quarta-feira, 24 de abril de 2013

ARMAS CATÓLICAS E PROTEÇÃO CONTRA FEITIÇOS, BRUXARIAS, DEMÔNIOS E ESPIRITOS MALIGNOS









Alguns textos bíblicos nos mostram como nos proteger contra os demônios e bruxarias.







Um bom texto é o da Carta de São Paulo aos Efésios Capítulo 6:


"10. Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder.
11. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.
12. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.
13. Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.
14. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça,
15. e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.
16. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.
18. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos."


Segundo o texto de São Paulo, devemos:

1- Fortalecer-nos no Senhor (pela oração e leitura da Bíblia ou história dos Santos)
2- Revestir-se da armadura de Deus, que é formada pela:

a) a couraça da Justiça - praticar o bem, ser justo.
b) pés calcados - anunciar o Evangelho
c) o escudo da fé - crer sempre e não desanimar
d) o capacete da salvação - fé no poder do sangue de Cristo que nos salva
e) a espada do espírito - Ler e meditar na palavra de Deus

3- Intensificar nossas orações e súplicas por todos.






Santa Joana D`arc, a Santa guerreira, lutou contra homens e demônios





ÍNDICE
OUTRAS ARMAS CATÓLICAS:
1-  ARMA DO CRISTÃO: A CRUZ
2- O SINAL DA CRUZ
3-  O NOME DE JESUS
4- INVOCAR A INTERCESSÃO DE MARIA
5- INVOCAR A INTERCESSÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO
6- A ÁGUA BENTA
7- O ROSÁRIO.
8- AS IMAGENS, MEDALHAS OU SÍMBOLOS SANTOS CONSAGRADOS.





1-  ARMA DO CRISTÃO: A CRUZ


"14. cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz.
15. Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz."
Colossenses 2

São Paulo nos mostra que a cruz é temida pelos espíritos malignos, os principados e potestades. Ter uma cruz ao pescoço sem a fé (nosso escudo) de nada serve. A cruz tem poder se tivermos fé, pois ela simboliza o Senhor por nós sacrificado e sua salvação. O demônio treme e teme diante da cruz.







2- O SINAL DA CRUZ:


Diz ainda Hipólito de Roma (+ 235/6), descrevendo as práticas dos cristãos do século III:

"Marcai com respeito as vossas cabeças com o sinal da Cruz. Este sinal da Paixão opõe-se ao diabo e protege contra o diabo, se é feito com fé, não por ostentação, mas em virtude da convicção de que é um escudo protetor. É um sinal como outrora foi o Cordeiro Verdadeiro; ao fazer o sinal da Cruz na fronte e sobre os olhos, rechaçamos aquele que nos espreita para nos condenar" (Colossenses  2,14-15) (Tradição dos Apóstolos 42).

Esses testemunhos dão a ver que o sinal da Cruz já no início do século III estava muito difundido entre os cristãos, de tal modo que suas origens se identificam com as dos primórdios do Cristianismo.




3-  O NOME DE JESUS

Deve-se rezar  e ordenar que todo mal se afaste em nome de Jesus, pois não há poder maior que Ele, como lemos na Carta de São Paulo aos Filipenses:

" Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes,
10. para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.
11. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor."
Filipenses 2







4- INVOCAR A INTERCESSÃO DE MARIA





Maria foi a escolhida por Deus para gerar o Verbo Divino. Ela é o ser humano mais puro, agraciada pelo Espirito Santo, livre antecipadamente do pecado para gerar o Senhor.

Maria é a Mulher profetizada no Gênesis 3,15, aquela que esmagaria a Serpente, o Demônio,  e essa luta também é descrita por São João no Apocalipse capítulo 12, por isso invocar Maria é invocar a grande batalhadora contra o Demônio.

 Maria é um exercito em ordem de batalha, pois sua presença nos enche da forca de Deus, como o fez na visita a sua prima Isabel (Lucas 1,39-45).

Eis um trecho do Apocalipse, da luta entre a Virgem Maria e o Demônio:





" Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
2. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.

3. Depois apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas.
4. Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho.
5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.
17. Este (o Dragão), então, se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.
Apocalipse 12




5- INVOCAR A INTERCESSÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO























São João descreve que o Arcanjo Miguel foi o grande responsável por Deus para expulsar  Lúcifer, o Demônio, do céu.




São Miguel chefiou os exércitos celestes contra o Demônio. Esse mesmo Arcanjo também pode nos auxiliar nessa batalha,basta invocarmos sua ajuda e rezarmos pedindo a Deus que o envie para nos proteger.

Eis um trecho do Apocalipse:

"7. Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate,
8. mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles."
Apocalipse 12





Santa Joana D`arc afirmou ter visto e ouvido
São Miguel Arcanjo a  exortando a lutar e salvar a Franca.







6- A ÁGUA BENTA

Efeitos espirituais da água benta:

1 – Afugenta todo o poder do demônio no lugar em que se joga a água benta;
2 – Nos dá forças contra os pecados mortais e veniais;
3 – Afugenta toda sombra, fantasia e astúcia diabólica;
4 – Tira as distrações na oração;
5 – Dispõe a alma, com a graça do Espírito Santo, à maior devoção.

Efeitos corporais da água benta:

1 – Abundância nos bens temporais;
2 – Afasta as enfermidades;
3 – Afugenta os gafanhotos, ratos e outros animais daninhos e ares pestíferos.

A água benta afugenta o demônio, pois é uma água plena da força do Espírito Santo, uma água viva, que nos lembra o Batismo (Jo 4,14; Heb 10,22), e nos recorda a cruz, morte  ressurreição do Senhor e a destruição do poder do pecado e do demônio (Rom 6,3-4; Col 2,15) . 

O conhecido livro" Tesouros de Exemplos conta que uma criança gravemente enferma ficou curada ao receber a benção de São João Crisóstomo com a água benta. São João Crisóstomo viveu entre 347-407, o que mostra que o uso da água benta é antiquíssimo.



7- O ROSÁRIO:

O rosário é uma arma contra bruxarias, feitiços e demônios, pois é uma oração composta  quase que completamente por orações evangélicas, sendo o Pai-nosso (Mt 6,9-13) uma prece ensinada pelo próprio Senhor Jesus e por isso a mais poderosa ; a Ave Maria ( Lc 1,28. 42.), ditada pela boca do Anjo Gabriel e pelo Espírito Santo através de Santa Isabel;  o Glória ao Pai (Lc 2, 14) cantado pelos anjos no nascimento do Senhor. 

Além de que ao rezar o rosário meditamos e contemplamos nos eventos mais importantes da nossa salvação, da vida de Jesus e Maria.  

Por ser uma prática devocional direcionada à Virgem Maria, a batalhadora contra a serpente, o demônio (Gênesis 3,15; Apocalipse 12), ele perde suas forças diante dessa oração, pois oramos como Jesus repetindo as mesmas palavras com a boca (Mateus 26,44) , mas meditando diferente em cada palavra com o coração, fazendo com que alcancemos graças sem iguais pela persistência na oração  (Lucas 11, 5-8).



8- AS IMAGENS, MEDALHAS OU SÍMBOLOS SANTOS CONSAGRADOS:

As imagens sagradas   têm o poder de afugentar o Demônio, pois são representações de pessoas Santas (Ezequiel 41,1. 17-26), os Anjos  (Êxodo 25, 18-22;31,1-6) ou o prórprio Cristo (João 3,14; Números 27,7-9; Gálatas 3,1)

Assim como Deus ordenou que Moisés fizesse a imagem de uma Serpente para que todos que a olhassem ficassem curados (Números 21,7-9), ao olharmos para nossas imagens demonstramos nossa fé, elevamos nossa mente ao céu, direcionamos aos Santos que elas representam nossos pedidos de intercessão (II Samuel 6,2; Juízes 18,31)

As imagens em si não têm poder. O poder está no olhar de fé que lançamos para elas, pois as imagens nos levam a meditar na vida, na oração e na graça daqueles que elas representam, fazendo memória (Deuteronômio 6,4-9; Números 17,1-5; Josué 24,27) das obras de Deus na história de sua Igreja.

Uma imagem de Maria para um pagão é só uma estátua, para um cristão católico ela é o símbolo de uma fé, de uma pessoa que está ao nosso redor ainda que não a vejamos com os olhos corporais (Hebreus 12,1.22-23), ao olhar para ela com fé adquirimos ânimo e Deus pode nos comunicar suas graças como ele fez com a imagem da Serpente de Bronze (Números 27,7-9).

Para um protestante uma imagem de Anjo, Santo, Maria ou Jesus é um ídolo, um pecado, para nós, cristãos católicos, que pertencemos à única Igreja fundada pelo Senhor (Mateus 16,18; 18, 17-18) e que vem desde as origens apostólicas, sabemos que existe diferença entre imagem  (representação artística usada para elevar nossa mente em oração (Êxodo 25, 18-22;31,1-6; Êxodo 31,1-6)) e ídolo (imagem de um deus falso (Isaías 44,9-10)).

Por isso, o Demônio coloca na cabeça do povo que imagem é pecado, um ídolo, para que deixem de existir no mundo os símbolos cristãos. 

E um mundo sem imagens de Anjos, Santos e a Cruz é um mundo perfeito para o mal, pois nada visualmente lembrará aos homens da vida de santidade, não existirá símbolos que o façam memória das práticas do bem, ou de que Cristo deu sua vida pelos homens.

Entre as medalhas usadas para afastar o demônio temos a Medalha de São Bento e a Medalha Milagrosa, mas qualquer medalha que represente nosso Santo de devoção pode nos proteger do mal pelo poder de nos lembrar da força da oração.











7 comentários:

  1. Jesus, abre-me uma porta !
    Senhor, atende este clamor que brota do mais íntimo do meu coração: abre-me uma porta !
    Só Tu sabes e conheces, Jesus, o momento de dificuldade pelo qual eu (diga aqui seu nome) e toda a minha família estamos passando por causa do desemprego.
    Tu sabes também, Senhor, com quanta esperança eu me aproximo de Ti para pedir que vás à minha frente, abrindo uma porta e preparando um emprego, para que eu possa, através de um trabalho digno, dar à minha família “o pão de cada dia”.
    Por que tu és, ó meu Deus, minha esperança !
    Peço ainda que me concedas todo ânimo, confiança, destemor e fortaleza para sair de minha casa em busca desse trabalho, na certeza de que Tuas mãos, estendidas em meu favor, baterão nas portas antes de mim, preparando a minha entrada num emprego segundo a Tua vontade.
    Confiando inteiramente na Tua Palavra que diz “Batei e abrir-se-á (…), ao que bater se lhe abrirá”, já agradeço, de todo o meu coração, porque acredito que “a Deus nenhuma coisa é impossível.”

    Reze várias vezes por dia e, principalmente antes de sair para procurar um emprego:

    “Jesus Misericordioso, abre-me uma porta e concede-me esta graça!”

    coloque sua mao direta na sua boca faca um pedido em sua mao coloque no seu coracao por 5 seg coloque esse comentario em 3 espasos virtuais amanha vc terao melhor dia da sua vida

    ResponderExcluir
  2. Jesus, abre-me uma porta !
    Senhor, atende este clamor que brota do mais íntimo do meu coração: abre-me uma porta !
    Só Tu sabes e conheces, Jesus, o momento de dificuldade pelo qual eu (diga aqui seu nome) e toda a minha família estamos passando por causa do desemprego.
    Tu sabes também, Senhor, com quanta esperança eu me aproximo de Ti para pedir que vás à minha frente, abrindo uma porta e preparando um emprego, para que eu possa, através de um trabalho digno, dar à minha família “o pão de cada dia”.
    Por que tu és, ó meu Deus, minha esperança !
    Peço ainda que me concedas todo ânimo, confiança, destemor e fortaleza para sair de minha casa em busca desse trabalho, na certeza de que Tuas mãos, estendidas em meu favor, baterão nas portas antes de mim, preparando a minha entrada num emprego segundo a Tua vontade.
    Confiando inteiramente na Tua Palavra que diz “Batei e abrir-se-á (…), ao que bater se lhe abrirá”, já agradeço, de todo o meu coração, porque acredito que “a Deus nenhuma coisa é impossível.”

    Reze várias vezes por dia e, principalmente antes de sair para procurar um emprego:

    “Jesus Misericordioso, abre-me uma porta e concede-me esta graça!”

    coloque sua mao direta na sua boca faca um pedido em sua mao coloque no seu coracao por 5 seg coloque esse comentario em 3 espasos virtuais amanha vc terao melhor dia da sua vida

    ResponderExcluir
  3. Jesus, abre-me uma porta !
    Senhor, atende este clamor que brota do mais íntimo do meu coração: abre-me uma porta !
    Só Tu sabes e conheces, Jesus, o momento de dificuldade pelo qual eu (diga aqui seu nome) e toda a minha família estamos passando por causa do desemprego.
    Tu sabes também, Senhor, com quanta esperança eu me aproximo de Ti para pedir que vás à minha frente, abrindo uma porta e preparando um emprego, para que eu possa, através de um trabalho digno, dar à minha família “o pão de cada dia”.
    Por que tu és, ó meu Deus, minha esperança !
    Peço ainda que me concedas todo ânimo, confiança, destemor e fortaleza para sair de minha casa em busca desse trabalho, na certeza de que Tuas mãos, estendidas em meu favor, baterão nas portas antes de mim, preparando a minha entrada num emprego segundo a Tua vontade.
    Confiando inteiramente na Tua Palavra que diz “Batei e abrir-se-á (…), ao que bater se lhe abrirá”, já agradeço, de todo o meu coração, porque acredito que “a Deus nenhuma coisa é impossível.”

    Reze várias vezes por dia e, principalmente antes de sair para procurar um emprego:

    “Jesus Misericordioso, abre-me uma porta e concede-me esta graça!”

    coloque sua mao direta na sua boca faca um pedido em sua mao coloque no seu coracao por 5 seg coloque esse comentario em 3 espasos virtuais amanha vc terao melhor dia da sua vida

    ResponderExcluir
  4. Jesus, abre-me uma porta !
    Senhor, atende este clamor que brota do mais íntimo do meu coração: abre-me uma porta !
    Só Tu sabes e conheces, Jesus, o momento de dificuldade pelo qual eu (diga aqui seu nome) e toda a minha família estamos passando por causa do desemprego.
    Tu sabes também, Senhor, com quanta esperança eu me aproximo de Ti para pedir que vás à minha frente, abrindo uma porta e preparando um emprego, para que eu possa, através de um trabalho digno, dar à minha família “o pão de cada dia”.
    Por que tu és, ó meu Deus, minha esperança !
    Peço ainda que me concedas todo ânimo, confiança, destemor e fortaleza para sair de minha casa em busca desse trabalho, na certeza de que Tuas mãos, estendidas em meu favor, baterão nas portas antes de mim, preparando a minha entrada num emprego segundo a Tua vontade.
    Confiando inteiramente na Tua Palavra que diz “Batei e abrir-se-á (…), ao que bater se lhe abrirá”, já agradeço, de todo o meu coração, porque acredito que “a Deus nenhuma coisa é impossível.”

    Reze várias vezes por dia e, principalmente antes de sair para procurar um emprego:

    “Jesus Misericordioso, abre-me uma porta e concede-me esta graça!”

    coloque sua mao direta na sua boca faca um pedido em sua mao coloque no seu coracao por 5 seg coloque esse comentario em 3 espasos virtuais amanha vc terao melhor dia da sua vida

    ResponderExcluir
  5. Jesus, abre-me uma porta !
    Senhor, atende este clamor que brota do mais íntimo do meu coração: abre-me uma porta !
    Só Tu sabes e conheces, Jesus, o momento de dificuldade pelo qual eu (diga aqui seu nome) e toda a minha família estamos passando por causa do desemprego.
    Tu sabes também, Senhor, com quanta esperança eu me aproximo de Ti para pedir que vás à minha frente, abrindo uma porta e preparando um emprego, para que eu possa, através de um trabalho digno, dar à minha família “o pão de cada dia”.
    Por que tu és, ó meu Deus, minha esperança !
    Peço ainda que me concedas todo ânimo, confiança, destemor e fortaleza para sair de minha casa em busca desse trabalho, na certeza de que Tuas mãos, estendidas em meu favor, baterão nas portas antes de mim, preparando a minha entrada num emprego segundo a Tua vontade.
    Confiando inteiramente na Tua Palavra que diz “Batei e abrir-se-á (…), ao que bater se lhe abrirá”, já agradeço, de todo o meu coração, porque acredito que “a Deus nenhuma coisa é impossível.”

    Reze várias vezes por dia e, principalmente antes de sair para procurar um emprego:

    “Jesus Misericordioso, abre-me uma porta e concede-me esta graça!”

    coloque sua mao direta na sua boca faca um pedido em sua mao coloque no seu coracao por 5 seg coloque esse comentario em 3 espasos virtuais amanha vc terao melhor dia da sua vida

    ResponderExcluir
  6. OS DO SETIMO DIA TEM LIDO O QUE? A VERDADE ESTA AQUI, AQUI!

    ResponderExcluir