quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SANTA VERIDIANA - 01 DE FEVEREIRO








No primeiro dia de Fevereiro de 1242, de repente, todos os sinos do Castelfiorentino em Florença, Itália, começaram a repicar simultaneamente.

 Quando os moradores constataram que tocavam sozinhos, sem que ninguém os manuseassem, tudo ficou claro, porque eles anunciavam a morte de Veridiana.

Nasceu em 1182, ali mesmo nos arredores da cidade que amou e onde viveu quase toda sua existência, só que enclausurada numa minúscula cela, de livre e espontânea vontade.

Pertencente a uma família nobre e rica, os Attavanti, Veridiana levou uma vida santa, que ficou conhecida muito além das fronteiras de sua terra; e que lhe valeu inclusive a visita em pessoa, de seu contemporâneo Francisco de Assis, que a abençoou e admitiu na Ordem Terceira, em 1221.

A fortuna da família, embora em certa decadência, Veridiana sempre utilizou em favor dos pobres.

Um dos prodígios atribuídos a ela, mostra bem o tamanho de sua caridade.

Consta que certa vez um dos seus tios, muito rico, deixou a seus cuidados grande parte de seus bens, que eram as colheitas de suas terras.

A cidade atravessava uma época terrível de carestia e fome, seu tio nem pensou em auxiliar os necessitados, era um mercador e como tal aproveitando-se da miséria reinante.

Durante algum tempo procurou vender grande parte desses víveres, o que conseguiu por um preço elevado, obtendo grande lucro.

 Mas, ao levar o comprador para retirar o material vendido, levou um susto, suas despensas estavam completamente vazias.

Veridiana tinha distribuído tudo aos pobres

O tio comerciante ficou furioso, pediu um prazo de 24 horas ao comprador e ordenou a Veridiana que solucionasse o problema, já que fora a causadora dele.

 No dia seguinte, na hora marcada, as despensas estavam novamente cheias, e o negócio pode se concretizar.







Viajou para Roma no meio de uma multidão de romeiros, para orar nos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo e dos primeiros mártires, e visitar as catacumbas e o Coliseu, e foi a Santiago de Compostela.

Desde essa altura, dissiparam-se-lhe todas as dúvidas: já vivera tempo demais no mundo, já tinha feito grandes caminhadas e contemplado imensas maravilhas da natureza e muito heroísmo de santidade.

Daí em diante iria viver só, sossegada e reclusa, sepultada viva com os antigos anacoretas do Oriente.

O seu retiro, porém, não será numa escarpa inacessível ou num remoto deserto: será em Castelfiorentino.

Nos arredores dessa localidade erguia-se o oratório de Santo Antão Abade, esse eremita do deserto célebre pelas tentações diabólicas de que foi alvo.









Junto desse oratório, mandou Veridiana construir uma pequena cela onde entrou vestida com o austero saial dos eremitas.

Em seguida, mandou emparedar a entrada de modo a ficar apenas com pequena janela aberta, por onde poderia receber pão e água, participar das cerimônias religiosas, confessar-se e comungar.

Além do confessor e do diretor espiritual, receia visitas de pessoas pobres e aflitas atormentadas por dúvidas ou tribulações.

 Não podendo valher-lhes materialmente, Veridiana consolava-as com sua palavra, sempre rica de amor de Deus, e alentáva-as com seu heróico exemplo.


 Para que não se afastasse da cidade, seus amigos e parentes construíram então uma pequena e desconfortável cela, próxima ao Oratório de Santo Antônio, onde ela viveu 34 anos de penitência e solidão.

A cela possuía uma única e mínima janela, por onde ela assistia à missa e recebia suas raras visitas e refeições, também minúsculas, suficientes apenas para que não morresse de fome.

O culto de Santa Veridiana foi aprovado pelo papa Clemente VII no ano de 1533.

Ela também se tornou protetora do presídio feminino de Florença e, sua devoção ainda é muito popular na região da Toscana, na Itália.



Sobre o lugar ende ela passara sua vida de eremita foi erigida uma bela igreja, onde se venera sua antiga imagem ladeada de duas serpentes.









É que, segundo a lenda, os dois répteis teriam entrado na cela e ali teriam ficado para atormentarem a devota reclusa e porem à prova a sua virtude.










O Senhor glorificou-a com milagres, tanto em vida, como após a morte.

O seu nome foi inscrito no Martirológico Romano.








Santuário de Santa Veridiana construído sobre sua cela.











O exemplo da sua vida mostra que mesmo no meio do buliço do mundo é possível construir um eremitério interior para escutar a voz de Deus e meditar as coisas do céu.




FONTES:















MUSEU DE SANTA VERIRIDIANA AO LADO DE SEU SANTUÁRIO


INTERIOR DO SANTUÁRIO


LOUVOR À  MULHER FORTE,
FIRME DE CORAÇÃO.
EM GLÓRIA E SANTIDADE
REFULGE O SEU CLARÃO.

CALCANDO AOS PÉS O MUNDO
DAS COISAS TRANSITÓRIAS,
POR SANTO AMOR FERIDA,
CAMINHA PARA A GLÓRIA.

DOMINA POR JEJUNS
DA CARNE A REBELDIA.
O PÃO DA PRECE NUTRE
SUA ALMA DE ALEGRIA.


SÓ VÓS FAZEIS PRODÍGIOS,
Ó CRISTO, REI DOS FORTES.
A PRECE DESTA SANTA
NA LUTA NOS CONFORTE.

JESUS, A VÓS A GLÓRIA!
A NÓS GUIAI TAMBÉM,
COM VOSSA HUMILDE SERVA,
À VIDA ETERNA AMÉM.

OREMOS:
Ó DEUS TODO-PODEROSO,
PELAS PRECES DE SANTA VERIDIANA ,
QUE NOS DEIXOU EM SUA VIDA UM EXEMPLO ADMIRÁVEL,
CONCEDEI-NOS OS AUXÍLIOS CELESTES.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
VOSSO FILHO,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO

SANTA VERIDIANA, ORAI POR NÓS!
ROGAI POR NÓS!
INTERCEDEI POR NÓS!





 





Nenhum comentário:

Postar um comentário