quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A BÍBLIA E OS SANTOS - MILAGRES NA VIDA DOS SANTOS COM A BÍBLIA




Setembro foi escolhido pelos Bispos Católicos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30 do mês. 






Coloco, aqui, alguns aspectos encontrados da relação da Bíblia com a vida de alguns santos da Igreja.

 

A Bíblia sempre esteve viva e presente na Igreja, dela os santos tiraram a inspiração para uma mudança de vida.





 SÃO JERÔNIMO E A BÍBLIA: 


 




 São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do Papa Dâmaso e por ele encarregado de fazer a tradução da Sagrada Escritura do hebraico e grego para o latim. 



Essa versão latina feita por esse santo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim significa “popular” e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.






 



SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA E O MILAGRE DO EVANGELHO RECUPERADO











 Santa Margarida, rainha da Escócia, lia frequentemente e tinha um carinho e estima especiais por um determinado exemplar dos Evangelhos.  




 Um dia, quando Santa Margarida passeava acariciando uma página, o livro caiu das suas mãos no rio. 

Dias depois o livro foi encontrado na desembocadura do rio, no fundo da água, milagrosamente intacto. 












Todos pensavam em encontrar destroços, mas Deus quis mostrar a santidade de sua serva presevando o exemplar dos Evangelhos que ela estimava por amor a Jesus, amava e lia.





Nem a água das mãos molhadas do "pescador", que achou o Evangelho deixaram marcas nas páginas, não as descoloriram, não danificaram as ilustrações, nem as pastas de couro.

















SANTA PAULA  LIA A BÍBLIA EM HEBRÁICO
Santa Paula nasceu em Roma a 5 de maio de 347. Ao ficar viúva em 379,  decidiu-se a viver só para Deus, vida consagrada. 

O Papa São Dâmaso tinha encarregado o monge Jerônimo da revisão das Sagradas Escrituras. As nobres mulheres, Santa Paula, Santa Eustáquia, Santa Marcela, entre outras, tiveram grande proveito com essa presença do monge, em Roma, tomando-o como mestre. 

São Jerônimo fez conferências sobre teologia e estudos bíblicos. 


 



 Santa Paula e Santa Eustáquia ouvindo São Jerônimo falar sobre a Bíblia.



Santa Paula e sua filha eram muito atentas suas aristocráticas alunas. 

São Jerônimo propôs-lhes aprenderem o hebreu, para estudar as Sagradas Escrituras no original em que foram escritas. Com o tempo, Santa Paula e sua filha conseguiam cantar os salmos na língua em que foram compostos e ler as Sagradas Escrituras no original hebreu.







O AMOR DE SÃO FRANCISCO PELA PALAVRA DE DEUS:



 



Nas cartas que ditava, não permitia Francisco que se riscasse uma letra, mesmo que fosse um erro de ortografia, em consideração a Cristo, a Palavra que se fez carne.

Recolhia com o mesmo respeito qualquer pedacinho de pergaminho que encontrava no chão, "Porque nelas se encontram as letras que compõem o glorioso nome do Senhor", dizia ele.

 Por umas cinco vezes insiste ele, em suas cartas, em que se devem guardar respeitosamente as palavras do Evangelho, onde quer que sejam encontradas.

"Devemos cuidar de tudo que encerra Sua Palavra sagrada. Assim ficamos profundamente compenetrados da sublimidade do nosso Criador e de nossa dependência em relação a Ele", escreverá mais tarde ao Capítulo de seus irmãos.






SÃO FRANCISCO LIA E VIVIA O EVANGELHO AO PÉ DA LETRA:

Certo dia, Francisco escutou, durante a missa, a leitura do Evangelho: tratava-se da passagem em que Cristo instruía seus Apóstolos sobre o modo de ir pelo mundo, "sem túnicas, sem bastão, sem sandálias, sem provisões, sem dinheiro no bolso ..." (Lc 9,3). 



 

Tais palavras encontraram eco em seu coração e foram para ele como intensa luz. E exclamou, cheio de alegria: 

"É isso precisamente o que eu quero! É isso que desejo de todo o coração!" 

E sem demora começou a viver, como o faria em toda a sua vida, a pura letra do Evangelho. Repetia sempre para si e, mais tarde, também para seus companheiros: "Nossa regra de vida é viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo"!

Outra vez, após à Missa, em 24 de fevereiro de 1208, abriu o livro do Evangelho três vezes e encontrou como uma resposta de Deus, três passagens: 

"Se queres ser perfeito vende o que tens e dá-o aos pobres" (Mt 19,21)


Não leves nada pelo caminho... (Lc 9,3)


Se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me (Mt 16,24)


E imediatemente tomou essas passagens como regra de vida, distribuiu tudo o que tinha, viveu pobre e sem nada, apenas pregava e vivia o Evangelho.










SANTO AGOSTINHO SE CONVERTE AO LER A BÍBLIA

A chave para a transformação de Santo Agostinho foi à voz de uma criança invisível, que ouviu enquanto estava em seu jardim em Milão, que cantava repetidamente, "Tolle, lege"; "tolle, lege" ("toma e lê"; "toma e ler"). 

Ele tomou o texto da epístola de Paulo aos romanos, e abriu ao acaso em 13:13-14, onde lê-se:  







"Não caminheis em glutonerias e embriaguez, nem em desonestidades e dissoluções, nem em contendas e rixas, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis a satisfação da carne com seus apetites" .










SANTO ANTÃO VIRA MONGE APÓS OUVIR O EVANGELHO NA MISSA:



Tinha 20 anos quando seus pais faleceram e ele herdou os bens da família. 

Foi nesta época que, participando de uma liturgia, ouviu as palavras de Jesus:                                             "Vai, vende tudo que tens, distribui o dinheiro aos pobres e terás um tesouro duradouro no céu; então, vem e segue-me!" (Mc 10, 21).

Essas palavras atingem o jovem, que vende sua herança,coloca sua irmã em um convento e inicia uma vida de eremita, que o levará à santidade.





SANTA TERESINHA TIRA SUAS DÚVIDAS AO LER A BÍBLIA

 
Foi no auge de muitas dúvidas e dividida em descobrir como melhor servir ao Senhor, que a freira francesa Teresinha, um dia, abrindo a Bíblia, descobriu o rumo à seguir. 


 



Teresinha se encontrou com Deus ao ler o Capítulo 13 da Primeira Carta aos Coríntios - ótima sugestão de leitura espiritual para esse dia - texto de são Paulo que nos coloca a refletir e mexe com o nosso interior, questiona e ao mesmo tempo dá resposta.




 Foi nessas linhas que Teresinha descobriu enfim, sua vocação: o amor, a caridade. E passou a entender : “Onde há Caridade, aí Deus está!” E serenou o seu coração.













SANTO AMBRÓSIO FOI O MESTRE DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA (LECTIO DIVINA)





O Santo Ambrósio quando foi eleito Bispo era culturalmente muito preparado, mas de igual modo despreparado na abordagem às Escrituras, o novo Bispo pôs-se a estudá-las alacremente. 






Aprendeu a conhecer e a comentar a Bíblia pelas obras de Orígenes, o mestre indiscutível da "escola alexandrina".



 

 Deste modo Ambrósio transferiu para o ambiente latino a meditação das Escrituras iniciada por Orígenes, começando no Ocidente a prática da lectio divina. 

O método da lectio chegou a guiar toda a pregação e os escritos de Ambrósio, que surgiram precisamente da escuta orante da Palavra de Deus. 

Um exemplo de como o Santo Bispo aplicava o Antigo Testamento à vida cristã: 

"Quando se liam as histórias dos Patriarcas e as máximas dos Provérbios, falávamos todos os dias de moral diz o Bispo de Milão aos seus catecúmenos e aos neófitos para que, por eles formados e instruídos, vos habituásseis a entrar na vida dos Padres e a seguir o caminho da obediência aos preceitos divinos" (Os mistérios 1, 1). 

Por outras palavras, os neófitos e os catecúmenos, segundo o parecer do Bispo, depois de terem aprendido a arte do viver bem, já podiam considerar-se preparados para os grandes mistérios de Cristo. 

Assim a pregação de Ambrósio que representa o núcleo da sua enorme obra literária parte da leitura dos Livros sagrados ("os Patriarcas, isto é, Livros históricos, e "os Provérbios", ou seja, os Livros sapienciais), para viver em conformidade com a divina Revelação.

 Santo Agostinho aprendeu precisamente de Ambrósio  esta assiduidade na leitura da Sagrada Escritura em atitude orante, de modo a acolher realmente no próprio coração e assimilar a Palavra de Deus.









 Ambrósio lia as Escrituras sem pronunciar palavra, só com os olhos (cf. Conf. 6, 3). De facto, nos primeiros séculos cristãos, a leitura era estritamente concebida para a proclamação, e ler em voz alta facilitava a compreensão também de quem lia. 





Que Ambrósio pudesse ler as páginas só com os olhos, assinala a Agostinho admirado uma capacidade singular de leitura e de familiaridade com as Escrituras. Pois bem, naquela "leitura com os lábios", onde o coração se empenha a alcançar a inteligência da Palavra de Deus eis "o ícone" do qual estamos a falar pode-se entrever o método da catequese ambrosiana: é a própria Escritura, intimamente assimilada, que sugere os conteúdos a serem anunciados para levar à conversão dos corações.

Assim, segundo o magistério de Ambrósio e de Agostinho, a catequese é inseparável do testemunho de vida.







BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ E A BÍBLIA: 


 



 
 Madre Teresa de Calcutá dizia às irmãs que talvez elas seriam a única Bíblia aberta para os irmãos, principalmente os hindus.

Seja você também uma Bíblia aberta e deixe os outros lerem em você o que o fogo do Espírito Santo escreveu.






SANTA HILDEGARDA ERA UMA ESTUDIOSA DA ESCRITURA:




 

Santa Hildegarda foi confiada aos cuidados de Jutta, que era a mestra de um pequeno grupo de monjas enclausuradas, aos 8 anos.








Jutta introduziu Hildegarda no modo de vida dos Beneditinos e deu-lhe as primeiras letras através da leitura das Escrituras, e possivelmente elementos de música.
Em 1141, Santa Hildegarda teve uma visão que abriu-lhe o entendimento para o significado profundo do texto das Escrituras.

Nos seus escritos vemos que suas fontes são as Escrituras e a literatura patrística produzida entre outros por Santo Agostinho, São Gregório Magno e o venerável Beda, que eram canônicos e largamente conhecidos, entre outros.










Outros aspectos de sua carreira e obra que têm sido de muito interesse para a atualidade são, em primeiro lugar, o fato de ela ter sido uma mulher respeitada numa sociedade patriarcal misógina que via as mulheres com olhos cheios de preconceito, correspondendo-se em pé de igualdade com papas, altos prelados e autoridades profanas, e conseguindo muito do que quis; e em segundo, o grande papel que atribuía ao feminino na ordem do universo.







SANTO ANTÔNIO DOMINAVA O CONHECIMENTO BÍBLICO E FALAVA EM LÍNGUAS:






Santo Antônio tinha um conhecimento detalhado da Bíblia, dos escritos dos Padres da Igreja e outros escritores cristãos, são encontradas citações de clássicos como Aristóteles, Cícero, Catão, Sócrates, etc.

  Coimbra era na época o centro intelectual de Portugal, e ali Antônio deve ter se envolvido profundamente no estudo das Escrituras e nos textos dos Padres da Igreja.

Santo Antônio possuía uma cultura literária invulgar era um verdadeiro intelectual da Idade Média. Reveladora dessa cultura ímpar, é a sua obra escrita, como nos testemunham os seus Sermões, autênticos tesouros da Literatura e da História. 
 
Naturalmente, era fiel à ortodoxia cristã. Apesar de sua extensa cultura profana, considerava a Escritura sagrada a fonte da ciência superior, da verdadeira ciência, da qual todas as outras eram meras servas e simples coadjutoras no trabalho da Salvação.

 Por isso deu grande importância à uma boa exegese do texto sagrado, privilegiando a extração do seu sentido moral. 


 




Também é bastante citado um milagre ocorrido durante sua pregação num consistório diante do papa, inúmeros cardeais e clérigos, e gentes de várias nações, quando, discorrendo com sutilíssimo discernimento sobre intrincadas questões teológicas, cada um dos presentes teria ouvido a pregação na sua própria língua materna.


 Na ocasião, diante de tão assombroso fenômeno, que parecia uma reedição do Pentecostes bíblico, o papa o teria chamado de "a arca do Testamento, o arsenal da Sagrada Escritura".



























 







 ALGUMAS FONTES:


 http://santossanctorum.blogspot.com.br/search/label/SANTO%20AGOSTINHO

 http://www.arquidiocesedepalmas.org.br/noticia/santa-terezinha-missionaria-antes-e-depois-da-morte/3042
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambr%C3%B3sio_de_Mil%C3%A3o
 http://www.oarcanjo.net/site/index.php/reflexao/setembro-mes-da-biblia/#.UEYVdiKYzcI
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa
http://santossanctorum.blogspot.com.br/2010/09/resumo-da-vida-de-santa-hidelgarda-ou.html
http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2510&pre=6789&tit=Leitura%20orante%20da%20Palavra%20de%20Deus



Nenhum comentário:

Postar um comentário