Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em:
Êxodo 25, 18-22;31,1-6 ( Deus manda fazer imagens de
Anjos);
Êxodo 31,1-6 ( Deus abençoa o fazedor de imagens)
Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma
Serpente e quem olhasse para a imagem era curado)
1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; ( O Templo de
Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais,
flores e frutos)
1 Reis 8, 5-11; ( Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio
de imagens e figuras)
Números 7, 89; 10,33-35; ( Os judeus veneravam a Arca
que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela
que tem imagens)
Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens)
Josué 7,6 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens
para rezar)
Juízes 18,31 ( Uma imagem de escultura é colocada na
Casa de Deus para recordação)
1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)
II Samuel 6,2; ( Deus se assenta sobre as imagens dos
querubins da Arca)
Ezequiel 41,1. 17-26; ( O Templo de jerusalém era cheio de
imagens de Anjos e figuras de animais,flores, etc.)
Gálatas 3,1.(São Paulo nos fala da imagem do Crucificado)
O texto de Números (21,4-9) apenas confirma a intercessão
dos Santos e o uso legitimo das imagens:
... Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de
nós"...
(O POVO PEDE A INTERCESSAO DO SANTO SERVO
MOISES)
8 O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente
(DEUS MANDA FAZER IMAGEM)
e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar
para ela viverá".
(VENERAÇÃO DE IMAGEM AO OLHAR PARA ELA)...
Venerar é respeitar.
A serpente foi venerada, pois o povo a tinha como símbolo
do poder de Deus.
O Salmo 115 não fala dos Santos, mas dos deuses:
Salmo 115 fala de ídolos e não de imagens de Santos.
Deus proibiu imagens de deuses, os ídolos, e não proibiu
imagens de Santos.
Deus mandou fazer imagens que nos lebrassem dele e das
coisas do céu:
"Farás dois querubins (duas imagens de anjos)..." Exodo
25,18
" O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente (a imagem
de uma serpente)..." Numeros 21,8
Isaías 44 não fala das imagens dos Santos, mas das
imagens dos deuses, os ídolos.
Isaías 44 fala contra os ídolos ( imagens de deuses) e não
contra as imagens dos Santos ( as almas dos justos que
chegaram à perfeição Hebreus 12,23).
Vejamos a análise:
Isaías diz:
Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e
as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e
suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para
que sejam envergonhados.
Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura,
que é de nenhum préstimo?
Isaías 44:9-10
Veja que ele critica quem forma um deus, mas em Êxodo
31,1-6, Deus abençoa o fazedor de imagens, que não cria
um deus, mas obras artísticas para seu Templo:
1. O Senhor disse a Moisés:
2.“Eis que chamei por seu nome Beseleel, filho de Uri, filho
de Hur, da tribo de Judá.
3. Eu o enchi do espírito divino (FABRICANTE DE
IMAGENS) para lhe dar sabedoria, inteligência e habilidade
para toda sorte de obras:
4. invenções, trabalho de ouro, de prata, de bronze,
5. gravuras em pedras de engastes, trabalho em madeira e
para executar toda sorte de obras.
Isaías, mais adiante critica quem se ajoelha diante das
imagens dos deuses:
também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se
diante dela.
Isaías 44:15
Mas em Josué 7,6, vemos que o povo se ajoelhava diante
da Arca que tinha imagens de anjos em sua tampa (Êxodo
25,18ss) e isso não era idolatria, pois eles sabiam que não
eram imagens de deuses, mas de servos de Deus:
Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por
terra até a tarde diante da arca do Senhor (VENERAÇÃO),
tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as
suas cabeças. (Josué 7, 6)
Mais adiante, vemos que Isaías critica não as imagens de
santos, mas sim as imagens de deuses:
Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura;
ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-
me, porquanto tu és o meu deus.
Isaías 44:17
Deus mesmo mandou Moisés utilizar uma imagem para
ajudar o povo a rezar, mostrando que podemos fazer
imagens de santos ou crucificados para nos ajudar a elevar
nossa mente em oração:
8. e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente
ardente (IMAGEM) e mete-a sobre um poste. Todo o que for
mordido, olhando para ela, será salvo.”
(Números 21,8)
Todo católico sabe reconhecer a diferença entre uma
imagem e Deus que não se pode ver.
Todo católico sabe reconhecer que tudo vem de Deus e que
seus Santos nos ajudam sim, mas são abaixo de Deus,
servos de Deus, dependem de Deus.
Sobre o uso de imagens no culto católico, é importante lembrar que:
Deus pediu que se fizessem imagens (Ex 25,18-22) e Ele mesmo usou a imagem da Serpente de Bronze para curar o povo de Israel (Num 21,7-9);
assim como o Templo de jerusalém era repleto de imagens ( I Re 6,18-35;I Re 7, 18-51;I Re 8,5-11; Ez 41,1-26)
e sobre a Arca da Aliança levavam-se duas imagens de Anjos (os querubins) que era conduzida em procissões (Num 10,35; Jos 3,3-8)
e diante da qual o povo se prostrava em oração (Num 7,89; Jos 7,6).
Tudo isso mostra que o uso de imagens é totalmente permitido pela Bíblia, pois
Deus proibiu imagens de deuses e não de Santos ou Anjos.
Porque e para que fazer uma imagem de Maria ou dos
Santos?
Assim como Deus mandou fazer a imagem de uma serpente
para que o povo de Israel demonstrasse sua fé (Num 21,7-
9), nós fazemos representações de Maria para demonstrar
nossa fé no poder de Deus e na intercessão de sua Mãe.
As imagens servem para nos lembrar (Ex 28,29.30; Num
17,1-5; Deut 6,8-9; Jos 24,27) das realidades celestes onde
Cristo está assentado à direita do Pai. Elas fazem memória,
e são convite a meditarmos nos mistérios de Deus, na vida
e exemplo de seus santos.
Assim como as lâminas feitas com os turíbulos dos
pecadores para lembrar aos israelitas de não mais pecarem
(Num 17,1-5), as imagens nos fazem recordar a
necessidade da santidade e de que os Santos viveram esse
mistério e que também podemos viver evitando o pecado.
Assim como os querubins da Arca eram vistos como o trono
de Deus ( Ex 25,22; I Sam 4,4; II Sam 6,2; I Cr 13,6; Is
37,16; Heb 9,5), as imagens de Maria nos recordam que ela
foi o trono de Deus na terra.
Do mesmo modo que a Arca de madeira com imagens de
anjos,os querubins, era carregada como símbolo do poder
de Deus (Num 10,35), as imagens também são carregadas
como símbolos desse poder pela memória do sagrado que
elas trazem.
Como o templo de Jerusalém era cheio de figuras e
imagens (Ez 41,1.17-26), assim devemos usar imagens em
nossas igrejas, casas, ruas, e qualquer ambiente (Deut 6,8-
9), afim de nos lembrar a necessidade de orar e de buscar a
Deus.
As imagens são como um livro, elas falam sem precisar de
palavras e nos lembram, pelo exemplo daqueles que elas
representam, dos mandamentos divinos de amar a Deus
acima de tudo e ao próximo, por isso as usamos como a
faixa usada pelos israelitas, as pomos diante de nossos
olhos para que em casa ou pelo caminho, ao deitarmos ou
levantarmos nos lembremos de Deus (Deut 6,4-9).
As imagens são usadas para fazerem memória (Jos 24,27)
e nos lembrar do espiritual num mundo que quer e
consegue muitas vezes nos fazer esquecer disso.
As imagens não são ídolos porque
um ídolo é a representação de um deus falso que era
adorado ( Ex 32,1; II Cr 13,8; II Cr 32,19),
enquanto nossas imagens representam pessoas humanas,
servos de Deus, anjos, Maria, Jesus, o Deus verdadeiro,
adorado somente em seu corpo e sangue, na hóstia
e são usadas como símbolos de veneração para nos
lembrar do sagrado, como os querubins no templo ( Ex
26,31; 37,7.9; I Re 6,2.23.24-25. 27-29.32.35 ;7,29.36; 8,7;
II Cr 3,7. 10. 14; 5,8;)
um ídolo é a representação de um deus falso que era
adorado ( Ex 32,1; II Cr 13,8; II Cr 32,19),
enquanto nossas imagens representam pessoas humanas,
servos de Deus, anjos, Maria, Jesus, o Deus verdadeiro,
adorado somente em seu corpo e sangue, na hóstia
e são usadas como símbolos de veneração para nos
lembrar do sagrado, como os querubins no templo ( Ex
26,31; 37,7.9; I Re 6,2.23.24-25. 27-29.32.35 ;7,29.36; 8,7;
II Cr 3,7. 10. 14; 5,8;)
Por representarem pessoas santas, temos o mesmo
comportamento que os cristãos tinham diante dos santos (At
5,15-16; 18,11-12), queremos tocá-las, olhar para elas, tratá-
las com carinho, beijá-las, nos ajoelhamos diante delas,
como se elas estivessem aqui, mas ainda assim essas
formas de expressão devocional não são formas de
adoração, pois para nós existe um só Deus e seus Santos e
Maria são nossos intercessores.
comportamento que os cristãos tinham diante dos santos (At
5,15-16; 18,11-12), queremos tocá-las, olhar para elas, tratá-
las com carinho, beijá-las, nos ajoelhamos diante delas,
como se elas estivessem aqui, mas ainda assim essas
formas de expressão devocional não são formas de
adoração, pois para nós existe um só Deus e seus Santos e
Maria são nossos intercessores.
Josué, Moisés e o povo de israel também se ajoelhavam
diante da Arca com imagens de anjos e oravam ao Senhor
(Num 7,89; Jos 7,6) e diante da imagem da serpente,
olhavam para ela em espírito de oração (Num 21,9) , assim
podemos nos ajoelhar diante de uma imagem e olhar para
elas em espírito de oração, conversando com os Santos que
elas representam, (pois os judeus também se ajoelhavam
diante dos santos profetas ou anjos em veneração (Num
22,31; I Re 18,7; I Cr 21,21)). Podemos e devemos pedir a
intercessão de tão poderosos auxiliadores (Tg 5,16), pois
sabemos que nossa oração se direciona não às imagens
em si, mas a quem elas representam no céu.
diante da Arca com imagens de anjos e oravam ao Senhor
(Num 7,89; Jos 7,6) e diante da imagem da serpente,
olhavam para ela em espírito de oração (Num 21,9) , assim
podemos nos ajoelhar diante de uma imagem e olhar para
elas em espírito de oração, conversando com os Santos que
elas representam, (pois os judeus também se ajoelhavam
diante dos santos profetas ou anjos em veneração (Num
22,31; I Re 18,7; I Cr 21,21)). Podemos e devemos pedir a
intercessão de tão poderosos auxiliadores (Tg 5,16), pois
sabemos que nossa oração se direciona não às imagens
em si, mas a quem elas representam no céu.
Quando milhares de pessoas em partes diferentes do mundo rezam para um santo ao mesmo tempo o santo consegue escutar as ouções de todos ao mesmo tempo?
ResponderExcluirSim. No Apocalipse 5,8 , Os Santos Anciãos vistos por São João apresentavam a Deus taças cheias das orações dos santos da terra. Essa visão simbólica do Apocalipse mostra que os Santos intercedem por nós a Deus, recebem nossas preces e as apresetam ao Senhor.
ExcluirJesus nos diz no evangelho que o Santo Abraão viu o nacimento dele (João 8,56) , mas como se Abraão já havia morrido e quando vivo não há registro disso? Abraão o viu porque os Santos nos rodeiam como nuvem de testemunhas (Hebreus 12,1)
Jesus também nos diz no evangelho que o Santo Moisés acusava os judeus diante de Deus (João 5,45)
Esse mesmo Santo, Moisés, apareceu para Jesus, junto com Santo Elias, para conversar sobre a paixão de Jesus, o que mostra que os santos participam da história da salvalção (Lucas 9,28-31).
Os Santos não estão mortos, mas vivos em Deus, no céu ( Lucas 23,42; II Coríntios 5,7; Filipenses 1,23; Apocalipse 7,15;14,4) .
Os Santos já não estão presos a nossa condição humana, mortal, eles são semelhantes a Deus, pois o veem como ele é (I João 3,2). Hoje, conhecemos em parte, mas os Santos estão diante de Deus e conhecem tudo (I Coríntios 13, 12), pois o veem face a face, e Deus tudo os pode revelar. O mundo dos santos, a realidade deles para nós foge do nosso mundo material, pois "o que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem reservado para aqueles que o amam. " (I Coríntios 2,9)