quinta-feira, 2 de maio de 2013

OS MILAGRES E MARTÍRIO DE SÃO MARCOS - LEGENDA DOURADA











O texto abaixo é uma tradução feita por mim do trecho da Legenda Áurea sobre a Vida e Milagres de São Marcos , escrita por Jacopo de Varazze em 1226, que coletou testemunhos sobre as graças  concedidas pelo Evangelista, Padroeiro de Veneza. 



QUEM FOI SÃO MARCOS?

Marcos Evangelista era da família dos levitas, e era um sacerdote.  Quando ele foi batizado, tornou-se afilhado de São Pedro, o apóstolo, e, portanto, ele foi com ele para Roma.




A igreja escolhida de Babilônia saúda-vos,
 assim como também Marcos, meu filho
(I São Pedro 5, 13)












SÃO MARCOS ESCREVE O EVANGELHO




São Pedro pregando na presença de São Marcos - Fra Angélico






Quando São Pedro pregou o evangelho lá, o bom povo de Roma pediu São Marcos que colocasse o evangelho por escrito, como São Pedro havia pregado.



 Ele escreveu a pedido do povo e o mostrou para seu mestre São Pedro para examinar e, quando São Pedro  viu que continha a verdade, ele o aprovou e ordenou que esse Evangelho deveria ser lido em Roma. 




SÃO MARCOS PREGA A PALAVRA DE DEUS

São Pedro vendo São Marcos constante na fé, o mandou para Aquilegia para pregar a fé de Jesu Cristo, onde ele pregou a palavra de Deus, e fez muitos milagres, e converteu inúmeras multidões de pessoas à fé de Cristo . 



E também escreveu-lhes o evangelho, assim como já fez com os de Roma, que é para o dia de hoje mantido na igreja de Aquilegia, e com grande devoção mantido.











Conta-se que ao retornar para Roma ele parou no lago veneziano para dormir. Em sonhos, um Anjo apareceu e disse-lhe:

" A paz esteja contigo Marcos Evangelista. Aqui teu corpo achara o ultimo descanso"

Em outras versões, diz-se que ele parou la por conta de uma tempestade. Nessa versão, o Anjo acrescentou as seguintes palavras, alem das ditas acima:

" A cidade que se erguera nessas lagoas te invocara pedindo proteção"





Mosaico em São Marcos, Veneza








Após isso, São Marcos levou com ele para Roma um cidadão da mesma cidade que ele havia convertido à fé, com o nome Ermagoras, trouxe para São Pedro, e pediu-lhe que o consagra-se bispo de Aquilegia, e assim ele fez.



 Então este Ermagoras, quando era bispo,  governou muito santamente a igreja, e sofreu o martírio pela fé.








SÃO MARCOS VAI PARA ALEXANDRIA E CONVERTE MUITOS

 São Pedro enviou São Marcos para Alexandria, onde pregou  a palavra de Deus, e  logo uma grande multidão de pessoas se reuniu para ouvi-lo. 



São Marcos era de tão grande perfeição que por sua pregação e pelo seu bom exemplo, levou as pessoas com sua pregação a viverem em tanta santidade e tão grande devoção que, pelo seu exemplo, o povo começou a levar sua vida como monges.



Ele era de tão grande humildade que ele cortou o dedo, para não ser sacerdote, pois julgava-se digno dessa honra, mas a ordenança de Deus e de São Pedro veio contra sua vontade, e São Pedro o sagrou bispo de Alexandria. 






SÃO MARCOS CURA A FERIDA DE UM SAPATEIRO

E logo, ele foi a Alexandria, seus sapatos se quebraram e rasgaram, quando ele viu isso, disse: Em verdade isso é para vós vedes que a minha viagem foi apressada, e que nem o diabo  pôde me segurar, pois  Deus tem me perdoado  meus pecados.

























Assim, São Marcos foi a um sapateiro para consertar seus sapatos, e o sapateiro, em seu trabalho, picou e  machucou a mão esquerda com o furador, gritando em alta voz:  Ó Deus! 

São Marcos quando viu  isso, disse: Agora sei bem que Deus fez a minha viagem próspera.

Então ele pegou um pouco de argila e saliva e juntou-os e colocou-os sobre a ferida, e logo ele ficou curado. 

Quando o sapateiro viu esse milagre, o fez entrar em sua casa e perguntou-lhe  quem era e de onde ele veio. Então, disse São Marcos que ele era o servo de Jesus Cristo, ao que o sapateiro respondeu: quero de bom grado conhece-lo.

Então disse São Marcos: Vou te mostrar  a ele. Ele começou a pregar-lhe a fé de Jesus Cristo, e depois batizou o sapateiro e toda a sua família.


 Quando os homens da cidade ouviram dizer que havia um homem que desde a Galileia, desprezava  os sacrifícios dos ídolos,  começaram a pensar como eles poderiam entregá-lo à morte. 



Quando São Marcos percebeu isso, ele fez o seu sapateiro, que foi nomeado Anian, bispo de Alexandria, e ele mesmo foi para Pentapolim, apos passar la dois anos.  Depois, voltou para Alexandria e encontrou então a cidade cheia de homens cristãos, e os sacerdotes dos ídolos planejavam como prende-lo.







MARTÍRIO DE SÃO MARCOS













Ora, aconteceu no dia de Páscoa, quando São Marcos cantava na Missa, os sacerdotes dos pagãos se reuniram, colocaram uma corda em volta do pescoço de São Marcos e, depois, arrastaram-no por toda a cidade, e disse: 

Vamos chamar um boi para arrastar-lhe ate o Porto de Bucale. 



E o sangue corria sobre as pedras, e sua carne foi rasgada aos poucos que ele deitou-se sobre o pavimento todo ensanguentado.


 Após isso, eles o colocaram na prisão, onde um anjo veio para consolá-lo, e depois veio Nosso Senhor para visita-lo e consolá-lo, dizendo: Pax tibi Marce evangelista MEUS.  



A Paz seja contigo Marcos Evangelista meu! não tenhas dúvida, porque eu estou contigo e te livrarei do mal. 



E na manhã eles colocaram o cabo em volta do pescoço e puxaram-no, como que eles tinham feito antes e gritaram:  Ande o Búfalo, e quando eles tinham puxado o búfalo para andar, São Marcos rendeu graças a Deus e disse: Em tuas mãos, Senhor, entrego o meu espírito. E, dizendo assim, morreu. 



Em seguida, os pagãos queriam queimar-lhe o corpo, mas o ar de repente começou a mudar e cair granizo, raios e trovão, de tal modo que todos foram forçados a fugir, e deixaram ali o corpo do santo sozinho. 










O roubo do corpo de São Marcos - Tintoretto


Os cristãos e levaram-no, e o enterraram na igreja, com grande alegria, honra e reverência. Isso foi no ano 57 de Nosso Senhor , no tempo em que Nero era imperador.



E aconteceu que no ano da graça de 466 na época do Imperador Leão, os venezianos transladaram o corpo de São Marcos,  de Alexandria para Veneza. 





TRASLADAÇÃO DO CORPO PARA VENEZA E MILAGRE DO ODOR DE SANTIDADE:














Havia dois mercadores de Veneza que tanto fizeram pela oração e por obras a dois sacerdotes que guardavam o corpo de São Marcos, que sofreram para levar secretamente o corpo do santo até o navio.


 E quando eles tiraram o corpo para fora do túmulo, um odor doce se espalhou por toda a cidade de Alexandria que todas as pessoas se maravilharam, sem saber de onde vinha. 




DESCRENTE É CASTIGADO POR DUVIDAR DAS RELÍQUIAS

Os comerciantes trouxeram-no para o navio e, depois, contaram aos marinheiros e deixaram os outros navios terem conhecimento de que levavam o corpo do Santo.



 Então havia um homem em um outro navio que  disse: Pensais vós para levais o corpo de São Marcos? Não. Vos levais convosco o corpo de um egípcio qualquer.



 Então, após essa palavra, o navio onde o corpo santo estava bateu com tanta forca, ligeiramente, atrás do navio daquele que havia dito essa palavra, que  quebrou um dos lados do navio, e não saiu de la até que eles confessaram que o corpo de São Marcos estava no navio, e que, por isso, os tinha feito ficar imóveis.









Barco com o corpo de São Marcos - Mosaico de sua Basílica em Veneza




SÃO MARCOS APARECE A MONGE E TRANQUILIZA TRIPULANTES

Eles navegaram rapidamente e não tomaram cuidado,  o ar começou a tornar-escuro e grosso, que Não sabiam onde eles estavam. 



São Marcos aparece e tranquiliza tempestade em alto-mar



Em seguida, apareceu São Marcos até um monge, a quem o corpo de São Marcos foi entregue para manter protegido, e ordenou-lhe que avisasse para não recolherem as velas pois eles estavam perto da terra, e ele assim o fez, e logo eles encontraram terra em uma ilha. 








DESCRENTE POSSESSO É LIBERTO APÓS CONVERTER-SE

E a todos os habitantes, enquanto eles passavam, diziam  que eles estavam bem felizes que eles levavam um tesouro nobre  que era o corpo de São Marcos, e pediram a eles que os deixassem venera-lo. 



No entanto, havia um marinheiro que não acreditava que aquele era o corpo de São Marcos.

 O diabo, então, apossou-se dele, e o atormentava tanto tempo que ele não conseguiu libertar-se de sua influência maléfica até que  foi trazido diante do corpo do Santo, e assim que ele confessou que era o corpo de São Marcos, ele foi  liberto do espírito mau, e,  desde então, sempre teve grande devoção a São Marcos.





A redescoberta das relíquias de São Marcos
REENCONTRO MILAGROSO DO CORPO

Aconteceu depois, que o corpo de São Marcos foi fechado em um pilar de mármore, e poucas pessoas sabiam disso, porque ele devia ser mantido em segredo. 


Com o passar do tempo, as poucas pessoas que sabiam onde o corpo fora guardado exatamente morreram e não transmitiram essa informação aos demais, por isso os clérigos e os leigos ficaram angustiados ​​e choraram de tristeza, pensando se o corpo não tivesse sido roubado já há algum tempo. 

Fizeram então procissões solenes e litanias, e as pessoas começaram a jejuar e orar muito, ate que,  de repente, a pedra da coluna se abriu e revelou a todos o lugar  onde o santo corpo descansava

Então, renderam gracas a Deus, que os tinha aliviado de sua dor e angústia, e aquele dia para eles passou a ser celebrado como uma festa pela revelação do Corpo Santo aos devotos.








Altar sob o túmulo de São Marcos, em sua Basílica de Veneza








JOVEM CANCEROSO E CURADO E NAVIO CHEGA SALVO GRAÇAS À INTERCESSÃO DE SÃO MARCOS

Um Jovem num certo tempo teve um câncer no peito, e os vermes da podridão o comiam, e como ele era, assim, atormentado, orava com bom coração para São Marcos, e suplicou-lhe ajuda e apoio e, depois, dormiu. 

E , nesse momento, lhe apareceu São Marcos em forma de um peregrino, dobrado e preparado para ir às pressas para o mar, e quando o jovem perguntou quem ele era, o homem respondeu que era São Marcos, e que saia às pressas para socorrer um navio, que estava em perigo, então ele esticou e colocou a mão sobre o jovem, que logo acordou e encontrou-se completamente inteiro e curado. Depois, o navio chegou até o porto de Veneza, e os marinheiros contaram o perigo que tinham enfrentado, e como São Marcos os havia ajudado, então, por esse e pelo outro milagre todos renderam gracas ao nosso Senhor Jesus.





SARRACENO (MUÇULMANO) É SALVO DO MAR POR SÃO MARCOS


Houve uma vez em que os mercadores de Veneza foram num navio de sarracenos para Alexandria, e quando eles se viram em perigo, eles cortaram os cabos do navio, e logo o navio começou a quebrar pela força do mar

E todos os sarracenos, que estavam nele, caíam no mar e morriam, um após o outro. Então, um dos sarracenos, que caiu na água, gritando, fez  uma promessa a São Marcos e prometeu-lhe que se ele se livrasse desse perigo, ele seria batizado. 







Então, um homem envolto em luz apareceu e o levou para fora da água e colocou-o novamente no barco e logo a tempestade cessou. 






Quando chegou em Alexandria, esqueceu do que tinha prometido a  São Marcos, que o livrou do perigo, não foi visitá-lo em sua Igreja, nem se fez batizar. Então, lhe apareceu São Marcos e o lembrou do mal do qual havia sido liberto, quando o livrou do perigo do mar, e logo o Sarraceno recobrou a consciência,  foi para Veneza, e lá  foi batizado e recebeu o nome de Marcos, e , enquanto viveu, acreditou perfeitamente em Deus, e terminou sua vida em boas obras.






São Marcos resgata sarraceno de naufrágio - Tintoretto










HOMEM  SALVO DE MORRER EM UMA QUEDA


Havia um homem subiu na torre de São Marcos em Veneza, e como ele destinava-se a fazer um trabalho, estava atarefado de tal modo que caiu, e sentiu que ia ter todos os seus membros quebrados, não obstante em sua queda, ele gritou: São Marcos! e logo caiu sobre um ramo de arvore que surgiu aparentemente do nada, do qual,  depois, num pulo com a ajuda de uma corda, conseguiu descer e foi salvo.







SERVO DEVOTO É LIVRE DE CASTIGOS 















Milagre de São Marcos livra escravo



Havia um senhor de Provence, possuidor de um servo que alegremente ia em peregrinação a São Marcos, mas ele não conseguia licença de seu senhor. Por fim, ele não duvidou em irar o seu senhor, e foi para lá muito devotamente. 

E quando o senhor soube ficou irritadíssimo, e assim que ele chegou o senhor ordenou que os olhos deles deveriam arrancados, os outros funcionários que estavam prontos para fazer a vontade do Senhor fizeram ganchos afiados de ferro, e executaram com todo o seu poder as ordens recebidas, mas  não conseguiram arrancá-los












Em seguida, ordenou o senhor que cortasse fora suas coxas com machados, mas o ferro ao toca-lo ficou tão suave como chumbo derretido. Em seguida, ordenou ele para quebrar os dentes com martelos de ferro, mas o ferro também tornou-se tão leve que eles não conseguiram fazer-lhe mal. Então, quando o senhor viu a virtude de Deus tão abertamente pelos milagres de São Marcos, ele converteu-se pediu perdão e foi para Veneza, a Igreja de São Marcos, com seu servo.








CAVALEIRO TEM MÃO CORTADA UNIDA AO BRACO NOVAMENTE

Houve um cavaleiro, que ficou tão machucado em uma batalha que ficou com sua mão inutilizada quase decepada estando como que apenas pendurada no braço. 

E os seus amigos e cirurgiões o aconselharam a cortá-la, mas ele tinha vergonha de ser mutilado e preferiu apenas enfaixar a mão junto com o braco, clamando, depois,  muito devotamente a São Marcos, e logo sua mão ficou completamente curada totalmente unida ao braco e perfeita e para  testemunho desse milagre uma cicatriz do corte ainda permaneceu ate sua morte.




Milagre do cavaleiro da mão quase decepada





CAVALEIRO É SALVO DE AFOGAR-SE

Outro milagre ocorreu com um cavaleiro armado que correndo em cima de uma ponte, caiu com seu cavalo na  água profunda do rio, e quando se viu que ele nesse perigo sem poder escapar clamou  a São Marcos, e do nada apareceu uma lança pela qual salvou-se apoiando-se nela e chegando a terra, mas não viu quem o ajudou e por este motivo ele foi em peregrinação a Veneza, onde testemunhou esse milagre.





HOMEM PRESO INJUSTAMENTE É LIBERTADO POR SÃO MARCOS

Havia um homem que foi preso injustamente por inveja daqueles que o odiavam,  e quando ele ficou na prisão durante quarenta dias e muito triste, chorou e invocou São Marcos, clamando por auxilio.

 São Marcos apareceu três vezes numa visão a ele, mas o preso supunha que tinha sido uma fantasia. No fim, ele sentiu os ferros quebrarem-se, como se fossem um fio podre, e passou pelos guardas da prisão, livremente, em pleno dia, ele viu a todos, mas nenhum deles o viu. Depois, chegou à igreja de São Marcos e agradeceu a Deus com devoção.




FESTA DE SÃO MARCOS TRAZ ABUNDÂNCIA AOS DEVOTOS

Uma vez, aconteceu que, em Apulia, era grande a fome, e a terra era estéril, de forma que nada podia crescer nela. Então, foi  mostrado por revelação a um homem santo que era porque eles não santificavam a festa de São Marcos, e quando eles souberam disso, eles celebraram a festa de São Marcos, e logo começou a crescer grande abundância de bens em todo o país.






DEVOTO DE SÃO MARCOS RECEBE CONFORTO E SUA VISITA NA HORA DA MORTE

Aconteceu em Papia, no convento dos Irmãos Pregadores, no ano de Nosso Senhor de 1241, que um frade, um homem muito religioso, chamado Juliano,  ficou doente até à morte, e o prior perguntou-lhe como ele se sentia e ele lhe disse que ele estava em perigo de morte, e que a sentia aproximar-se dele rapidamente, e,  de repente, seu rosto ficou brilhante e alegre, e com alegria  começou a dizer: 

irmãos justos , a minha alma se apartará de vos, preparai o lugar, para a minha alma desprender-se do meu corpo pois essas são as boas notícias que tenho ouvido. 

E levantando os olhos ao céu, disse: 

Senhor Deus, tirai a minha alma desta prisão, e depois ele disse: Ai de mim! Quem me livrará deste corpo corrupto e mortal? 

Ao dizer essas palavras, ele caiu em um sono leve, e viu São Marcos vir a ele estando em pé, ao lado da cama, e ele ouviu uma voz que  dizia:  

"Marcos, o que fazes tu aqui?" 

Ele respondeu que tinha vindo visitar esse frade, porque ele deveria morrer. 

Então, a voz perguntou a ele por que ele veio mais do que  outro santo, e São Marcos respondeu: 

porque ele tinha uma devoção especial para mim, e porque ele devotamente visitou a minha igreja, e por isso é que vim visitá-lo na hora da sua morte. 

Em seguida, entraram nesse lugar grande abundância de pessoas vestidas de branco, a quem São Marcos exigiu que viessem. E eles disseram e responderam que estavam vindo para apresentar a alma desse irmão diante de Deus. 

E quando o frade acordou, chamou pelo Prior e contou-lhe toda essa visão, e depois, na presença dele morreu com grande alegria. E tudo isso foi contado pelo Prior ao escritor deste livro chamado Legenda Áurea.










São Marcos operando milagres - Tintoretto
FONTES:

http://www.catholic-forum.com/saints/golden185.htm
http://hoocher.com/Jacopo_Robusti_Tintoretto/Jacopo_Robusti_Tintoretto.htm
http://www.arts.magic-nation.co.uk/mark6.htm
http://www.arts.magic-nation.co.uk/mark7.htm




4 comentários:

  1. Maravilhoso esse artigo ,Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Deus lhe abençoe também.

      Excluir
  2. Por favor meu são Marcos meu filho Marcelo precisa muito de uma casa pra alugar , Quero que ele se disvencilhe de nós aprenda a morar sozinho pois já tem 40 anos . Na sexta seu filho menor de 15 anos me colocou pra fora de casa Nao aguento mais ,. Obrigada

    ResponderExcluir