Quem é São Gonçalo? Com efeito, há muito de desconhecimento e imprecisão sobre sua vida, iniciada em Arriconha, Tagilde, cerca do ano de 1200, e interrompida em Amarante, entre 1259/1262. Embora exista documento que registre seu culto, datado de 1279, há um longo período de silêncio sobre sua biografia, só quebrado em 1513, no "Fios Sanctorum"e em "Notícias Mais Concretas Sobre os Santos Extravagantes". Se há referências anteriores, não foram encontradas, provavelmente desaparecidas com a destruição dos bens da igreja em decorrência dos surtos liberais, ou acidentes da natureza, tal o terremoto de Lisboa.
O que se sabe é que foi pároco em S. Paio de Vizela, tendo daí se afastado para peregrinar na Terra Santa por 14 anos, procurando na fonte a inspiração para sua carreira de pregador. Ao retornar, o sobrinho que o substituíra nega-se a devolver a paróquia, antes o expulsa dali. Inicia então vida de eremita, pregando a palavra de Deus como um asceta pelo norte de Portugal, até se fixar em uma pequena ermida à margem do Tâmega.
"....depois de morto, ainda fala. "
Hebreus 11,4
A CONSTRUÇÃO DA PONTE
Com sua pregação popular atraiu romeiros em quantidade, não obstante a dificuldade que tinham para atravessar as águas revoltas do rio. Daí ter decidido construir uma ponte unindo as margens e que permaneceu em uso até 1763, quando desmoronou.
Na sua construção trabalhou como operário, e consta que tocava viola e promovia festas nas quais entretia as moças para que não pecassem. Preocupava-se particularmente com as namoradeiras que se relacionavam com vários homens, as quais, cansadas, terminavam por ouvir seus conselhos. Diz-se que também dançava, impondo-se o sacrifício de fazê-lo sobre pregos que trazia nos sapatos.
vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
Apocalipse 6,9
MILAGRE DA FONTE DE ÁGUA E VINHO
Era necessária água para ficar mais fácil o serviço da obra da ponte; tocou o santo velho com o seu bordão em uma pedra e correu logo uma fonte: mas porque a água bastava para satisfazer a sede e não para alegrar e dar forças aos trabalhadores, tocou do mesmo modo em outra pedra, e saiu dela outra fonte de vinho. Abriu duas fontes nas pedras, uma de água, outra de vinho: mas a de água ainda hoje corre.
Ainda no tempo da sua obra, como notam os historiadores, abria e fechava a mesma fonte três vezes no dia: a primeira vez a horas de almoço; a segunda, a horas de jantar; e a terceira, a hora da ceia.
E nestes três tempos o que sucedia? Os oficiais e trabalhadores recebiam cada um por medida a sua ração, a pedra se fechava outra vez, e a fonte não corria; tão provido e vigilante era S. Gonçalo em que seus milagres fossem para proveito e não para dano daqueles por quem os fazia. E esta é a regra por onde haveis de conhecer os milagres e benefícios de vosso Santo, tão agradecidos quando vos negar o que pedirdes, como quando vo-lo conceder; pois vindo por sua mão uma e outra coisa, sempre é para vosso bem.
Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.
Apocalipse 14,4
MILAGRE MOVE PENEDO
Trabalhavam muitos braços e muitos instrumentos para abalar um grande penedo, sem ele se mover; mas com o impulso de uma só mão do Santo, mais como andando por si mesmo que levado por força, se foi por onde era necessário.
MILAGRE DA BALANÇA
Porém como há homens mais duros que as pedras e mais irracionais que os brutos; assim como com estes persuadindo-os suavemente o Santo a quanto queria, se mostrava mais evidentemente a oculta divindade que lhe governava a língua; assim houve um tão duro e tão astuto que, pedindo-lhe o pobre ermitão, em cuja santidade não cria, algum socorro para a sua obra por ser muito rico, ele, escusando-se por estar fora de casa, lhe respondeu que sua mulher o socorria, dando-lhe para ela um escrito. Recebeu-o a mulher, e rindo-se para o Santo, lhe disse: Padre ermitão, este crédito não vale nada: porque o que nele me diz meu marido é que vos dê esmola quanto pesar este papel.
Despedido tão secamente, replicou com tudo o Santo que se pesasse o papel, como mandava o dono da casa, e que ele pelo peso se contentaria com a esmola. Caso verdadeiramente da mão oculta de Deus! Põe-se o papel em uma parte da balança, e quando parece que bastavam poucos grãos de trigo para o pôr em equilíbrio, vieram sacos e mais sacos, e poderia vir todo o celeiro, sem igualar o peso do papel, que não chegava a uma folha. Lá se queixava Jó de que a onipotência divina, para o mortificar, ostentasse o seu divino poder contra uma folha que leva o vento; e cá para canonizar a S. Gonçalo ostenta seu divino poder a divina potência em fazer tão pesada uma meia folha, que nenhum poder a pudesse igualar, nem levantar, nem mover. Assim concorreu Deus juntamente com o nosso Santo o começar, no continuar e no aperfeiçoar a sua obra; e assim a deixou perfeita e acabada para tanto bem de tantos, antes que a última idade lhe acabasse a vida.
SÃO GONÇALO E OS ANIMAIS
Deram a S. Gonçalo uns touros bravos e ferozes; e ele com a voz de uma só palavra os amansou de maneira que logo tomaram o jugo e tiraram pelo carro, seguindo a quem os guiava, como se tivessem ensino de muitos anos.
Chegava à ribeira do rio, chamava os peixes e eles, correndo em cardumes, saltavam aos pés do Santo enquanto ele não dizia Basta; e os demais com sua benção se retiravam para tornarem outra vez, quando fossem chamados.
Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.
Lucas 20,38
Lucas 20,38
MILAGRE DA TEMPESTADE
Alguns anos depois de morto S. Gonçalo na ocasião de uma extraordinária tempestade, vinha tão cheio e furioso o rio Tâmega, que não só levava envolto consigo quanto encontrava nas ribeiras, mas também nos montes. Entre outras coisas vinha atravessado na corrente um carvalho de tanta grandeza, que julgavam atônitos quantos o viam que, batendo com o peso seu e das águas a ponte, arruinaria os arcos e a derrubaria sem dúvida. - S. Gonçalo (gritaram todos), S. Gonçalo acudi à vossa ponte.
- Eis que no meio destes clamores vêem sair da igreja um fradinho vestido de branco, com o manto negro e um cajadinho na mão, o qual, voando pelo ar ao rio, lançou a volta do cajadinho a um ramo do tronco, e fazendo-o encanar e embocar direito pelo olho do arco maior, ele passou precipitado com a corrente, e a ponte, sem dano nem perigo, ficou tão firme e inteira como fora edificada. Com iguais clamores e triunfos deram todos graças a S. Gonçalo, que pelo hábito e lugar de onde saíra, visivelmente se lhes manifestou quem era. E eu torno a repetir, como dizia, que nesta ação, bem entendida, mostrou o nosso Santo que para com as suas obras não se portava como homem, e sim como fiel imitando ao Nosso Senhor.
Foto do Rio Tâmega
MILAGRE CURA DEVOTO
Havia em Lisboa um devoto e confrade do mesmo santo o qual todos os anos concorria para sua festa com vinte e cinco cruzados.
Um ano, porém, em que os oficiais eleitos eram ricos, sendo também rica a confraria, entrou ele em pensamento que seria maior serviço de Deus despender aquele dinheiro com os pobres. Assim o resolveu consigo sem comunicar a outra pessoa, quando na mesma hora lhe sobreveio uma dor interior, que de nenhum modo podia suportar, e chamados à pressa os médicos, resolveram que logo tomasse os sacramentos, porque infalivelmente morria. Que faria, pois, com esta súbita sentença, quem um momento antes estava são e com todas as suas forças? Cuidando em seus pecados, lembrou-lhe o novo propósito que tinha feito; e arrependendo-se daquela que tivera por melhor obra, pediu perdão ao Santo, ratificando com voto que não faltaria jamais à sua antiga devoção se escapasse daquele incidente com vida. Não eram acabadas estas palavras, quando com segundo repente cessou totalmente a dor; e passando o moribundo das portas da morte à inteira saúde, achando-se tão são como antes, foi por seu pé dar as graças ao Santo, que tão áspero e tão benigno tinha experimentado em dois momentos.
Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes (vivos), quer ausentes (mortos).
2 Coríntios 5,9
SANTO PROTETOR CONTRA PROBLEMAS DE FERTILIDADE MASCULINA
Diz-se que São Gonçalo é o santo protetor das velhas e que cura problemas de fertilidade masculina. Segundo a lenda o santo teria casado em segredo os habitantes de uma aldeia chamada Ovelha, habitantes esses que a Igreja não queria casar: os que viviam maritalmente. Entre estes encontravam-se novos e velhos, como é claro. Mas o povo passou a dizer que São Gonçalo era o "casamenteiro dos de Ovelha", que abreviado e com o tempo deu "casamenteiro das Velhas". Das questões sentimentais rapidamente o povo passou para as questões de ordem sexual. Não há provas neste caso (assim como não há no outro, mas sempre há uma história que o justifica) de que São Gonçalo tenha sido o taumaturgo dos impotentes sexuais, mas se virmos os ex-votos que são colocados na capela onde se encontra o seu sarcófago antropomórfico, notaremos que se são na sua maioria partes do corpo como seios, partes genitais masculinos e femininos e corpos de crianças. O que pode corroborar estas duas histórias e juntá-las é a venda, ainda hoje, nas barracas e nas pastelarias mais tradicionais de Amarante, de uns bolos em forma de pênis .
Túmulo de São Gonçalo, em Amarante, Portugal
Pormenor da Ponte e da Igreja de São Gonçalo.
Amarante só começou a adquirir importância e visibilidade após a chegada do eremita Gonçalo (1187-1259) que aqui se fixou depois de peregrinar por Roma e Jerusalém.
Pela bênção dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada.
Provérbios 11,11
A DANÇA DE SÃO GONÇALO
O culto ao Santo floresceu sobretudo nos séculos XVI, XVII e XVIII. A dança em sua honra ocorria dentro das igrejas, com muita música e animação, em ritmo alucinante, com evoluções cheias de sensualidade. Logo o costume espalhou-se, tendo no Porto a dança, dentro da igreja, ficado conhecida como a festa das regateiras. Chegou ao Brasil com os colonizadores, resistindo à proibição da hierarquia católica, mantendo-se viva no sertão, onde ainda é praticada, sobretudo nas sedes das fazendas, em pagamento de promessas. Há registros da dança nos estados do Nordeste, em São Paulo e Minas Gerais. Horrorizado com o espetáculo, Vasco Fernandes César de Menezes, conde de Sabugosa, a proibiu na Bahia conforme está no "Compêndio do Peregrino da América", II, 114, de Nuno Marques Pereira. A dança era coibida no curso do processo de crescente romanização da igreja católica.
A dança é realizada por muitos em agradecimento por graças alcançadas, pagamento de promessa, ou para fazer pedidos.
Dança de São Gonçalo no terreiro da comunidade quilombola do Sítio Veiga, a única do Sertão Central dentre as 31 existentes no Ceará.
Dança de São Gonçalo em CHORROCHO-BA
Família Moraes apresenta Dança de São Gonçalo no 2º Encontro das Benzedeiras do Centro Sul do Paraná
... e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Apocalipse 5,8
Oração a São Gonçalo Amarante:
Ó admirável São Gonçalo! Glória de Portugal, Luz de Amarante e de toda a Santa Igreja, apóstolo com todos os predicados e cheio da gloria de Deus, mártir do desejo, virgem puríssimo, vaso ungido de celestial pureza, espelho de perfeita humildade e sabedoria, é o gozo dos coros angelicais, terror dos hereges e dos espíritos infernais que o teu nome temem e tremem e com seus estupendos milagres e graças, é o refúgio e consolo de seus devotos.
Hoje dou mil graças por tão singulares excelências que foi adornada tua alma puríssima e me alegro que agora sejas glorificado na pátria celestial em companhia do coro dos anjos. Ó milagroso Santo! Que por sua virtude o Divino Infante deu a vida temporal e espiritual a tantos mortos, vista a tantos cegos, ouvidos a tantos surdos, pernas aos aleijados, fala aos mudos e saúde a inúmeros enfermos, converte a nós para que se retire dos nossos corações as culpas que são a morte da alma e para que possamos ouvir as divinas aspirações e caminhemos com fervor a cumprir a Divina Vontade e a proferir o seu santo nome.
Cure os doentes, sossega o rio, suste a ira do Senhor, redime os encarcerados, a miséria, recupere bens e membros perdidos, e dê saúde aos anciãos e afasta o perigo. São Gonçalo, eu tenho confiança na tua intercessão. Peça por mim junto ao Senhor para que eu consiga a graça de (diga aqui a graça que necessita), e ainda me consiga a especial graça da salvação de minha alma. Tudo para a maior glória de Deus. Assim seja.
Três Ave Marias, Um Pai Nosso e o Glória.
A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá.
Provérbios 10,7
São Gonçalo pode ser representado vestido com hábito de Frade dominicano, de branco e preto, (típica representação da Igreja) ou como um tocador de viola (tradição popular).
Ó admirável São Gonçalo! Glória de Portugal, Luz de Amarante e de toda a Santa Igreja, apóstolo com todos os predicados e cheio da gloria de Deus, mártir do desejo, virgem puríssimo, vaso ungido de celestial pureza, espelho de perfeita humildade e sabedoria, é o gozo dos coros angelicais, terror dos hereges e dos espíritos infernais que o teu nome temem e tremem e com seus estupendos milagres e graças, é o refúgio e consolo de seus devotos.
Hoje dou mil graças por tão singulares excelências que foi adornada tua alma puríssima e me alegro que agora sejas glorificado na pátria celestial em companhia do coro dos anjos. Ó milagroso Santo! Que por sua virtude o Divino Infante deu a vida temporal e espiritual a tantos mortos, vista a tantos cegos, ouvidos a tantos surdos, pernas aos aleijados, fala aos mudos e saúde a inúmeros enfermos, converte a nós para que se retire dos nossos corações as culpas que são a morte da alma e para que possamos ouvir as divinas aspirações e caminhemos com fervor a cumprir a Divina Vontade e a proferir o seu santo nome.
Cure os doentes, sossega o rio, suste a ira do Senhor, redime os encarcerados, a miséria, recupere bens e membros perdidos, e dê saúde aos anciãos e afasta o perigo. São Gonçalo, eu tenho confiança na tua intercessão. Peça por mim junto ao Senhor para que eu consiga a graça de (diga aqui a graça que necessita), e ainda me consiga a especial graça da salvação de minha alma. Tudo para a maior glória de Deus. Assim seja.
Três Ave Marias, Um Pai Nosso e o Glória.
A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá.
Provérbios 10,7
São Gonçalo pode ser representado vestido com hábito de Frade dominicano, de branco e preto, (típica representação da Igreja) ou como um tocador de viola (tradição popular).
FONTES:
Adorei saber mais sobre sao gonsalo que ele me proteja
ResponderExcluirSenti-m agraciada.
ResponderExcluirSenti-m agraciada.
ResponderExcluirSão Gonçalo,cura o meu filho,liberta ele pra comer e beber.São ele precisa de te.Pom todo o seu amor e poder sobre ele.
ResponderExcluirSão Gonçalo eu confio em fé.Obrigada São Gonçalo,sei que já tá curando o meu filho.Amém
Me proteja meus ossos,que não quebre mas nem um osso e que volte a andar logo amém
ResponderExcluirMuito legal!!! Adorei!!! Parabéns pela pesquisa e publicação!!!
ResponderExcluirBom saber. Origado.
ExcluirGostei muito de saber a historia de Sao Gonçalo ja tinha ouvido falar desse santo e esta semna sonhei com alguém me dissendo para pedir Sao Gonçalo algo que estou precisando muito urgente entao fui pesquisar sua história e tem tudo haver com que preciso foi maravilhoso Amém
ResponderExcluirOtima história! viva sao Gonçalo!
ResponderExcluirAgradeço desde já, a minha cura p/todas as dores que sinto, cura me São Gonçalo, assim seja amém 🙏
ResponderExcluirJá dancei a dança de s Gonçalo gado jovem em Guaíra interior de s Paulo
ResponderExcluir