quinta-feira, 9 de setembro de 2021

VERSÍCULOS SOBRE OS ARCANJOS - COROS DOS ANJOS, A HIERARQUIA ANGÉLICA NA BÍBLIA











SIGNIFICADO DO NOME ARCANJO

Arcanjo, do grego: arkhaggelos,(αρχή, principal, primeiro; άγγελος, mensageiro), latim eclesiáticos: archangelus, é o anjo principal ou anjo da mais alta ordem (a oitava) na hierarquia celeste.

Na Bíblia cristã, o termo aparece apenas duas vezes e apenas no Novo Testamento:

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

1 Tessalonicenses 4:16

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

Judas 1:9



OS SETE ARCANJOS

A Bíblia nos fala que há sete espíritos, sete anjos que assistem diante de Deus. Gabriel afirma ser um dos que assiste diante de Deus. Rafael também diz o mesmo. 




Logo, deduzimos que esses sete anjos, são os anjos principais ou os Arcanjos, porém a Bíblia só dá o nome de três ( Miguel, Gabriel , Rafael):

"Vi no céu ainda outro sinal, grande e admirável: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus. " (Apo 15,1)

"E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus."

Apocalipse 4:5





FUNÇÃO DOS ARCANJOS

Uma das funções dos Arcanjos é anunciar a vontade de Deus:

E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

Apocalipse 5:6

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

1 Tessalonicenses 4:16

Um dos grandes anúncios foi o da Encarnação do Verbo no seio da Virgem Maria ( Evangelho de São Lucas 1, 26-31):

"26 - No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 - a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 - Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29 - Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30 - O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31 - Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus."


Os Anjos Rafael e Gabriel se declaram como um dos sete que assistem diante de Deus, ou seja, são Arcanjos igual a Miguel:

"Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre prontos para entrar na presença do Senhor glorioso." (Tob 12,15)

"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas." Lucas 1:19





VERSÍCULOS SOBRE SÃO MIGUEL ARCANJO


E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Apocalipse 12:7



Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.

Daniel 10:21



Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Judas 1:9

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Daniel 10:13

E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Daniel 12:1



VERSÍCULOS SOBRE SÃO GABRIEL ARCANJO


E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, Lucas 1:26

E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão. Daniel 8:16

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. Lucas 1:19

Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde. Daniel 9:21


VERSÍCULOS SOBRE SÃO RAFAEL ARCANJO


Tobias; 8-3 - Nesse momento, o anjo Rafael tomou o demônio e prendeu-o no deserto do Alto Egito.

Tobias; 9-6 - Rafael tomou então quatro servos de Raguel, e dois camelos, e partiu para Ragés, na Média. Encontrando Gabael, entregou-lhe o recibo e recebeu dele todo o dinheiro.

Tobias; 11-4 - Tendo Tobias concordado com esse parecer, Rafael disse-lhe: Leva contigo o fel do peixe, porque vais precisar dele. Tomou, pois, Tobias o fel e partiram.

Tobias; 11-7 - Ora, Rafael tinha dito a Tobias: Logo que entrares em tua casa, adorarás o Senhor teu Deus e dar-lhe-ás graças. Irás em seguida beijar teu pai,

Tobias; 12-15 - Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.

Tobias; 3-25 - e um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara, cujas preces tinham sido simultaneamente dirigidas ao Senhor. 





FRASES DE SÃO TOMÁS DE AQUINO SOBRE OS ARCANJOS:

"Assim, explica, chamam-se anjos os que, anunciam as coisas mínimas; Arcanjos, as sumas; pelas Virtudes fazem-se os milagres; pelas Potestades são debeladas as potestades adversas; os Principados são os que presidem aos bons espíritos.

(...) os Arcanjos são chamados como que Príncipes dos Anjos, porque, em relação a estes, são príncipes, porém, em relação aos Principados são Anjos. — Segundo Gregório contudo, chamam-se Arcanjos porque presidem só a ordem dos Anjos, sendo como núncios das grandes coisas. 

E chamam-se Principados porque presidem a todas as virtudes celestes, cumpridoras das ordens divinas."





FONTES:
https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf
https://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/a/anjo.html
https://www.fatima.org.br/biblia-online/








Nenhum comentário:

Postar um comentário