segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CUIDAR DOS SEPULCROS, TÚMULOS DOS MORTOS, É BÍBLICO




Sempre que comemoramos Finados, muitas pessoas visitam o túmulo de seus parentes queridos, enquanto outros teimam em dizer que isso não é bíblico e desnecessário.


Jesus deixa claro que era costume judáico adornar o túmulo dos profetas e justos, ou seja, já existia a veneração dos Santos, dos familiares, dos queridos sim:

" Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos." (Mateus 23,29)

Jesus não critica essa prática, critica a atitude falsa deles, que elogiavam pessoas santas, mas não praticavam viturdes.

Jesus menciona o respeito que os judeus tinham aos mortos, fazendo túmulos em memória dos profetas. 

Apesar de criticar os fariseus por não viverem a Palavra de Deus em verdade e espírito, Jesus não critica a prática de respeito aos mortos.

Veja São Mateus ( 23,27-31):

27. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão.
28. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
29. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos
30. e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos como eles no sangue dos profetas...

31. Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas.



Visitar o túmulo dos falecidos é uma prática cristã que nos recorda a visita das mulheres ao sepulcro de Jesus.
As Santas Mulheres  foram ao sepulcro para prestar a Jesus as honras, que ele não teve antes de ser enterrado na correria das vésperas do sábado, no qual não podiam trabalhar:




E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 
(Mateus 28,1)


E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. 
(Marcos 16,2)



É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; 
(Lucas 24,22)


E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. (João 20,1)


Uma passagem do Evangelho de São João narra que os judeus ao verem a irmã de Lázaro correndo para ver Jesus, pensaram que ela corria para ir chorar no túmulo do irmão.
Isso deixa claro que esse costume de visitar os túmulos dos parentes é algo absolutamente natural e saudável, pois nos recorda que, um dia , todos que morreram ressurgirão  (Ezequiel 37, 1-14):


"Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali."

João 11,31


Para os cristãos, a sepultura é um lugar sagrado, assim como o foi a de Jesus, pois ele é as primícias dos que morreram (1 Coríntios 15,20).

Visitar os túmulos dos mortos e orar por eles ( I Cor 15,29)  é uma prática cristã e bíblica.
Assim como o profeta Ezequiel foi transportado por Deus para um cemitério para nos lembrar que Deus, um dia,  nos trará de voltar à vida (Ezequiel 37, 1-14), assim também somos chamados a meditar nesse mistério da ressurreição e da nossa passagem desta vida para a outra,  com Cristo. 

Os mortos não precisam de visita, mas sim os vivos, para que lembrem que um dia também irão para lá.




O RESPEITO PELO ENTERRO E SEPULTAMENTO NA BÍBLIA:


A Bíblia nos fala da necessidade de respeitar e zelar pelo túmulo dos mortos e seus corpos.

No Gênesis ( 23,1-2.7-9.19-20), lemos como ao falecer Sara, Abrão busca sepultá-la com toda dignidade:

Sara viveu cento e vinte e sete anos: tal foi a duração de sua vida.
2. Ela morreu em Quiriat-Arbé, hoje Hebron, na terra de Canaã. Abraão veio para a prantear e chorar.
7. Então Abraão levantou-se e, prostrando-se diante do povo daquela terra, os filhos de Het,
8. disse-lhes: “Se me permitis trazer minha defunta e enterrá-la, ouvi-me: Intercedei por mim junto de Efrom, filho de Seor,


9. para que ele me ceda a caverna de Macpela que lhe pertence, e que se encontra na extremidade de sua terra. Que ele ma ceda em vossa presença, por seu justo valor, a fim de que eu me torne o proprietário dessa sepultura.”
19. E Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna de Macpela, defronte de Mambré, hoje Hebron, na terra de Canaã.


20. A terra e a caverna que nela se encontra passaram, pois, dos filhos de Het para propriedade de Abraão, a título de lugar de sepultura.









                               O enterro de Santa Luzia, 
                     virgem e mártir dos primeiros séculos,
                                  pelos cristãos romanos.








Quando Abraão morre, ele também é enterrado na mesma caverna da sepultura da Sara, tornando-se a caverna de Macpela como que num mausoléu da família:

Gênesis (25,7-10):
Eis a duração da vida de Abraão: Ele viveu cento e setenta e cinco anos,
8. e entregou sua alma, morrendo numa ditosa velhice, em idade avançada e cheio de dias, e foi unir-se aos seus.


9. Isaac e Ismael, seus filhos, enterraram-no na caverna de Macpela, situada na terra de Efrom, filho de Seor, o hiteu, defronte de Mambré,
10. a terra que Abraão tinha comprado aos filhos de Het. É lá que ele foi enterrado, com Sara, sua mulher.






Lá, também foi enterrado Jacó:

Gênesis (49,29-33):

29. Em seguida, fez-lhes esta recomendação: “Eis que vou ser reunido aos meus. Enterrai-me junto de meus pais na caverna da terra de Efrom, o hiteu,
30. na caverna da terra de Macpela, defronte de Mambré, na terra de Canaã, essa caverna que Abraão havia comprado a Efrom, o hiteu, ao mesmo tempo que a terra, para ter a propriedade de uma sepultura.
31. Foi aí que enterraram Abraão e Sara, sua mulher; foi aí que enterraram Isaac e Rebeca, sua mulher; e foi aí que enterrei Lia”.
32. (Essa propriedade, bem como a caverna que nela se encontra, foram compradas aos filhos de Het.)
33. E, tendo Jacó dado aos seus filhos esta última recomendação, recolheu os pés em sua cama, e expirou. E foi reunido aos seus.




ENTERRAR MORTOS É OBRA DE MISERICÓRDIA:


A Bíblia afirma que enterrar os mortos é uma obra de misericórdia, como lemos em II Samuel (2,4-5):


4. Os homens de Judá foram ali e sagraram Davi rei da casa de Judá. Foi anunciado ao rei que os homens de Jabes em Galaad haviam sepultado Saul.

5. Davi mandou-lhes mensageiros, dizendo: Benditos sejais pelo Senhor, por terdes feito esta obra de misericórdia para com o vosso senhor Saul, sepultando-o!

Não ter seu corpo sepultado junto com sua família, ou mesmo sem ser enterrado é algo apresentado pela Bíblia como um castigo, como afirma I Reis (13,20-22):

20. Enquanto estavam à mesa, o Senhor falou ao profeta que o tinha feito voltar,


21. e este interpelou o homem de Deus, vindo de Judá, nestes termos: Eis o que diz o Senhor: Desobedeceste à palavra do Senhor e não cumpriste a ordem que o Senhor, teu Deus, te havia dado:
22. voltaste e comeste num lugar do qual Deus te dissera: Não comerás pão ali, nem beberás água. Por isso teu cadáver não será levado ao sepulcro de teus pais.


O RESPEITO AO CEMITÉRIO E AOS DEFUNTOS:


O respeito ao cemitério, aos corpos e túmulos dos mortos, nos é apresentado em II Reis (23,16-19).

Nesse texto bíblico, Josias respeita o corpo do homem de Deus, o profeta, mas não os corpos dos pecadores idólatras. 

Como castigo, manda queimar seus ossos em profanação ao altar dos deuses estrangeiros:

16. Josias, olhando em torno de si, viu os túmulos que havia sobre a colina; mandou buscar os ossos dos sepulcros e queimou-os no altar. Este altar foi assim profanado, segundo o oráculo que o Senhor tinha proferido pelo homem de Deus que havia predito essas coisas.


17. E o rei perguntou: Que monumento é esse que eu vejo? Os habitantes da cidade responderam-lhe: É o túmulo do homem de Deus que veio de Judá, e que predisse tudo o que fizeste ao altar de Betel.
18. Deixai-o, disse o rei; paz aos seus ossos. E os seus ossos ficaram intactos, assim como os ossos do profeta que tinha vindo de Samaria.

A Igreja sempre teve cuidado com o corpo de seus fiéis e ,muito cedo, os cristãos compreenderam a necessidade de respeitar o túmulo de seus irmãos mais santos.  

Durante as perseguições romanas, eram nos cemitérios (as catacumbas romanas) que se celebravam as Missas, fazendo dos túmulos dos santos, o altar da celebração eucarística.






                          Imagem de uma Catacumba romana, 
                         com desenhos de cristãos em oração.






A Bíblia nos mostra que os corpos dos Santos (Atos 19,11-12), mesmo depois de mortos, ainda são cheios do poder de Deus.

Podemos conferir isso na passagem de II Reis (13, 20-21):

20. Eliseu morreu e foi sepultado. Guerrilheiros moabitas faziam cada ano incursões na terra.
21. Ora, aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida, e pôs-se de pé.









                      Túmulo de vidro com os restos mortais 
                             de Santa Luzia, virgem e mártir.














Jesus menciona o respeito que os judeus tinham aos mortos, fazendo túmulos em memória dos profetas. Apesar de criticar os fariseus por não viverem a Palavra de Deus em verdade e espírito, Jesus não critica a prática de respeito aos mortos.

Veja São Mateus ( 23,27-31):

27. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão.
28. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
29. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos
30. e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos como eles no sangue dos profetas...


31. Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas.


Enterrar os corpos dos cristãos com dignidade e respeitar seus túmulos, zelando por eles é uma prática que nos lembra que todos somos outros cristos e merecemos ter um sepulcro, como o Cristo teve (São Mateus 27,57-60):
À tardinha, um homem rico de Arimateia, chamado José, que era também discípulo de Jesus,


58. foi procurar Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos cedeu-o.
59. José tomou o corpo, envolveu-o num lençol branco
60. e o depositou num sepulcro novo, que tinha mandado talhar para si na rocha. Depois rolou uma grande pedra à entrada do sepulcro e foi-se embora.

36 comentários:

  1. Favor esclarecer o significado de enterrar descohecido em tumulo de familiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi o que você quer saber exatamente. Túmulo de familiar é um túmulo que pertence a uma família.

      Excluir
  2. 1 - Título:"cuidar dos sepulcros e túmulos dos mortos é bíblico"; Você não descreveu, baseado na bíblia nenhum trecho que fale sobre o título em questão, tudo que li foi que eles enterravam sim seus familiares, mas não visitavam como se faz nos dias de hoje, como sitado por vc mesmo em dias de finados.
    2 - O QUE O SR. HÉLIO ESTÁ TE PERGUNTOU É: SE O TÚMULO É FAMILIAR PQ ENTERRAR UM DESCONHECIDO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra Pinto, você leu o trecho que diz na postagem sobre Jesus?
      Jesus deixa claro que era costume judáico adornar o túmulo dos profetas e justos, ou seja, já existia a veneração dos Santos, dos familiares, dos queridos sim:

      " Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos." (Mateus 23,29)

      Jesus não critica essa prática, critica a atitude falsa deles, que elogiavam pessoas santas, mas não praticavam viturdes.

      Jesus menciona o respeito que os judeus tinham aos mortos, fazendo túmulos em memória dos profetas. Apesar de criticar os fariseus por não viverem a Palavra de Deus em verdade e espírito, Jesus não critica a prática de respeito aos mortos.

      Veja São Mateus ( 23,27-31):

      27. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão.
      28. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
      29. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos
      30. e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos como eles no sangue dos profetas...

      31. Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas.

      Excluir
    2. meu querido Orion...não vi nada que me confirmasse biblicamente o titulo que você postou, e nem o que você quer nos justificar, que é o dia de Finado, todos os textos que você mostrou, só nos mostra uma atividade feita pelos judeus particularmente, e não um dia nacional para se fazer isso,não há uma justificativa bíblica para os dias dos mortos.Isso se dá apenas dentro de uma cultura de um povo e não como uma afirmação biblica.

      Excluir
    3. O que você chama de "confirmar biblicamente" é uma incoerência protestante.

      O problema é que, quando se refere à doutrina católica, vocês querem que a gente mostre escrito na Biblia tudo literalmente: "Faça o Dia de finados".

      Mas quando é sua doutrina e festas, grupos, etc, que vocês fazem vocês não se preocupam com isso, né?

      Procure confirmação bíblica para:
      1- uso de paletó e gravatá
      2- Cultos shows
      3- Cultos histéricos
      4- Cultos com incorporação, rodopiando, pulando, gritando
      5- Cds, microfones, etc, não existiam na Bíblia, então precisa de confirmação segundo você.
      6- Cantores gospel ( interessados em vender cds "apenas") - meio de vida
      7 - Pastoras
      8- Bispas
      9 - Casamentos gays evangélicos
      10- Denominações inventadas
      11- Igrejas fruto de briga de pastores - divisões "abençoadas"
      12 - Doutrinas diferentes sobre Jesus, Deus, Trindade, Batismo, "Ceia", Casamento, roupas, etc.
      13 - Pastores na política
      14 - Eventos e festas inventadas por evengélicos - "Marcha para Jesus" - " Cruzadas" evangelistícas (olha a alusão histórica) ( tem respaldo bíblico?)
      15 - Berrar a noite toda no microfone incomodando os vizinhos
      16 - Panfletos, folhetinhos, etc ( não tinha na época da Bíblia)
      17- Dance gospel, brega gospel, etc. Músicas "vulgares" gospel? Apelação, né?
      18 - Dízimo (em dinheiro)
      19 - Teologia da Prosperidade
      20 - A ideia de que quem dá o dizímo vai ter prosperidade
      21 - A ideia de que basta ler a Bíblia e será salvo
      22 - A doutrina do arrebatamento - inventada depois de milênios de igreja - baseada em trechos soltos e desconexos da Bíblia - inventando um período de mil anos e blá, blá blá...
      23 - Pastores milhionários
      24- Milagres agendados com dia marcado e hora. ???
      25 - Rosas ungidas, fogueiras santas, bandas de rock gospel, etc, tinha isso na Bíblia?
      Etc.


      Vocês têm muita coisa sem respaldo bíblico


      Cristo deu autoridade à Igreja ( só existia uma - Católica) para definir doutrina e festas:

      "17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
      18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu."
      São Mateus 18

      Se você não crê em nossa fé, tudo bem, eu não creio na sua.
      Mas respeitar, entender a fé do outro, estudar e conviver são necessários. Se tiver dúvidas posso responder.
      Mas pergunte porque quer entender e não porque quer tentar mostrar que sua doutrina é melhor, pois

      "Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão. "
      São Mateus 7,5


      Excluir
    4. Blog católico, logo vão dar razão a todo tipo de fé e adoração pagã, nenhuma novidade...

      Excluir
    5. Nenhuma novidade que fanáticos, alienados, ignorantes da fé alheia, entrem num Blog católico para agredir.


      Só para te informar sobre paganismo:

      O judaísmo tem sua origem no paganismo,
      as festas e celebrações judaicas têm origem no paganismo.

      Jesus ia a um Templo onde matavam animais, típico do paganismo.

      AGORA MOSTRE ONDE NO EVANGELHO JESUS CRITICOU UM PAGÃO?

      Você crê que Jesus é Filho de Deus?

      OS GREGOS PAGÃOS TAMBÉM TINHAM FILHOS DE DEUSES, VOCÊ É PAGÃO ENTÃO, NÉ?

      Você crê que Jesus ressuscitou?

      OS EGIPCIOS TAMBEM ACREDITAVAM QYE OSIRIS RESSUSCITOU.

      Você crê que Deus fez o homem da terra?

      UM MONTE DE PAGÃOS TAMBÉM ACREDITAM EM MITOLOGIA PARECIDA.

      ANTES DE DIZER QUE CATOLICISMO É PAGÃO, ME DIGA O QUE NÃO É?

      Evangélicos fundados a 100, 20, 300 anos?
      Usando paletó para parecerem empresários do dinheiro?

      Evangélicos em culto histéricos imitando cultos afro? Rodopiando, caindo, incorporando espíritos na igreja, gritando como loucos?

      RELIGIÕES PAGÃS FAZEM ISSO TAMBÉM!

      A BÍBLIA FOI FEITA POR DEUS?

      OS ISLÂMICOS DIZEM QUE FOI O ALCORÃO.
      OS HINDUS O LIVRO DOS VEDAS.
      OS ESPÍRITAS PREFEREM OS EVANGELHOS DE ALAN KARDEC.

      VOCÊ TEM CERTEZA QUE ESTUDA?

      Eu creio na Igreja Católica fundada por Cristo, que fez e conservou a Bíblia, selecionou a lista de livros inspirados do Novo e Antigo Testamento.

      Eu creio na Igreja fundada por Cristo, que é Deus.

      Eu creio que Jesus é Deus, mas quem me ensinou isso? A Igreja!

      Fique com sua fé.
      Estude que a sua religião não é a única no mundo, nem desceu do céu pronta e acabada!
      E a Bíblia também não veio do céu escrita pela mão de Deus em raios de luz!
      Vá estudar!
      Respeite a fé dos outros!

      Excluir
  3. Parabéns vc respondeu a altura , defendendo a fé catolica _- "tire primeira a trava de seus olhos para então tirar o cisco do olho de seu irmão" ...

    ResponderExcluir
  4. Me perdoe, sou católica, mas não romana, porem creio que temos um contexto sócio-cultural, que não podemos desmembrar do espiritual. Deus é perfeito. Ele é Deus de paz e não de confusão. Não se trata de religião. Acredito que só se leva pra este lado no momento de apelação. Estamos para esclarecer. Deus nos adverte para ensinar o povo, "o meu povo sofre por falta de conhecimento. Sabe-se que muitas praticas judaicas foram condenadas por Jesus. Uma delas foi a idolatria a homens, cuja missão continua até a vinda do messias. Nunca nem no Velho ou no Novo Testamento a recomendação a respeito de veneração. Isso não se trata de religião mas de princípios bíblicos.
    Analisamos sob a ótica divina.
    A paz irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Eliana Duarte Oliveria,
      não confunda VENERAR com ADORAR - SÃO COISAS MUITO DIFERENTES.

      A BÍBLIA DIZ QUE OS SANTOS SÃO VENERADOS, HONRADOS E DIGNOS DE LOUVOR:

      Veneração - I Samuel 25,23; I Reis 18,7; Números 22,31


      Jesus fazia a memória dos Santos patriarcas e profetas - Lucas 13,28; 19,9

      O povo venerava Samuel - 1 Sam 12,6-7.17-19

      Jesus diz que os judeus veneravam Moisés - João 5,45

      Os judeus veneravam a memória do Pai Abraão - Mateus 3,9; João 8,53-58

      Os judeus veneravam os profetas - Lucas 6, 24; 7,16; 11,47.49

      A Igreja deve fazer a memória dos Santos - Marcos 14,9; Mateus 26,12-13; Filipenses 3,17; Tiago 5,10; Hebreus 13,7


      Jesus disse que os discípulos perfeitos (os santos) são como o Mestre, por isso devemos venerar-lhes a memória - Lucas 6,40

      Veneração a São João Batista - Lucas 7,28

      São Paulo venera a memória dos Santos em todo o Capítulo 11 da Carta aos Hebreus.


      TEMOR E REPEITO AOS SANTOS - LEIA:

      1 Sam 12,6-7.17-19; 24,7.11;

      2 Samuel 1,14

      Lucas 6,24; 7,16

      O LOUVOR DADO AOS SANTOS É DIRECIONADO A DEUS:

      Mateus 5,16;
      Salmos 33, 1;
      Cântico dos Cânticos 6, 9;
      I São Pedro 2, 14;
      Provérbios 31, 31;
      Eclesiástico 39, 9-11; 44, 15;
      I Coríntios 11, 2.17;
      Hebreus 13,7

      Santa Isabel inspirada pelo Espírito Santo louva Maria, Mãe de Deus: Lucas 1,42

      Uma mulher do povo louva a Mãe de Jesus, aquela que mais observou a palavra de Deus: Lucas 11,27

      Jesus louva São João Batista: Lucas 7,28

      O Santo Profeta Eliseu louva o Profeta Elias: II Reis 2,12

      Hino em louvor dos santos - 2 Samuel 1,17-27

      O louvor aos Santos é elencar suas virtudes exemplares, como São Paulo na carta aos Hebreus em todo o capítulo 11

      OS SANTOS NOS MOSTRAM O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA - QUE É DEUS:

      Samuel disse:..."Eu vos mostrarei o caminho" -
      I Samuel 12,23

      " A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos." Provérbios 10,11

      "A luz dos justos alegra, mas a candeia dos ímpios se apagará." Provérbios 13,9

      A fé nos santos - Filemom 1,5

      A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo. Salmos 37:30

      AJOELHAR-SE EM MUITAS PASSAGENS DA BÍBLIA É UM ATO DE VENERAÇÃO:

      Gênesis 18,2; 19,1;
      Números 22,31;
      1 Samuel 19,24; 20,41; 24,9; 25,23-24; 25,41;
      2 Samuel 1,2; 9,6-8; 14, 22.33;
      1 Reis 1,16;
      1 Reis 18,7;
      II Reis 4,37;
      1 Crônicas 21,21;

      A MULHER que teme ao Senhor, essa sim SERÁ LOUVADA
      Provérbios 31:30

      "GLÓRIA, porém, e HONRA e paz A QUALQUER que pratica o bem..."
      Romanos 2:10











      Excluir
  5. Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o.

    At 10:25 NVI

    Infelizmente você pega texto sem contexto.

    Jesus deixa claro como em Atos, como viver pela fé. Pela graça. Não por religiosidade.

    Os judeus tinham atitudes religiosas que nunca foram princípios de Deus.

    Assim como a instucionalizaçao da "Igreja Católica" institucionalizou ritos fora dos princípios cristãos.
    Venerar é no sentido de respeito. Totalmente diferente do conceito praticado quando se refere a veneração a Maria e outros "santos"

    Somos santos e justos, nao por nossos meritos, e sim por sermos santificados e justificados pelo Senhor Jesus Cristo. Tudo é por Ele e para Ele. Ele (Jesus Cristo é o autor e consumador de TODAS as coisas.
    Slalom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Eliana Duarte Oliveira,

      VOCÊ PEGA UM TEXTO QUE NÃO CITEI E FALA DE FALTA DE CONTEXTO? VOCÊ CITA UM TEXTO "ISOLADO" SEM COMPARAR COM OUTROS TEXTOS QUE CITEI ACIMA?

      1- Tem vários textos falando de prostrar-se em veneração:

      Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?
      1 Reis 18:7


      Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.
      2 Reis 2:15

      Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho.
      E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu.
      2 Reis 4:36,37


      Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.
      1 Samuel 25:23

      E Davi veio a Ornã; e olhou Ornã, e viu a Davi, e saiu da eira, e se prostrou perante Davi com o rosto em terra.
      1 Crônicas 21:21



      E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.
      1 Samuel 28:14


      TODAS ESSAS PASSAGENS SÃO APENAS UMA AMOSTRA DA VENERAÇÃO DOS JUDEUS PARA COM OS PROFETAS E SERVOS DE DEUS. EM NENHUMA DELAS, HÁ REPROVAÇÃO DE PROSTRAR-SE EM VENERAÇÃO.


      2 - Você fala COMO IGNORANTE DA DOUTRINA CATÓLICA. Você não conhece nossa fé e fala mentiras e bobagens. Estudo nosso Catecismo? Leu nossa doutrina? CLARO QUE NÃO! VÁ ESTUDAR ANTES DE DIZER MENTIRAS E ALIENAÇÕES DE PASTORES.

      3- É ÓBVIO que somos Santos e justos pelos méritos de Cristo e que tudo é para ele, NOSSA DOUTRINA DIZ ISSO. A doutrina que você não estuda! VÁ AMADURECER SEU CONHECIMENTO. ANTES DE CRITICAR, VÁ ESTUDAR O QUE NÃO SABE.

      4- NÃO SE COMPARE AOS SANTOS ESCOLHIDOS DE DEUS.

      ISSO É O PECADO DA FALTA DE HUMILDADE DE CORÉ, E POR ISSO FOI CASTIGADO POR ISSO:

      E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor?
      Números 16:3

      E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu.
      E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.
      Números 16:31,32

      Por memorial para os filhos de Israel, que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o Senhor; para que não seja como Coré e a sua congregação, como o Senhor lhe tinha dito por intermédio de Moisés,
      Números 16:40


      Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.
      Salmos 105:15

      Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.
      1 Crônicas 16:22

      RESPEITE OS SANTOS DE DEUS:

      E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor, e ficou inocente?
      1 Samuel 26:9

      OS SANTOS SÃO: "VASO PARA HONRA, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra."
      2 Timóteo 2:21

      Excluir
    2. 5 - A IGREJA CATÓLICA (ÚNICA FUNDADA POR CRISTO) TEM PODER PARA DECIDIR SEUS RITOS, PODER DADO A SÃO PEDRO (NOSSO PRIMEIRO PAPA):


      E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:19

      6 - O QUE SÃO RITOS FORA DOS PRINCÍPIOS CRISTÃOS, SE SÓ EXITIA UMA IGREJA CRISTÃ ATÉ 1500 E ESSA IGREJA ERA CATÓLICA?
      É PIADA, NÉ?

      7 - RITOS FORA DOS PRINÍCPIOS CRISTÃOS SERIA:

      Maecar HORA e DIA para MILAGRES?
      Propaganda DE CANTOR GOSPEL para VENDER CD?
      COBRAR DÍZIMO para fazer MILAGRE?
      Obrigar pessoas a usarem PALETÓ E GRAVATA ou viverem preocupadas com ROUPA para o culto?
      Fazer cultos estéricos?
      Berrar no microfone fazendo voz de possuído?
      Inventar palavras dizendo que é FALAR EM LÍNGUAS? Shandalaraiala?
      Inventar CULTOS SHOW?
      Fundar igrejas sempre que brigar com um pastor?
      Inventar mais uma doutrina e denominação e dizer QUE A DIVISÃO É DO ESPÍRITO SANTO?
      BLASFÊMIA , NÉ?

      VOCÊ NÃO É CATÓLICA, SE QUER SER ESTUDE NOSSA DOUTRINA.

      SE NÃO GOSTA DE SER CATÓLICA, TUDO BEM, VÁ VIVER SUA FÉ, MAS NÃO FALE INVENÇÕES "DO QUE VOCÊ ACHA".

      SOU CATÓLICO e sei QUEM ADORO, e porque ME ORGULHO DESSA FÉ bimilenar e histórica, única desde as origens do Cristianismo.

      BUSQUE A SUA, MAS LEMBRE-SE:

      OU VOCÊ É DA MULHER, DA MÃE, OU VOCÊ É DA SERPENTE:

      E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
      Apocalipse 12:17







      Excluir
    3. Kkkkkk igreja católica ,única fundada por Cristo kkkk ,o vaticano é construído encima de um cemitério de mortos cristãos ,a igreja católica apostólica romana foi a que matou mais cristãos na história

      Excluir
    4. "Kkkkk" Você nunca estudou!
      Que idiotice é essa? A Igreja Católica foi perseguida em Roma. Os cristãos rezavam escondido nos cemitérios porque os romanos eram supersticiosos e não entravam lá. O altar dos cristãos era o túmulo dos mártires. Quando a perseguição acabou e a Igreja se tornou Religião oficial, esses cemitérios viraram Igrejas. E a Basílica de São Pedro foi construída sobre o túmulo desse Apóstolo.
      Os Protestantes (evangélicos) mataram muitos cristãos na Inquisição e guerras. Lutero mesmo autorizou a guerra contra os camponeses. Vá estudar! " Kkkk" é para criança!

      https://www.flexiroam.com.br/blog/tumulo-de-sao-pedro-necropole-vaticana/

      Excluir
  6. Parabéns Wando Silva. Porém lhe digo que esta briga religiosa só irá encerrar se quando uma única religião liderar o mundo. A esta religião daremos de religião universal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Católica significa Universal. Já pertenço à Igreja Católica. Mas a briga religiosa não existe por causa de religião, existe porque os homens são orgulhosos, egoístas, pretenciosos, buscam dinheiro , poder, tudo menos Deus. Todas as divisões na Igreja foram causadas por brigas de poder e dinheiro. O problema não é, na maioria, a religião, é o ser humano.

      Excluir
  7. Parabéns Wando Silva. Bem esclarecedor sua tese em relação a igreja católica. Porém só teremos paz quando tivermos somente uma religiao: a religião universal. Obs: não sou de nenhuma religião,porém estudo quase todas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. preciso que comentem exodo 20:4....tenho dúvidas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
      Êxodo 20:4

      PARA ENTENDER ESSA PASSAGEM É PRECISO ANALISAR ÊXODO

      Farás também (DUAS IMAGENS) dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
      Êxodo 25:18

      SE DEUS PROIBISSE O USO DE IMAGENS, COMO ELE PEDIU PARA FAZER DOIS QUERUBINS?

      É PORQUE EXISTE DIFERENÇA NO USO DE IMAGENS. DEUS PROIBIU ÍDOLOS, NÃO IMAGENS DE SANTOS.

      EM Êxodo 20:4 DEUS NÃO PROIBIU IMAGENS, MAS ÍDOLOS.
      Êxodo 25:18 DEUS MANDOU FAZER IMAGENS DE DOIS SANTOS ANJOS.

      A PROVA É QUE EM NÚMEROS 21 DEUS MANDA FAZER A IMAGEM DE UMA SERPENTE:





      O texto de Números (21,4-9) confirma O USO DE IMAGENS e a intercessão dos Santos:


      ... Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós"...
      (O POVO PEDE A INTERCESSÃO DO SANTO SERVO MOISÉS)
      8 O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente
      (DEUS MANDA FAZER IMAGEM)
      e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá".
      (VENERAÇÃO DE IMAGEM AO OLHAR PARA ELA)...
      (Venerar é respeitar.
      A serpente foi venerada, pois o povo a tinha como símbolo do poder de Deus.)

      leia mais em:
      http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/IMAGENS

      http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/%22N%C3%83O%20FAR%C3%81S%20PARA%20TI%20ESCULTURA%22

      http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/IGREJA%20CAT%C3%93LICA%20NA%20B%C3%8DBLIA

      Excluir
  9. no mais...aquele que cuida ser religioso...refreie sua lingua....as vezes... religião nos afasta de Deus e de Cristo....pois até nelas se cria contenda....que é abominável aos olhos do Senhor...busquemos o foco em Cristo....e o amor entre os irmãos,...tendes paz uns com os outros enquanto estiver em vós...amai-vos uns aos outros como vis amei,etc....a igreja não é nossa.. é Dele e para Ele....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- NÃO EXISTE CRISTO SEM RELIGIÃO: A IGREJA:
      Cristo é a Cabeça da Igreja Efésisos 5,23

      Igreja é história, são seus líderes e o povo deve obedecê-los:



      Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; Tiago 5:14



      Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17

      Como você fala de Cristo e nega a religião? Totalmente sem lógica. Cristo só existe porque a Religião assim o concebeu. Ele não é um Filósofo, é Deus, e só a Religião o vê assim. Graças a Igreja conhecemos Cristo, sem a Igreja você nunca saberia que ele existiu.


      2- CRISTO FUNFOU UMA RELIGIÃO : A IGREJA:

      Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei A MINHA IGREJA (SÓ EXISTE UMA DESDE AS ORIGENS: A IGREJA CATÓLICA), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
      E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
      Mateus 16,18,19


      Só uma Igreja existe desde o início dos séculos. Santo Inácio no ano 100 - 150 já fala dela, a Igreja Católica. Se Jesus prometeu estar com ela sempre e que o inferno não a venceria, ele a teria abandonado como pregam alguns protestantes? Ele teria mentido?


      3- A BÍBLIA DIZ QUE IGREJA É A COLUNA DA VERDADE, NÃO A BÍBLIA:

      é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
      I Timóteo 3,15

      4- SE VOCÊ NÃO ESCUTA A IGREJA, VOCÊ É UM PAGÃO:



      E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
      Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
      Mateus 18,17,18



      Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. 2 Tessalonicenses 3:14

      Excluir
  10. Igreja Católica fundado por Jesus Cristo??? Jesus Cristo fundou a igreja Primitiva, se tornou Católica pelo imperador de Roma Constantino para fortalecer seu império, simplesmente para isso, porque nem cristão ele era..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejamos sua tese:

      1- Como Constantino fundou a Igreja Católica, se a Mãe dele, Santa Helena, tinha se convertido ao Catolicismo antes dele?

      2- A carta de um Bispo cristão (que viveu do ano 67 até 110 dC), já denomina a verdadeira Igreja de Cristo como Católica .

      Então como Constantino que nasceu em 274 e faleceu em 337 fundou uma Igreja, que já tinha o nome de Católica antes de ele nascer?

      3- Suponhamos que aconteceu o que você defende:

      1- Jesus Cristo, em sua tese, fundou a Igreja primitiva, que se tornou Católica com Constantino.

      Você, então, está defendendo que a Igreja primitiva foi destruída por Consatino, pois até 1500 só existia Igreja Católica. Ou seja, a primitiva foi destruída.

      Esse seu pensamento vai contra o que diz a Bíblia ( a Igreja jamais será destruída - Mateus 16, 18). Ou seja, você automaticamente se diz a favor da Bíblia, indo contra a Bíblia?

      Para onde foi a Igreja primtiva?
      Quais os testemunhos dos primeiros cristãos relatados em cartas sobre isso?
      O que os cristãos que viveram no ano 100. 200, 300, 400, dizem?

      Todos dizem que a Igreja era Católica, celebrava missa, fazia sinal da cruz, veneravam Santos, Maria, etc.

      Ou seja, A IGREJA SEMPRE FOI CATÓLICA.

      Quando as diversas doutrinas trouxeram a desunião na Igreja? A partir de 1500 com a Reforma Protestante.

      Hoje, existe Cristianismo? Olhe o meio protestante! Tem tudo: igreja a favor dos gays, contra os gays; igreja com pastoras bispas, igrejas que não aceitam mulheres pastoras ou bispas; igreja que tudo pode, até aborto, e igreja que proibe tudo ( música, roupa, etc.); igreja que só rouba dinheiro e feita por e para políticos e igrejas honestas, tradicionais; sem falar nas doutrinas, né?

      O que é o Cristianismo hoje? Difícil dizer.

      O que era o Cristianismo até 1500?
      Todos sabiam responder: Missa, padre, comunhão, fidelidade à Igreja, etc.

      A Igreja sempre foi usada pelo poder e sempre fez uso dele também.

      Apesar de seus erros, para nós, católicos, ela sempre se renovou e continua lutando para se renovar, mas nunca acabou, porque não somos hereges e cremos na Palavra de Cristo:

      Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
      Mateus 16:18

      Louvado seja Deus e bendita seja sua Santa Igreja! E que o Senhor abençoe o chefe dos cristãos católicos, sucessor de São Pedro, o Bispo de Roma, o Papa!


      Excluir
  11. Unknown,
    seu texto não foi publicado, porque é apenas ofensa.
    Ignorância significa falta de conhecimento. Logo, quem desconhece a doutrina católica aqui é você. Assim sendo, nesse contexto, você é o ignorante.
    Aceite religião do outro, porque não vejo católicos irem em sites protestantes "evangélicos" para insultarem e se colocarem como mais sábios.
    Seja menos prepotente, soberbo e arrogante.

    ResponderExcluir
  12. Só existe um cristianismo,o Católico Apostólico Romano. Todos que se declara Evangélicos, são partes da mesma fé. Um dos entraves do cristianismo foi ensinar que o judaísmo era a religião oficial de ISRAEL, quando na verdade era da tribo de Judá e Benjamin. Os remanescente das 10 tribos que ocupavam o resto da terra de Israel na época de yesua, discordarvam dos Judeus e sua religião, visão política, econômica e social, você encontra esses confiltos de identidades,em vários partes , durante a Vida de " jesus"; o qual criticava o judaísmo de forma dura.essa era a raza , porque os habitantes da região de Judá dizia que ele tinha demônios e se parecia com Os Samaritanos ou nazarenos, que acreditava na Tora (lei) de uma forma diferente dos judeus.

    ResponderExcluir
  13. Protestante não argumentam, eles relincham

    ResponderExcluir
  14. Wandho, sou católica ñ praticante e nem estudiosa, mais estou encantada com a sua explicação e defesa da nossa religião católica..Deus te abençoe, e te dê muita sabedoria para continuar defendendo e explicando o CATOLICISMO..e mostrando tudo q tem na bíblia, não fala por falar, fala pq está escrito....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus nos abençoe sempre! Seja sempre bem-vinda!

      Excluir
  15. Wandho sou católica feliz graças a Deus!Admirada e encantada tambem com suas respostas!Sabedoria !Aprendendo demais com vc!Gratidão a Deus!Que Ele te abençoe e proteja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus abençoe e proteja a todos nós ! Obrigado.

      Excluir
  16. Ainda bem que Deus conhecer o coração de todos nós pecadores .....

    ResponderExcluir
  17. Viva a santa igreja de cristo catolica apostolica e romana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém viva ,menino, que homem unjido que o espírito santo te de mais sabedoria foi muito bom encontrar uma coisa que me ajudou muito ,sou católica praticante graças a Deus e amei,amei ler tudo isso q está aqui nos comentários e vi também q tem muitos aínda que precisa se converter de verdade e não só viver a relejiao mas seguir a Cristo Jesus , porque só falar é falar de capitólio e pasajem da Bíblia é fácil ,mas o espírito santo santo é sabedoria e temos que viver com o espírito santo e ser sábio e entender as coisas de Deus e saber esplicar com sabedoria e clareza assim como wand Deus te abençoe meu irmão paz e bem , sou da da parte da mulher amei , Deus abençoe sempre e

      Excluir
    2. Amém. Obrigado por comentar. Deus te proteja e abençoe também. Amém.

      Excluir