quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SÃO MAURÍCIO - PATRONO DOS EXÉRCITOS, PERSEGUIDOS E TECELÕES - 22 DE SETEMBRO
















São Maurício foi um capitão na Legião Tebana, uma unidade lendária do exército romano que fora recrutada no Alto Egito, na cidade de Tebas, e era composta inteiramente de cristãos. 






 



Foi o primeiro santo negro do Cristianismo. 


O nome Maurício quer dizer "mouro negro" em grego.

 

 

 

 

 

Índice

  • 1 Vida e obras
  • 2 Devoção
  • 3 Patrono em:

 

 

 

 

Vida e obras

 

 

 


 

 

Durante a insurreição da Gália, principalmente contra os Bagaudes, por volta do ano 286, Maximiano marchou com a Legião Tebana sendo uma parte do seu exército.


Depois da revolta ter sido suprimida, e no seu retorno para Agaunum (agora Saint-Maurice-en-Valais) na Suíça, Maximiano deu ordem para que todo exército fizesse sacrifícios aos deuses romanos em agradecimento ao sucesso da campanha.

 Como parte da celebração, o imperador também ordenou a execução de vários prisioneiros cristãos. 



 





A Legião Tebana recusou-se a obedecer a ordem e se retirou dos ritos, deixando o acampamento e se distanciando bem longe do resto do exército para não ser impelida ao que eles viam como terrorismo contra suas crenças.

Maximiano repetidamente ordenou que a Legião Tebana obedecesse suas ordens, e quando eles continuaram recusando, ele ordenou que a unidade fosse "dizimada", uma prática na qual um de cada dez homens era morto.

A Legião, contudo, não se abalou, apesar das ameaças de uma segunda dizimação, que foi executada. 

O imperador disse aos remanescentes que seriam todos mortos, mas seu capitão, Maurício, inspirou neles o exemplo dos soldados já martirizados, e lhes falou que a todos eles estava assegurado um lugar no Céu.

 Todos foram decapitados por outros soldados, sem resistência. 

Maximiano chegou a ponto de levar as execuções até mesmo contra os membros da Legião Tebana estacionada em outro lugar no Império da Gália, incluindo a própria Roma.

 

Devoção








São Maurício é um dos santos mais populares da Europa ocidental. Há mais de 650 lugares sagrados que levam seu nome na França. Mais de setenta cidades levam o nome dele.








Na Idade Média são Maurício foi o santo protetor de várias dinastias da Europa e depois dos santos imperadores romanos, muitos dos quais foram ungidos diante do altar de São Maurício na Basílica de São Pedro, em Roma.

O rei Sigismundo da Borgonha doou terra para um monastério em honra dele, em 515.

Henrique I da Germânia (919-936) cedeu a província suíça de Aargau em troca da Lança dos Santos; e a relíquia sagrada, a Espada de São Maurício, foi usada pela última vez na coroação do Imperador Carlos da Áustria como rei da Hungria, em 1916.

No Brasil, é considerado o patrono da Cruzada dos Militares Espíritas.


 De acordo com o material hagiográfico, a legião, inteiramente composta de cristãos, tinha sido chamada de Tebas, no Egito para a Gália para ajudar Maximiano a derrotar uma revolta pela Bagaudae. 

 No entanto, quando Maximiano ordenou a assediar alguns cristãos locais, eles se recusaram e Maximiano ordenou que a unidade fosse punida.  




 



Cada décimo soldado foi morto, um castigo militar conhecido como dizimação. 











 Pela segunda vez, eles ainda se recusaram, em parte por causa do incentivo de Maurício, e uma segunda dizimação foi feita. 

 Em resposta à sua recusa em usar a violência contra os cristãos, Maximiano ordenou que todos os demais membros da unidade de 6666 fossem executados. 

 O lugar na Suíça, onde isso ocorreu, conhecido como Agaunum, agora é o local da Abadia de Saint Maurice-en-Valais.











 


 



 Abadia de Saint Maurice-en-Valais




 




O primeiro relato do martírio desses santos está contido na carta pública de  Eucherius, bispo de Lyon (c. 434-450), dirigida aos seus colegas e ao bispo Sálvio.  





Versões alternativas mostram legião se recusando a obedecer às ordens de Maximiano só depois de descobrirem uma cidade que tinha sido destruída apenas por ser habitada por cristãos inocentes, ou que o imperador tinha mandado executado a legião por eles se recusaram a sacrificar aos deuses romanos.

 




Historicidade e as provas

As provas de apoioHá quatro peças de evidência histórica que suportam a história.







 



 


    Um papiro militar solicitano suprimentos para tropas do tamanho de uma legião para embarcar ao exterior do sul do Egito, precisamente o mesmo tempo que a história foi mais tarde considerada a ter lugar. 





 Moedas de Alexandria, que também coincidem com o mesmo período de tempo, que foram cunhadas em um estilo usado apenas quando as tropas para uma nova legião estavam saindo do porto.

 Um lista de  um exército romano  chamado Dignitatum Novita. 

Uma passagem da conta do mártir Maximiliano, que mostra a existência de legionários cristãos de Tebas  nas mesmas unidades como mencionado no Dignitatum Novita. 


A hagiografia grega afirmou que os soldados foram batizados por Zabdes, bispo de Jerusalém, o que pode ser verdadeiro se a legião foi levada para lutar na guerra contemporânea com a Pérsia, o que também se encaixam com o fato de a doutrina militar romana considerar que novas legiões devem ser utilizadas para substituir unidades experientes, a fim de mover para a frente (deixando assim o corpo Tebano na parte traseira mais perto de Jerusalém). 








 






Cena do martírio de São Maurício









O Papiro

 O papiro dos militares foi encontrado em Panopolis no Nilo, ao norte do distrito de Tebaida, e continha um recibo de entrega e uma nota de um auditor mencionando  requisição e recebimento.

 A carta é datada "no sexto ano de Nosso Senhor do imperador Marcus Aurelius Probus César Pio Augusto, Tubi XVI" (13 de janeiro 282AD), e a entrega era para 38.496 modii de pão (estimativa sobre £ 577.440, ou 384.490 rações diárias, o que sustentaria uma legião de cerca de três meses) para ser entregue ao Panopolis para os "soldados mobilizados e marinheiros".






 




 
O papiro não os chama de legionários, no entanto, isso pode ser devido ao fato de que os egípcios nativos foram proibidos de servir em legiões, mas foram autorizados a servir no corpo de auxiliares durante esse período de tempo. 










 O papiro também estranhamente mencionou o grão como sendo requisitado como um imposto pelo governo (normalmente o governo romano paga um preço fixo de vendedores para comprar grãos para seus soldados, em vez de tomar o alimento sem pagamento). 









 Em muitas imagens São Maurício é representado de como um negro. 

Mais tarde, com a escravidão dos africanos suas imagens começaram a desaparecer, e sua figura branca foi posta no lugar.














As moedas
 Uma águia ladeada com bandeiras foi representada em moedas de Alexandria durante o reinado de Marco Aurélio, Cômodo, Severo Septimus, e Aureliano, e em nenhuma outra ocasião antes de 282.  

Estas moedas foram cunhadas precisamente durante os tempos em que as tropas foram levantadas para criar (respectivamente) as novas legiões I e III Italica, nova classis libica, I II e III Parthica, eu Illyricorum com Martia IV. Nenhuma outra legião é conhecida por ter sido produzida a partir do Egipto durante este tempo, deixando historiadores apenas com a conta de mosteiros sobre a criação da suposta legião Tebana durante esse tempo. 






 




O Dignitatum Notitia 


O Dignitatum Notitia gravou quatro legiões de Tebas, além da referência de uma quinta "legio Thebeorum 'e um' Thebei Palatini", que era a única força leste a oeste depois de Constantino e notavelmente tinha substituído o "Praetoriani '(ou seja, a guarda pretoriana) quem tinha sido dissolvida, que é uma nota impressionante em consideração se Constantino (o primeiro imperador cristão) sabia da história dos soldados martirizados de Tebas. 

 As quatro legiões de Tebas foram "I Maximiana Thebeorum ',' II Flavia Constantia Thebeorum ',' III Diocletiana Thebeorum ', e' I Flavia Constantia" (a primeiro e a terceiro carregam os nomes de tetrachs em 293, a segunda e a quarta levam o  nome de Constantino e foram listadas servindo na Tebaida no final do século IV).  




 




Os nomes dessas legiões significavam que eram guarda-costas pessoais para tetrarcas pagãs (I Flavia Constantia pode ter sido anteriormente IV Galeriana Thebeorum).  








Não está claro por que as tropas de Tebas foram escolhidas para  guarda-costas imperial, embora Donald O'Reilly levanta a hipótese de que se estivessem em unidades de fato cristãs, este pode teria sido um resultado do fato de que os cristãos se recusavam ao assassinato e cada imperador único no século anterior tinha sido morto por seus próprios soldados. 

 O fato de que eles foram listados como guarda-costas para o tetrach corresponde exatamente com a evidência mais abaixo.

 













Cena do martírio da legião tebana de São Mauríco











Maximiliano 

O mártir Maximiliano foi executado no norte da África em 295, por se recusar ao recrutamento de Diocleciano para o exército. Na acta de seu martírio, há um registro de seu julgamento, que contém o seguinte diálogo em um ponto:

    
Maximiliano: "Eu não vou aceitar o selo Eu já tenho o selo de Cristo, que é o meu Deus.". [A que o juiz respondeu] "No guarda-costas sagrado de nossos senhores Diocleciano e Maximiano, Constâncio e Maximus, há soldados que são cristãos, e que os servem". 





  





Contra-argumentos


Um dos mais fortes argumentos contra a história é o fato de os romanos não executarem legiões inteiras por insubordinação. 





A dizimação não tinha sido usada para disciplinar uma legião romana durante séculos. 

Execução anterior documentada desta frase ocorrida no reinado de Galba, ordenou este feito a uma formação de fuzileiros navais que Nero havia formado em uma legião, e que exigiu uma águia e padrões.  






 







As contas monásticas afirmam especificamente que todos os soldados foram coletivamente executados.








 Um monge do século XI, Otto de Freising, escreveu que a maioria dos legionários escapou, e só alguns foram executados.

  É possível que a legião foi simplesmente re-organizada durante Diocleciano re-organização de unidades (quebrando legiões de 6000 homens para criar pequenas unidades de 1000), e que alguns dos soldados tenham sido executados, e que esse é o lugar onde a história da destruição da legião se originou. 

Teorias alternativas que explicam a origem da história também existem. 

Além disso, os militares seguiam firmes Ísis ou Mitra (Sol Invictus), até o tempo de Constantino, no mínimo, o que torna improvável que tenham sido cristãos uma legião inteira. 

Alguns sugerem que a afirmação de que a legião inteira era cristã era uma invenção piedosa por Theodore, bispo de Octodurum, em algum momento entre 388 e 394, a quem Eucherius, bispo de Lyon, cita como sua fonte para esta história, para encorajar o seu cristãos contemporâneos que servem no exército romano a ignorar as ordens de seus superiores e pagãos, em vez do lado com a Igreja.


 Esta opinião não é aceita por historiadores da Igreja, que afirmam a autenticidade da conta.  





 


 São Maurício foi o incentivador dos soldados diante do martírio.









Se fosse uma fabricação mais tarde de Eucherius, a sua divulgação certamente foi bem sucedida na elaboração de peregrinos para a abadia em Agaunum.

 Essa instituição foi criada ex nihilo de 515 em diante por Sigismundo, o primeiro rei católico dos burgúndios. 

 A abadia foi a única em seu tempo como a criação de um rei trabalhando em harmonia com os bispos, em vez de um desenvolvimento orgânico que ocorreu em torno da figura central de um santo monge.

 


Veneração 


São Maurício tornou-se um santo padroeiro dos imperadores do Sacro Império Romano. 



 Em 926, Henrique I (919-936), ainda cedeu o cantão suíço de Aargau presente para a abadia, em troca da lança de Maurício, espada e esporas.  





A espada e esporas de São Maurício faziam parte das insígnias usadas na coroação dos imperadores austro-húngaros até 1916, e entre as insígnias mais importante do trono imperial. 

 Além disso, alguns dos imperadores foram ungidos diante do Altar de São Maurício na Basílica de São Pedro.


 Em 929 Henrique I, o seguidor, realizou uma reunião da corte real (Reichsversammlung) em Magdeburg. Ao mesmo tempo, a Kloster Maurício em homenagem a Maurice foi fundada. Em 961, Otto I estava construindo e enriquecendo a catedral de Magdeburg, que ele pretendia para o seu próprio túmulo.  

Para esse fim, no ano 961 da Encarnação e no vigésimo quinto ano do seu reinado, na presença de toda a nobreza, na véspera do Natal, o corpo de São Maurício foi transferido para ele, de Regensburg, juntamente com os corpos de alguns dos companheiros do santo e partes de outros santos. 

 Depois de ter sido enviado para Magdeburg, essas relíquias foram recebidos com grande honra por uma reunião de toda a população da cidade e de seus compatriotas. Elas ainda estão venerada ali, para a salvação da pátria. 
 
Maurício é tradicionalmente representado com armadura completa, na Itália  com uma cruz vermelha. 

 Na cultura popular, ele tornou-se relacionado com a lenda Lança do Destino, que ele deve ter levado para a batalha, seu nome está gravado na Lanca Santa de Viena, uma das relíquias entre as várias reivindicada como a lança que perfurou o lado de Jesus na cruz.  




 



 A lança que perfurou Cristo, conhecida como lança do destino, teria permanecido com São Longino e passada a São Maurício.

Alguns afirmam que após seu martírio teria chegado às mãos do Imperador Constantino.









São Maurício dá o seu nome à cidade de St. Moritz, bem como a vários lugares chamados de Saint Maurice em países de língua francesa.  
 Mais de 650 fundações religiosas dedicadas a São Maurício podem ser encontradas na França e outros países europeus.

 Na Suíça, há sete igrejas ou altares em Aargau, seis no cantão de Lucerna, quatro no cantão de Solothurn, e um em Appenzell Innerrhoden podem ser encontradas (na verdade, seu dia de festa é um feriado cantonal em Appenzell Innerrhoden). 

 Particularmente notável entre estes estão a Igreja e Abadia
 de Saint-Maurice-en-Valais, a Igreja de Saint Moritz na Engadina, e  a da Capela do Mosteiro da Abadia de Einsiedeln, onde o seu nome continua a ser reverenciado. 

 Várias ordens de cavalaria foram estabelecidas em sua honra, bem como, incluindo a Ordem do Tosão de Ouro, Ordem dos Santos Maurício e Lázaro e da Ordem de São Maurício. 

Além disso, 52 cidades e vilarejos da França são nomeadas em sua honra. Maurício também é o padroeiro de uma paróquia católica romana e igreja de Ninth Ward de Nova Orleans, e incluindo parte da cidade de Arabi em St. Bernard Parish.  

A igreja foi construída em 1856, tornando-se uma das mais antigas igrejas atualmente utilizados na área.

 A igreja foi devastada pelos ventos e as águas de inundação do furacão Katrina em 29 de agosto de 2005; do campanário cobreado foi arrancada do edifício.

 A igreja está fechada e o prédio está à venda.
















 


 








Em 19 de julho de 1941, o Papa Pio XII declarou São Maurício o santo padroeiro da Alpini o Exército italiano.

O Corpo de Alpini celebra a festa de Maurício e seus companheiros Santos todos os anos desde então.




 






Patrocínio


 




São maurício é o santo padroeiro dos soldados, exércitos e soldados de infantaria.  

Ele também é inexplicavelmente o santo padroeiro dos tecelões e tintureiros, e é invocado contra as cólicas menstruais.

 Manresa (Espanha), Piemonte (Itália), Montalbano Jonico (Itália), Schiavi di Abruzzo (Itália), e Stadtsulza (Alemanha) escolheram São Maurício seu santo padroeiro também. 

 São Maurício também é o santo padroeiro da Irmandade de Blackheads, uma ordem militar histórica de comerciantes solteiros na atual Estónia e Letónia. 


 

Em setembro de 2008, algumas relíquias de São Maurício foram transferidas para um relicário novo e rededicada em Schiavi di Abruzzo (Itália). 



 



 










Maurício, o egípcio 

São Maurício era um egípcio de Tebas, no Alto Egito. Sua origem egípcia é sublinhado pelo nome grego copta "Maurikios", que aparece nos papiros, e é idêntico com o nome posteriormente romano "Maurício", de acordo com G. Heuser em seu Personennamen der Kopten.

Na verdade, o nome é encontrado em epitáfios do Egito ptolomaico e períodos de egípcios cristãos, e ainda é usado como um nome pessoal em uma comunidade copta do Egito.  









 



"O mais velho sobrevivente"  a imagem que retrata São Maurício como um Africano Preto foi esculpida no ano de 1240 para a Catedral de Magdeburg, uma representação surpreendentemente precisa de um cavaleiro armado contemporâneo, não é exibida ao lado do túmulo de Otto I, Sacro Imperador Romano.  




Jean Devisse, A Imagem do Negro na Arte Ocidental, expôs as fontes documentais para a popularidade do santo,  documentado com exemplos ilustrativos. 




 






 A Catedral de Magdeburg é o primeiro templo erguido e o mais antigo honrando a vida de São Maurício.

 Quando a nova catedral foi construída sob o arcebispo Albert II de Kafernberg (servido 1205-1232), a relíquia da cabeça de Maurício veio da Terra Santa.

A imagem de São Maurício foi examinada em detalhes por Gude Suckale-Redlefsen, que demonstrou que essa imagem de Maurício existe desde a primeira representação dele na Alemanha entre o Weser e do Elba, e se espalhou para a Boêmia, onde tornou-se associado com as ambições imperiais da Casa de Luxemburgo.

 De acordo com Suckale-Redlefsen, a imagem de Maurício atingiu o seu apogeu durante os 1.490 anos até 1530.  












Imagens do santo desapareceram em meados do século XVI, Suckale-Redlefsen sugere, pelo tráfico de escravos em desenvolvimento no continente Africano.






 "Mais uma vez, como no início da Idade Média, a cor preta se tornou associada com a escuridão espiritual e" alteridade "cultural". 








Ó Deus, Senhor dos Exércitos, 
 transforma-me pela ação do Espírito Santo,
 pois somente tu teus a força e o poder de converter meu interior
 e romper as cadeias do egoísmo e pela intercessão de São Maurício, dai-me tua constante proteção.
Por Cristo Nosso Senhor.
 Amém. 
São Maurício e companheiros, 
rogai por nós.







Santo mártir, sê propício
no teu dia de esplendor,
em que cinges a coroa,
o troféu de vencedor.

Este dia sobre as trevas
deste mundo te elevou,
e, juiz e algoz vencendo,
todo a Cristo te entregou.






Entre os anjos ora brilhas,
testemunha inquebrantável,
com as vestes que lavaste
no teu sangue venerável.

Junto a Cristo, sê agora
poderoso intercessor;
ouça ele as nossas preces
e perdoe ao pecador.






Desce a nós por um momento,
de Jesus traze o perdão,
e os que gemem sob o fardo
grande alívio sentirão.

A Deus Pai, ao Filho Único
e ao Espírito, a vitória.
Deus te orna com coroa
na mansão da sua glória.



O Encontro de Santo Erasmo com São Maurício.





– Seguindo as palavras que dissestes,*
andei sempre nos caminhos da Aliança.
– Os meus passos eu firmei na vossa estrada, *
e por isso os meus pés não vacilaram. 
(Sl 16,4-5)






Os sofrimentos desta vida aqui na terra
não se comparam com a glória que teremos.
 
 
 


Um altar de São Maurício,
 numa Igreja da Itália.






Vós sereis odiados por meu nome;
quem for fiel até o fim há de ser salvo.




Pela intercessão de São Maurício, 
defendei, Senhor , vossa Igreja,
 que salvastes com sangue precisoso derramado na cruz









ALGUMAS FONTES:

 http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Maurice
 http://www.cartantica.it/pages/LegioneTebea.asp
 http://artereligiao.blogspot.com.br/2011/09/22-de-setembro-sao-mauricio-e.html

5 comentários:

  1. É uma vergonha que a igreja permita que São Mauricio ainda seja representado como um branco nos tempos de hj. Ela deveria incentivar que retomem as verdadeiras características dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas imagens aqui são antigas. Mas creio que os artistas hoje estejam mais bem informados que os do passado. Mas não podemos jogar fora imagens antigas, pois existe um valor histórico. Mas acho que o importante é sabermos da história e fazer uma crítica sobre isso, uma crítica construtiva mostrando como os preconceitos da sociedade podem interferir na mensagem da fé.

      Excluir
  2. Todos os Santos eram pretos e foram alterados por brancos, não foi só são mauricio. Os brancos escreveram os pretos fora da historia e roubaram o nosso lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está exagerando.

      "Todos" não. "Muitos" pode até ser.
      Concordo que os brancos omitiram a história dos negros por preconceito ou questão ideológica mesmo para se afirmar como raça superior.

      Hoje, que temos mais informação devemos lutar contra esses preconceitos, pois todos somos iguais mesmo com nossas diferenças de cor, cultura, língua, etc. E é essa diferença que enriquece nossa humanidade.

      Excluir