sexta-feira, 21 de junho de 2019

GUARDAR AS CINZAS DA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO PARA PROTEÇÃO

Na Bíblia ( II Crônicas 16,14;21,14) vemos que o povo tinha o costume de queimar aromas em homenagem aos reis. Assim, em homenagem ao maior profeta entre os nascidos de mulher (S. Lucas 7,28), São João Batista, acendemos fogueiras.  

Há uma lenda que diz que após os três meses na casa de Santa Isabel, Nossa Senhora desceu das montanhas de Judá e combinou com a prima para acender uma fogueira assim que João nascesse, assim ela ficaria sabendo que tudo estaria bem. 

Resultado de imagem para fogueira nossa senhora joão batista santa isabel





Sempre faço uma fogueira na noite de São João. Antes de acender a abençoo com água e sal bento para honrar o nome do Santo servo de Deus João Batista e pedir as graças do Senhor por intermédio deste Santo Grandioso.

Resultado de imagem para cinzas de são joao


No outro dia, recolho as cinzas e coloco em jarras para as usar em minhas orações. As cinzas de São João são muito úteis, podem servir para orações de penitência com imposição de cinzas ou as uso quando sinto que preciso abençoar e proteger minha casa contra forças do mal.

Há dias em que sinto que algo não está bem, como pressentindo a inveja, ou maus pensamentos de algum inimigo. Nessa hora, faço minhas orações de proteção e uso os sacramentais da Igreja ( água, óleo ou sal bentos) e espalho as cinzas de São João nas portas, janelas, muros dizendo orações de proteção ( invocando São Jorge, São Miguel, a oração da Rainha dos Anjos, Santo Anjo, etc.). 
É muito poderoso usar esses elementos em nossas orações.

 As cinzas de São João sempre foram usadas por muitos devotos para ajudar a curar animais, proteger lavouras, a casa  ou para bênçãos na Quarta-feira de cinzas. 


Resultado de imagem para fogueira nossa senhora joão batista santa isabel




Acender uma fogueira, além de tradição, é uma forma de darmos testemunho de nossa fé no Cristo que fundou apenas uma Igreja na terra, a Católica.  

Sempre ouvimos protestantes perseguindo nossas tradições, tentando transformar nossas devoções e expressões de fé em coisas do demônio. Pelo contrário, é o Demônio quem deseja acabar com toda expressão do sagrado. Se olharmos os países de maioria protestante, não encontraremos nenhum sinal visível da fé e podemos ver que não existe cultura tão rica quanto a dos países católicos. Se olharmos países católicos, como no Brasil, temos como marca nosso Cristo Redentor e diversos outros locais sagrados.

Que Deus proteja sua Igreja da inveja de seus inimigos! 

Imagem relacionada






Nenhum comentário:

Postar um comentário