sexta-feira, 15 de abril de 2022

JESUS CAIU COM A CRUZ TRÊS VEZES - BÍBLIA E TRADIÇÃO CRISTÃ CATÓLICA



  Onde está escrito que Jesus caiu três vezes na Bíblia?

Primeiro responda: onde está escrito na Bíblia a frase " a Bíblia tem todas as respostas"?

Onde está escrito na Bíblia: " toda verdade está na Bíblia"?

 Ou " só a Bíblia é a verdade" ou " a Bíblia é a palavra de Deus"?

Em quais versículos? NENHUM!

Tudo isso é tradição cristã! Tradição cristã CATÓLICA!

Protestantes e evangélicos não existiam quando os cristãos decidiram os livros do Novo Testamento da Bíblia.

Só existiam cristãos CATÓLICOS!

E foi a Tradição dos Católicos primitivos quem  lembra as Três Quedas de Cristo carregando a Cruz para o Calvário através da Oração da VIA SACRA!


AS quedas de Jesus com a Cruz são uma conclusão óbvia das passagens bíblicas que profetizam o Messias dizendo que ele seria "esmagado por causa de nossos crimes;" ( Isaías 53,5).

Como também da passagem bíblica que afirma que os soldados impuseram ao Cireneu levar a Cruz, o que demonstra que Cristo já estava cansado para isso.

1- O Evangelho de São João diz que o próprio Jesus carregou a cruz :

Eles tomaram a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, e em hebraico Gólgota,

S. João19,17






2- No entanto, o Evangelho de São Mateus , São Marcos e São Lucas dizem que quando os soldados saíram com Cristo, eles obrigaram Simão a levar a Cruz:

Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto, vestiram-lhe as vestes e levaram-no para ser crucificado. Ao saírem, encontraram um homem cirineu, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus.

Mateus 27, 31-32

E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.

Marcos 15:21


E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.

Lucas 23:26




3- Os Evangelhos podem se contradizer? Não! 

 Os cristãos dos primeiros séculos entenderam que Jesus tinha sido flagelado, coroado de espinhos, estava com o corpo bem cansado, por isso, que os soldados tiraram a cruz e deram para Cireneu.

Isso é o que chamamos de tradição cristã que vem desde os primeiros séculos e que não foi escrita na Bíblia:

"Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."

2 Tessalonicenses 2:14-15

"Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.

Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós."

2 Timóteo 1:12-14

"E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."

2 Timóteo 2:1-2




4 - Foi a Tradição dos cristãos que iam à Jerusalém rezar relembrando os passos de Jesus de Jerusalém até o MOnte Calvário que nos trouxe essa recordação.

Três quedas de Jesus relembram seu sofrimento e é um número perfeito, relembra a Trindade.



5 - Vejo a resistência de muitos protestantes, neopentecostais evangélicos em aceitar as quedas de Cristo como se isso fosse sinal de fraqueza.

Talvez, porque a teologia deles enfatiza um Jesus super herói, ressuscitado sem cruz, que cura, dá riqueza a seus fiéis como mágica e, em troca de um dízimo, garante sucesso e poder.

No entanto, a Tradição e a Bíblia cristã sempre nos apresentou o contrário:  um Jesus Deus e Homem que aceita a vontade do Pai e a morte de cruz; um Jesus que nos ensina também carregar a cruz todos os dias.

"assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz! (Fl 2,5-8)."

6- Versículos de textos bíblicos messiânicos que nos remetem às quedas de Cristo:


Habacuque 3,16:

"A cárie penetrou-me até os ossos, *e meus passos vacilaram. " Hab 3,16


Samo 87(88):

6O meu leito já tenho no reino dos mortos, *

como um homem caído que jaz no sepulcro,

– de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre *

e excluiu por completo da sua atenção.


– 7Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, *

nos locais tenebrosos da sombra da morte.

8Sobre mim cai o peso do vosso furor, *

vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

(...)

16Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, *

esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror.

– 17Vossa ira violenta caiu sobre mim *

e o vosso pavor reduziu-me a um nada!


– 18Todo dia me cercam quais ondas revoltas, *

todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam.

– 19Afastastes de mim os parentes e amigos, *

e por meus familiares só tenho as trevas!



Isaías 53,4-5:

A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores; e nós pensávamos fosse um chagado, golpeado por Deus e humilhado! Mas ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura.


Isaías 53,6-7:

Todos nós vagávamos como ovelhas desgarradas, cada qual seguindo seu caminho; e o Senhor fez recair sobre ele o pecado de todos nós. Foi maltratado, e submeteu-se, não abriu a boca; como cordeiro levado ao matadouro ou como ovelha diante dos que a tosquiam, ele não abriu a boca.


1Pedro 2,21b-24:

Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados.


Salmo 68(69), 2-3:

–2 Salvai-me, ó meu Deus, porque as águas *

até o meu pescoço já chegaram! 

–3 Na lama do abismo eu me afundo *

e não encontro um apoio para os pés. 

– Nestas águas muito fundas vim cair, *

e as ondas já começam a cobrir-me!








9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus não queria morrer, por isso orou pedindo para Deus Pai passar dele o cálice do sofrimento. Jesus ,como todo ser humano, sofreu, chorou, caiu. E sofreu tanto que até o suor virou sangue:

      Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
      E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
      E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.

      Lucas 22:42-44

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Vocês têm sérios problemas de entendimento e interpretação de texto. Veja sua contradição: diz que Jesus chorou, teve pavor... Sangue,fez sacrifício... E depois diz que ele nunca caiu com a cruz. Você estava lá? Nem tudo foi escrito nos Evangelhos e quem escolheu os 4 evangelhos foi a Igreja Católica! E quem destruiu e condenou outros evangelhos como apocrifos foi a Igreja Católica! Ou seja, você não, nem sua seita , tem autoridade sobre esse assunto! foi a Igreja Católica! E quem destruiu e condenou outros evangelhos como apocrifos foi a Igreja Católica! Ou seja, você e nem sua seita têm autoridade sobre esse assunto!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus é o Verbo de Deus, mas se fez Homem , morreu na cruz, teve fome, chorou, apanhou de chicotes na flagelação... É isso o que fez de Jesus um exemplo para nós. Foi pelo sofrimento dele que somos salvos:

      Jesus chorou.

      João 11:35

      E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.
      E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.

      Marcos 11:11,12




      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu também discordo da tese de que Jesus caiu. Se não há relatos nos livros Santos eu não tenho que acreditar. Se está escrito eu creio 100%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há relato nos livros Santos do nome Bíblia? Não! Você acredita!
      Existe algum relato dizendo " tudo está na BÍBLIA? Não! Você acredita!
      Há algum relato dizendo" leia a Bíblia ,nela tem toda verdade "? Não! Você acredita?
      Há algum relato dizendo " O Pai, o Filho e o Espírito são um só Deus"? Não! Você acredita!
      Há algum relato dizendo "Jesus é Deus"? Não! Você acredita?
      Quem fez a Bíblia cristã? A Tradição cristã católica dos bispos da Igreja!
      Está aí o erro de vocês, protestantes e evangélicos!
      A Bíblia foi feita pela Igreja.
      A Via Sacra foi feita pela Igreja!
      A Tradição fez a Bíblia!
      A Tradição fez a Via sacra!
      É pela Igreja que recebemos a fé!
      Sua seita não existia!

      Excluir