sábado, 18 de fevereiro de 2012

SANTOS JACINTA E FRANCISCO MARTO - PASTORINHOS DE FÁTIMA - 20 DE FEVEREIRO





 SANTOS JACINTA E FRANCISCO


LEIA AS APARIÇÕES DE FÁTIMA:


Jacinta de Jesus Marto (Fátima, Ourém, 11 de Março de 1910 — Lisboa, 20 de Fevereiro de 1920)  foi uma dos três pastorinhos que afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917.







Filha mais nova de Manuel Pedro Marto e de sua mulher Olímpia de Jesus dos Santos, Jacinta era uma criança típica do Portugal rural da época. Como de início não frequentava a escola, Jacinta trabalhava como pastora em conjunto com o seu irmão e a sua prima Lúcia.








Mais tarde, logo após as aparições e segundo as mesmas, por recomendação de Nossa Senhora, entrou na escola primária.

 De acordo com as memórias de Lúcia, Jacinta era uma criança afectiva e muito afável e emocionalmente frágil.





Lúcia (aos dez anos de idade, no meio) e seus dois primos: Francisco (nove anos) e Jacinta Marto (sete anos)








Na sequência das aparições, os dois irmãos foram influenciados porque terão visto o Inferno, durante a terceira aparição (Julho de 1917).

Deslumbrada com a triste sorte dos pecadores, na sua simplicidade, decide responder ao apelo da Virgem Maria e fazer penitência e sacrifício pela conversão dos pecadores.

As três crianças, mas particularmente Jacinta, praticavam mortificações e penitências.












FOTO TIRADA APÓS A VISÃO DO INFERNO














É possível que prolongados jejuns a tenham enfraquecido ao ponto de ter sucumbido à epidemia do vírus influenza que varreu a Europa em 1918 e em consequência da Primeira Guerra Mundial.



 Jacinta, que sofria de pleurisia e não podia ser anestesiada devido à má condição do seu coração, foi assistida em vários hospitais, acabando por sucumbir em 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital D. Estefânia em Lisboa.

Jacinta foi beatificada, juntamente com o seu irmão, pelo Papa João Paulo II a 13 de Maio de 2000; é a cristã mais nova não-mártir a ser beatificada.

 O seu dia festivo é 20 de Fevereiro; no dia 11 de Março de 2010 celebrou-se o centenário do nascimento da Beata Jacinta Marto, com a audiência do Santo Padre.

Índice

1 Aparições particulares a Jacinta

2 Eventos históricos


 



 Aparições particulares a Jacinta

Jacinta vê o Santo Padre -

Lúcia assim relata na sua Terceira Memória:

"Um dia, fomos passar as horas da sesta para junto do poço de meus pais.

A Jacinta sentou-se nas lajes do poço; o Francisco, comigo, foi procurar o mel silvestre nas silvas dum silvado duma ribanceira que aí havia.

Passado um pouco de tempo, a Jacinta chama por mim:



 – Não viste o Santo Padre? – Não! – Não sei como foi! Eu vi o Santo Padre em uma casa muito grande, de joelhos, diante de uma mesa, com as mãos na cara, a chorar.


Fora da casa estava muita gente e uns atiravam-Ihe pedras, outros rogavam-lhe pragas e diziam-lhe muitas palavras feias. Coitadinho do Santo Padre! Temos que pedir muito por Ele.




Em outra ocasião, fomos para a Lapa do Cabeço. Chegados aí, prostrámo-nos por terra, a rezar as orações do Anjo.

Passado algum tempo, a Jacinta ergue-se e chama por mim:

 – Não vês tanta estrada, tantos caminhos e campos cheios de gente, a chorar com fome, e não tem nada para comer?

E o Santo Padre em uma Igreja, diante do Imaculado Coração de Maria, a rezar? E tanta gente a rezar com Ele?



Visões da guerra -

"Um dia fui a sua casa, para estar um pouco com ela. Encontrei-a sentada na cama, muito pensativa.

 Jacinta, que estás a pensar? –







Na guerra que há-de vir. Há-de morrer tanta gente! E vai quase toda para o inferno!

 Hão-de ser arrasadas muitas casas e mortos muitos Padres (tratava-se da Segunda Guerra Mundial). Olha: eu vou para o Céu. E tu, quando vires, de noite, essa luz que aquela Senhora disse que vem antes, foge para lá também!



– Não vês que para o Céu não se pode fugir?

 – É verdade! Não podes. Mas não tenhas medo! Eu, no Céu, hei-de pedir muito por ti, por o Santo Padre, por Portugal, para que a guerra não venha para cá, e por todos os Sacerdotes.






Visitas de Nossa Senhora


 - A 23 de Dezembro de 1918, Francisco e Jacinta adoeceram ao mesmo tempo. Indo visitá-los, Lúcia encontrou Jacinta no auge da alegria.

Na sua Primeira Memória, Lúcia conta:







"Um dia mandou-me chamar: que fosse junto dela depressa. Lá fui, correndo.

 – Nossa Senhora veio-nos ver e diz que vem buscar o Francisco muito breve para o Céu. E a mim perguntou-me se queria ainda converter mais pecadores. Disse-Lhe que sim.

 Disse-me que ia para um hospital, que lá sofreria muito; que sofresse pela conversão dos pecadores, em reparação dos pecados contra o Imaculado Coração de Maria e por amor de Jesus. Perguntei se tu ias comigo. Disse que não. Isto é o que me custa mais.
Disse que ia minha mãe levar-me e, depois, fico lá sozinha!

Em fins de Dezembro de 1919, de novo a Santíssima Virgem se dignou visitar a Jacinta, para Ihe anunciar novas cruzes e sacrifícios.

 Deu-me a notícia e dizia-me:

Disse-me que vou para Lisboa, para outro hospital; que não te torno a ver, nem os meus pais; que, depois de sofrer muito, morro sozinha, mas que não tenha medo; que me vai lá Ela buscar para o Céu.

Durante a sua permanência de 18 dias no hospital em Lisboa, Jacinta foi favorecida com novas visitas de Nossa Senhora, que lhe anunciou o dia e a hora em que haveria de morrer.

Quatro dias antes de a levar para o Céu, a Santíssima Virgem tirou-lhe todas as dôres.

Nas vésperas da sua morte, alguém lhe perguntou se queria ver a mãe, ao que ela respondeu:

- A minha família durará pouco tempo e em breve se encontrarão no Céu… Nossa Senhora aparecerá outra vez, mas não a mim, porque com certeza morro, como Ela me disse".


 FOTO DE JACINTA NO DIA DO ENTERRO





 Eventos históricos

Apresenta-se a seguir uma cronologia de alguns eventos históricos relacionados com a vida de Jacinta Marto:

11 de Março de 1910 - Nasce em Aljustrel, Fátima.

23 de Dezembro de 1918 - Jacinta e Francisco adoecem, vítimas de pneumónica.

21 de Janeiro de 1920 - É levada para Lisboa, onde fica internada no Orfanato de Nossa Senhora dos Milagres, na Rua da Estrela, nº 17. No dia 2 de Fevereiro de 1920 muda para o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.

20 de Fevereiro de 1920 - Morre no Hospital de Dona Estefânia. É sepultada no cemitério de Vila Nova de Ourém, no jazigo da família do Barão de Alvaiázere.






12 de Setembro de 1935 - Os seus restos mortais são trasladados para o cemitério de Fátima, data em que a urna foi aberta e revelado o seu corpo incorrupto.

1 de Maio de 1951 - Os seus restos mortais são trasladados para a Basílica de Fátima onde é sepultada.

13 de Maio de 1989 - O Papa João Paulo II publica o decreto que proclama a heroicidade das virtudes dos videntes Francisco e Jacinta Marto.

13 de Maio de 2000 - Beatificação em Fátima dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto pelo Papa João Paulo II.

11 de Março de 2010 - Celebração do centenário do seu nascimento com a audiência do Papa Bento XVI.

12 e 13 de Maio de 2010 - O Papa Bento XVI, visita o Santuário de Fátima no 10º aniversário da beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco.









Francisco de Jesus Marto (Fátima, Ourém, 11 de Junho de 1908 — Fátima, Ourém, 4 de Abril de 1919) , conhecido mundialmente como Beato Francisco de Fátima e da Igreja Católica, foi um dos três pastorinhos que dizem ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, de 13 de Maio até 13 de Outubro de 1917.

Índice

 
1 Biografia
2 Eventos históricos

 

Biografia

Filho mais velho de Manuel Pedro Marto e de sua mulher Olímpia de Jesus dos Santos, Francisco era uma criança típica do Portugal rural da época.


Como não era obrigatório, ele não frequentava a escola e trabalhava como pastor em conjunto com a sua irmã Jacinta e a sua prima Lúcia.

Como Nossa Senhora sugeriu numa das aparições, Francisco ingressou no ensino primário, mas acabou por deixar de assistir às aulas.

De acordo com as memórias de Lúcia, Francisco era um rapaz muito dado, mas calmo, e gostava de música, o qual mostrava habilidade no pífaro.

Sendo muito independente nas opiniões, no entanto era pacificador, e mostrava-se muito respeitoso pelas pessoas.

Conta a sua prima que até os animais não escapavam a sua caridade.





Na sequência das aparições, o comportamento dos dois irmãos alterou-se e desde então Francisco passou a preferir rezar sozinho.




Marcado pelas palavras de Nossa Senhora para "que não ofendam mais a Deus", ele retirava-se na solidão "para consolar Jesus pelos pecados do mundo".

As três crianças, particularmente o Francisco, tinham o costume de praticar mortificações, mas que Nossa Senhora numa das aparições pedira moderação.






Contudo, como penitência, Francisco deixara de ir à escola e escondia-se para atenuar pelos pecadores.









É possível que prolongados jejuns o tenham enfraquecido a ponto de sucumbir à epidemia do vírus influenza que varreu a Europa em 1918, em consequência da Primeira Guerra Mundial.

Ele acabou por falecer em casa em 1919.

Francisco e a irmã Jacinta foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 13 de Maio de 2000.

O seu dia festivo é 20 de Fevereiro.

Eventos históricos

Apresenta-se a seguir uma cronologia de alguns eventos históricos relacionados com Francisco Marto:

11 de Junho de 1908 - Nasce em Aljustrel, Fátima.
23 de Dezembro de 1918 - Adoece, vítima de pneumónica.
4 de Abril de 1919 - Morre na casa da sua família, em Aljustrel. É sepultado no cemitério de Fátima.
13 de Março de 1952 - Os seus restos mortais são trasladados para a Basílica de Fátima. É sepultado junto de sua irmã Jacinta.
13 de Maio de 1989 - O Papa João Paulo II publica o decreto que proclama a heroicidade das virtudes dos videntes Francisco e Jacinta Marto.
13 de Maio de 2000 - João Paulo II visita Fátima pela última vez para a beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Aí se encontra pela última vez com a Irmã Lúcia. O Cardeal Ângelo Sodano, no final da solene Concelebração Eucarística, anuncia o Terceiro Segredo de Fátima.
19 de Fevereiro de 2006 - Os restos mortais de Lúcia são trasladados para a Basílica de Fátima onde é sepultada junto dos seus primos, Francisco e Jacinta.



12 e 13 de Maio de 2010 - O Papa Bento XVI, visita o Santuário de Fátima no 10º aniversário da beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco. Concede a 2ª Rosa de Ouro ao Santuário, colocando-a aos pés da imagem da Virgem na Capelinha das Aparições







CANONIZAÇÃO

13 de Maio de 2017 - No Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima - O Papa Francisco Canonizou os Beatos Jacinta e Francisco Marto.  A canonização precisava ainda da comprovação de um milagre, fato que ocorreu em 23 de março deste ano.





A missa da Canonização teve a participação do menino brasileiro Lucas Baptista, de 9 anos, que sofreu uma grave lesão cerebral ao cair por uma janela, em março de 2013, quando tinha 5 anos, e que foi curado "milagrosamente" graças à intercessão dos pastorinhos, Jacinta e Francisco.

Esta foi a cura "milagrosa" escolhida para poder santificar os pastorinhos, enquanto que o processo de beatificação da irmã Lúcia, que morreu em 2005, continua. Eles se converteram nos primeiros meninos santos por terem feito um milagre e não por serem considerados mártires.

LEIA MAIS SOBRE O MILAGRE EM:
https://padrepauloricardo.org/blog/conheca-o-milagre-da-canonizacao-dos-pastorinhos-de-fatima



TÚMULO DOS PASTORINHOS EM FÁTIMA.













ESTÁTUA RETRATANDO A APARIÇÃO DO ANJO
QUE OS ENSINOU A REZAR E PEDIU PENITÊNCIA















ORAÇÃO AOS BEATOS JACINTA E FRANCISCO DE FÁTIMA

 
Jacinta e Francisco, Pastorinhos de Fátima, queremos aprender convosco o caminho que nos leva a uma vida de verdadeira união com Jesus.



Ensina-nos Jacinta, a amar os outros com todo o nosso coração,

a reconhecer neles o Amor de Deus e a dar a vida para que nenhum se perca.

Ensina-nos a desejar tão intensamente como tu a conversão dos pecadores,

a começar por cada um de nós.



Ensina-nos, Francisco, o teu enorme amor, fiel e silencioso, por Jesus.

Faz-nos desejar cada vez mais a sua companhia na oração e identificar-nos

com a dor do seu Coração ferido pela ingratidão dos homens.

Pastorinhos de Fátima, pela vossa mão queremos entrar cada vez mais no coração de Maria, nosso refúgio, que nos há de conduzir até Deus.
 Ámen.





JACINTA CARREGADA POR UM CAVALHEIRO
 NA ÚLTIMA APARIÇÃO DE FÁTIMA





OS PASTORINHOS REZAVAM COM O RSOTO PROSTRADO ATÉ O CHÃO
COMO O ANJO DE PORTUGAL OS ENSINOU




OS PAIS DE JACINTA E FRANCISCO





O JORNAL ANUNCIANDO O MILAGRE DE FÁTIMA







CAPELINHA ERGUIDA SOBRE O LOCAL DAS APARIÇÕES
ONDE ANTES ERA A AZINHEIRA, ENCONTRA-SE A IMAGEM DA VIRGEM MARIA










CASA DE JACINTA E FRANCISCO












JACINTA E FRANCISCO ,
INTERCEDEI POR NÓS PELA IGREJA E PELO SANTO PADRE!























PAPA BENTO XVI EM VISITA AO TÚMULO DE JACINTA E FRANCISCO

















CORPO DE JACINTA EM SUA EXUMAÇÃO ENCONTRADO SEM SE DECOMPOR.






























































































3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Comunicar uma graça alcançada atraves da oração de Francisco Marto. Gilza Miranda Saloroli- Anchieta-ES

    ResponderExcluir