quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

COMO SÃO FRANCISCO FEZ UM PRESÉPIO



TEXTO DE São Boaventura - Legenda Maior (LM 10, 7)







 

"Três anos antes da morte resolveu celebrar com a maior solenidade possível a festa do Nascimento do Menino Jesus, ao pé da povoação de Gréccio, a fim de estimular a devoção daquela gente.

Mas para que um tal projecto não fosse tido por revolucionário, pediu para isso licença ao Sumo Pontífice, que lha concedeu .

 Mandou preparar uma mangedoira com palha, e trazer um boi e um burrito.

Convocaram-se muitos Irmãos; vieram inúmeras pessoas; pela floresta ressoaram cânticos alegres...
Essa noite venerável revestiu-se de esplendor e solenidade, iluminada por uma infinidade de tochas a arder e ao som de cânticos harmoniosos.

O homem de Deus estava de pé diante do presépio, cheio de piedade, banhado em lágrimas e irradiante de alegria.







O altar dessa missa foi a mangedoira.

Francisco, que era diácono, fez a proclamação do Evangelho.

Em seguida dirigiu a palavra à assembléia, contando o nascimento do pobre Rei, a quem chamou, com ternura e devoção, o Menino de Belém.

O Senhor João de Gréccio, cavaleiro muito virtuoso e digno de toda a confiança, que abandonara a carreira das armas por amor de Cristo e dedicava uma profunda amizade ao homem de Deus, afirmou que tinha visto um menino encantador a dormir na mangedoira, e que pareceu acordar quando São Francisco fez menção de pegar nele nos braços.








 É crível que se tenha dado esta aparição: há o testemunho não só da santidade do piedoso militar, como a veracidade do próprio acontecimento e a confirmação que lhe deram outros milagres ocorridos depois: o exemplo de Francisco correu mundo e ainda hoje consegue excitar à fé de Cristo muitos corações adormecidos; a palha dessa mangedoira, conservada pelo povo, serviu de remédio miraculoso para animais doentes e de preservativo para afastar muitas pestes.

Assim glorificava Deus o seu servo, e mostrava, com milagres indesmentíveis, o poder da sua oração e da sua santidade."








Nenhum comentário:

Postar um comentário