sábado, 13 de novembro de 2010

SE UMA ALMA PEDE ORAÇÕES

É COMUM PARA MUITOS TER VISÕES DE ALMAS, VÊ-LAS EM SONHO E PERCEBER OU OUVIR CLARAMENTE  O PEDIDO DELAS POR ORAÇÕES.

SANTO AGOSTINHO EM SEUS ESCRITOS AFIRMA QUE TER UM SONHO COM UMA ALMA NÃO SIGNIFICA QUE DE FATO SEJA UMA. DO MESMO MODO QUE SONHAMOS COM OS VIVOS TAMBÉM PODEMOS SONHAR COM OS MORTOS E ISSO NÃO SIGNIFICAR EXTATEMENTE UMA COMUNICAÇÃO.





APESAR DISSO, A IGREJA EM SUA HISTÓRIA NUNCA NEGOU ESSA POSSIBILIDADE E SEMPRE FOI SUA PRÁTICA REZAR PELOS QUE JÁ SE FORAM.

SE ELES VOLTAM DE FATO, SE ELES APARECEM MESMO, SÃO QUESTÕES QUE EXIGEM DE CADA CASO UMA INVESTIGAÇÃO DIFERENTE E CRITERIOSA. NÃO PODEMOS NOS LEVAR SÓ PELO ACHISMO, OU PELA PURA PIEDADE SE NÃO PODEREMOS SER ENGANADOS POR MUITOS.

DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NÃO SÓ A FÉ MAS TAMBÉM O QUE NOS DIZ A CIÊNCIA SOBRE ESSES FATOS.

MUITOS FATOS QUE PARECEM SER MANIFESTAÇÕES DE ESPÍRITOS NÃO PASSAM DE COINCIDÊNCIAS, MANIFESTAÇÕES PARANORMAIS, PSIQUIÁTRCAS, PSICOLÓGICAS, E ASSIM VAI A LISTA DE POSSIBILIDADES QUE NECESSITAM SEREM PENSADAS NA HORA DE TIRAR UMA CONCLUSÃO.

É PRECISO TER CUIDADOS COM QUEM DIZ QUE PODE VER OU FALAR COM OS MORTOS, ESSAS MANIFESTAÇÕES NÃO SÃO SIMPLES COMO APERTAR UM BOTÃO.
 SE SÃO VERDADEIRAS, TALVEZ, NUNCA TEREMOS TODA CERTEZA.

E SÓ PORQUE ESSA PESSOA FALA COISAS LINDAS DE DEUS, AJUDA OS OUTROS, ETC. ISSO TAMBÉM NÃO PROVA NADA.

COMO DIZ A ESCRITURA NA PARÁBOLA QUE JESUS CONTOU SOBRE O POBRE E O RICO, OS QUE LÁ ESTÃO NÃO PODEM VIR PRA CÁ, E O PRÓPRIO ABRAÃO NO CONTO DE JESUS AFIRMA QUE AQUI NA TERRA NÓS TEMOS AS ESCRITURAS E OS PROFETAS E QUE SE NÃO OS OUVIMOS, NEM QUE UM MORTO VOLTE MUDAREMOS NOSSA VIDA.

JÁ VI ALGUNS ESPÍRITAS BATEREM NO PEITO SE ORGULHANDO DE MENSAGENS LINDAS DE ESPÍRITOS DE LUZ QUE ENVIAM PARA AJUDAR OS HOMENS.

SÃO PAULO JÁ FALAVA SOBRE ISSO NA ÉPOCA DELE E DIZIA QUE NEM SE UM ANJO DESCER DO CÉU E PREGAR OUTRO EVANGELHO QUE NÃO SEJA O QUE ELE ENSINOU E RECEBEU DE CRISTO QUE SEJA ESSE ANJO SEJA DESCONSIDERADO.

LENDO AS MENSAGENS DE CHICO XAVIER, DO TAL "EMANUEL", EU ME PERGUNTO, ÀS VEZES, SE TUDO JÁ ESTÁ NO EVANGELHO: PARA QUE TANTAS MENSAGENS? QUAL A NOVIDADE? O QUE HÁ DE TÃO ESPECIAL NESSES TEXTOS DITOS PSICOGRAFADOS?

TUDO O QUE DIZEM É A PREGAÇÃO DOS EVANGELHOS, O PRÓPRIO ALAN KARDECK EM SEUS TEXTOS JUNTOU CRENÇAS EXISTENTES EM MUITAS OUTRAS RELIGIÕES E AINDA USOU O EVANGELHO EM SEUS COMENTÁRIOS.

O PRÓPRIO NOME DO ESPÍRITO QUE GUIAVA CHICO É INTERESSANTE: EMANUEL.

EMANUEL É O NOME QUE O PROFETA ISÁIAS DEU AO CRISTO, SIGNIFICANDO "DEUS CONOSCO".

PARA QUE SUBSTITUIR JESUS?

JESUS É O ÚNICO ESPÍRITO DE LUZ QUE TROUXE A VERDADE PLENA À TERRA, ALIÁS COMO O PRÓPRIO JOÃO DIZ ELE NÃO É UM ESPÍRITO DE LUZ, ELE É A LUZ, ELE É DEUS, ELE É A SALVAÇÃO, COISA QUE O ESPIRITISMO NEGA.

PARA O ESPIRITISMO JESUS É O MESTRE, O DIVINO MESTRE, DIZENDO DIVINO NÃO SIGNIFICA QUE ELES CREIAM QUE JESUS É DEUS COM O PAI E O ESPÍRITO SANTO. AS REALIDADES CRISTÃS DE FÉ SÃO DIFERENTES DA  ESPÍRITA.







 
MAS VOLTANDO AO TEMA, SE UMA ALMA PEDE ORAÇÕES, HÁ MUITAS PRÁTICAS QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDÁ-LAS NO CAMINHO PARA A LUZ.

 ISSO SE ELAS ESTIVEREM NO ESTADO DE PURIFICAÇÃO, POIS SE ESTIVEREM CONDENADAS, NOSSAS ORAÇÕES POUCO FARÃO POR ELAS.

NO ENTANTO, PODERÁ SER ÚTIL EM AFASTÁ-LAS, POIS AS CONDENADAS SÓ TRARÃO PÉSSIMA INFLUÊNCIA SOBRE AS PESSOAS QUE ELAS BUSCAM, APESAR DE SER MUITO RARO ALGUM CONTATO DESSE TIPO.

É COMUM ENTRE O POVO USAR ALGUNS ELEMENTOS PARA AJUDAR ÀS ALMAS:

MANDAR REZAR UMA  MISSA;

ACENDER VELAS, PRINCIPALMENTE DE SETE DIAS;

DAR ESMOLAS MENTALIZANDO AJUDA E OFERECENDO ESSE GESTO EM BENEFÍCIO DAS ALMAS QUE PRECISAM;

REZAR O TERÇO OU OUTRA PRÁTICA DE PIEDADE NA INTENÇÃO DELAS;

PRATICAR INDULGÊNCIAS OFERECENDO PELAS ALMAS ( BEIJAR A CRUZ NA CERIMÔNIA DA SEXTA- FEIRA SANTA, VISITAR IGREJA OU CEMITÉRIOS REZANDO POR ELAS NO DIA DE FINADOS, VISITAR BASÍLICAS OU SANTUÁRIOS EM PEREGRINAÇÃO REZANDO POR ELAS, ETC.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário