sexta-feira, 29 de setembro de 2017

SANTA SUSANA DE ROMA, VIRGEM E MÁRTIR - 11 DE AGOSTO













Susana de Roma, virgem mártir cristã do século III, é festejada no dia 11 de agosto juntamente com São Tibúrcio.

De acordo com as Atas sobre a sua vida, Susana e sua família eram parentes do futuro imperador Diocleciano. Ela, o pai, Gabino e seu tio, Caio, eram cristãos e os homens eram sacerdotes e a casa onde moravam era utilizada como uma igreja clandestina. Já os outros dois tios de Suzana, Máximo e Cláudio, eram pagãos. Em 283, Caio foi eleito bispo de Roma e passou a ser conhecido como papa Caio.

Quando ascendeu ao trono em 284, Diocleciano estabeleceu a tetrarquia e passou a reinar no oriente enquanto que Maximiano reinava no ocidente. Ambos nomearam césares como sucessores e co-imperadores juniores: Maximiano indicou Constâncio Cloro (o pai de Constantino, o Grande) e Diocleciano, Galério. 

Em 293, para garantir sua sucessão, Diocleciano desejava casar seu jovem sucessor rapidamente (ou, segundo outra fonte, seria com Maximiano), mas sua filha, Valéria, já estava casada e a única jovem solteira da família seria Susana, sua prima. O anúncio do casamento traria a desgraça para ela e a família.

Segundo um relato do século VI, Susana recusou-se a casar, encorajada pelo pai e pelo tio a manter seu voto de virgindade. Cláudio e Máximo tentaram convencê-la, mas acabaram convertidos ao cristianismo. O próprio Magêncio (ou Maximiano) também não conseguiu dissuadi-la, o que levantou suspeitas de que todos da família seriam cristãos. 





Depois de ter sido defendida pela esposa de Diocleciano, a imperatriz Prisca, que seria secretamente cristã, o cônsul Macedônio ordenou que Susana realizasse um sacrifício ao deus romano Júpiter para provar sua fé. 
Quando ela se recusou, ficou evidente que ela era de fato cristã, mas neste ponto os relatos divergem. 









Segundo uma fonte, o próprio Macedônio ordenou que ela fosse morta. Já em outra, Susana teria sido libertada por ser da família do imperador Diocleciano.

Quando o imperador, que estava na fronteira oriental, soube da recusa e do motivo, ficou furioso e ordenou a execução de Susana. Ela foi decapitada e seu pai, Gabino, foi morto de fome na prisão. Máximo, Cláudio, a esposa deste, Prepedigna, e os filhos do casal, Alexandre e Cúzia, foram todos mortos.





O Martírio de Santa Susana de Roma




O único sobrevivente foi o papa Caio, que se escondeu nas catacumbas. De acordo com sua Ata, ela teria sido decapitada em 295, enquanto que no relato do século VI, a data seria 293.

No ano de 330, uma basílica foi construída sobre a casa de Susana e dedicada primeiro a São Caio, em homenagem ao papa tio dela. No século VI, o papa Gregório, o Grande, rededicou-a em sua homenagem e ela é conhecida desde então como Sancta Susanna ad duas domos.



Chiesa di Santa Susanna alle Terme di Diocleziano.jpg


A Igreja foi erguida na casa de Santa Susanna, onde ela foi martirizada. No século 4 foi marcada com a designação ad duas domos (nas duas casas). Esta primeira basílica de três arcos foi quase certamente construída sob o pontificado do papa Leão III (795-816).

De acordo com a tradição, a estrutura tornou-se uma igreja em torno de 330, sob o imperador Constantino I , quando as basílicas de numerosas igrejas domésticas passaram a ser adaptadas para uso litúrgico



Interior da Igreja de Santa Susana



Sua entrada no Martirológio Romano (dia 11 de agosto) a retrata da seguinte forma:

Em Roma, comemoração de Santa Susana, em cujo nome, que foi mencionado entre os mártires nas listas antigas, a basílica da igreja titular de Caio nas Termas de Diocleciano foi dedicada a Deus no século VI.
  — Martirológio Romano.

A festa de Santa Susana que estava inclusa no Calendário Romano de Santos como sendo de observância obrigatória nos santuários de rito romano foi removida em 1969 por causa da natureza lendária das Actas de seu martírio.







 Ant. Alegrai-vos, ó Virgens de Cristo, exultai, esposas do
Cordeiro (T. P. Aleluia).


Leitura breve 1 Cor 7, 32.34:

"Quem não é casado preocupa-se com os interesses do Senhor,
procura agradar ao Senhor. A mulher solteira e a virgem
preocupam-se com os interesses do Senhor, para serem santas
de corpo e de espírito."





Oração
Senhor, cujo poder triunfa na fraqueza humana, concedei
àqueles que celebram a vitória de Santa Susana, o dom da fortaleza
com que ela venceu os tormentos do martírio.
 Por Nosso Senhor.
Amém!






Oração 
Deus de infinita santidade, 
que prometestes habitar nos corações puros, 
ouvi as súplicas dos vossos fiéis,
 por intercessão da virgem Santa Susana, 
e ajudai-nos com a vossa graça viver de tal
modo que mereçamos ser vossa morada.
 Por Nosso Senhor
Amém!




Leitura breve
1 Pedro 5, 10-11

"O Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória
eterna em Cristo Jesus, depois de terdes sofrido um pouco, vos
aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis e vos fortificará. A Ele o
poder e a glória por toda a eternidade. Amén."




fontes:
https://it.wikipedia.org/wiki/Susanna_di_Roma
http://biscobreak.altervista.org/2016/08/santa-susanna-di-roma/
http://panoramicearth.blogspot.com.br/2006/09/
https://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Susanna
http://cobaltviolet.blogspot.com.br/2013/02/santa-suzanna-and-santa-maria-della.html



4 comentários:

  1. Santa Suzana emterceda junto a Deus Pai por mim e toda a minha família

    ResponderExcluir
  2. Alma de Cristo

    Alma de Cristo, santificai-me.
    Corpo de Cristo, salvai-me.
    Sangue de Cristo, inebriai-me.
    Água do lado de Cristo, lavai-me.
    Paixão de Cristo, confortai-me.
    Ó bom Jesus, ouvi-me.
    Dentro das Vossas Chagas, escondei-me.
    Não permitais que de Vós me separe.
    Do espírito maligno, defendei-me.
    Na hora da minha morte, chamai-me.
    E mandai-me ir para Vós,
    para que Vos louve com os Vossos Santos,
    por todos os séculos. Amém

    ResponderExcluir
  3. Alma de Cristo

    Alma de Cristo, santificai-me.
    Corpo de Cristo, salvai-me.
    Sangue de Cristo, inebriai-me.
    Água do lado de Cristo, lavai-me.
    Paixão de Cristo, confortai-me.
    Ó bom Jesus, ouvi-me.
    Dentro das Vossas Chagas, escondei-me.
    Não permitais que de Vós me separe.
    Do espírito maligno, defendei-me.
    Na hora da minha morte, chamai-me.
    E mandai-me ir para Vós,
    para que Vos louve com os Vossos Santos,
    por todos os séculos. Amém

    ResponderExcluir
  4. Alma de Cristo

    Alma de Cristo, santificai-me.
    Corpo de Cristo, salvai-me.
    Sangue de Cristo, inebriai-me.
    Água do lado de Cristo, lavai-me.
    Paixão de Cristo, confortai-me.
    Ó bom Jesus, ouvi-me.
    Dentro das Vossas Chagas, escondei-me.
    Não permitais que de Vós me separe.
    Do espírito maligno, defendei-me.
    Na hora da minha morte, chamai-me.
    E mandai-me ir para Vós,
    para que Vos louve com os Vossos Santos,
    por todos os séculos. Amém

    ResponderExcluir