quarta-feira, 31 de julho de 2024

JESUS TINHA CABELO E BARBA GRANDE? TRADIÇÃO CATÓLICA E BÍBLICA

 

 Jesus é representado com cabelos longos e de barba por causa do véu de Verônica (Mandylion) e do Santo Sudário. E não por racismo.

No início do Cristianismo, Jesus teve representações diferentes e simbólicas, principalmente nas catacumbas romanas, onde os cristãos se reuniam para fugir das perseguições do Império de Roma.




Jesus, o  Bom Pastor , sem barba no século III




Mas, ainda no século I, diversas fontes antigas reportam que o rei Abgar V de Edessa (atual Urfa, na Turquia) teria recebido de um discípulo de Cristo um tecido impresso com a imagem de Jesus.

 O tecido de Edessa foi encontrado no século VI, escondido entre as muralhas da cidade. 







A partir do século VI Jesus deixa de ser pintado de forma apenas simbólica, como o rosto de um romano, etc.,  e é representado como na imagem do Mandylion.

Mais tarde com o crescimento  do culto a outras relíquias como o véu de Manopello ( ou de Verônica) e o Santo Sudário essa imagem de Jesus é reforçada.

O 2º Concílio de Niceia, no ano de 787, determina que toda a imagem de Cristo deve ser uma cópia fiel do “original”. 




O Sudário de Turim, ou o Santo Sudário é uma peça de linho que está guardada em Turin (Itália), desde 1578. 

Acredita-se que seja o tecido que envolveu o corpo de Cristo. 

Outra tese é de que o sudário, o Mandylion  envolveram o corpo de Cristo.

 Um para o rosto e outro para o Corpo todo.

O véu de Manopello seria o véu de Santa Verônica.


Em 1978, uma equipe de pesquisadores americanos realizou vários testes no Sudário. Seu objetivo era entender como a imagem tinha se formado. 

1️⃣ A imagem não foi pintada com nenhum líquido ou corante, nem produzida em temperatura alta (teria alterado o sangue e ficaria fluorescente à luz ultravioleta). •

2️⃣ Ela se formou porque algumas fibras de cada fio ficaram amareladas por oxidação e corrosão de sua celulose. Quanto mais fibras afetadas, mais escura a imagem.

3️⃣ Os cientistas concluíram que a tecnologia disponível no século 21 não é suficiente para produzir uma imagem como a do Sudário.


O ROSTO NOS TEXTOS MESSIÂNICOS: 

A Tradição cristã católica também viu nos textos messiânicos referências a essas características de Cristo:

Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.

Sl 69,4

Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.


Salmos 40,12


Ofereci minhas costas para aqueles que me batiam, meu rosto para aqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e da cuspida.

Isaías 50,6



OPOSIÇÃO AO CRISTO COM CABELO GRANDE:

Muitos citam São Paulo para justificar que Jesus não tinha cabelo grande  «não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido ?» 1 Coríntios 11,14. 

Mas é importante lembrar que nem São Paulo conheceu ou  viu Jesus pessoalmente Atos 9,3-5:

"subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues."


Lembrando que cada nação ou povo fez uma representação de Jesus com feições próximas de sua realidade, seja branco, negro ou asiático. 






Mas a imagem do Mandylion, do véu de Manopello e do Sudário mostram uma proximidade muito grande. 

E todos os cristãos de Igrejas mais antigas do oriente e do ocidente, ortodoxos e católicos  romanos reproduziram a mesma imagem.


IMAGENS SUPOSTAS DA CIÊNCIA 


As imagens criadas na modernidade com base num crânio qualquer de um judeu da época é algo que não merece confiança.

 Uma coisa é dizer que é um crânio de alguém da época outra é dizer que é o crânio de Jesus. 

Milhares de pessoas vivendo numa mesma época não significa que são iguais.






A Ciência não pode nos dizer fisicamente como era Jesus, se era branco, negro, pardo, amarelo.

A Bíblia também não diz.

A Tradição nos diz. Mas Tradição não é dogma!

O Católico é livre para crer ou não nessa tradição.

Mas prefiro crer. 



Papa Francisco diante do Sudário 




Fontes:

http://sagradaface.org/2016/05/10/um-dos-primeiros-icones-do-cristianismo-e-a-sagrada-face/

https://marinasisson.wixsite.com/atelietheotokos/historia-da-iconografia-bizantina

https://ocristianismoemfoco.blogspot.com/2015/09/homem-pode-ter-barba-e-cabelo-comprido.html?m=1

https://www.facebook.com/share/p/USwUmpxXwBs4NXZA/?mibextid=oFDknk

https://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-cabelos-longos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário