domingo, 27 de março de 2011

AVAREZA - UM PECADO MORTAL -TEXTOS BIBLICOS











A AVAREZA É UM PECADO QUE ESTÁ NA RAIZ DE MUITOS OUTROS.


Muitos roubam, matam, se prostituem, mentem, enganam, praticam adultério, e uma infinidade de tantos outros erros apenas pelo dinheiro. Por ser a raiz de muitos males, é considerada um pecado mortal, que leva à morte eterna no inferno,pois "há pecado que não leva à morte" (1 João 5,17), mas há "pecado que é para morte;"(1 João 5,16).

Acho mesmo que a avareza é um dos maiores pecados do nosso mundo neoliberalista, pós-moderno, como diz a Biblia:



"Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições." (I Timóteo 6, 10)



Abaixo temos algumas passagens bíblicas, entre tantas, que falam sobre esse pecado mortal :


"Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez;" (Êxodo 18,21)




"Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniqüidade e maquinam o mal! À luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos.  Se cobiçam campos, os arrebatam; se casas, as tomam; assim, fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. (Miquéias 2,1-2 ) "





A VINHA DE NABOTE


Uma das passagens bíblicas mas interessantes sobre a cobiça, um pecado que é consequência ou faz parte da avareza é sobre a história da "Vinha de Nabote":







"Que desgosto tão grande é esse?, perguntou-lhe a mulher, Jezabel. Por que é que nem sequer queres comer?


 Pedi a Nabote que me vendesse a vinha, ou que ma trocasse, e recusou!, disse-lhe Acabe.


Mas afinal, és tu ou não o rei de Israel? Trata mas é de te levantares, e de andares normalmente, porque eu me ocuparei desse assunto - eu hei-de obter essa vinha de Nabote!


 Jezabel pôs-se então a escrever uma série de cartas, em nome de Acabe, com o selo real, e endereçou-as aos líderes da cidade de Jezreel, onde vivia Nabote.



Nelas dava a seguinte ordem: Façam uma proclamação por toda a cidade, para que a população jejue e ore. Convoquem Nabote, e arranjem dois marginais que o acusem de ter amaldiçoado Deus e o rei. Levem-no depois e executem-no.


Os chefes municipais obedeceram àquelas instruções. Convocaram uma reunião, acarearam Nabote com dois meliantes, os quais, sendo gente sem consciência, o acusaram de ter amaldiçoado Deus e o rei.



Nabote foi arrastado para fora da cidade e apedrejado até morrer. Depois, os líderes da cidade participaram a Jezabel que Nabote já estava morto. 








 Quando a rainha tomou conhecimento disso, falou a Acabe:

 Lembras-te da vinha que Nabote não te queria ceder? Pois bem, já poderás tê-la. O homem morreu!

Então Acabe desceu para ir tomar posse da terra." (1 Reis 21:1-16 O Livro)

"Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. (14) Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? 



CONSELHOS DE JESUS:

 Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui."
(Lucas 12:13 -14 ARA)





E mais adiante Jesus nos dá alguns conselhos para tentar se prevenir desse vício mortal:





 "A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo:

Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.    Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. 
Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta.
Quanto mais valeis do que as aves!  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 
Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? 
Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 
 Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! 
 Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. 
(Lucas 12:21-29)








DEVEMOS VIVER SEM AVAREZA:


E disse então ao povo: Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas. (São Lucas 12, 15)

Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos. (Efésios 5, 3)

Vivei sem avareza. Contentai-vos com o que tendes, pois Deus mesmo  disse: Não te deixarei nem desampararei (Dt 31,6). (Hebreus 13, 5)




A VERDADEIRA IDOLATRIA DO DINHEIRO:


"Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria." (Colossenses 3, 5)

"Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
Ora, ouviam tudo isto os fariseus, que eram avarentos, e zombavam dele."

(Lucas 16,13 -14)




PROFECIA SOBRE OS PASTORES AVARENTOS:

"1. Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina.

2. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado.
3. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme.

(...)

13. Encontram as suas delícias em se entregar em pleno dia às suas libertinagens. Homens pervertidos e imundos, sentem prazer em enganar, enquanto se banqueteiam convosco.

14. Têm, os olhos cheios de adultério e são insaciáveis no pecar. Seduzem pelos seus atrativos as almas inconstantes; têm o coração acostumado à cobiça; são filhos da maldição.
15. Deixaram o caminho reto, para se extraviarem no caminho de Balaão, filho de Bosor, que amou o salário da iniqüidade."
( 2 Ped 2, 1-3. 13-15)






































Nenhum comentário:

Postar um comentário