sexta-feira, 30 de março de 2018

ADORAÇÃO DO CRISTO NA CRUZ - UM RITUAL MILENAR


Hoje, foi um dia muito especial. Ao beijar a cruz em adoração a Cristo, lembrei na beleza deste ritual e em como ele é antigo. 


Image result for adoration cross  medieval


 Ritual que tem origem em uma tradição muito antiga da Igreja que já ocorria nos primeiros séculos, especialmente depois da inauguração da Basílica do Santo Sepulcro e do reencontro da Santa Cruz por parte de Santa Helena (ano 335 d.C.).





Image result for veneration of the cross




Os cristãos peregrinos dos primeiros séculos  a Jerusalém nos descrevem, através de seus diários que, em um certo momento desta celebração, a relíquia da Santa Cruz era exposta para adoração diante do Santo Sepulcro. Os cristãos, um a um, passavam diante dela reverenciando e beijando-a

Este momento é chamado de Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado na cruz através do toque concreto que faziam naquele madeiro onde Jesus foi estendido e que foi banhado com seu sangue.

Nós, católicos, temos uma história tão bela, tão antiga, que muitas vezes passa despercebida. Não é um culto inventado a 20, 30 ou 500 anos, mas uma celebração de mais de 1500 anos. 

Quantos Santos e grandes personalidades católicas de nossa História não participaram desse ritual? Quantos Santos não entraram em extase diante da cruz na Sexta Feria Santa? Santos como Margarida de Cortona, Verônica Giuliani, Francisco de Assis, etc., que amavam o Cristo Crucificado recebendo, em alguns casos, em seu próprio corpo, as chagas do Senhor!


Image result for adoration of the holy cross

Muito bom vivenciar a Celebração da Adoração da Cruz, a adoração do Cristo na Cruz, pois a Cruz nada mais é que um símbolo, um símbolo do amor incondicional do Nosso Salvador e ao reverenciá-la, reverenciamos o Senhor nela.

Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário