terça-feira, 14 de julho de 2015
FRASES DE SÃO TOMÁS DE AQUINO
Uma oração humilde é uma oração que certamente será ouvida
a verdadeira humildade está naquele que não confia em suas próprias forças, mas tudo espera do poder divino.
A oração nos liberta do medo dos pecados que virão, das tribulações e da tristeza.
Alguém está triste entre vós? Reze com a alma tranqüila (Tg 5,3).
A oração nos livra das perseguições dos inimigos.
Se não somos atendidos, será porque — ou não pedimos com insistência: é preciso rezar sem descanso (Lc 18, 1) — ou então não pedimos o que é mais útil à nossa salvação.
devemos imitar Deus, porque ele é nosso Pai.
Sede imitadores de Deus, como filhos bem amados, e caminhai no amor. Este amor deve ser encontrado em nosso coração.
todos os Bem-aventurados que habitam os céus são chamados santos, porque se tornaram, pela felicidade eterna, inabaláveis.
o Espírito Santo nos faz amar, desejar e pedir retamente o que nos convém amar, desejar e pedir (no. 3)
Se procurais riquezas, em Deus achareis a superabundância de tudo de que tendes necessidade e tudo que é razão de ser das riquezas.
Quando pedimos a vinda do reino de Deus, rezamos para que não reine em nós o pecado, mas que só Deus ali reine e para sempre.
O Espírito Santo torna o homem sábio.
o Espírito Santo nos ensina, pelo dom de Ciência, a não fazer a nossa vontade, mas a vontade de Deus.
não devemos pedir a Deus nada além do Seu querer, isto é, a realização de Sua vontade em nós.
nós desejamos que, assim como a vontade de Deus se cumpre nos Bem-aventurados que estão no céu, se cumpra também em nós que estamos na terra.
O Espírito Santo, de um lado, dá força para impedir que o homem desfaleça com o medo de não ter o necessário, e por outro lado, para que o homem creia firmemente que Deus o proverá de tudo que precisar.
pedir para que a vontade de Deus seja feita é pedir que Deus cumpra Sua vontade em nós.
Há pessoas que nunca estão satisfeitas com o que têm e querem sempre mais.
Senhor, não me deis nem a Pobreza nem a riqueza: dai-me somente o que for necessário para viver, dizem os Provérbios (30, 8).
Existem além do pão, alimento do corpo, duas outras qualidades de pão. O pão sacramental e o da palavra de Deus.
o Espírito Santo que dá a força, dá também o conselho; pois qualquer bom conselho relativo à salvação do homem só pode vir do Espírito Santo.
O conselho de dar esmolas e ser misericordioso é excelente para apagar os pecados.
Ainda que sejamos pecadores, não devemos desesperar.
O desespero nos leva a outros e mais graves pecados, como nos diz o Apóstolo (Ef 4, 19): Desesperando, entregaram-se à dissolução e a toda sorte de impurezas.
se o pecador (arrependido sem pecado mortal) morre sem confissão, não por tê-la desprezado, mas porque a morte o surpreendeu, irá para o purgatório
Quando os santos fazem boas obras, sem terem pecado, ao menos mortalmente, essas obras são úteis para a Igreja.
Perdoa teu próximo pelo mal que te fez e a seu pedido teus pecados ser-te-ão perdoados.
quem tenta o homem é a própria carne, o diabo e o mundo.
O diabo age astutamente nas tentações.
o diabo considera onde o homem é mais fraco para aí tentá-lo.
o demônio faz duas coisas: engana o homem e o conserva enganado em seu pecado.
Ser tentado é humano, mas consentir é ter parte com o diabo.
A caridade, por menor que seja, resiste a qualquer pecado.
não devemos temer as aflições e tribulações do mundo, que são facilmente suportadas por causa das consolações que Deus mistura a elas e também por causa de sua pouca duração.
A ligeira tribulação do momento presente prepara para nós um peso eterno de glória, além de toda medida. Pois é a tribulação que nos faz alcançar a vida eterna.
Deus tira o bem de todos os males, tentações e tribulações.
as tribulações são dadas aos santos, para seu bem, para que mereçam a coroa da glória.
Deus livra o homem do mal e da tribulação, transformando o mal em bem,
As outras virtudes se servem dos bens, mas a paciência é a única que tira proveito dos males.
Precisamos fugir e evitar tudo que é contrário ao bem. O bem é aquilo que antes de mais nada desejamos.
A Virgem foi preservada do pecado original, desde o primeiro instante de sua concepção e permaneceu sempre isenta de pecado mortal ou venial.
E se ela foi, de fato, totalmente preservada, foi por uma graça e um privilégio singular de Deus Todo Poderoso que é devido aos méritos de seu Filho, Jesus Cristo, Salvador do gênero humano. (N.T.).
A Bem-aventurada Virgem é pois cheia de graça, tanto porque faz o bem, como porque evita o mal.
a alma da Bem-aventurada Virgem Maria possui uma tal plenitude de graça, que esta graça de sua alma reflete sobre sua carne, que, por sua vez, concebe o Filho de Deus.
Em todos os perigos, podemos obter o auxílio desta gloriosa Virgem.
a Virgem ultrapassa os Anjos em sua intimidade com o Senhor.
Deus está com Maria, como seu Filho; com os Anjos, Deus habita como Senhor.
O Espírito Santo está em Maria, como em seu templo, onde opera.
a Bem-aventurada Virgem goza de uma intimidade com Deus maior do que a criatura angélica.
Com ela está o Senhor Pai, o Senhor Filho, o Senhor Espírito Santo, a Santíssima Trindade inteira. Por isso canta a Igreja: «Sois digno trono de toda a Trindade».
O nome de Maria, em siríaco significa soberana, o que lhe convém perfeitamente.
Ela foi puríssima de toda culpa, pois foi preservada do pecado original e não cometeu nenhum pecado mortal ou venial, como também foi livre de toda pena.
Cremos que, depois de morta, foi ressuscitada e elevada ao céu. Também se lhe aplicam muito apropriadamente as palavras do Salmo 131, 8: Levanta-te, Senhor, entra no teu repouso; tu e a arca da tua santificação.
Ela é a única que suprime a maldição, traz a bênção e abre as portas do paraíso.
Também lhe convém, assim, o nome de Maria, que quer dizer, «Estrela do mar», Assim como os navegadores são conduzidos pela estrela do mar ao porto, assim, por Maria, são os cristãos conduzidos à Glória.
Eva procurou o fruto, sem achar nele a satisfação de seus desejos. A Bem-aventurada Virgem, ao contrário, achou em seu fruto tudo o que Eva desejou.
No fruto da Virgem, ao contrário, encontramos a suavidade e a salvação. Quem come minha carne tem a vida eterna (Jo 6, 55).
Acharemos, no entanto, tudo o que desejamos no fruto da Virgem. Busquemo-lo.
Assim, pois, a Virgem é bendita, porém, bem mais ainda, é o seu fruto.
FONTE:
Dos sermões de São Tomás de Aquino sobre "O Pai nosso e a Ave Maria."
http://permanencia.org.br/drupal/node/1404
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário