Pesquisando sobre Santa Joana achei interessante a história da Fonte da Árvore das fadas.
Dizem que antigamente o povo ia a essa fonte para obter a cura de doenças como a febre.
E a lenda conta que foi perto dessa fonte embaixo das árvores que Santa Joana Darc teve suas visões de Santa Margarida, Santa Catarina , São Miguel e ouvia suas vozes.
A fonte da Árvore das Fadas, ou Beau-may, onde os pacientes com febre iam beber para se curarem.
Uma das madrinhas de Santa Joana Darc, Béatrix Estellin , viúva de um agricultor de Domrémy, ouvida na investigação de reabilitação de Santa Joana em 1456, deixou-nos esta informação:
" ...uma vez andava debaixo desta árvore, chamada 'Abre des Dames, cuja beleza nos atraiu; fica perto da estrada principal para Neufchâteau... 'Seus ramos espessos sombreavam a fonte, segundo a expressão de um cronista contemporâneo.
Este grande caminho já não existe; no século XVII, foi traçada uma nova estrada.
Com toda a probabilidade, esta Fonte das Fadas, que hoje chamamos de Fonte da Donzela , já jorrou da terra a uma altitude um pouco mais elevada; algumas drenagens o rebaixaram para melhor captar suas águas; ali perto ficava a centenária faia .
Acredita-se que Santa Joana teve o consolo de conversar com Santa Catarina e Santa Margarida perto desta fonte.
Em Rouen (audiências de 1 e 28 de março ), a acusada pensava lembrar-se de ter ouvido uma vez as suas vozes ali, mas já não se lembrava do que lhe tinham dito naquele local.
Na infância, Santa Joana brincava e cantava ao redor desta fonte, tecia guirlandas e fazia seu modesto lanche sob os galhos da Árvore das Fadas , com meninas e meninos de sua idade.
Os locais frequentados por Joana d'Arc são conhecidos por muitos na Lorena: a sua cidade natal, o Bois Chenu onde Joana ouvia as suas "vozes", a fonte milagrosa por baixo da basílica, ainda visitada pelos peregrinos.
A inscrição da fonte diz:
Aqui corre a fonte da Donzela, famosa, dizia-se no tempo de Santa Joana, por curar os febris. "Santa Catarina e Santa Margarida falaram contigo na fonte que está perto da árvore?" ouviu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário