terça-feira, 4 de setembro de 2012

A MISSA É BÍBLICA - PASSAGENS BÍBLICAS USADAS NA MISSA


A Missa é a celebração eucarística do corpo e sangue de Cristo ordenada pelo próprio Senhor na última ceia (Luc 22,19; I Cor 11,23-27) e vivenciada pelos Apóstolos e os primeiros cristãos como testemunham o livro dos Atos e as Cartas dos Apóstolos, sendo chamada, na época, de fração do pão (At 2,42), partir o pão (At 2,46; 20,7) ou ceia do Senhor (I Cor 11,20) .

 Abaixo, coloquei algumas passagens bíblicas usadas no ritual da Missa: Saudação, Ato penitencial, Glória, Ofertório, Comunhão, etc.

Ao fim, um testemunho da Missa dos primeiros cristãos (ano 155), algumas citações bíblicas sobre o culto da memória dos santos, o uso de relíquias,imagens, incenso e  velas na Missa.

Alegremo-nos, pois pertencemos a única Igreja Mãe, fundada por Cristo, e participamos de seu divino culto bimilenar.



 
SAUDAÇÃO INICIAL 
 
 é sempre tirada de uma das cartas de São Paulo, como esta, por exemplo:


" Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."
( 1 Cor 1,3)



"2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação,"
(2 Cor 1,3)

 "O Deus da esperança vos cumula de todo gozo e paz em vossa fé, até transbordar de esperança pela força do Espírito Santo" ( Rm 15, 13).

"a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (Rm 1"


ATO PENITENCIAL

Logo no início da Missa pedimos perdão com uma fórmula, baseada nos Evangelhos:

" 30 e eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós.
31 E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós."
(Mt 20,31)
 
E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada.
(Mt15,22)
 



HINO DE GLÓRIA

Após pedir perdão, cantamos ou rezamos o Hino de glória baseado em textos sagrados, começando pelo glória dado pelos anjos no nascimento do Senhor:


 "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade."
(Lc 2,14)
  Nesse hino exaltamos Cristo por aquilo mesmo que Ele é: 

Senhor (Fl 2,11), Cordeiro ( Jo 1,36), Filho de Deus Pai ( Mc 1,11).





LITURGIA DA PALAVRA

Depois do glória, ouvimos a leitura da Bíblia. Ao final da leitura de alguma passagem, se diz "palavra do Senhor!":

 
"Disse mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel: Esta é a palavra que o Senhor ordenou ... " (Ex 35:4)




 "Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor:"
(2 R 20,16)
" E à casa do rei de Judá dirás: Ouvi a palavra do Senhor:"
(Jer 21,11)



 

Em seguida, o povo responde" Graças a Deus":
 
"Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes."
(1 Tes 2,13)





OS SALMOS 

Entre a primeira leitura , tirada do Antigo Testamento e a segunda, tirada do Novo Testamento, cantamos ou rezamos um salmo:

 "Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor."
(Sl 95:,2)

"falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração"
(Ef 5,19)



O EVANGELHO

 Antes de ouvir os Evangelhos, fazemos o sinal da cruz sobre a testa, para que a Palavra penetre em nossa mente, nos lábios, para que a professemos com a boca ,e sobre o peito, para que a vivamos no coração.

"Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado."
(Jo 15,3)



ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA

Terminada as leituras e a reflexão sobre elas na homília, a Igreja nos convida a rezar ou agradecer por todos e por tudo:

 "Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,"
(1 Tm 2,1)

 
"Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada. como também o é entre vós,"
(2 Tes 3,1)



OFERTÓRIO:

Terminda a oração da Assembléia, entramos na parte Eucarísitca da Missa, começando com o Ofertório do pão e do vinho:






 "14 e oferecerá a sua oferta ao Senhor: um cordeiro de um ano, sem defeito, como holocausto, e uma cordeira de um ano, sem defeito, como oferta pelo pecado, e um carneiro sem defeito como oferta pacífica;
15 e um cesto de pães ázimos, bolos de flor de farinha amassados com azeite como também as respectivas ofertas de cereais e de libação.
16 E o sacerdote os apresentará perante o Senhor, e oferecerá a oferta pelo pecado, e o holocausto;
17 também oferecerá o carneiro em sacrifício de oferta pacífica ao Senhor, com o cesto de pães ázimos e as respectivas ofertas de cereais e de libação. "
(Num 6,14-17)

Enquanto o sacerdote, o padre, prepara as oferendas de pão e vinho, nós  oferecemos tudo o que somos e o que temos, espiritualmente e materialmente ( dinheiro):


"E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."
(Gn 14,20)



 
"Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo."
(Dt 14,22)



 
"Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios. "
(Sl 96,8)

 

 "No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar."
(1 Coríntios 16,2)

 Lembrando que Paulo nos diz para dar o que puder, quem pode mais,  oferece mais dinheiro quem não pode , oferece o que tem.

Não é certo explorar os pobres como muitas igrejas cristãs fazem.


 Porém, mais que nossa oferta material, dinheiro, bens, Deus quer nosso coração. Nossa vida, nossas boas obras são a maior oferta feita a Deus:




"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. "
(Mt 23,23
)








SANTO, SANTO, SANTO:

Nessa parte da Missa, também nos unimos aos anjos e santos para cantar o Santo:





 "Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir."
 (Apo 4,8)





Conforme nos diz o livro de Isaías 6, 1-3:








"1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo.
2 Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.
3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória."


 
 




CONSAGRAÇÃO DAS OFERTAS:

Para consagrar o pão e o vinho, o padre repete na íntegra o texto do Evangelho da última ceia:





"19 E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós."
(Lc 22, 19-20)



 "23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; 

 
24 e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
(1 Cor 11, 23-25)









ORAÇÃO EUCARÍSTICA

Logo após a consagração, rezamos pela Igreja, pelos defuntos, em comunhão com os santos, rendemos ação de graças, rezamos pela unidade pela paz da Igreja. 

Nós, povo, respondemos às orações dirigidas pelo sacerdote fórmulas variadas, mas que sempre nos lembram que somos uma única Igreja:

"Nós somos muitos e formamos um só corpo em Cristo, sendo membros uns dos outros” (Rm12, 5).





PAI NOSSO
Rezamos o Pai nosso, como ordenou o Senhor:


"Portanto, orai vós deste modo:

 Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal."
(Mt 6,9-13)




"Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei:

 Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.] "
(Lc11,2-4)






CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO, TENDE PIEDADE DE NÓS!:


"Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo1,29)

EIS O CORDEIRO...
Antes da comunhão o Padre diz:


" No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."(Jo 1,29)





SENHOR ,EU NÃO SOU DIGNO QUE ENTREIS...

Antes da comunhão rezamos como o Centurião Romano:


" O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar."
(Mt 8,8)




A COMUNHÃO

A comunhão como corpo e o sangue de Cristo é o que temos de mais precioso e o motivo principal do nosso culto, pois para o católico a hóstia (pão) é o Corpo e o vinho o Sangue de Cristo:







"Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?"
(1 Cor 10,16)

 "e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações."
 (At 2,42)


"É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre."
(Hb 10,10)








PARA RECEBER A COMUNHÃO É PRECISO CONFESSAR PECADOS GRAVES

Mas para receber a comunhão é preciso não ter pecado grave:

"27 De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.
29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. "
(2 Cor 11, 27-29)







 BÊNÇÃO FINAL:



 



Depois da oração final da comunhão, recebemos a bênção de Deus pelas mãos do sacerdote, que usa entre as várias fórmulas da Igreja, a bíblica de Moisés, usada como base para as outras:


" O Senhor te abençoe e te guarde;
25 o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
26 o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.
27 Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei. "
(Num 6, 24-27)


FINAL DA MISSA:




No fim o Padre diz uma fórmula baseada na Bíblia: "Ide ...."

"Ao que lhes disse o sacerdote: Ide em paz; perante o Senhor está o caminho que seguis."
(Jz 18,6)

Em latim:

"Ite Missa Est".


Daí veio o nome do Culto dos Cristãos : Missa ( significa Missão, nossa missão começa ao fim da Missa, levar a Palavra de Deus ao mundo)






PORQUE É IMPORTANTE IR À MISSA:

 



"1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."
 (Rm 12, 1)





A MISSA É A ATUALIZAÇÃO DO SACRIFÍCIO DE CRISTO: 








Cristo se faz presente no meio de nós, pois ele disse onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt 18,20) e renova seu sacrifício (Hb 10,10) , feito uma só vez e atualizado em nossas Missas (2 Cor 11, 26), (1 Cor 10,16) , daí o sentido de que a Missa é um sacrifício feito pelos pecados:



26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
(2 Cor 11, 26) 

"É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre."
(Hb 10,10)


O DOMINGO É O DIA DO CULTO DOS CRISTÃOS:


"No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite."
(At 20,7)

"No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar."
(1 Coríntios 16,2)

Jesus ressucitou no primeiro dia, fazendo o domingo, ser o dia da vida da nova, da renovação da criação, dia da luz:



 "Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios."
(Mc 16,9)
" Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado."
(Lc 24,1)

"No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro."
(Jo 20,1)

" No princípio criou Deus os céus e a terra.
2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.
4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."
 (Gen 1, 1-5)

"Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco."
(Jo 20,19)




MISSA EM MEMÓRIA DOS SANTOS:

Na celebração da Missa, cujo centro do culto é a Santíssima Trindade e o Cristo na eucaristia, também fazemos a memória dos Santos.

A Missa é feita em louvor a Deus e pode-se nela, fazer a memória de seus servos, pedindo a intercessão deles na glória do céu, pois Deus é glorificado pela vida de seus santos, que servem de exemplo para nós:










"O justo é um guia para o seu próximo; mas o caminho dos ímpios os faz errar. "
(Pr 12,26)






"10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). "
(2 Tes 1,10)

 
"Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos."
(Jo 15,8)


 
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. "
(Mt 5,16)







 

Os Santos estão presentes na Igreja como uma nuvem de testemunhas ao nosso redor (Hb 12,1):


"22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos;
23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. "
(Hb 12, 22-24)



 Só podemos ter certeza que somos santos, após a morte:


"24 Os pecados de alguns homens são manifestos antes de entrarem em juízo, enquanto os de outros descobrem-se depois.
25 Da mesma forma também as boas obras são manifestas antecipadamente; e as que não o são não podem ficar ocultas. "
(1 Tim 5, 24-25 )



A glória que um Santo alcançou no céu é partilhada em graças por toda a Igreja:

"De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. "
(1 Cor 12,26)






 


Os santos nos ajudam com suas orações no céu (Apo 5,8; 6, 9-11) (Lc 16,24; 23,43) , pois somos um só corpo, que é a Igreja:

"12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo."
 (1Cor 12, 12)






Cada Santo tem uma história e um dom: 


" 27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.
28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. "
(1 Cor 12, 27-28)


AS IMAGENS DOS SANTOS:


Deus ordenou a fabricação de imagens e aprovou seu uso, como estímulo à oração: 



 

 
18 Farás também dois querubins de ouro (imagens de anjos); de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.(Ex 25,18)


 
"22 E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel." (Ex 25,22)


Podemos rezar diante das imagens, olhando para elas, nossa oração se eleva para aquele que a imgem representa (Santo, Maria, Anjos, Cristo):

"8 Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá. " (Num 21,8)




 



 Imagens para decorar as Igrejas:

" 21 Salomão, pois, cobriu a casa por dentro de ouro puro;(...)
23 No oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com dez côvados de altura.(...)
28 Também cobriu de ouro os querubins.
29 Quanto a todas as paredes da casa em redor, entalhou-as de querubins, de palmas e de palmas abertas, tanto na parte mais interior como na mais exterior.
32 Assim fez as duas portas de madeira de oliveira; e entalhou-as de querubins, de palmas e de flores abertas, que cobriu de ouro também estendeu ouro sobre os querubins e sobre as palmas.(...)"
(1 Re 6, 21.23.28-29.32)
 
"29 e sobre as almofadas que estavam entre as junturas havia leões, bois, e querubins, bem como os havia sobre as junturas em cima; e debaixo dos leões e dos bois havia grinaldas pendentes." (1Re 7,29)






 AS VELAS NA MISSA:



 
"Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará o candelabro, tanto o seu pedestal como a sua haste; os seus copos, os seus cálices e as suas corolas formarão com ele uma só peça. "
(Ex 25,31)
 
"Depois colocarás nele a mesa, e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela; também colocarás nele o candelabro, e acenderás as suas lâmpadas." (Ex 40,4)

"Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias; "
(Lc 12,35)




 
 

 
"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. "
(Mt 25,1)




12 E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro,
13 e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro; 
(Apo 1, 12-13)




USO DO INCENSO NA MISSA:



 





 
"Quando alguém fizer ao Senhor uma oferta de cereais, a sua oferta será de flor de farinha; deitará nela azeite, e sobre ela porá incenso;"
(Lev 2,1)



"Então tomará um incensário cheio de brasas de fogo de sobre o altar, diante do Senhor, e dois punhados de incenso aromático bem moído, e os trará para dentro do véu; "
(Lev 16,12)


 
"Tome cada um o seu incensário, e ponha nele incenso; cada um traga perante o Senhor o seu incensário, duzentos e cinqüenta incensários; também tu e Arão, cada qual o seu incensário. "
(Num 16,17)

 
"11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra." (Mt 2,11)

 
"3 Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono.
4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos.
5 Depois do anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto. "
(Apo 8, 3-5)




TESTEMUNHO DOS PRIMEIROS SÉCULOS (ANO 155) SOBRE A MISSA, ESCRITO POR SÃO JUSTINO:



No dia do Sol, como é chamado, reúnem-se num mesmo lugar os habitantes, quer das cidades, quer dos campos. 

Lêem-se, na medida em que o tempo o permite, ora os comentários dos Apóstolos, ora os escritos dos Profetas

Depois, quando o leitor terminou, o que preside toma a palavra para aconselhar e exortar à imitação de tão sublimes ensinamentos. 

A seguir, pomo-nos todos de pé e elevamos as nossas preces por nós mesmos e por todos os outros, onde quer que estejam, a fim de sermos considerados justos pela nossa vida e pelas nossas ações, e fiéis aos mandamentos, para assim obtermos a salvação eterna.

Quando as orações terminaram, saudamo-nos uns aos outros com um ósculo.

 Em seguida, leva-se àquele que preside pão e um cálice de água e de vinho misturados. Ele os toma e faz subir louvor e glória ao Pai do universo, no nome do Filho e do Espírito Santo e rende graças longamente pelo fato de termos sido julgados dignos destes dons.

Terminadas as orações e as ações de graças, todo o povo presente prorrompe numa aclamação dizendo: Amém.

Depois de o presidente ter feito a ação de graças e o povo ter respondido, os que entre nós se chamam diáconos distribuem a todos os que estão presentes pão, vinho e água ‘eucaristizados’ e levam também aos ausentes.”







AS RELÍQUIAS DOS SANTOS:


21 E sucedeu que, estando alguns a enterrarem um homem, viram uma dessas tropas, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu. Logo que ele tocou os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés. 
(2 Re 13,21)



11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários,
12 de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos. 
(At 19, 11-12)






Alguns criticam a Missa por dizerem que tem partes repetitivas, o que chamamos de rito, parte fixa, mas a oração, uma Liturgia, é feita de partes fixas e outras de orações expontâneas.

As partes fixas são baseadas na Bíblia, na Tradição e no Magistério da Igreja e nos ajudam a rezar,verbo que para nós católicos tem um sentido amplo.

Rezar pode ser repetir uma fórmula ou uma oração expontânea, uma oração mental, vocal, uma meditação ou contemplação.

 Jesus também rezava fórmulas fixas em suas orações:


"44 Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras." (Mt 26,44)











Nenhum comentário:

Postar um comentário