Santa Coletta era amiga de São João de Capistrano e São Vicente Ferrer.
De seu convento em Besancon, uma vez ela apareceu para Vincente, enquanto ele estava em oração em Saragoça, pressionando-o para acabar com o cisma que dividia a Igreja.
Ela tinha muitos amigos entre a nobreza, como a duquesa de Borgonha, muitas filhas de príncipes foram enviadas para seus conventos de Clarissas de reforma rigorosa. Ela fez muitas profecias e teve muitas visões.
SANTA COLETA EM ÊXTASE:
Uma vez, quando ela estava montada em uma mula não muito longe de Besancon, Santa Coleta caiu em êxtase e seu rosto ficou tão radiante que um fluxo de luz fluiu sobre os dois frades andando ao seu lado.
Ao longo da estrada as pessoas deixaram os campos, chegando a tocar o seu manto, e depois as mãos e os pés, enquanto ela continuou. Eles estavam em profunda reverência para detê-la, e Coleta estava alheia às suas atenções reverentes.
Diversas vezes, durante as suas orações contemplativas, Santa Coleta desaparecia inteiramente no espaço, em levitação, à vista das suas irmãs.
UMA FREIRA LEPROSA É CURADA:
Como abadessa, Coleta foi a Verey para fazer a fundação do oitavo mosteirode sua reforma.
Ela foi recebida calorosamente pelas freiras Dominicanas (os filhos e filhas espirituais de Domingos, Francisco e Clara sempre mantiveram uma amizade especial).
Santa Coleta abraçou e beijou cada freira Dominicana, todos eles vieram para a frente.
Mas no final das saudações, Coleta notou uma jovem freira que ficou à distância e não fez nenhum movimento para abordá-la.
Santa Coleta disse ao capelão Dominicano ali perto, "Não hei de beijá-la também?"
"Ela é uma leprosa, Reverenda Madre," o sacerdote respondeu em constrangimento. "Ela não pode viver em comunidade; ali é sua casa", ele apontou para um pequeno prédio próximo.
"Lamentamos que se aflija. Teria sido melhor para ela ficar longe, mas ela queria tanto vir. "
Sem uma palavra, Coleta rapidamente foi direto até a jovem freira.
Ela colocou os braços em torno da figura patética e deu-lhe o mais quente abraço de todos.
As outras freiras caíram para trás em alarme, e a jovem freira, não tendo sido abraçada por muitos anos, também recuou com horror quando ela percebeu que tinha "contaminado" a abadessa famosa e santa.
O padre mudou-se para a frente para chamar a abadessa de volta.
Mas Coleta calmamente anunciou que tudo estava bem.
E de fato foi, a jovem freira tinha sido curado da lepra!
MUITOS OUTROS MILAGRES:
Coleta também é creditada com a ressurreição de muitos à vida, incluindo uma freira de Poligny já em seu caixão, que tinha morrido sem absolvição, uma criança que tinha sido enterrada, quatro fidalgos que viveram por muitos anos depois, e um bom número de nascidos mortos.
UM BEBÊ É RESSUCITADO:
Um bebê nasceu morto à esposa de um homem chamado Prucet, em Besancon.
O marido não queria acreditar que o bebê estava morto.
Ele prendeu o corpo sem vida e correu com ela para a igreja, onde ele insistiu para que fosse batizado.
Mas o sacerdote tinha que dizer-lhe que era, sem dúvida, morto.
O pai voltou para casa, infelizmente, com sua carga, pequena silenciosa.
Talvez para distrair sua mente, ou para dar-lhe alguma esperança na sua dor, amigos e vizinhos o levaram a tirar o bebê morto para o Mosteiro das Clarissas e pedir as orações da abadessa Coleta.
O pai agarrou a esta esperança e foi para o mosteiro, onde Coleta, quando informada da história, chegou à grade do salão do parlatório na clausura.
Prucet caiu de joelhos e estendeu o bebê morto num mudo apelo.
A abadessa também caiu de joelhos e começou a rezar.
Os amigos que tinham seguido Prucet também lotaram a sala de estar.
À vista de tanto o pai como a abadessa de joelhos, e do recém-nascido morto, todos eles se calaram. Então eles também caíram de joelhos e os homens tiravam seus bonés em reverência.
Depois de um tempo Coleta se levantou, deu um passo para atrás da grade, tirou o véu e passou pela grade dando-o ao pai.
Ela disse-lhe: "Envolva a criança em cima dele, e leve-a de volta à igreja para ser batizado."
Prucet obedeceu com a simplicidade de uma criança.
Quando ele e seus amigos chegaram na igreja, Prucet novamente pediu ao padre para batizar o bebê.
O pobre sacerdote pensou que Prucet tinha perdido os sentidos em sua dor.
Mas ele foi abalado quando o grito familiar de uma criança saiu de sobre o véu negro da abadessa.
Prucet disse ao padre o que tinha acontecido.
O padre, temendo que a vida pode ser apenas temporária, decidiu não adiar o batismo da criança nem por um momento. "Que nome?", Perguntou ele.
"Coleta!"
Coleta Prucet cresceu em infância resistente, entrou no convento em Besancon, e mais tarde fez votos solenes. Ela se tornou abadessa de um mosteiro das Clarissas em Pont-à-Mousson em Lorena. Irmã Perrine, a biógrafa fiel de Santa Coleta, escreveu que "Coleta Prucet me contou tudo isso."
MUITOS MILAGRES:
Santa Coleta é creditada com muitos milagres como ressuscitar os mortos, quatro dos quais estavam envolvidos em sua beatificação.
Grande devoção cresceu a cerca de Santa Coleta por causa de seus poderes de intercessão para casais sem filhos, gestantes, crianças e mortalmente doentes.
Após o milagre do bebê de Coleta, muitos vieram até ela para serem curado de doenças e outros problemas.
CORPO BELO E EXALANDO PERFUME APÓS MORTE
Quando Coleta morreu em 1447, as marcas de sua própria doença e do sofrimento desapareceram. Seu corpo tornou-se incomparavelmente e maravilhosamente belo, com uma pele branca como a neve, membros flexíveis e exalando um perfume encantador.
FONTES:
http://www.jeevanjal.org/jeevanjal/rm13.html
TÚMULO DE SANTA COLETA EM GENT, BÉLGICA.
Maravilhosa historia parabens pelos suas postagens. Deus o abencoe muiiiiito.
ResponderExcluirNeomara Gonzalez de New York.
Parabens pelas suas postagens vc e muito sabio a historia de Santa Coleta e maravilhosa e linda. Que Deus o abencoe muiiiiito.
ResponderExcluirNeomara Gonzalez de New York.
Parabéns contine sempre postando mais. Por favor coloque as fontes .
ResponderExcluirNessa postagem tem a fonte do texto. E uma tradução do texto em inglês:
ExcluirFONTES:
http://www.jeevanjal.org/jeevanjal/rm13.html
VIVA A QUERIDA SANTA COLECTA. QUE ELA INTERCEDA E AJUDE NA CURA DE TODOS QUE TEM FÉ E ACREDITAM NA FORÇA DIVINA. VIVA HELENA DE MORAES TORRES. VIVA A VIDA. Vilmar.
ResponderExcluirVIVA A QUERIDA SANTA COLECTA. QUE ELA INTERCEDA E AJUDE NA CURA DE TODOS QUE TEM FÉ E ACREDITAM NA FORÇA DIVINA. VIVA HELENA DE MORAES TORRES. VIVA A VIDA. Vilmar.
ResponderExcluir