terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COMENTÁRIO SOBRE O ESPIRITSMO NA BÍBLIA DE MATHEUS DE 23/01/2012

COLOQUEI , AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ACESSAR A PÁGINA DOS COMENTÁRIOS, TALVEZ PORQUE ELE FICOU MUITO GRANDE E MINHA NET É MEIO LENTA.
ABAIXO ESCREVI UMA RESPOSTA:







É muito orgulho e vaidade repudiar o Espiritismo, e demonstrar com todas as forças que ele deve ser repudiado com trecho bíblico onde a palavra "espiritismo" aparece sendo que esta palavra nem existia naquela época, e muitas outras palavras atuais que encontramos nela também não existiam. Os HOMENS determinaram naquela ÉPOCA abominação à comunicação com os espíritos, NÃO FOI DEUS.
Antes de demonstrar às pessoas porque o espiritismo não pode ser seguido, por que não coloca antes todo o texto na íntegra? Não é mais fácil? "
Quem toma a liberdade de interpretar as Escrituras Sagradas? Quem tem esse direito? Quem possui as necessárias luzes, senão os teólogos? Quem o ousa? Primeiro, a Ciência, que a ninguém pede permissão para dar a conhecer as leis da Natureza e que salta sobre os erros e os preconceitos. Quem tem esse direito? Neste século de emancipação intelectual e de liberdade de consciência, o direito de exame pertence a todos e as Escrituras não são mais a arca santa na qual ninguém se atreveria a tocar com a ponta do dedo, sem correr o risco de ser fulminado. Quanto às luzes especiais, necessárias, sem contestar as dos teólogos, por mais esclarecidos que fossem os da Idade Média, e, em particular, os Pais da Igreja, eles, contudo, não o eram bastante para não condenarem como heresia o movimento da Terra e a crença nos antípodas. Mesmo sem ir tão longe, os teólogos dos nossos dias não lançaram anátema à teoria dos períodos de formação da Terra?
Os homens só puderam explicar as Escrituras com o auxílio do que sabiam, das noções falsas ou incompletas que tinham sobre as leis da Natureza, mais tarde reveladas pela Ciência. Eis por que os próprios teólogos, de muito boa-fé, se enganaram sobre o sentido de certas palavras e fatos do Evangelho. Querendo a todo custo encontrar nele a confirmação de uma idéia preconcebida, giraram sempre no mesmo círculo, sem abandonar o seu ponto de vista, de modo que só viam o que queriam ver. Por muito instruídos que fossem, eles não podiam compreender causas dependentes de leis que lhes eram desconhecidas."
Matheus em Espiritismo na Bíblia em 23/01/2012











RESPOSTA DO AUTOR:


O Catolicismo e o Espiritismo são religiões distintas, portanto têm crenças diferentes.

Para nós, católicos, a Bíblia é a Palavra de Deus, e foi inspirada pelo Espírito Santo, que é Deus.

 Para os espíritas, Allan kardec, ao escrever seus livros, foi inspirado pelos espíritos.

A fé católica se sustenta na Bíblia, na Tradição dos Apóstolos e no Magistério da Igreja, daí, aqui, expus o que a Bíblia fala sobre o Espiritismo, e que é mantido pela Tradição e o Magistério da Igreja em seu Catecismo, ressaltando que não se condena ou discrimina ninguém muito menos se apedreja como se diz lá em  Levítico.

Não é orgulho ou vaiade repudiar o Espiritismo se você for católico.

Repudiar não significa ofender ou ter preconceito com quem é espírita, significa apenas ter consciência, que, como cristão católico, não posso partilhar das práticas e crenças espíritas.

Não inventei nada  do que está na Bíblia .

A palavra Espiritismo, realmente , não se remete à religião atual de Allan Kardec, porém as práticas de evocação dos mortos, muito criticadas na Bíblia, são as mesmas , claro que revestida do toque da modernidade, sem sacrifícios , etc,  e tudo o que vai contra a doutrina  dos Apóstolos, não pode ser aprovado, por quem neles crê. 

Os homens consideraram o espiritismo uma abominação, pois desviava o povo da verdadeira adoração ao Deus único, e esses memos homens , inspirados pelo Espírito Santo, escreveram a Bíblia.


Não entendo porque você quer que se coloque o texto na íntegra, pois ao meu ver não fará diferença, mas as referências estão lá para quem quiser ler, porém a proibição ao Espiritismo é muito clara.


Sua pergunta sobre quem tem a liberdade de interpretar a Bíblia é um pouco sem lógica, pois a Bíblia cristã é um conjunto de livros, e seu cânon, ou lista sagrada, foi feito pela Igreja Católica desde o século 2 ou 3.

Ora, quem pode interpretar a Bíblia? Quem tem a autoridade, senão a própria instituição que fez sua lista, a declarou sagrada e a manteve segura durante mais de mil anos ?

A única Igreja de Cristo, fundada sobre a autoridade dos Apóstolos é que pode interpretá-la.

A Bíblia é um livro feito por católicos para católicos, apesar da Reforma Protestante, que se achou dona da Bíblia e da verdade, mas que só surgiu a partir de 1500.

Hoje, qualquer um pode interpretá-la do jeito que quiser, já não temos a Santa Inquisição... graças a Deus!

Tanto é assim que os espíritas interpretam essas passagens de outro modo e o próprio Allan Kardec fez sua interpretação dos Evangelhos.

Mas por direito histórico a Igreja está à frente.

A Bíblia ainda é a Arca santa para quem crê nela, claro que não podemos ser cegos, devemos entendê-la dentro  contexto no qual ela foi escrita, pois ela foi escrita numa determinada época para um determinado povo, mas isso não invalida sua autoridade sagrada.

Devemos ouvir a Ciência e a Igreja concorda com isso, tanto é assim que em sua Encíclica Fides et Ratio, a Igreja coloca seu ponto de vista de que a ciência e a fé devem andar juntas e não como inimigas.

Alguns teólogos do passado erraram em aspectos científicos, porém eles eram teólogos, não cientistas, e eles não faziam essa distinção.

 Mas a história da Igreja  é cheia de brigas doutrinárias.
 Muitos concílios foram feitos para resolver questões doutrinárias.

Hoje, há uma consciência clara de que a Bíblia não é um livro científico e sim religioso, mas , naquela época, não se tinha essa consciência. 

Houve erros durante a história da Igreja, porém uma instituição que dura mais de 2000 anos que não cometesse erros não seria humana.

Apesar de seu fundador ser Deus, os homens é que remam a barca de Pedro.

Mas, se você quer tentar justificar que o Espiritismo é uma ciência como pretendia Allan Kardec é melhor esquecer, pois até hoje nenhum fenômeno espírita foi comprovado como vindo dos espíritos.

E ,até hoje, nada na teoria espirita foi provado como ciência.

O espiritismo é apenas uma crença religiosa.

Sobre essas questão li uma passagem no site wikipédia que diz que " A metodologia utilizada pelas correntes espíritas ou é bem diferente ou transcende o método científico, e por tal o espiritismo permanece, ainda hoje, como tema não científico quando se considera a acepção "stricto sensu" de ciência, encontrando-se o espiritismo notoriamente muito mais atrelado às religiões do que às academias científicas propriamente ditas. "
Veja em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo


Só por que alguns teólogos erraram, não se pode afirmar que todos têm erros.

E nossa Igreja não é feita  apenas de teólogos, nem são eles que decidem tudo, como já disse ela se basiea em três fundamentos: Bíblia, Tradição e Magistério.

As decisões da Igreja , no que se refere a doutrina, são bem claras.
Os dogmas são imutáveis, mas o que não é dogma pode ser repensado, desde que não fuja da lógica dogmática, os pontos chaves da fé cristã.


Este blog é feito por um católico para católicos.

Sou a favor de que se pense diferente, mas é preciso entender que quem é espírita crê no Espiritismo, quem é católico crê na Igreja Católica e deve zelar por sua fé milenar e repudiar o que vai contra ela.

A certeza de que estamos certos é uma questão de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário