segunda-feira, 4 de agosto de 2014

SANTA SARA KALI - SANTA DA IGREJA CATÓLICA E CIGANA - FESTEJADA 24 DE MAIO




 Santa Sara foi uma cristã católica serva do Senhor Jesus que é considerada a padroeira dos ciganos (os roma). 

Apesar de sua história estar envolvida em lendas, ela pode e deve ser vista como modelo de fé e devoção (Hebreus 13,7; Filipenses 3,17).  

A Igreja Católica não reprova seu culto de veneração como Santa Local. Ela não foi canonizada oficialmente pela Igreja, mas também não é proibida sua veneração. 

Como Santa local não se pode erguer Igrejas dedicadas a sua intercessão, porém o fiel pode prestar-lhe culto particular, como se faz com Padre Cícero e diversos outros Santos do povo , ainda não canonizados.

Nós, católicos, devemos lutar para que a imagem de Santa Sara seja livre de toda conotação mágica, feitiçarias,etc.

Podemos e devemos invocar sua intercessão, apesar de não ser uma Santa oficialmente canonizada pela Igreja Católica Apostólica Romana, seu culto local sempre foi permitido.

Devemos cultuar Santa Sara na fé cristã católica que foi pregada por essa Virgem entre os ciganos:

  •  fazendo sua memória (Mateus 26,12-13);
  •  pedindo sua intercessão (Tiago 5,15-18; Hebreus 13,17-18; Apocalipse 5,8);
  •  invocando seu nome em orações (Êxodo 32,13; Deuteronômio 9,27;II Reis 2,14; Neemias 1,8);
  • homenageando-a e louvando a Deus por sua intercessão
    •  em procissões, 
    • através do uso de símbolos, 
    • imagens (Números 21,7-9; I Reis 6,23-35; 7,29;8,6-7; Ezequiel 41,1.17-26) , 
    • velas, flores, mantos, conforme sua tradição (Êxodo 30,29;  36,34-35;39,30;  Deuteronômio 6,5-9; Josué 24,27).


Rezo para que os padres não esqueçam de trabalhar junto com o povo cigano e levar a devoção a Santa Sara que convida esse povo ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Santa Sara deve ser vista como um meio encontrado por Deus para fazer o Evangelho de Cristo chegar até o povo cigano.

Povo que sempre sofreu preconceitos, mas que conforme as diversas lendas, acolheu Santa Sara e foi por ela acolhido e por isso recebem tantas graças de sua valiosa intercessão.

Na Igreja Católica, temos dois Santos Ciganos, uma é Santa Sara e o outro é São Zeferino (ou Ceferino) Giménez Malla.

Existem várias versões sobre a vida de Santa Sara:

1- que ela era a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus ;
2- outra que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta tê-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela;
3 - seria serva de Maria Madalena; 
4- seria serva de José de Arimatéia;
5 - e tantas outras que veremos mais adiante.



SERVA DE JOSÉ DE ARIMATÉIA: 

Contam as Lendas que Sara era uma escrava egípcia que pertencia a José de Arimatéia, este a emprestou  para as Marias (Maria Jacobé (de Cléofas), Maria Salomé, Maria Madalena) para ajudá-las nos afazeres da casa, até porque as Marias cuidavam de Jesus e os Apóstolos equanto mais ajuda melhor.

Sara passa então a vivercom as Marias e com Jesus ouvindo os seus ensinamentos, as suas pregações quelhe despertaram a fé, esta convivência continuou até a crucificação de Jesus, e Sara permaneceu na casa com as Marias. 


LENDA DO CIGANO JACÓ:

De acordo com outra lenda, porque os cravos da crucificação de Jesus foram impostos pelos romanos para um ferreiro cigano fazer, porque os outros ferreiros se recusaram.

 O Cigano Jacó os fez porque toda a sua família foi ameaçada, e ele ainda teve que participar da crucificação,conta a Lenda que o Cigano Jacó, chorando muito pediu perdão a Jesus, e disse ao Mestre:

- Meu Povo não vê maculas em ti.

Jesus com toda a sua misericórdia lhe responde.
- Confie naquela que sairá das águas, está ajudará muito o seu Povo.

 Jacó contou aos outros Ciganos sobre as palavras de Jesus, e estes em suas andanças foram passando a mensagem adiante.









  "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, 
pelo qual alcançou testemunho de que era justo,
 dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela,
depois de morto, ainda fala."
Hebreus 11,3-4







A LENDA DO VÉU E DO MILAGRE DA BARCA:

Passados alguns tempos, José de Arimatéia é acusado de se tornar um cristão e ter ajudado a roubar o corpo do Mestre, até porque foi no túmulo da sua família que foi colocado o corpo de Cristo, mas por ele ser rico e ter contribuído com a sua influência a favores aos romanos ele não foi condenado à crucificação, mas foi punido com aexpulsão, e esta punição foi da seguinte forma:

José de Arimatéia, seu escravo Trofino, as Marias e Sara, todos foram colocados em uma barca sem remos e sem alimentos, para sofrerem e morrerem em alto mar, e assim foi feito.

A Lenda conta que durante os sofrimentos que todos passaram, estando em Alto Mar, sem nenhuma provisão, todos entraram em desespero, mas Sara foi a que manteve a sua Fé e em meio a todo este tormento ela se ajoelhou na Barca e começou a pedir ao Mestre que se fosse do merecimento de todos, que a Barca aportasse em segurança e que todos tivessem o livramento da morte, e se ela Sara recebesse esta graça, ela seria escrava de Jesus, levaria a palavra do Mestre aonde ela não tenha sido ouvida, e que também usaria um lenço na cabeça para o resto da sua vida, em reverencia e agradecimento pela graça alcançada.

Milagrosamente a Barca aportou em segurança no Porto de Petit Roné, no sul da França, hoje conhecidacomo Saint Marie de La Mer Santas Marias do Mar, onde todos foram acolhidos e recebidos pelos pescadores que viram esta Barca aportar. 









SANTA SARA ENTRE OS CIGANOS:

Somente Sara não foi acolhida pela cor da sua pele, esta ficou na praia, mas ela não ficou só por muito tempo, haviam Ciganos acampados perto e viram todo o ocorrido, e viram que aquela jovem de pele escura precisava de ajuda, e lembraram que outros Ciganos vindos da Pérsia traziam a mensagem do Cigano Nazaré, Jacó.

Estes Ciganos rapidamentea acolheram e Sara passou a com eles conviver, e deste então, começa também a contar sobre o Mestre Jesus e suas palavras e pregações.

Sara passou estes ensinamentos com tanto amor, que até hoje para os Ciganos, Jesus é o maior dos Ciganos, porque assim como eles, não tinha moradia fixa, sofria discriminações,mas sempre estava alegre e aceitava as provações postas em sua vida.

Sara não se casou, não teve filhos, viveu para falar sobre os ensinamentos do Mestre e também paraajudar os Ciganos nas suas fugas, porque naqueles tempos sofriam muitasperseguições e Sara com sua fé pedia o livramento ao Mestre Jesus e eraatendida. Sempre mostrava um caminho a seguir para sair daquela situação.

Sara morreu velhinha entre os Ciganos, e estes a enterraram em uma Gruta, em Saint Marie de La Mer, paraque todos os Ciganos que passassem por ali, pudessem se lembrar desta jovem quecom a sua fé e amor ao Cristo os livrou de muitos sofrimentos.









"1 Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,"
Hebreus 12,1






OUTRA VERSÃO:


Segundo alguns historiadores, por volta dos anos 50 d.c, uma embarcação teria cruzado os mares a partir de terras Palestinas levando a bordo para fugir das perseguições judáicas os primeiros cristãos...  

Os primeiros cristãos seria um grupo de personagens bíblicos: Maria Jacobina ou Jacobé, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro, Maximiliano e Sara, uma negra serva das mulheres santas e aportado em uma pequena ilha situada em águas do Mediterrâneo. 

Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sara teria sido uma das primeiras convertidas ao cristianismo e morrido a serviço de suas companheiras de viagem.








ALGUMAS IMAGENS DE SANTA SARA:












"E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira,
 cada um da altura de dez côvados."
1 Reis 6,23





PORQUE ALGUMAS IMAGENS TÊM COROA? E PORQUE EVITAR O USO DE COROA NA IMAGEM DE SANTA SARA?

Talvez, deva-se ao fato do povo cigano a considerar como sua rainha, mas o uso de coroas deve ser evitado para não confundir a pessoa de Santa Sara com a de Nossa Senhora. Como vemos na foto abaixo, a coroa de 12 estrelas é um atributo a Maria, como nos diz o livro do Apocalipse 12,1ss.











O ideal é que as imagens de Santa Sara não possuam coroam, a não ser um diadema, ou flores.


"Desde o chão até acima da entrada estavam feitos os querubins e as palmeiras,
 como também pela parede do templo."
Ezequiel 41,19-20







OUTRA VERSÃO:






Uma outra versão contada é que Sara era uma escrava egípcia de uma das três Marias, Madalena, Jacobé ou Salomé; e junto com José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro foi colocada, pelos judeus, em uma barca sem remos e alimentos.







Santas Maria Salomé e Maria Jacobina (ou de Cléofas)






Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito (acredita-se que deste gesto de Sara Kali tenha nascido a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço)). 

Talvez por um milagre, ou por obra do destino, eles chegaram a salvo a uma praia próxima a Saintes Maries de La Mer. Depois de muitos dias, o barco foi resgatado por moradores de uma vila próxima aos arredores da costa marítima. 

Todos, por serem brancos, foram acolhidos, exceto Sara, por ser escrava (egípcia) e negra. Um grupo de ciganos a fez, pois estavam nas proximidades e presenciaram o fato.

Sendo assim, passaram a cuidar de Sara, que, com sua morte, posteriormente, os mesmos passaram a recorrer com pedidos à mesma, por ter sido uma pessoa querida em vida, e esta, os atendeu em espírito, realizando milagres.

 A partir disso, Sara se tornou Mãe e Rainha dos Ciganos, honrando-os e protegendo-os. 

O surgimento de sua capela - foi criada após a sua morte. Quando veio à falecer, os Ciganos foram até a igreja da vila pedindo que seu funeral se realizasse na mesma.

 Devido ao preconceito, os católicos da época recusaram. A partir de então, foi feito uma espécie de gruta/igreja para Sara, visitada até os dias de hoje. Quando em 1935 a Igreja tirou Sarah de sua Cripta, muitos ciganos se aplicaram à prova do punhal (punhal avermelhado no fogo sobre a veia do pulso). 







Cripta de Santa Sara na Igreja das Santa Marias do Mar, na França.







Diz-se que o Sol queimou o olhar de Sarah. Quando o número de ciganos aumentou, a Cripta não deu para todos, e foi feito um acordo entre um gadjo chamado "Marquês de Baroncelli" e um cigano chamado "Cocou Baptista", um chefe cigano muito influente. Até um certo tempo o acordo foi cumprido, mas os seus sucessores não levaram o trato a diante. Este chefe cigano foi usado, simplesmente um instrumento do gadjo, ele foi renegado e expulso pelo povo cigano. 

Os ciganos de origem Calon, com o passar dos anos, alteraram algumas palavras da língua regional do povo cigano. Devido a estas alterações, houve algumas modificações idiomáticas no significado das palavras. Entre elas, podemos citar a palavra Kalin, que em Calon representa a palavra "cigana". Já para os ciganos que ainda preservam a língua regional, Kali representa negra. Há algum tempo, existe esta confusão idiomática, envolvendo a cor da pele da Santa. 

Para os Calons, seria Santa Sara Kalín (a cigana) e não Santa Sara - a negra. Paralelamente, a história de Sarah chegou à Índia, onde os ciganos a associaram à deusa Kali, negra, poderosa, transformadora.










  "E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?"
Apocalipse 6,8-10





OUTRA VERSÃO:

Outra versão conta que Sara era moradora de Camargue e teve piedade das Marias, resolvendo ajudá-las. Também dizem que ela era uma rainha das terras de Camargue ou uma sacerdotisa do antigo culto celta ao deus Mitra. Uma das explicações para estas histórias é que em Camargue existiram várias colônias de antigas civilizações, como a egípcia, a cretense, a fenícia e a grega. 

Por isso, muitos poetas e menestréis contaram a história de Sara, de acordo com o que ouviram de seu povo, e assim, o mito em torno dessa poderosa santa foi difundido pelo mundo e ela continua, até hoje, a ser venerada entre as comunidades ciganas. 

Nos dias atuais, a santa padroeira dos ciganos é comemorada com muitos rituais e tradições por mais de 15 milhões de ciganos espalhados em diferentes pontos da Europa, Ásia, África, Austrália e Nova Zelândia. 

Para preservar a história original de Santa Sara Kali, é necessário lembrar que a igreja católica canonizou-a como SANTA e, que é dessa forma que o povo cigano a cultua (e não em rituais).

Aqui no Brasil, Santa Sara divide a preferência dos ciganos brasileiros com Nossa Senhora Aparecida e São Jorge Guerreiro. 

Os ciganos brasileiros veneram Nossa Senhora de Aparecida, talvez por causa de sua cor, e muitos a equiparam à Santa Sara Kali. 







OUTRAS VERSÕES SOBRE O MILAGRE DE SANTA SARA

Algumas versões afirmam que o barco com os discípulos do Senhor e as três Marias já estava distante da praia quando Sara caminhou sobre as águas.
Outra versão diz que o mar estava bravio e Santa Sara invocou Jesus Cristo e colocou seu véu sobre a água acalmando-o, e assim, rapidamente chegarm em terras francesas.



















"Porque sei que disto me resultará salvação, 
pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,"
Filipenses 1,15-19



A INTERCESSÃO DE SANTA SARA KALI:

Após a morte de Sara, as ciganas assim como haviam aprendido com ela, começaram a fazer pedidos, só que eram feitos agora para Sara. Pedidos para engravidar, sair de situações difíceis,enfim todos os tipos de pedidos, e estes começaram a se realizar,principalmente a gravidez, porque para uma Cigana não ser Mãe é uma verdadeira maldição, e em troca de um pedido realizado as ciganas ofereciam a Sara umlindo Dicló (Lenço) e prometiam levar este lenço até a sua Gruta emagradecimento.

Assim nasce a peregrinaçãoa Gruta de Sara, em Saint Marie de La Mer, Santa Sara é homenageada todo o dia 24 e 25/05 com uma grande procissão dos Ciganos até a sua Gruta para levar os seus Diclós, agradecer a graça recebida,sendo que esta peregrinação acontece até os dias de hoje.












Significado do nome Sara:


O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua indiana sânscrito, por sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.





















O Centro de seu culto:

 Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio.

Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.

A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.
A única coisa certa a cerca do culto de Santa Sara é que se é uma santa local, não há comprovações de sua canonização, mas seu culto é permitido pela Igreja.

Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo.











Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.

As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.









Kali em romanês, quer dizer negra; e Sara, por ser uma cigana egípcia, possui a tez bem morena. Daí o nome. 

Os ciganos brasileiros veneram Nossa Senhora de Aparecida, talvez por causa de sua cor, e muitos a equiparam à Santa Sara Kali.

 Se não têm a imagem dela, por ser difícil encontrá-la, por certo possui em sua Thiera (barraca) ou casa uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Às vezes têm as duas.

É costume, entre os ciganos, festejarem as slavas (promessas ou comemorações em homenagem a algum santo).
A Slava de Sara Kali é nos dias 24 de maio.

A Slava de Nossa Senhora de Aparecida coincide com a comemoração dos gadjés, a 12 de outubro.

Na Slava, é oferecido um banquete ao santo homenageado, onde colocamos o Santo do Dia no centro da mesa, em lugar de destaque e junto a Ele, um manrô (pão) redondo, que é furado no meio e onde colocamos um punhado de sal junto com a vela. 

Esse pão é posto em uma bandeja cheia de arroz cru, para chamar saúde e prosperidade e, ao término do almoço, ele é dividido entre os convidados pelos donos da casa, junto com essas palavras de bençãos:

(Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com ouro).












A FESTA DE SANTA SARA NA FRANÇA 

No final de maio, os Ciganos aos milhares, vão se reunindo na cidade de Les Saintes Maries' de la Mer, na região de Camargue ao sul da França para cantar, dançar e pagar promessas para a sua santa padroeira .

É em parte uma reunião, parte festival e parte peregrinação. 










Enquanto as crenças espirituais ciganas são pagãs de natureza, a maioria dos ciganos foram batizados e respeitam a parte essencial da religião cristã.

Eles vem para Les Saintes Maries’de la Mer ("as santas marias do mar’) porque a lenda diz que Maria Jacob e Maria Salomé, (parentes próximas de Jesus, da Virgem Maria, e uma delas mãe dos apóstolos João e Tiago) vieram para esta cidade de barco, quando foram expulsas da Judéia no século primeiro.

Elas converteram o povo da cidade para o cristianismo, com a ajuda de Santa Sarra.

Os ciganos a adotaram como padroeira, embora ela não seja oficialmente reconhecida pela Igreja.

O centro da reunião é a igreja matriz de Les Saintes Maries’de la Mer, onde as relíquias (como os ossos dos santos ) são guardadas na igreja.












Os ossos são cerimoniosamente abaixados por polias e guindastes enquanto os fieis cantam acompanhados de violinos e sinos.

Então as relíquias são carregadas para o mar, junto com uma grande estátua de Santa Sarah, de modo que ela pode "esperar" a chegada das Marias. No dia seguinte as estátuas de Maria Jacob e Maria Salomé são colocadas junto ao oceano, pelos peregrinos, em sinal que elas chegaram as praias da França.


A bordo de um tradicional barco de pesca o bispo abençoa o mar, a terra e os Ciganos.










Diz a tradição que o bom Rei Renê mandou escavar a igreja, em 1448 eles relataram que foram encontraram dois corpos docemente perfumados. Muitos anos mais tarde esses corpos femininos foram datados como sendo do primeiro século(pode ser verdade ou apenas lenda). Outra lenda diz que as pedras onde os corpos estavam sepultados eram na verdade "pedras milagrosas" e eram usadas para curar olhos doentes e mulheres estéreis.

Não deixe de ver na cripta debaixo da igreja se você necessita de alguma cura.











LENDAS FANTASIOSAS SOBRE SANTA SARA:

Muitas lendas publicadas por não-ciganos acabaram confundindo a história de Santa Sara Kalí. Muitas versões contadas vêm atrapalhando seu processo de santificação. Para alguns ela foi uma “antiga rainha das terras de Camargue”; outros a vêem como uma “egípcia” ou “negra africana” levada de uma para outra margem do Mediterrâneo; há quem a considere uma “sacerdotisa do antigo culto oriental ao deus Mitra; outros ainda acham Sara a “personificação de uma divindade feminina dos celtas” (uma espécie de Grande Mãe ligada a terra)...

Uma das explicações para estas histórias é que em Camargue existiram várias colônias de antigas civilizações, como a egípcia, a cretense, a fenícia e a grega. Por isso, muitos poetas e menestréis contaram a história de Sara, de acordo com o que ouviram de seu povo, e assim, o mito em torno dessa poderosa santa foi difundido pelo mundo.

Alguns autores, como Dan Brown, por exemplo , baseando-se em outras obras como Holy Blood, Holy Grail, sugerem que Sara seria, na verdade, filha de Jesus Cristo e Maria Madalena, o que é pura literatura fantasiosa.












O PODER E A MAGIA DE SANTA SARA KALI ESTÃO EM CRISTO.


Muito se fala sobre a magia e o poder de Santa Sara e muitos esquecem qual é a fonte do poder dela.
Por que Santa Sara pode tanto? Por que são incontáveis os agradecimentos a essa Santa e as graças por meio dela alcançadas?

A resposta é simples: o poder de sua magia é Cristo. Não existe magia, poder, ou força alguma neste mundo maior que Cristo, pois "ao nome de Jesus se dobra todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra" Filipenses 2,10 e o cristão recebeu poder contra todo mal:  “Eis que eu vos dei o poder de pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do Inimigo, e nada poderá vos causar dano” (Lc 10,19).

Foi esse nome Santíssimo que Santa Sara invocou no barco à deriva prometendo usar um véu por toda sua vida, foi a Cristo a quem ela se devotou e à prática de seu Evangelho.

 Santa Sara adorou e seguiu o Cordeiro imolado (Apocalipse 14,4)  ja aqui na terra e por isso, agora possui mais poder para nos ajudar com sua intercessão,  pois "a oração dos homens retos lhe é agradável" (Provérbios 15,8) e "o Senhor está longe dos maus, mas atende à oração dos justos" (Provérbios 15,29).

Santa Sara possui mais poder com sua intercessão:

  •  pois está diante do trono de Deus (Apocalipse 7,15);
  • é uma das almas dos justos que chegaram à perfeição (Hebreus 12,23) que não cessam de orar mesmo depois de mortos (Hebreus 11,4; Apocalipse 6,8-10);
  • cerca-nos como uma nuvem (Hebreus 12,1) pois para o cristão a morte não tem poder (Romanos 8, 38-39; 14,8) e é apenas uma passagem para o céu (Lucas 23,42; II Coríntios 5,1.6-8; Filipenses 1,23);
  • e, como todos os Santos, está viva diante de Deus (Lucas 20,38).



Por isso, afastemos toda prática supersticiosa do culto e da invocação a esta Santa querida, poi a Bíblia afirma que os cristãos desde os primeiros séculos seguiram os ensinamentos bíblicos de rejeitar toda prática de magia, advinhação, como nos diz os Atos dos Apóstolos:

"E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos.

Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.
Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia."
Atos 19,17-20

A magia é vista com uma prática egoísta, pois esconde o desejo do ser humano de manipular a natureza, o universo, querendo colocar-se no lugar de Deus e é vista como um pecado mortal:

"Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus."

Galatas 5, 19-21

Santa Sara foi cristã e como cristãos devemos imitá-la (Filipenses 3,17; Tiago 5,10).






ORAÇÕES




" Orai por nós, 
porque confiamos que temos boa consciência, 
como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente."
Hebreus 13,17-18









ORAÇÃO A SANTA SARA

Minha doce Santa Sara Kali
Tu que és a única Santa Cigana do Mundo,
Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceito,
Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar,
Para que morresses de sede e de fome.
Tu que sabes o que é o medo. a fome, a mágoa e a dor no coração.
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem.
Que Tu sejas minha advogada perante à Deus
Que Tu me concedas sorte, saúde, paz e que abençoe a minha vida.
Que Deus o faça! Amém.






  "Graças dou ao meu Deus, 
lembrando-me sempre de ti nas minhas orações;"
Filemom 1,3-4







NOVENA PARA ENGRAVIDAR - SANTA SARA É A PROTETORA DA GRAVIDEZ

Para pedir a Sara Kali a graça de ser mãe e ser atendida, a novena é simples:

Compre um lindo lenço, bem colorido ou florido, como usam as ciganas,
e amarre-o em volta da imagem ou gravura da santa, pedindo por um bebê.

Durante nove meses – que é o período de uma gestação – faça todos os dias a oração da santa.

Segundo a lenda, a graça poderá ser concedida antes mesmo do fim da novena.

Quando o bebê nascer, o lenço passará a ficar amarrado no berço até a criança completar um ano.

Se for uma menina, costuma-se agradecer à santa colocando o nome dela no bebê.
Se for menino, nomes como Tiago e Lázaro, discípulos de Cristo que também estavam na barca com Sara Kali, são indicados.

Mas também podem ser usados como um segundo nome, como Regina Sara, Paula Sara, etc...
ou Pedro Lázaro, Sergio Tiago e por aí afora.










O MISTÉRIO DOS MANTOS

Oferecer um Manto a Santa Sara, faz parte do seu culto.

Os mantos são para agradecer uma graça alcançada e os ciganos
relacionam as cores ao benefício de cada uma delas.

Cor do Manto
O que significa a cor do Manto

Branco - * Paz de espírito. Casamento. Agradecimentos.
Azul -* Proteção. Luz espiritual. Poder intuitivo. Filhos.
Rosa - * Amor. Compaixão. Maternidade.
Saúde - * Saúde. Agradecimento por bens adquiridos. Vitalidade.
 Lilás - * Carinho. Amor correspondido.
Púrpura - * Agradecimento por prestígio e vantagens profissionais.
Dourado - * Louvores. Agradecimento por vitórias.
Prata - * Para atrair benefícios através dos anjos e santos.


MILAGROSO CANTO A SANTA SARA

Farol do meu caminho ! Facho de luz !
Paz ! Manto Protetor !
Suave conforto ! Amor! Hino de alegria!

Abertura dos meus caminhos! Harmonia !
Livra-me dos cortes! Afasta-me das perdas!

Dai-me a sorte! Faz da minha vida um hino de alegria!
E aos teus pés me coloco, minha Sara, Minha Virgem Cigana !

Toma-me como oferenda e me faz de flor profana
o mais puro lírio que orna e traz bons presságios à Tenda .

Salve, Virgem Sara ! Salve, Virgem Sara ! Salve Virgem Sara !

Reza-se o Milagroso Canto a Virgem Sarah durante 09 dias seguidos, com uma vela
prateada (ou da cor da sua intenção) acesa para cada dia, na mão direita, depois disso, coloca-se num castiçal.
Ao realizar o seu pedido, oferece-se a imagem dela, um manto da cor da intenção.

Esta oração foi ensinada por Antor, sábio cigano e distribuída no Santuário da Santa.













ALGUMAS FONTES:

http://santasara.webs.com/

https://www.facebook.com/notes/umbanda-eu-curto/a-lenda-de-santa-sara-kali-por-carmem-romani-sunacai/485420528197957




15 comentários:

  1. Excelente artículo, enhorabuena. Yo soñé con ella aún antes de saber quien era. Investigué y así llegué a conocer su leyenda. Luego descubrí que tengo antepasados de origen cíngaro. Soy cristiana, y creo que Santa Sara kali siempre debe ir junto a Jesús, como así los tengo en un pequeño altar de mi casa. Me dan paz espiritual y fuerza para seguir el camino de la vida con una sonrisa en el corazón. Que Dios os bendiga y un abrazo desde España. Rosa María.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber de sua devoção sincera como católica e cigana, seguindo o exemplo de Santa Sara, serva de Jesus. Deus te abençoe. Abraço.

      Excluir
  2. linda historia de sarah me apeguei sara por amor e q se fez unia na minha familia, que sara uni meus filho tenho muita fe que santa sara vai cuidar da mina familia danda saude pa e amor
    , e prosperida. Amem

    ResponderExcluir
  3. linda historia de sarah me apeguei sara por amor e q se fez unia na minha familia, que sara uni meus filho tenho muita fe que santa sara vai cuidar da mina familia danda saude pa e amor
    , e prosperida. Amem

    ResponderExcluir
  4. A igreja é guiada pelo espirito santo,se Sara não foi
    canonizada é porque existe muita lenda em torno dela,
    ninguém sabe se essas histórias são verdadeiras.Existe
    outras pessoas que não foram canonizadas também.A igreja
    não vai canonizando pessoas assim a torto e a direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não se diz que ela foi canonizada. Mas a Igreja não proíbe o culto a Santa Sara também. Ela é uma Santa local, significa que não se pode erguer igreja a ela dedicada, mas um culto particular o fiel pode ter. A Igreja não diz que ela é uma Santa oficial, mas também não proíbe quem a respeita como modelo de fé. Tanto que o centro de seu culto é no local da França onde ela teria morado, ficando uma imagem sua numa cripta exposta à veneração.

      Excluir
  5. A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

    Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em:

    Êxodo 25, 18-22;31,1-6 ( Deus manda fazer imagens de

    Anjos);

    Êxodo 31,1-6 ( Deus abençoa o fazedor de imagens)

    Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma

    Serpente e quem olhasse para a imagem era curado)

    1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; ( O Templo de

    Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais,

    flores e frutos)

    1 Reis 8, 5-11; ( Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio

    de imagens e figuras)

    Números 7, 89; 10,33-35; ( Os judeus veneravam a Arca

    que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela

    que tem imagens)


    Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens)



    Josué 7,6 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens

    para rezar)


    Juízes 18,31 ( Uma imagem de escultura é colocada na

    Casa de Deus para recordação)

    1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)

    II Samuel 6,2; ( Deus se assenta sobre as imagens dos

    querubins da Arca)

    Ezequiel 41,1. 17-26; ( O Templo de jerusalém era cheio de

    imagens de Anjos e figuras de animais,flores, etc.)

    Gálatas 3,1.(São Paulo nos fala da imagem do Crucificado)


    O texto de Números (21,4-9) apenas confirma a intercessão

    dos Santos e o uso legitimo das imagens:


    ... Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de

    nós"...


    (O POVO PEDE A INTERCESSAO DO SANTO SERVO

    MOISES)


    8 O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente


    (DEUS MANDA FAZER IMAGEM)


    e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar

    para ela viverá".


    (VENERAÇÃO DE IMAGEM AO OLHAR PARA ELA)...

    Venerar é respeitar.


    A serpente foi venerada, pois o povo a tinha como símbolo

    do poder de Deus.



    O Salmo 115 não fala dos Santos, mas dos deuses:


    Salmo 115 fala de ídolos e não de imagens de Santos.


    Deus proibiu imagens de deuses, os ídolos, e não proibiu

    imagens de Santos.


    Deus mandou fazer imagens que nos lebrassem dele e das

    coisas do céu:

    "Farás dois querubins (duas imagens de anjos)..." Exodo

    25,18

    " O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente (a imagem

    de uma serpente)..." Numeros 21,8


    Isaías 44 não fala das imagens dos Santos, mas das

    imagens dos deuses, os ídolos.


    Isaías 44 fala contra os ídolos ( imagens de deuses) e não

    contra as imagens dos Santos ( as almas dos justos que

    chegaram à perfeição Hebreus 12,23).

    ResponderExcluir
  6. Seu comentário não é a verdade. Estude a diferença entre IMAGEM e ÍDOLO.



    Vejamos a análise:

    Isaías diz:

    Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e

    as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e

    suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para

    que sejam envergonhados.

    Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura,

    que é de nenhum préstimo?

    Isaías 44:9-10

    Veja que ele critica quem forma um deus, mas em Êxodo

    31,1-6, Deus abençoa o fazedor de imagens, que não cria

    um deus, mas obras artísticas para seu Templo:


    1. O Senhor disse a Moisés:

    2.“Eis que chamei por seu nome Beseleel, filho de Uri, filho

    de Hur, da tribo de Judá.

    3. Eu o enchi do espírito divino (FABRICANTE DE

    IMAGENS) para lhe dar sabedoria, inteligência e habilidade

    para toda sorte de obras:

    4. invenções, trabalho de ouro, de prata, de bronze,

    5. gravuras em pedras de engastes, trabalho em madeira e

    para executar toda sorte de obras.


    Isaías, mais adiante critica quem se ajoelha diante das

    imagens dos deuses:



    também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se

    diante dela.



    Isaías 44:15



    Mas em Josué 7,6, vemos que o povo se ajoelhava diante

    da Arca que tinha imagens de anjos em sua tampa (Êxodo

    25,18ss) e isso não era idolatria, pois eles sabiam que não

    eram imagens de deuses, mas de servos de Deus:

    Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por

    terra até a tarde diante da arca do Senhor (VENERAÇÃO),

    tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as

    suas cabeças. (Josué 7, 6)


    Mais adiante, vemos que Isaías critica não as imagens de

    santos, mas sim as imagens de deuses:


    Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura;

    ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-

    me, porquanto tu és o meu deus.

    Isaías 44:17

    Deus mesmo mandou Moisés utilizar uma imagem para

    ajudar o povo a rezar, mostrando que podemos fazer

    imagens de santos ou crucificados para nos ajudar a elevar

    nossa mente em oração:


    8. e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente

    ardente (IMAGEM) e mete-a sobre um poste. Todo o que for

    mordido, olhando para ela, será salvo.”


    (Números 21,8)

    Todo católico sabe reconhecer a diferença entre uma

    imagem e Deus que não se pode ver.



    Todo católico sabe reconhecer que tudo vem de Deus e que

    seus Santos nos ajudam sim, mas são abaixo de Deus,

    servos de Deus, dependem de Deus.





    ResponderExcluir
  7. Existe alguma igreja de Santa Sara de Kali em Campinas SP onde possamos fazer uma oferenda e orações a essa santa querida?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma igreja católica lindíssima dedicada a Santa Sara Kali em Mogi Mirim, SP. Será inaugurada em 2022.

      Excluir
  8. Que riqueza! Muito agradecido! Santa Sara,rogai por nós!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, gostaria de saber qual a diferença entre a imagen de cor clara e a de cor escura da Santa Sara Kali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é difícil, às vezes, achar imagem de Santa Sara, alguns devotos usam a imagem da Virgem da Conceição ou da Assunção ( a que tem cabelos soltos segurando um manto azul) e cobrem essa imagem com um véu para criar a imagem de Santa Sara. Por isso, algumas imagens de Santa Sara se parecem com a da Conceição. Mas a Imagem dela na França, origem da devoção, é escura, o que a torna mais próxima do povo cigano, e do nome Kali( que lembra a Kali dos hindus).
      Resumindo: tem diferença nenhuma. Fica por conta do fiel a escolha da imagem mais apropriada, ressaltando que sua cor, na origem, é morena ou escura.

      Excluir
  10. Foi bastante útil essa fonte de pesquisa. Gostei também do direcionamento catequético. Vou colocar nas minhas fontes confiáveis de pesquisa. Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Bom saber. Seja sempre bem vinda e Deus te abençoe também.

      Excluir