domingo, 3 de setembro de 2017

PACTO COM DEUS PARA TER FELICIDADES NA TERRA OU NAS FINANÇAS? NÃO EXISTE!

             Estava assistindo à tv e ao mudar de canal me deparei com um comercial de Igreja acho que era Universal chamando as pessoas para fazer um Pacto com Deus para ter melhora financeira. 
       Aquilo me impressionou. Veicular que é possível fazer um pacto com Deus para ter dinheiro é uma prova da contradição das igrejas cristãs modernas, na qual Jesus é apenas um meio de conseguir bens nesta vida. 
        É a total inversão das ideias cristãs desde os primeiros séculos. Anos passados, era comum ver em filmes ou até fanáticos falando de Pacto com o Diabo para ter sucesso e poder, a lógica cristã era clara, naquela época, ter dinheiro não era  sinônimo de felicidade e  a verdadeira felicidade era praticar o amor independente de sua condição financeira.





Image result for IGREJAS PACTO TEOLOGIA DA PROSPERIDADE



       No nosso tempo, após os anos 90 , com o avanço da Teologia da Prosperidade "evangélica" , a lógica se inverteu, ter dinheiro é , não só, sinônimo de felicidade como da "bênção" de Deus. E o que impressiona é que ainda se dizem "evangélicos". Parecem mais os judeus que foram criticados por Cristo por acharem que os males desta vida são castigos e o ter saúde e dinheiro são bênçãos.

        A lógica de Cristo é algo tão chocante que eles  negam mesmo lendo o Evangelho. A lógica de Cristo é a Cruz, mas eles só falam da Ressurreição, da Glória, que Deus é "Poderoso!".                                 Esquecem que Deus se fez criança "frágil", "pobre", precisou de uma Mãe para lhe dar de mamar, cuidar, carinho, etc., e de um pai para o proteger , educar,etc.; que o Senhor viveu da ajuda alheia, de esmolas, sem ter onde reclinar a cabeça, aceitou a morte, se agoniou, orou sem ser atendido aceitando a vontade do Pai, sendo obediente, carregou uma cruz, foi zombado pelos homens, humilhado com bofetões, cusparadas, insultos, ridicularizado, etc.

     Para esses "evangélicos" da "prosperidade" a aceitação do sofrimento, a Cruz, a pobreza, não faz parte de seu vocabulário. É uma pena.

        Na Bíblia, não há pactos com Deus para ser rico. Há uma Nova e Eterna Aliança feita por Cristo. 

E em nenhum momento Cristo prometeu: "quem fizer pacto comigo, terá dinheiro!"
Pelo contrário, Cristo disse: "QUEM QUISER ME SEGUIR, NEGUE-SE A SI MESMO, TOME SUA CRUZ E ME SIGA!"

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
São Lucas 9,23-25

E ainda mais esse pacto para não ter sofrimento na terra e ter dinheiro não é pacto com o Deus verdadeiro, o Cristo. Para Cristo, isso é pacto com Satanás. Vemos isso na resposta que o Senhor dá a São Pedro, quando esse mostra horror ao sofrimento de Cristo:


E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem sofresse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.
E dizia abertamente estas palavras. E Pedro o tomou à parte, e começou a repreendê-lo.
Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.
São Marcos 8,31-33

         A tentação de fazer pacto para ter bens financeiros e ser feliz no mundo, foi a tentação pela qual passou Cristo, e Ele o que fez? Disse não  a essa lógica demoníaca que nada tem de Cristã!
      O desejo de ter poder, fama, glória, dinheiro e não passar pelo sofrimento é algo humano, mas também pode ser  uma tentação demoníaca, na qual a sociedade pós-moderna e as igrejas ditas cristãs têm caído, principalmente com a vaidade exagerada estimulada nas redes sociais.  




Image result for IGREJAS PACTO TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


     E têm tentado inverter a lógica Cristã tradicional puramente evangélica, ao afirmarem que se tudo é de Deus , então Deus pode dar. Poder, pode, mas pedir isso como meio de felicidade ou como uma troca pelo dízimo, se for bom, orar, jejuar, etc., mostra que não houve uma compreensão do que é servir a Cristo e ser feliz como cristão. 
      Nossa felicidade não está nesses valores, mas em outros , nos espirituais. E aí entra a contradição do ser cristão em nosso tempo , que apenas enfatiza valores materiais e de prazeres momentâneos sem responsabilidade.  



São Lucas 4, 1-13:

1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
2 E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.
3 E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
4 E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
5 E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
6 E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
7 Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
8 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
9 Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
10 Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
11 E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
12 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
13 E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.





2 comentários:

  1. é o diabo passando por deus ... se ouve várias histórias de fiéis e santos que encontraram o diabo disfarçado de sacerdotes e isso aqui é a mesma coisa. infelizmente aqui o diabo venceu. estou lendo vários posts do seu blog e digo que ele é um dos melhores por aí, admiro sua devoção e conhecimento. muita paz a ti, que deus e ns senhora te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e bençãos para você também! Amém! Obrigado pela leitura.

      Excluir