quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

SÃO GENGULPHUS - PADROEIRO DOS MARIDOS TRAÍDOS E CONTRA A INFIDELIDADE - 11 DE MAIO






File:Saint Gangulphus. Coloured lithograph by J. Kravogl. Wellcome ...


São Gangulphus ( ou Gengulphus) da Borgonha  ( ou (falecido em 11 de maio de 760 dC) é venerado como mártir pela Igreja Católica.  Santo invocado pelos dos maridos infelizes no casamento, contra dificuldades conjugais e adultério

Gangulphus era um cortesão da Borgonha cuja existência histórica só pode ser atestada por um único documento: uma ação da corte de Pepin, o Curto de 762. Atesta que ele era um grande proprietário de terras, cuja família dominava a região e exercia muito poder



św. Gangolf (Gangulf, Gangulphus) z Varennes, lub z Burgundii ...


Gangulphus decidiu renunciar à sua riqueza e se tornar um eremita. Mesmo assim, ele foi posteriormente morto pelo amante de sua esposa, que desejava remover Gangulphus como uma possível interferência no relacionamento adúltero .

Nascido em uma das famílias mais ilustres da Borgonha, sua educação foi fornecida por seus pais, que eram cristãos virtuosos. Quando jovem, Gangulphus era conhecido por sua grande honestidade, castidade e propriedade, e visitou igrejas e leu textos religiosos, evitando a companhia de libertinos . Quando seus pais morreram, ele se tornou um proprietário de terras modelo, cuidando da economia doméstica com facilidade e indústria e também fornecendo igrejas e pobres em sua terra. Quando chegou a hora do casamento, ele escolheu uma mulher que não compartilhava suas virtudes.

Como um nobre importante, Gangulphus participou das guerras da época, mas também se dedicou a pregar o Evangelho na Frísia .







Em uma viagem de volta à Borgonha, ele encontrou uma propriedade em Bassigny, sobre a qual havia uma fonte que dava água fresca e boa. Gangulphus comprou a propriedade. No entanto, seus amigos zombaram dele, porque a fonte dessa propriedade não serviria em casa. No entanto, quando Gangulphus voltou para casa, ele enfiou um graveto no solo. No dia seguinte, ele instruiu seu servo a tirar o graveto do solo. Do solo emergiu uma nova fonte, da qual jorrava água fresca.

Durante sua ausência, sua esposa havia cometido adultério com um padre . Sua esposa protestou contra sua inocência, mas Gangulphus desejou que sua inocência fosse julgada por Deus . Assim, ele a fez mergulhar a mão na mesma fonte de água que ele criara em sua propriedade.


A mão de sua esposa foi completamente e milagrosamente queimada pela água. Gangulphus era bastante indulgente: proibiu sua esposa de compartilhar seu leito conjugal e também ordenou que o padre fosse para o exterior.






Enquanto isso, Gangulphus se retirou para seu castelo em Avallon , perto de Vézelay , realizando obras de penitência e caridade .

No entanto, sua esposa logo voltou a se encontrar com o amante. Voltando apressadamente, o padre, desejando decapitar Gangulphus, atacou o santo enquanto ele dormia. No entanto, o padre errou e feriu a coxa de Gangulphus . A ferida, no entanto, provou ser fatal e Gangulphus recebeu os Últimos Sacramentos em 11 de maio de 760.

O padre fugiu do país com a esposa de Gangulphus. Supostos milagres logo tiveram lugar no túmulo Gangulphus'. Sua esposa e o padre logo sofreram doenças e morreram






As relíquias de Gangulphus foram traduzidas para Varennes-sur-Amance na diocese de Langres , onde seu culto se desenvolveu e depois distribuídas para vários lugares na França , Alemanha , Países Baixos e Suíça .




Resultado de imagem para Gangulf van Varennes

ORAÇÃO
Imploramos, Senhor, que a santa proteção de vosso Mártir São Gengulphus esteja sempre conosco: que ela constantemente nos desapegue dos sentimentos terrenos e nos faça desejar os do céu.
Amém!


Resultado de imagem para Gangulf van Varennes


                                              ORAÇÃO
Senhor, que o vosso servo São Gengulphus, a quem o amor pela justiça e pela lei trouxe o martírio,  ore por nós e nos livre dos nossos inimigos e das manchas de nossos pecados.
Amém!
Moriz Schlachter: Estátua no altar do Gangolf, 1891, na igreja paroquial de St. Gangolf em Wolpertswende, perto de Ravensburg

ORAÇÃO
Pedimos-lhe em súplica, Deus Todo-Poderoso: conceda-nos, por intercessão do Bem-aventurado Gengulphus, vosso Mártir,  a graça de vos servir com dignidade por uma vida agradável aos vossos olhos, libertos das mãos dos malignos e das malícias dos homens iníquos.
Assim seja!







FONTES:
https://varennes-sur-amance.pagesperso-orange.fr/Gangulf%20van%20Varennes.pdf
https://www.introibo.fr/Saint-Gengoult-martyr
https://www.heiligen.net/afb_dag.php?MD=0511
https://www.heiligenlexikon.de/BiographienG/Gangolf.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário