domingo, 11 de agosto de 2019

SANTA RADEGUNDIS DE WELLENBURG OU SANTA RADIANA - A SANTA DOS LOBOS - 13 DE AGOSTO



Imagem relacionada



Santa Radegundis , também conhecido como Radiana , tem sido venerada como santa por séculos perto de Augsburg, na aldeia de Radegundis perto de Wellenburg , na Alemanha, e por cerca de 200 anos na cidade de Waldberg , onde seu corpo descansa. Embora não seja canonizada, ela também é uma "santa nacional" no melhor sentido da palavra.
Radegundis nasceu tradicionalmente em Wulfertshausen, perto de Friedberg por volta de 1290 (alternativamente 1270) e serviu durante o reinado do bispo Wolfhart de Roth (1290-1302) como uma pastora de gado no castelo de Wellenburg . 



 Segundo a lenda, dizem que ela nasceu por volta de 1290 e tinha apenas trinta anos quando morreu.

Santa Radegundis deve ter desfrutado de uma educação piedosa quando criança, porque de acordo com todos os relatos sobre ela, ela constantemente conversava com Deus e mostrava em sua vida o essencial de uma futura santa.

A lenda conta que ela levou uma vida piedosa e virtuosa e com especial amor aos leprosos da casa de lepra, no sopé da colina do castelo. Diz-se que esta casa de lepra estava na posse da família Portner, dona do castelo.

Santa Radegundis lavava e penteava os enfermos lá diariamente e secretamente fornecia-lhes comida e bebida do castelo.

Um dia, Radegundis tornou-se vítima de sua atividade carismática. Quando ela desceu do castelo Wellenburg pela floresta até a casa da lepra, foi atacada por lobos famintos e mortalmente ferida. Dois servos mais tarde a encontraram e a levaram para o castelo, onde morreu três dias depois de seus ferimentos.

Santa Radegundis tinha se tornado tão querida da família Portner, proprietária do castelo, que ela iria ser enterrada no túmulo familiar em Augsburg. Mas os cavalos, que deveriam levar o cadáver para lá, pararam com a carroça na rua Maximilian e não queriam mais seguir em frente. Reconheceram esse fato como a vontade de Deus para que Santa Radegundis fosse enterrada em outro lugar. 

Eles trouxeram o cadáver de volta ao castelo e  colocaram o carro funerário com dois bois indomáveis, que deveriam ser conduzidos sem guia. Através da orientação celestial, eles desceram a colina do castelo e pararam na enfermaria, onde Radegundis já havia feito muito bem antes. Este foi um sinal de que Radegundis queria encontrar seu último local de descanso no lugar de sua atividade piedosa. 

Ela foi enterrada em uma capela que ficou ali por muito tempo e, como símbolo de humildade, escolheram um local de sepultamento perto do portão da igreja.



Resultado de imagem para st radegundis waldberg



Três xilogravuras foram criadas pelo famoso pintor Hans Burgkmair de Augsburg, encomendado por Matthäus Lang e cujos originais estão nas coleções de xilogravura em Viena e Basileia. O motivo do lobo pode ser encontrado acima. Em outro relato, o arcebispo e o príncipe barroco se ajoelham humildemente diante da sagrada serva.




Em 1521, foi lançada uma moeda comemorativa, mostrando a santa cercada por lobos, com a inscrição: "Ora pro nobis Deum sancta virgo Radiana!" 
O outro lado da moeda é decorado com o retrato do bispo com o seu brasão.


Imagem relacionada



Em 1595, promoveram ainda mais o culto e a peregrinação a santa Radegundis.

Em 1691, houve uma exposição dos ossos da santa acompanhada de uma exposição de imagens com 15 pinturas a óleo de Santa Radegundis doadas pelo conde Fugger. Vários deles carregam a data 1682 e o brasão dos Fugger. Estas imagens ilustram vividamente a lenda popular de Santa Radegundis e hoje adornam a nave da igreja de Waldberg.

No ano de 1792 apareceu para Augsburg pela primeira vez uma biografia de Santa Radegundis. No ano de 1796, as relíquias foram novamente trazidas para a segurança por causa do perigo de guerra, agora de Fuggerhaus para Augsburg; Depois da guerra, elas voltaram novamente.

Como não se sabe nada confiável sobre a morte da Santa Virgem, o Festival Radegundis foi tradicionalmente celebrado no dia 13 de agosto. Diz respeito ao dia da morte da igualmente santa e muito mais conhecida Rainha Radegundis da Turíngia, que morreu em 13 de junho de 587 em Poitiers. 


radegundis


"Ora pro nobis Deum sancta virgo Radiana!" 
Orai por nós, Santa Virgem Radiana!

Ant. Feliz de quem se compadece do pobre. 
Quem acredita no Senhor, ama a misericórdia .

OREMOS:
Deus de infinita misericórdia, que resumistes todos os
mandamentos celestes no vosso amor e no amor do próximo,
concedei-nos que, praticando as obras de caridade,
 a exemplo de Santa Radiana, 
mereçamos ser contados entre os eleitos do vosso reino.
 Por Nosso Senhor.
Amém!

Ant. Feliz de quem se compadece do pobre. 
Quem acredita no Senhor, ama a misericórdia .



FONTES:
https://www.radegundisfest.de/geschichte.html
http://www.st-radegundis.de/
https://www.dschwarzachtaler.de/50-inhalt/veranstaltungen/124-sch%C3%B6nstes-wetter-f%C3%BCr-dreit%C3%A4giges-radegundisfest.html
https://www.preguntasantoral.es/tag/radegunda-wellenburg/
http://www.robl.de/heiligemaegde/heiligemaegde.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário