quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

MILAGRES PORTENTOSOS DE SANTA BÁRBARA PROTEGEM DE RAIOS E TEMPESTADES











RAIOS E NUVENS , BENDIZEI AO SENHOR,
LOUVAI-O E EXALTAI-O PELOS SÉCULOS EM FIM!

Dn 3, 73
















O NOME DE BÁRBARA SALVA REI  DE SER MORTO POR UM RAIO


ESTANDO O REI DOM ALONSO, O SÁBIO, NA CIDADE DE SEGÓVIA, EM CONVERSAÇÃO COM OS GRANDES DE SUA CORTE,  DISSE NÃO SÓ EM SEGREDO COM EM PÚBLICO, UMAS PALAVRAS BLASFEMAS CULPANDO A SABEDORIA DIVINA PELA CRIAÇÃO DO UNIVERSO.

 ATREVENDO-SE A DIZER QUE SE TIVESSE ASSISTIDO A CRIAÇÃO DO UNIVERSO, ALGUMAS COISAS TERIAM TIDO DIFERENTE FORMA E MELHOR DISPOSIÇÃO.

 E AINDA QUE MUITAS PESSOAS LHE ADVERTISSEM A SE RETRATAR DA INFAMANTE BLASFÊMIA, FEZ POUCO CASO.

 HAVENDO-LHE EXORTADO AO ARREPENDIMENTO O PADRE FREI ANTÔNIO DE SEGÓVIA DA ORDEM DOS FRANCISCANOS, MOVIDO DE ZELO PELA HONRA DE DEUS E PELA INSPIRAÇÃO DIVINA.

O REI, AO INVÈS DE SEGUIR O DIVINO CONSELHO QUE SEU MINSITRO LHE DAVA, SE ENFURECEU TANTO, QUE , TOMADO DE CÓLERA CONTRA O POBRE SACERDOTE, LHE EXPULSOU , PONDO-LHE A CORRER.

SENTINDO TANTO A MAJESTADE DIVINA DE QUE O REI HOUVESSSE DEPRECIADO SUA ADMOESTAÇÃO E ULTRAJADO A SEU MINISTRO,  DESEMBAINHOU A ESPADA DE SUA IRA, FAZENDO QUE , NAQUELA NOITE, SE LEVANTASSE TERRÍVEL TEMPESTADE NAS NUVENS, COM TROVÕES, RELÃMPAGOS, PEDRAS , CENTELHAS E RAIOS, ATEMORIZANDO DE SORTE OS HUMANOS CORAÇÕES, QUE PARECIA QUERER DEUS ACABAR COM O MUNDO.








ATEMORIZAOS O REI E A RAINHA SALTARAM RAPIDAMENTE DA CAMA, INVOCANDO COM REPETIDAS VOZES A GLORIOSA SANTA BÁRBARA AO MESMO TEMPO EM QUE UM RAIO CAÍA A CONVERTER O REI BLASFEMO EM CINZAS, PORÉM, Ó PRODÍGIOS DO CÉU! AO OUVIR O NOME DE BÁRBARA, TORCEU O SEU CURSO NATURAL E CAIU AOS PÉS DO REI, NÃO FAZENDO OUTRO DANO  QUE QUEIMAR ( PARA ADMIRAÇÃO DO MILAGRE)  PARTE DA TOCA QUE A RAINHA DONA VIOLANTE TINHA EM SUA CABEÇA.




ATÔNITO O REI FOI A SUA JANELA E POR SEU CONHECIMENTO EM CIÊNCIA ASTRONÔMICA, CONHECU QUE NÃO PROVINHA AQUELA HORRÍVEL TEMPESTADE DE CURSO NATURAL, E SIM,  DA DISPOSIÇÃO DIVINA PARA CASTIGAR SEU ERRO BLASFEMO.

 ELE SE ARREPENDEU DO QUE HAVIA FEITO DIANTE DOS AVISOS DO CÉU E DEUS MINISTROS.

E ARREPENDIDO O REI DE SUA CULPA MANDOU CHAMAR O POBRE RELIGIOSO, NÃO DEIXANDO DE INVOCAR EM SEU INTERIOR O TEMEROSO NOME DE SANTA BÁRBARA, QUE FOI O TOTAL REMÉDIO COM QUE ELE E A RAINHA SE DEFENDERAM.


LOGO QUE O RELIGIOSO CHEGOU AO PALÁCIO O REI SE COLOCOU AOS SEUS PÉS, CONFESSOU ARREPENDIDO A SUA CULPA E LOGO CESSOU A TEMPESTADE, E DEU GRAÇAS A DEUS E A SUA LIBERTADORA SANTA BÁRBARA E NO DIA SEGUINTE ABJURROU EM PÚBLICO A BLASFÊMIA, RECONHECENDO O REI AGRADECIDO AO SINGULAR BENEFÍCIO QUE DA GLORIOSA SANTA BÁRBARA HAVIA RECEBIDO. CHRISTOVA LOZANA. TOM 1. DEL HIJO DE DAVID.












" ESTES SÃO OS QUE NÃO SE CONTAMINARAM COM MULHERES,
POIS SÃO VIRGENS.
SÃO ELES QUE ACOMPANHAM O CORDEIRO POR ONDE QUER QUE VÁ;
FORAM RESGATADOS DENTRE OS HOMENS , COMO PRIMÍCIAS OFERECIDAS A DEUS E AO CORDEIRO."
Apo 14, 4







A ORAÇÃO A SANTA BÁRBARA PROTEGE RELIGIOSAS DE MORRER PELO RAIO











NA VILA DE MIGUELTURRA NO CAMPO DE CALATRAVA, NA MANCHA, NO DIA 17 DE DEZMEBRO DE 1686, VÉSPERA DA EXPECTAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO Ó, ENTRE QUATRO E CINCO DA TARDE, SE LEVANTOU UMA HORRÍVEL TEMPESTADE COM PAVOROSOS TROVÕES, RELÂMPAGOS, ÁGUA  E GRANIZO, QUE PARECIA QUE O CÉU IRRITADO QUERIA ACABAR COM AQUELE  LUGAR E SEUS HABITANTES.

TINHA NESSA VILA UMA NOVA CASA DE DEVOTAS VIRGENS CONSAGRADAS AO DIVINO ESPOSO DAS ALMAS JESUS CRISTO, QUE HAVIA RECEBIDA UMA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA ESTRELA.

EMFIM, DESPEDIU A NUVEM UM RAIO SOBRE A CAPELA DE NOSSA SENHORA ( ONDE EM UMAS SALAS CONTÍGUAS VIVIAM AS RELIGIOSAS, ENQUANTO SE FAZIA UMA NOVA HABITAÇÃO) E ENTRANDO POR UMA PAREDE QUE DIVIDIA A SALA DA IGREJA, CAIU NA PARTE DA MESMA IGREJA.

 APARTANDO-SE UMA CENTELHA PELA PARTE CONTÍGUA DA SALA ONDE QUATRO RELIGIOSAS, EXERCENDO OS OFÍCIOS DE MARIA E MARTA, FAZIAM TRABALHO E JUNTAMENTE PEDIAM A DEUS MISERICÓRDIA.

UMA DELAS ESTAVA SENTADA SOBRE UM BANCO , ONDE TINHA CERTOS TRABALHOS QUE ACABAVA DE BORDAR E ENTRANDO A CENTELHA POR DEBAIXO ROMPEU A PARTE QUE TOCAVA O SOLO, DEIXANDO PAPÉIS E PANOS QUEIMADOS.

 À RELIGIOSA QUE ESTAVA SENTADA NO BANCO LHE MALTRATOU UM POUCO DO CORPO PARA BAIXO, DEIXANDO-LHE PORÉM COM VIDA E EM POUCO TEMPO ESTAVA BEM, COM SEU HÁBITO POR DENTRO E POR FORA SEM UMA MARCA SE QUER, À OUTRA RELIGIOSA QUEIMOU PARTE DO PÉ E DEIXOU ÀS OUTRAS ATURDIDAS.













ATRIBUÍRAM TEREM FICADO VIVAS AO ESPECIALÍSSIMO MILAGRE DE NOSSA SENHORA E AOS MÉRITOS DE SANTA BÁRBARA, CUJA COMEMORAÇÃO TINHAM FEITO LOGO QUE A TEMPESTADE COMEÇOU, INVOCANDO TODAS JUNTAS NOVIÇAS E RELIGIOSAS DURANTE TODO O TEMPO QUE DUROU A TEMPESTADE O NOME DE SANTA BÁRBARA, IMPLORANDO SEU PATROCÍNIO E AMPARO.







FAZ MENÇÃO DESSE MILAGRE O PADRE FREI GERONIMO DE CRISTO, RELIGIOSO DESCALÇO DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, QUE NAQUELA OCASIÃO ERA O CONFESSOR DAS DITAS RELIGIOSAS.









"EIS A VOZ DO SENHOR COM PODER!
EIS A VOZ DO SENHOR MAJESTOSA,
SUA VOZ NO TROVÃO REBOANDO!"
SL 28, 4





LIVROU-SE DE UM RAIO INVOCANDO SANTA BÁRBARA

NUM LUGAR CHAMADO CASTRILHO, QUE FICA POUCO MAIS DE UMA MEIA LÉGUA DE DISTÂNCIA DA VILA FONTE DA PENHA, TRABALHAVA NUMA FÁBRICA UNS POBRES HOMENS, NATURAIS DO REINO DA GALÍCIA. a

ACONTECEU, POIS , QUE OCUPADOS EM SEU TRABALHO NA SEGUNDA FEIRA, 24 DE ABRIL, VÉSPERA DO GLORIOSO EVANGELISTA SÃO MARCOS, PELA TARDE, PRÓXIMO ÀS CINCO HORAS, ESTANDO O CÉU SERENO, SE LEVANTOU DE REPENTE UMA TEMPESTADE.

 ENCHENDO-SE O CÉU DE NUVENS , COMEÇOU A CHOVER BRANDAMENTE E  SOOU UM TROVÃO NÃO MUITO GRANDE, MAS O BASTANTE PARA ATEMORIZÁ-LOS.
 E COMO A CHUVA FOI AUMENTANDO, ENTRARAM TRÊS DOS TRABALHADORES, EMBAIXO DE UM TETO DE PALHAS PRÓXIMO.

 APENAS HAVIAM ENTRADO NESSE REFÚGIO, QUANDO A TEMPESTADE COBROU NOVAS FORÇAS E SOLTANDO UM RELÂMPAGO, CAIU UM RAIO SOBRE O TETO DE PALHAS TIRANDO A VIDA DE DOIS DOS TRÊS QUE ALI HAVIAM ENTRADO, COM TANTA RAPIDEZ, QUE NEM ALI, O NOME DE JESUS PUDERAM DIZER ANTES DE MORRER.











LIVRANDO-SE O OUTRO MILAGROSAMENTE, COM TANTA EVIDÊNCIA DA PROTEÇÃO DE SANTA BÁRBARA, QUE O RAIO PASSANDO POR ENTRE AS PERNAS NÃO LHE FEZ NENHUM MAL, APENAS CAIU NO CHÃO ATÔNITO.











VOLTANDO OS OLHOS PARA SEUS COMPANHEIROS LHES PEDIU QUE, POR FAVOR,  O AJUDASSEM A SE LEVANTAR,  JULGANDO QUE ELES ESTIVESSEM VIVOS, POIS OS DOIS ESTAVAM NA MESMA POSIÇÃO DE ANTES DA QUEDA DO RAIO.

E COMO NÃO LHE RESPONDIAM LEVANTOU A VOZ AOS GRITOS, PARA QUE ALGUÉM QUE O PUDESSE OUVIR O AJUDASSE A SE LEVANTAR DO SOLO, PORQUE O TEMOR ERA TANTO QUE SÓ NÃO CONSEGUIA FAZÊ-LO.

MUITA GENTE ACUDIU AOS SEUS GRITOS, AJUDANDO-O A SE COLOCAR DE PÉ.

RECOBRANDO DO SUSTO LHE PERGUNTARAM COMO HAVIA SE LIVRADO DO RAIO QUE TINHA TIRADO A VIDA DE SEUS COMPANHEIROS.

AO QUE RESPONDEU QUE AO VER A LUZ DO RELÂMPAGO INVOCOU COM MUITA FÉ A BEM-AVENTURADA SANTA BÁRBARA, A QUEM CONFESSAVA DEVER A VIDA, E QUE AOS OUTROS COMPANHEIROS NÃO OUVIU NENHUM DIZER PALAVRA DE INVOCAÇÃO.

FRANCISCO SE CHAMA O DITOSO HOMEM, QUE NO MESMO MOMENTO OFERECEU VENERAR COM ESPECIAL DEVOÇÃO A SUA PROTETORA SANTA BÁRBARA E NÃO TRABALHAR EM SUA HONRA, DURANTE TODOS OS ANOS DE SUA VIDA, NO DIA EM QUE RECEBEU ESSA GRAÇA

INCENTIVADOS PELO ACONTECIDO COM ESSE HOMEM, O POVO FOI COM ELE ATÉ UMA IGREJA, ONDE ELE E OS DEMAIS DERAM GRAÇAS AO SENHOR E A GLORIOSA MÁRTIR SANTA BÁRBARA, CELEBRANDO E AGRADECENDO PELAS MARAVILHAS DE DEUS, QUE TAIS GRAÇAS CONCEDE AOS SEUS ESCOLHIDOS.

FAZ RELAÇÃO DESSE MILAGRE O LICENCIADO DIEGO SANCHEZ GUERRA, PRESBÍTERO E COMISSÁRIO DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO E NOTÁRIO APOSTÓLICO, NA VILA DE FONTE DA PENHA.




"EIS QUE A VOZ DO SENHOR LANÇA RAIOS,
VOZ DE DEUS FAZ TREMER O DESERTO,
FAZ TREMER O DESERTO DE CADES."
SL 28, 7-8










FONTES:


DOZE MILAGROS DE LA INSIGNE VIRGEN Y MARTIR SANTA BÁRBARA:
http://bvpb.mcu.es/en/consulta/registro.cmd?id=400977



QUADRO DE MORREL`S WIFE:
http://www.deyave.com/Arte/Pintura/Lives/HANS-MEMLING.html






´SANTA BÁRBARA NO ALTO COM A TORRE,
AO LADO DE SANTA DOROTÉIA, NOSSA SENHORA,
SANTO AGOSTINHO EMBAIXO SEGURANDO O CORAÇÃO
 E OUTROS SANTOS






















Nenhum comentário:

Postar um comentário