quinta-feira, 21 de março de 2019

COMO PURIFICAR-SE - A MENTE , O CORPO, A ALMA




Numa sociedade nos cumula com mensagens de todos os tipos, propagandas, publicidades, e nos aprisiona, às vezes, num mundo virtual, precisamos nos esforçar para criar tempo e parar. Parar para a família, lazer, para cuidar si mesmo  também rezar.

Precisamos purificar nossa mente, nossa alma. Ao purificarmos a mente e a alma da agitação diária também fortalecemos nosso corpo, pois o nosso sistema imunológico responde melhor quando a mente está em paz.

A melhor técnica para purificar a mente é a meditação e a meditação em oração também purifica nossa alma, nos aproxima mais  da divindade, da espiritualidade.

O terço, para mim, é a melhor forma. Os  budistas usam uma técnica parecida com o Japamala, repetindo um mantra para acalmar a mente.


Resultado de imagem para japamala budista rezando


O nosso mantra é o Pai nosso e a Ave Maria. Mas não acalmamos apenas a mente com o terço, nos colocamos na presença de Deus e revivemos mentalmente os eventos da vida de Jesus e Maria, ao mesmo tempo em que pedimos as graças que necessitamos.

Ao meditar em cada momento da vida de Jesus, meditamos em sua palavra e o Senhor nos purifica de todo peso, culpa, e carga negativa do cotidiano como ele nos diz: 


Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
S. João 15,3

 Ao terminar o terço sempre me sinto cercado e pleno de serenidade, purificado na mente e pronto para retornar para as tarefas diárias.


Ao rezar, meditar, contemplar usando o terço, cumprimos com a Palavra de Deus que diz:

tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Filipenses 4,8


E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.


1 S. João 3,3



E volto para o mundo louco de nossa sociedade disposto e lutando para viver  o amor fraternal, não fingido, me esforçando para amar o próximo, mantendo o coração puro ( I S. Pedro 1,22).






Um comentário: