sábado, 31 de agosto de 2024

O QUE A IGREJA CATÓLICA ENSINA SOBRE TRAGÉDIAS E CATÁSTROFES? É CULPA DE QUEM MORREU? NÃO!





 O Catecismo da Igreja Católica diz: 


"Deus não é, de modo algum, nem directa nem indirectamente, causa do mal moral.


 No entanto, permite-o por respeito pela liberdade da sua criatura e misteriosamente sabe tirar dele o bem:


«Deus todo-poderoso [...] sendo soberanamente bom, nunca permitiria que qualquer mal existisse nas suas obras se não fosse suficientemente poderoso e bom para do próprio mal, fazer surgir o bem» (152).

312. Assim, com o tempo, é possível descobrir que Deus, na sua omni­potente Providência, pode tirar um bem das consequências dum mal (mesmo moral), causado pelas criaturas: «Não, não fostes vós - diz José a seus irmãos - que me fizestes vir para aqui. Foi Deus. [...] Premeditastes contra mim o mal: o desígnio de Deus aproveitou-o para o bem [...] e um povo numeroso foi salvo» (Gn, 45, 8; 50, 20) (153). 

Do maior mal moral jamais praticado, como foi o repúdio e a morte do Filho de Deus, causado pelos pecados de todos os homens, Deus, pela superabundância da sua graça (154), tirou o maior dos bens: a glorificação de Cristo e a nossa redenção.

 Mas nem por isso o mal se transforma em bem.


313. «Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus» (Rm 8, 28). 


O testemunho dos santos não cessa de confirmar esta verdade:


Assim, Santa Catarina de Sena diz aos «que se escandalizam e se revoltam contra o que lhes acontece»: 

«Tudo procede do amor, tudo está ordenado para a salvação do homem, e não com nenhum outro fim» (155).


E S. Tomás Moro, pouco antes do seu martírio, consola a filha com estas palavras: 

«Nada pode acontecer-me que Deus não queira. E tudo o que Ele quer, por muito mau que nos pareça, é, na verdade, muito bom»(156).


E Juliana de Norwich: «Compreendi, pois, pela graça de Deus, que era necessário ater-me firmemente à fé [...] e 

crer, com não menos firmeza, que todas as coisas serão para bem [...]». 

«Thou shalt see thyself that all manner of thing shall be well» (157).



314. Nós cremos firmemente que Deus é o Senhor do mundo e da história. Muitas vezes, porém, os caminhos da sua Providência são-nos desconhecidos.

 Só no fim, quando acabar o nosso conhecimento parcial e virmos Deus «face a face» (1 Cor 13, 12), é que nos serão plenamente conhecidos os caminhos pelos quais, mesmo através do mal e do pecado, Deus terá conduzido a criação ao repouso desse Sábado (158) definitivo, em vista do qual criou o céu e a terra.






324. A permissão divina do mal físico e do mal moral é um mistério, que Deus esclarece por seu Filho Jesus Cristo, morto e ressuscitado para vencer o mal


A fé dá-nos a certeza de que Deus não permitiria o mal, se do próprio mal não fizesse sair o bem, por caminhos que 

só na vida eterna conheceremos plenamente


Se Deus Pai todo-poderoso, Criador do mundo ordenado e bom, tem cuidado com todas as suas criaturas, porque é que o mal existe? 

A esta questão, tão premente como inevitável, tão dolorosa como misteriosa, não é possível dar uma resposta rápida e satisfatória. 

É o conjunto da fé cristã que constitui a resposta a esta questão: a bondade da criação, o drama do pecado, o amor paciente de Deus que vem ao encontro do homem pelas suas alianças, pela Encarnação redentora de seu Filho, pelo dom do Espírito, pela agregação à Igreja, pela força dos sacramentos, pelo chamamento à vida bem-aventurada, à qual as criaturas livres são de antemão convidadas a consentir, mas à qual podem, também de antemão, negar-se, por um mistério terrível. 

Não há nenhum pormenor da mensagem cristã que não seja, em parte, resposta ao problema do mal.

310. Mas, porque é que Deus não criou um mundo tão perfeito que nenhum mal pudesse existir nele? 

No seu poder infinito, Deus podia sempre ter criado um mundo melhor (149). 

No entanto, na sua sabedoria e bondade infinitas, Deus quis livremente criar um mundo «em estado de caminho» para a perfeição última. 


Este devir implica, no desígnio de Deus, juntamente com o aparecimento de certos seres, o desaparecimento de outros; o mais perfeito, com o menos perfeito; as construções da natureza, com as suas destruições. 

Com o bem físico também existe, pois, o mal físico, enquanto a criação não tiver atingido a perfeição (150)."


272. A fé em Deus Pai todo-poderoso pode ser posta à prova pela experiência do mal e do sofrimento. 

Por vezes, Deus pode parecer ausente e incapaz de impedir o mal. 

Ora, Deus Pai revelou a sua omnipotência do modo mais misterioso, na humilhação voluntária e na ressurreição de seu Filho, pelas quais venceu o mal. 

Por isso, Cristo crucificado é «força de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens» (1 Cor 1, 25). 

Foi na ressurreição e na exaltação de Cristo que o Pai «exerceu a eficácia da [sua] poderosa força» e mostrou a «incomensurável grandeza que representa o seu poder para nós, os crentes» (Ef 1, 19-22).





Texto do Vaticano News:


"O Papa Francisco ensina que Deus não permite as tragédias para punir as culpas". (Angelus, 28 de fevereiro de 2016).

O Papa recordou dois eventos trágicos narrados pelo Evangelho, que naquela época “tinham suscitado muito alvoroço: uma repressão cruel feita pelos soldados romanos dentro do templo; e o desabamento da torre de Siloé, em Jerusalém, que tinha causado dezoito vítimas (cf. Lc 13, 1-5):


“Jesus conhece a mentalidade supersticiosa dos seus e sabe que eles interpretam aquele tipo de acontecimento de modo errado. Com efeito, pensam que se aqueles homens morreram de maneira tão cruel, é sinal de que Deus os castigou por alguma culpa grave que tinham cometido; seria como dizer: «mereciam-no». E ao contrário o fato de terem sido poupados à desgraça equivalia a sentir-se «justos».”


Francisco então faz uma pergunta: “Que ideia temos de Deus? Temos mesmo a certeza de que Deus é assim, ou não se trata antes de uma nossa projeção, um deus feito «à nossa imagem e semelhança»? Ao contrário, Jesus chama-nos a mudar o coração, a fazer uma inversão radical no caminho da nossa vida, abandonando o conformismo com o mal”.


De fato, Jesus afirma que “aquelas pobres vítimas não eram minimamente piores que os outros

Antes, Ele convida a ver nestes fatos dolorosos uma admoestação que diz respeito a todos, porque todos somos pecadores”. Isto é, todos somos chamados a nos converter com urgência.

Jesus oferece uma resposta semelhante a um homem nascido cego, que se acreditava estar nessas condições por alguma culpa. Mas o Senhor diz: "Nem esse pecou, nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus" (Jo 9: 3). 

O mal, portanto, permanece um mistério, como também pode ser visto na história de Jó, que atingido por numerosas calamidades, Deus o isenta de qualquer culpa, enquanto os amigos incômodos queriam convencê-lo de que suas tribulações tenham sido causadas por algum injusto comportamento seu.

Como diz o Catecismo da Igreja Católica, citando Santo Agostinho: Deus, "sendo supremamente bom, nunca permitiria que algum mal existisse em suas obras, se não fosse poderoso e bom o suficiente para derivar o bem do próprio mal" (311). ..."por caminhos que conheceremos plenamente apenas na vida eterna" (324).


Sempre, o Catecismo, recordando que Jesus não veio para julgar, mas para salvar, afirma:

 “É pela recusa da graça na vida presente que todos se julgam, recebem de acordo com suas obras e podem até se condenar pela eternidade "(679).


“É pela recusa da graça nesta vida que cada qual se julga já a si próprio, recebe segundo as suas obras e pode, mesmo, condenar-se para a eternidade, recusando o Espírito de amor.”

A esse propósito, Bento XVI recorda a advertência dirigida pelo profeta Jeremias ao povo rebelde:

 “Teu crime te castigue, tua infidelidade sirva para tua correção! Reconhece e vê como é ruim e amargo teres abandonado o Senhor, teu Deus"(Jr 2,19).

 O Senhor quer salvar o homem, libertando-o do pecado, mas o deixa livre: é a "rejeição de Deus e do amor que já traz em si o castigo. " (Audiência Geral, 18 de maio de 2011).

O mal é um mistério, mas muitas vezes nós o auto-infligimos, afastando-nos de Deus, que é o próprio Bem. 

Também acontece quando o homem viola a natureza e a explora de maneira egoísta e indiscriminada. 

A esse respeito, Francisco recorda um ditado de seus avós: "Deus sempre perdoa, nós homens às vezes perdoamos, a natureza não perdoa nunca" (Discurso ao FIDA, 14 de fevereiro de 2019).


Mas no caminho de nossa vida, tão cheio de quedas, o Papa recorda que somos acompanhados pela invencível paciência de Jesus: 

"Vós pensastes na paciência de Deus? Considerastes também a irredutível preocupação pelos pecadores, como nos deveriam provocar à impaciência em relação a nós mesmos! Nunca é demasiado tarde para nos convertermos, nunca! Até ao último momento: a paciência de Deus que nos espera." (Angelus, 28 de fevereiro de 2016)."



Fontes:

https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2c1_198-421_po.html

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-02/mal-no-mundo-culpas-castigos-e-salvacao-de-deus.html



quarta-feira, 28 de agosto de 2024

SÃO GABRIEL - O ARCANJO /ANJO DA ALEGRIA, DA COMUNICAÇÃO, DAS BOAS NOTÍCIAS

 Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.

São Lucas 1,19


NA TRADIÇÃO CATÓLICA, GABRIEL É ARCANJO:

Na Carta de São Judas 1,9 , São Miguel é chamado de Arcanjo.
O  Arcanjo  significa principal.
E a Bíblia também o chama de um dos primeiros príncipes (Daniel 10,13).  
O Anjo Gabriel e o Anjo Rafael  dizem que fazem parte dos Sete Anjos que assistem diante de Deus (Tobias 12,15; Lucas 1,19).

O Livro do Apocalipse menciona que há sete Anjos principais que assistem diante de Deus (Apocalipse, 4,5; 8,2).

Logo, Miguel é um dos principais que assiste diante de Deus, assim como Gabriel e Rafael.

Ou seja, os três são Arcanjos ( Anjos principais encarregados de grandes mensagens à humanidade).

A prova de que Gabriel é Arcanjo (Anjo principal) é que ele anuncia o nascimento de Cristo.

A maior e mais esperada mensagem pelo universo.

ANJO DA SABEDORIA E COMUNICAÇÃO 

São Gabriel é considerado o Arcanjo da comunicação,  da sabedoria, inteligência e conhecimento por causa de suas aparições  a Daniel.




AS APARIÇÕES AO PROFETA DANIEL 

A primeira aparição do Arcanjo Gabriel foi ao profeta Daniel, ainda no reinado do rei Belsazar, e estava relacionada com a profecia das duas mil e trezentas tardes e manhãs (Dn 8,1, 14, 16).


A segunda intervenção de Gabriel, também a Daniel, aconteceu no primeiro ano do reinado de Dario, o rei da Medo-Pérsia (Dn 9,1, 21).


Nas duas aparições, o Arcanjo Gabriel tem o papel de explicar a visão a Daniel (Daniel 8,16).

Por isso, ele é o Anjo da Sabedoria, do conhecimento, da inteligência. Ele revela, explica , dá a conhecer a vontade de Deus aos homens.



A APARÊNCIA DO ARCANJO


A aparência de São Gabriel nessas aparições era a de um homem (Daniel 8,15; 9,21). 







Quando São Gabriel visitou Daniel uma segunda vez, o Arcanjo veio a ele rapidamente, voando, e o tocou à hora do sacrifício da tarde (Daniel 9,21).

 O "voo" de São Gabriel pode sugerir asas, mas elas não são mencionadas,  claramente, nessa passagem.

 Também está claro que a aparência de Gabriel era impactante para um ser humano pecador, já que Daniel prostrou-se com o rosto em terra (Daniel 8,17):

E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão.

17 E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo.

18 E, estando ele falando comigo, caí adormecido com o rosto em terra; ele, porém, me tocou, e me fez estar em pé.






A força  da presença Angélica foi tão grande para o Profeta Daniel que ele ficou doente por dias após sua experiência com o anjo e a visão (Daniel 8,27):

E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias; então levantei-me e tratei do negócio do rei. E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse.

A aparência do Arcanjo Gabriel não é descrita, mas o Profeta Daniel descreve a aparência de um ser angélico no capítulo 10, pelo qual podemos imaginar como deve ser São Gabriel: 


E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;

6 E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.

7 E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se.






Ou seja, a força do Arcanjo São Gabriel é apresentada como de imenso poder para os homens e mulheres.





A APARIÇÃO DE SÃO GABRIEL A SÃO ZACARIAS

São Gabriel anunciou o nascimento de São João Batista, que traria alegria:



E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.

12 E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.

13 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.

14 E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,





A APARIÇÃO DE SÃO GABRIEL A NOSSA SENHORA 

São Gabriel também anunciou a alegria mais esperada pelos profetas: o nascimento do Senhor!

26 E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

São Lucas 1,26






NOSSA SENHORA É A RAINHA DOS ANJOS:  NÃO TEM MEDO DA VISÃO  DO ANJO. 
O ANJO A REVERENCIA.

Se analisamos o texto bíblico, a presença Angélica de Gabriel coloca medo e impacta Daniel. (Daniel 8,17.12) e Zacarias (Lucas 1,12) , mas não em Nossa Senhora!

A força Angélica não deixa Nossa Senhora doente ou com medo.

Nossa Senhora fica perturbada não pela visão do anjo, mas pelo que ele diz:

29.Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme­lhante saudação.

Os Evangelhos foram escritos em grego.

 São Lucas, capítulo  1, versículo 28, diz que o o Arcanjo São Gabriel chama a Virgem Maria de "kekaritomene".

 São Jerônimo traduziu por Plena de Graça em latim ( Gratia Plena).   Em português, rezamos "Ave Maria, Cheia de Graça".

Esta palavra grega expressa a Graça de Deus em sentido máximo, isto é, em toda sua plenitude ( A Imaculada Conceição).

A Virgem Maria era Imaculada, concebida sem o pecado original de Adão e Eva pelos méritos de seu Filho.
 Para ser digna de ser a Mãe de Deus, foi livre do pecado.

Por isso, ela não entende o significado da palavra do Anjo.
E pelo motivo de ser igual aos anjos ( sem pecado) , ela não tem medo do ser angélico.

É o Arcanjo São Gabriel quem a reverencia com tal saudação

E ela mostra que está unida a Deus quando aceita sua missão sem duvidar, dizendo: 

 “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.  Lucas 1,38

 Nossa Senhora é a Serva de Deus exemplar, diferente de Zacarias que é castigado por duvidar das palavras do Arcanjo :

Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo”.
( Lucas 1,20)



SÃO GABRIEL ANJO DAS BOAS NOTÍCIAS, ALEGRIA E OTIMISMO 


São Gabriel também é invocado como o Anjo das boas notícias, já que trouxe as boas notícias do nascimento do precursor do Senhor, São João Batista, e do nascimento do Senhor Deus Jesus.

Eu invoco a intercessão de São Gabriel, pois o vejo como o Anjo do otimismo, da alegria e das boas notícias:

terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão 

MINHA QUARESMA:

Nessa Quaresma,  tenho pedido a São Gabriel que me ensine a ser otimista, a olhar sempre o lado bom das coisas, a ser portador de alegria e a receber também boas notícias.


É sempre bom oferecer incenso nas orações, pois os anjos ,na Bíblia, sempre estão relacionados com esse gesto de oração.







sábado, 24 de agosto de 2024

SÃO RAFAEL ARCANJO - O ANJO DA PISCINA DE BETESDA - ANJO DA SAÚDE, INCENSO E EXORCISMO

 No capítulo 12 do Livro de Tobias, da Santa Bíblia Católica ( única completa e verdadeira), o Anjo  Rafael se dá a conhecer como enviado  de Deus (Tb 12,15) :

"Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor".





O Anjo São Rafael foi enviado para curar o pai de Tobias e Sara (Tob. 3 24,25). 

Por isso, ele é visto como o Arcanjo da saúde do corpo e espírito, seu nome significa "Deus cura" ( Tob. 8 2,3).

Ele também expulsa e prende o demônio  que matava os maridos de Sara  (Tob. 8 2,3).

Tobias segue a instrução  de orar e oferecer um incenso antes de se unir a Sara (Tob. 6,19).

A Bíblia diz que nossas orações sobem a Deus como incenso pela intercessão do Anjo (Apocalipse 8,4).






 Por isso, São  Rafael Arcanjo também  é invocado como anjo da castidade, proteção matrimonial, das orações com incenso.







São Rafael tem o título de Arcanjo por ser um dos Sete Anjos que assistem diante de Deus (Tb 12,15).


A Bíblia diz que existem sete Anjos que assistem diante de Deus, chamados de Arcanjos : 

Apocalipse, 4-5: Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono ardiam sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.

Apocalipse, 8-2:  Eu vi os sete Anjos que assistem diante de Deus

O Anjo Gabriel diz que também assiste diante de Deus (Lucas 1,19).

E o Anjo Miguel é chamado de um dos primeiros príncipes (Daniel 10,13).  

E na Carta de São Judas 1,9 é chamado de Arcanjo.

 Logo, podemos concluir que os três são Arcanjos que estão diante de Deus.






Mas antes de sua aparição a Tobias, a Tradição e devoção supõe que ele também possa ser um dos três angelicais, mensageiros de Deus, que visitaram Abraão  em Gênesis 18: 

E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,

3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.






O Arcanjo  São Rafael não é mencionado no Novo Testamento.

Mas a Tradição cristã católica também  o identifica como o anjo que agitava as águas no Evangelho  de São João , capítulo 5: 






Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressecados, esperando o movimento da água.

4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.







sexta-feira, 23 de agosto de 2024

DEUS NOS LIVRE DE MARÇAL

 Preocupante ver como o povo de São Paulo está perdido . Só de ler que há gente querendo votar em Pablo Marçal é triste.

Um coach, que usa o nome de Deus para manipular pessoas, que já foi preso por crimes...

Difícil até acreditar que o povo queira votar numa figura assim...

 São José de Anchieta interceda por São Paulo e que as luzes do Espírito Santo expulse toda falsidade demoníaca!


Apóstolo São Paulo, que pregaste tanto contra falsos profetas, olha o Estado e cidade que leva teu nome e salva esse povo da falta de inteligência e clareza!

Ó Jesus, vemos se levantarem muitos falsos profetas, que fazem sinais e prodígios, para enganarem até os escolhidos. (Marcos 13,22).

Peço que o Senhor liberte nosso povo do espírito mal da falta de inteligência, do espírito mal da falta de discernimento!

Não permitas que o mal, a falsidade , a menti triunfem!

Afastai do Brasil o avanço dos mais políticos!

Libertai nosso povo da corrupção do próprio povo, que vende seu voto por interesses mesquinhos!

Ilumine nosso povo para encontrar resistência ao individualismo, egoísmo, consumismo e adoração ao dinheiro pregado, principalmente, pelas  seitas dos falsos profetas e coaches.

Salva-nos, Jesus!

Exorciza nosso povo dos males que o cerca e dá-nos dias de paz e prosperidade!


terça-feira, 20 de agosto de 2024

QUEM DESTRUIU E DESTRÓI A IGREJA É/FOI O CAPITALISMO, NÃO FOI O COMUNISMO

 Fico lembrando como igrejas e oratórios foram destruídos em Recife e outras cidades para dar lugar a cidades modernas e grandes avenidas... 


Arco de Santo Antônio que foi destruído em Recife



Logo, penso: como os padres deixaram?

 Como numa sociedade de maioria católica permitiu que lugares santos fossem destruídos? 

Não foram ideias de comunistas, mas de capitalistas.

 Capitalistas destruíram o patrimônio católico com a desculpa do progresso, desenvolvimento , modernidade , dinheiro... Capitalismo.


E o avanço dos evangélicos no Brasil e na América Latina? 

Quem patrocina? 

Por que as igrejas viraram empresas?

 Por que o Cristianismo é o mais puro e fanático comércio?

 Por que Cristianismo evangélico virou voto fácil pelo fanatismo? Capitalismo! 

Apenas , lucro empresarial.

 E financiamento Americano para controle ideológico da população brasileira.

No fim, tudo se resume a um processo de neocolonização.

  Não querem a Igreja Católica ( pois apesar de ter também padres capitalistas, há muitos "comunistas") nesse processo capitalista.

Nosso Papa é crítico tanto do capitalismo quanto do comunismo ateu.

A Igreja Católica tem uma doutrina social!

Essa doutrina cristã social nos lembra da importância de defender os oprimidos , sem terra, sem teto, pobres, indígenas, negros... 

Isso desagrada o interesse do Capital Americano.

É preferível investirem nas igrejas evangélicas, descentralizadas, sem doutrina social.

Essa evangélicas são fáceis de controlar politicamente , periféricas,  com líderes de baixa instrução.

E a conclusão, depois de refletir na loucura da destruição da devoção e da piedade cristã no Brasil, é :

 tiveram tanto medo do Comunismo, mas é o Capitalismo que tem destruído a piedade do Cristianismo.


O Brasil tem sido ideologicamente contaminado com ideias de egoísmo, individualismo, ódio ao diferente, negação da história e ciência... 

Tudo pelo avanço de um Capitalismo selvagem de extrema direita .

 A Igreja Católica tem história, tem ciência ( filosofia, teologia, doutrina social), por isso sempre sairá perdendo nesse cenário.

Apesar de termos grupos conservadores fanáticos também.




Igreja do Corpo Santo destruída em Recife




segunda-feira, 19 de agosto de 2024

CRISTOS NEGROS CATÓLICOS - IMAGENS NEGRAS DE CRISTO

  Algumas imagens veneradas de Cristo que representam o Senhor na cor negra ou morena, são:


1- O SENHOR DO VENENO

Em 1602, chegou ao México, então Nova Espanha, uma delegação de dominicanos, trazendo para o seu seminário um belo crucifixo de tamanho natural, com a imagem de Jesus de alvura impressionante. Após o milagre de salvar um padre de ser envenenado, a imagem absorveu o veneno e ficou escurecida.








2- O CRISTO DE ESQUIPULAS ou O MILAGROSO SENHOR DE ESQUIPULAS


O Cristo Negro de Esquipulas é uma imagem de Jesus Crucificado reverenciada na América Central, na Guatemala.

É conhecido como Preto , porque ao longo de mais de 400 anos de veneração, a madeira na qual foi esculpido adquiriu uma tonalidade mais escura.










3- O SENHOR DOS MILAGRES


Imagem da Jesus Cristo é venerado no Peru como "Senhor dos Milagres", "Cristo Moreno" ou "Cristo de Pachacamilla".

Em 1661, quando,  um escravo negro pintou a imagem de um Cristo moreno nas paredes de uma casa.  A imagem conservou-se surpreendentemente e deu origem a um culto que foi crescendo no decorrer dos séculos. Um terremoto derrubou a capela edificada em volta da imagem do Cristo, ficando em pé somente a parede com a imagem pintada.




4 CRISTO NEGRO DE PORTOBELO


Cristo Negro é uma estátua de madeira de Jesus Cristo na Iglesia de San Felipe , uma igreja paroquial católica romana localizada em Portobelo.






5- CRISTO NEGRO DE MARACAIBO

O Cristo Negro de San Alfonzo ou Santa Relíquia de Gibraltar ou Santo Cristo de Maracaibo, é uma escultura espanhola localizada na igreja de San Alfonzo de Maracaibo inicialmente pertencente à cidade de San Antonio de Gibraltar, Venezuela.







sábado, 17 de agosto de 2024

ORAÇÕES PARA QUARESMA DE SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL ARCANJOS

 


"Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas."

São Lucas 1,19

Oração de São Gabriel ( para boas notícias e otimismo)

"Glorioso São Gabriel Arcanjo, Portador das boas novas, das alegrias, das mudanças, da sabedoria e da inteligência. 

Arcanjo da Anunciação, trazei todos os dias mensagens boas e otimistas. 

Fazei com que eu também seja um mensageiro de Deus, proferindo somente palavras de profecia e bondade. Cheio de bons pensamentos. 

Concedei-me a graça que  agora peço ( faz-se seu pedido). 

Glorioso São Gabriel, rogai por nós! Amém!"





"Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse."

São João 5,4


Oração de São Rafael Arcanjo ( para exorcismo e cura)


São Rafael Arcanjo, sede o nosso guia na estrada da vida. 

Defendei-me contra toda espécie de ação do demônio e enfermidade. Pelo poder de Deus, subjugai todos os espíritos impuros. 

Libertai e afastai de mim e de minha família toda doença, tentação, infestação, opressão e ação dos anjos decaídos. 

Apresentai, diante do trono de Deus, meus pedidos e as minhas orações ( faz-se o pedido).

Alcançai-nos de Deus a saúde para o corpo e a alma.

Amém.





"ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe."

Daniel 10,21


Pequeno exorcismo de Leão XIII

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio. 

Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.

 Amém.






Antífona de Nossa Senhora escrita por São Francisco de Assis 

Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a Vós,

filha e serva do altíssimo Rei e Pai celestial,

Mãe do Santíssimo Senhor Jesus Cristo e esposa do Espírito Santo;

rogai por nós com São Miguel Arcanjo e todos os anjos e santos do céu

junto ao vosso santíssimo e dileto Filho, Senhor e Mestre! Amém.





domingo, 11 de agosto de 2024

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE O QUE TER NO SEU ALTAR

 1- NO ALTAR DEVE TER UMA CRUZ:

 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 

1 Coríntios 1,23


Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. 

Gálatas 6,14






2- NO ALTAR DEVE TER IMAGENS DE ANJOS OU SANTOS E SANTAS PARA DECORAR:

Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

Êxodo 25,18


²⁵ nas portas do templo, foram feitos querubins e palmeiras, como estavam feitos nas paredes, e havia uma trave grossa de madeira na frente do vestíbulo por fora 

Ezequiel 41, 25


²⁰ Desde o chão até acima da entrada estavam feitos os querubins e as palmeiras, como também pela parede do templo. 

Ezequiel 41,20


As Imagens dos Santos são como a serpente de bronze, que trazem graças de Deus: 

9 E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

Números  21,9


Os Santos são vasos de honra:

se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.


2 Timóteo 2, 21






3- NO ALTAR DEVE TER VELAS

O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

Levítico 6,13

também colocarás nele o candelabro, e acenderás as suas lâmpadas.

Êxodo 40,4






4- NO ALTAR DEVE TER INCENSO:


E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.

Êxodo 30,1

E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.

Apocalipse 8,5


8.O anjo ( São  Rafael Arcanjo) respondeu-lhe: “Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher e impedirá que ele volte de novo a eles.

Tobias 6,8


disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, e põe nele fogo do altar, e deita incenso sobre ele, e vai depressa à congregação, e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do Senhor; já começou a praga.

Números 16,46





5- NO ALTAR DEVEMOS TER ÁGUA BENTA

acheguemo-nos a ele com coração sincero, com plena firmeza da fé, o mais íntimo da alma isento de toda mácula de pecado e o corpo lavado com a água purificadora (do batismo). (Hebreus 10, 22)

mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. (São João 19, 34)

" Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra,"

Efésios 5,25-26






6- NO ALTAR DEVE TER A BÍBLIA OU OS EVANGELHOS:

¹ E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;
² E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra; 

Apocalipse 10:1,2

A LEITURA DA BÍBLIA OU DO EVANGELHO, NOS DÁ INDULGÊNCIA:

"1. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
2. e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
3. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.
4. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim."
São João 15, 1-4


7- NO ALTAR DEVEMOS TER NOSSO TERÇO 


Rezar o rosário é rezar a Bíblia.

O Terço  ou Rosário é composto, quase que completamente de orações evangélicas:

1- o Pai-nosso (Mt 6,9-13), 

2- a Ave Maria ( Lc 1,28. 42.)

3-  e o Glória ao Pai (Lc 2, 14).

Jesus orou por três vezes com as memas palavras:

"Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras ." (Mt 26,44)






8- NO ALTAR DEVEMOS TER FLORES E CASTIÇAIS:


Fez também Salomão todos os objetos que eram para a casa de Deus, como também o altar de ouro, e as mesas, sobre as quais estavam os pães da proposição.

E os castiçais com as suas lâmpadas de ouro finíssimo, para as acenderem segundo o costume, perante o oráculo.

E as flores, as lâmpadas e os espevitadores eram de ouro, do mais finíssimo ouro.


2 Crônicas 4,19-21



todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.


1 Reis 6,29

¹⁵ Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 


2 Coríntios 2,15




Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.


Salmos 43,4