sábado, 24 de dezembro de 2011

A VIRGEM DEU À LUZ UM DEUS - O NASCIMENTO DE JESUS NO EVANGELHO DE MATEUS



DO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS ( 1, 18-25):

 18 Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20 Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. 22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23 Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco. 24 Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. 25 E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.






Antes de coabitarem significa que Maria estava desposada com José mas ainda não viviam juntos.

Maria é chamada de Mãe de Jesus em todos os evangelhos descartando qualquer ossibilidade de ela ter tido outros filhos. Os irmãos de Jesus na verdade são primos.

Maria concebeu Jesus sendo virgem e já tinha o propósito de permanecer assim como podemos entender pela pergunta dela ao anjo questionando como teria um filho ( Lc 1,34).

 Ora, se ela estava noiva, logicamente, faria sexo com seu marido, ao se casar, e teria um filho.

Porém , a pergunta de Maria nos leva a crer que ela tinha a intenção de permanecer virgem.

A crença na virgindade de Maria está totalmente ligada na crença na divindade de Jesus.

É impossível o sem lógica  de uma mulher pecadora nascer um filho sem pecado, que herdaria exclusivamente seu sangue e carne.

Assim, Maria por ser totalmente humana tinha que ser preservada da mancha do pecado original, para poder conceder o sangue e a carne puros para a encarnação de Deus.

E uma mulher que gera um homem  Deus, não pode ser a mesma a gerar homens pecadores.

A mesma carne e sangue que nos salva não poderia ser compartilhada com pecadores irmãos de Jesus.

Crer na virgindade de Maria é crer na Divindade de Cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário