quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OS MILAGRES DE SÃO VICENTE DE PAULO E NOVENA






















São Vicente de Paulo tendo recebido os últimos sacramentos e dado o seu último conselho, ele calmamente expiraou em sua cadeira, no 27 de setembro de 1660, sendo oitenta e cinco anos de idade.

 Ele foi sepultado na igreja de São Lázaro, em Paris, com um concurso e pompa extraordinária. 

Abaixo listo alguns milagres operados por sua intercessão após `a morte.
















Uma conta de várias previsões deste servo de Deus, e algumas curas milagrosas realizadas por ele enquanto vivo, pode ser lido em sua vida, escrita por Collet,  com um grande número de milagres realizados por sua intercessão após sua morte em Paris, Angers, Sens, na Itália, etc. 

Várias curas como de febres, hemorragias, paralisias, disenterias e outras foram juridicamente provadas. 











Homem é curado de uma hérnia incurável 

O Senhor. Bonnet, superior do seminário em Chartres, depois Geral da Congregação, ao implorar a intercessão deste santo, foi curado instantaneamente de uma insistente ruptura icorrigível, chamada pelos médicos enteroepiplo-celle (hérnia do intestino e do omento), que tinha sido declarado pelos cirurgiões mais hábeis absolutamente incurável; este milagre foi aprovado pelo cardeal Noailles. 






Menina muda e aleijada é curada

Uma menina de oito anos de idade, muda e aleijada, foi curada após uma segunda Novena em honra de São Vicente para ela por sua mãe.






Corpo Incorrupto

Após mais ou menos 50 anos de sua morte, seu corpo foi visitado pelo cardeal Noailles na presença de muitas testemunhas, em 1712, e encontrou panos inteiros e frescos, e o linho na mesma condição, como se fossem novos. O túmulo foi então foi fechado novamente. 

Esta cerimônia é normalmente realizada antes da beatificação de um servo de Deus, embora a incorrupção do corpo por si só não seja considerada como uma prova miraculosa em Roma ou em outro lugar, como observa Collet. 

 Após os exames rigorosos ordinárias da conduta, virtudes heróicas e milagres deste santo em Roma, o Papa Bento XIII realizou com grande solenidade a cerimônia de sua beatificação em 1729.

 Depois de sua beatificação, após,  mais ou menos, 77 anos de sua morte, o arcebispo de Paris fez com que o túmulo  fosse novamente aberto. 

Muitas outras pessoas ilustres e populares estavam presentes; mas dessa vez a carne nas pernas e na cabeça apareciam corrompidas, comparado com o estado do corpo encontrado 27 anos antes. Essa corrupção foi atribuída a uma enchente que 12 anos antes tinha ocorrido no local onde ele estava sepultado.  Apesar da incorrupção de um corpo não ser considerado mais uma prova de santidade pela Igreja, o milagre fica evidente pela incorrupção ter acontecido sem nenhuma intervenção médico - científica e ter durado mais de 20, 30 anos, só aparecendo sinais de corrupção após uma enchente e mesmo assim sem a deterioração completa.





Paralítica com dezenas de doenças é curada instantâneamente

Uma freira Beneditina em Montmirel, aflita com uma febre violenta, retenção de urina, úlceras e outras doenças, estando seu corpo inchado a um tamanho enorme, e tendo sido paralítica há muito tempo, foi perfeitamente curada de uma só vez ao tocar uma relíquia de São Vincente aplicada a ela por Monsenhor Joseph Languet, então bispo de Soissons. 











Outras curas de paralíticos:

Francis Richer, em Paris, foi curado de uma maneira não menos milagrosa. 



A Senhorita Louisa Elizabeth Sackville, uma jovem inglesa, estando em Paris, foi curada de uma paralisia através da realização de uma novena diante do túmulo de São Vicente; esse milagre foi testemunhado de maneira mais forte, entre outros, pela senhora Hayes, uma protestante, com quem ela convivia. 

Senhorita Sackville tornou-se depois uma religiosa na abadia francesa chamada do Santíssimo Sacramento, em Paris, viveu 10 anos sem qualquer retorno de sua doença anterior, e morreu em 1742 
















São Vincente de Paulo foi canonizado em 1737 pelo Papa Clemente XII.     








Novena a São Vicente de Paulo

Oração Inicial

Ó glorioso Vicente de Paulo, despertai em todas as pessoas a convicção profunda de que Jesus Cristo é nossa única esperança e salvação.

Oração Final para Todos os Dias

Ó glorioso Vicente de Paulo, celeste padroeiro de todas as obras de caridade, durante vossa vida nunca rejeitastes aos que a vós recorriam, vede a imensidade de males que nos afligem.

Alcançai de Deus socorro aos pobres, alívio aos doentes e aflitos, proteção aos abandonados, caridade aos ricos, conversão aos pecadores, paz à Igreja e salvação a todos os povos.

Primeiro Dia

O grande Apóstolo da Caridade, Vicente de Paulo, viu nos pobres a presença de Deus e costumava dizer: Deus ama os pobres.

Considerava a imagem de Cristo nos pobres.

Todos os dias: Pai Nosso, Ave Maria

Glorioso Vicente de Paulo, rogai por nós.






Segundo Dia

Somente com os olhos da fé poderemos ver Jesus nos pobres.

Alcançai-nos, ó glorioso Vicente de Paulo, de Deus a graça desta fé.

Terceiro Dia

Ajudai-nos, Vicente de Paulo, a libertamo-nos do amor próprio, para servirmos somente a Deus, quando servimos o pobre.









Quarto Dia

O apóstolo ardoroso, Vicente de Paulo, sentiu com pesar a ignorância religiosa do povo.

Por isso, dedicou-se com amor à formação de sacerdotes a fim de melhor atingir as pessoas.

Quinto Dia

Exaltou o sacerdócio com espírito de fé, tão certo estava de que a presença de Cristo no padre é preferida por Deus para a salvação das almas.

Sexto Dia

Alcançai-nos, Vicente de Paulo, a graça de compreendermos melhor a presença de Cristo no sacerdote e de tratarmos os ministros de Deus com respeito e dedicação, auxiliando-os em sua árdua missão.










Sétimo Dia

Em sua vida sacerdotal, Vicente de Paulo, foi assíduo e fervoroso, adorador da Eucaristia, onde buscava forças para sua laboriosa missão de Caridade.

Celebrava a missa com a máxima piedade.

Oitavo Dia

Vicente de Paulo, confiava a Jesus Eucarístico as suas dificuldades, e pedia, cheio de confiança, o auxílio da graça para todos os seus trabalhos.

Foi seu amor pela Eucaristia que o fez chegar a tão elevado grau de humildade, o que o fazia conservar-se sereno nas maiores dificuldades.

Alcançai-nos, ó Vicente de Paulo, esta mesma graça.

Nono Dia

Ajudai-nos, Vicente de Paulo, a alcançar na presença de Cristo na Eucaristia, as virtudes que nos dão a tranqüilidade de espírito, a paz de consciência e uma verdadeira caridade para com os pobres.










Algumas Fontes:
http://www.bartleby.com/210/7/191.html
http://www.oracoes.info/NovenasSantos035.html






3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. O texto é uma adaptação do site:http://www.bartleby.com/210/7/191.html

      O texto não diz que a foto é de um Santo incorrupto. Lendo o texto, fica claro que ele não está incorrupto HOJE:

      "Apesar da incorrupção de um corpo não ser considerado mais uma prova de santidade... o milagre ... TER DURADO mais de 20, 30 anos, só APARECENDO SINAIS DE CORRUPÇÃO após uma enchente e mesmo assim sem a deterioração completa."

      Excluir