terça-feira, 16 de dezembro de 2014

SÃO JOÃO DA MATA - PADROEIRO DOS CRISTÃOS PRESOS OU PERSEGUIDOS PELOS MULÇUMANOS - 17 DE DEZEMBRO












A missão de salvar cristãos prisioneiros dos turcos foi mostrada a João da Mata em uma visão que teve ao celebrar logo a sua primeira missa. 

Essa foi a motivação que tornou possível a Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos cativos, ou somente Padres Trinitários, como são conhecidos, que tinha como objetivo resgatar cristãos presos e mantidos como escravos pelos inimigos muçulmanos. 

Nessa época, o Império Otomano, dos turcos muçulmanos, dominava aquelas regiões.

A nova Congregação foi fundada em 1197 por João da Mata, com o apoio do religioso Félix de Valois, considerado seu co-fundador, também celebrado pela Igreja.


 A autorização da Igreja veio através do papa Inocêncio III, um ano depois. 

Mas João, antes de procurar o auxilio de seu contemporâneo Félix, já levava uma vida social e religiosa voltada para a luta a favor dos oprimidos.

João da Mata nasceu em 23 de junho de 1152, em Francon, no sul da França, e desde pequeno mostrou sua preocupação para com os injustiçados. 

Ele chegava a dividir com os pobres todo o dinheiro que recebia dos pais para seu divertimento. 

Depois de tornar-se sacerdote e ter-se doutorado em teologia em Paris, procurou Félix, que vivia recluso e solitário, com o qual conviveu por três anos.





Ordenação de São João da Mata









 Nesse período, planejaram a criação da nova Ordem e a melhor maneira de lutar pela liberdade dos cristãos, então subjugados, segregados e muitos mantidos em cativeiro.

Para isso ele ergueu, então, a primeira comunidade em Cerfroi, região deserta nos arredores de Paris, que depois se tornou a Casa-mãe da Ordem dos Trinitários. 

De lá os sacerdotes missionários formados passaram a soltar os cativos, levando-os, em triunfo, a Paris. 

O próprio João da Mata organizou uma expedição à África, onde resgatou, pessoalmente, um grande número de cristãos em cativeiro. 











Em uma segunda viagem, caiu nas mãos dos muçulmanos, foi espancado e deixado sangrando pelas ruas de Túnis, na Tunísia.

Recuperou-se, reuniu os cristãos e os embarcou num navio que devia levá-los a Roma. 

O barco acabou sendo atacado, teve as velas rasgadas e o leme quebrado. 

Os registros e a tradição contam que João da Mata tirou o manto, rezou, transformou-o numa vela, pediu a Deus que guiasse o navio e, assim, chegaram ao porto da cidade italiana de Óstia. 

Depois, muitos outros cristãos foram libertados dessa maneira, na África, pelos integrantes que engrossavam a nova Congregação.

A Ordem dos Trinitários cresceu tanto que seu fundador teve de construir várias outras casas comunitárias, tamanha era a solicitação para o ingresso. 

João da Mata morreu santamente, no dia 17 de dezembro de 1213.

 O papa Inocêncio XI elevou à honra dos altares são João da Matha, cuja celebração foi estabelecida para o dia de sua morte.





Na primeira missa que celebrou, ele teve a visão de um anjo vestido de branco com
uma cruz vermelha e azul no peito. O anjo colocava suas mãos na cabeça dos escravos que estavam ajoelhados ao lado dele.









Anos mais tarde, a beira de um riacho com o seu amigo, São Feliz Valois, eles tiveram uma visão de um grande veado branco com uma cruz vermelha e azul presa entre seus chifres.




São Félix de Valois










Com o encorajamento do Papa Inocencio III, (algumas fontes dizem que o Papa havia tido uma visão semelhante e por isto rapidamente aprovou a Ordem), eles fundaram a Ordem dos Hospitaleiros da Santíssima Trindade e Cativos, (Os Trinitários) para resgatar prisioneiros cristãos das mãos dos Mouros. 



A roupa do anjo: branca com a cruz azul e vermelha no peito se tornou o hábito da Ordem. A Ordem foi colocada sob a proteção da Nossa Senhora do Bom Remédio e foi ainda instituído o Escapulário da Santíssima Trindade e João foi seu primeiro Superior Geral.






Eles conseguiram a aprovação do Rei Philip Augustus da França e viajaram por todo o país coletando dinheiro para os resgates. A Ordem cresceu e espalhou-se pela França, Espanha, Itália e Inglaterra. Os Trinitários iam ao mercado de escravos no Norte da Africa e em outros locais, compravam os escravos e os libertavam.


Por causa de vários elementos como visões, prisioneiros, cavaleiros resgatados etc, a história de João da Mata tornou-se um tópico principal de várias histórias e lendas da Idade Média, várias delas repletas de ficção.

Hoje existem 600 membros da Ordem em várias prisões, em 20 países e recentemente celebraram seus 800 anos de existência.

João faleceu de causas naturais em 12 de dezembro de 1223 e foi canonizado em 21 de outubro de 1666 pelo Papa Alexandre VII.

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado com o hábito da Ordem( branco com a cruz azul e vermelha) segurando correntes em suas mãos ou a seus pés; ou 2) com uma mitra a seus pés; ou 3) com São Felix Valois; ou 4) com um anjo e dois cativos da sua visão, no fundo; ou 5) recebendo o escapulário da Santíssima Trindade; ou 6) recebendo uma bolsa de Nossa Senhora do Bom Remédio, com moedas para libertar os escravos.








A Missa de São João da Mata



Oração a São João de Matha 
- para os membros da Terceira Ordem * da Santíssima Trindade

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, chamaste São João da Matha para ser um libertador de quem sofreu as dores do cativeiro. Por sua intercessão, dai-nos paciência e amor para aqueles que são perseguidos por causa da sua fé em Cristo; dai vossa graça libertadora a todos os que estão acorrentados por qualquer forma de dependência; e incuti um sentimento de purificação em todos os que trabalham  em instituições de correção e penitenciárias. 

 Santíssima Trindade, incuti no meu coração e nos corações de todos o amor que moveu João de Matha a dedicar-se ao Evangelho e à liberdade física e espiritual de todos os seus filhos e filhas. Incuti em nós uma profunda compaixão para com os pobres e os menos favorecidos da sociedade, e transformai-nos em apóstolos de vosso reino de justiça e paz no mundo. 

Amém.





   
São João da Matha, 
 proteja-nos e obtenha para nós a graça de sermos preenchidos com o amor dinâmico para com Deus-Trindade e uma profunda compaixão pela humanidade sofredora. 
Que o vosso exemplo nos inspire a viver uma vida pessoal e social, que tem suas raízes no Evangelho e exemplifica o amor e a união da Santíssima Trindade. 
Animai-nos a imitar Cristo Redentor, e apoiar a liberdade de todas as pessoas, especialmente aqueles que são marcados com o sofrimento da condição humana. 
Que o nosso compromisso com o ideal do amor cristão e a Misericórida Divina nos faça um dia desfrutar convosco da visão beatífica de Deus-Trindade. 
Fazemos esta oração por meio de Cristo, nosso Senhor.
Amém









Sv Jan z Malty.jpg

Estátuas de São João da Mata e São Félix de Valois na Charles bridge, em Praga.









Emblema dos Padres Trinitários






Nenhum comentário:

Postar um comentário