fé de maneira pública. Tudo o que precisamos fazer mais.

2- Via Sacra teatralizada


Resultado de imagem para dicas como fazer via sacra


Outro tipo de Via Sacra que acho importante para envolver a comunidade, principalmente jovens e crianças, é teatralizar as cenas da Via Sacra com jovens e crianças vestidos dos personagens sagrados.  Além de testemunhar a fé publicamente, dinamizamos a comunidade e trazemos os jovens para participar ativamente da Igreja.

Resultado de imagem para dicas como fazer via sacra



3- Via Sacra com arte e criatividade

Outro tipo de Via Sacra que gosto é usando elementos de arte e criatividade. Fiz uma Via Sacra no interior em que em cada local deixava um símbolo da paixão ( pintei um véu de Verônica, um sudário, usava tinta para lembrar o sangue, teci uma coroa de espinhos, pregos, cruzes com galhos de árvores, etc.) e a última estação acendíamos uma fogueira para representar a Ressurreição com a luz e queimar simbolicamente nossos pecados. Foi muito boa essa Via Sacra. 

Resultado de imagem para instrumentos da paixão santa veronica capuchinhas via sacra






4- Via Sacra com imagens

Acho muito lindo e espiritual quando levamos as imagens do Senhor dos Passos e da Virgem Maria das Dores ou da Soledade em procissão rezando a Via Sacra. Gosto muito também desse estilo de rezar.


Imagem relacionada


Nenhum comentário:

Postar um comentário