Durante uma pregação, cujo tema era a Eucaristia, levantou-se um homem dizendo:
“Eu acreditarei que Cristo está realmente presente na Hóstia Consagrada quando vir o meu jumento ajoelhar-se diante da custódia com o SS. Sacramento”.
O Santo aceitou o desafio.
Deixaram o pobre jumento três dias sem comer.
No momento e lugar pré-estabelecido, apresentou-se Antônio com a custódia e o herege com o seu jumento que já não agüentava manter-se em pé devido ao forçado jejum.
Mesmo meio-morto de fome, deixou de lado a apetitosa pastagem que lhe era oferecida pelo seu dono, para se ajoelhar diante do Santíssimo Sacramento.
———
Livro Roubado
Um dia, o frei descobriu que um noviço havia fugido do mosteiro e levado com ele seus comentários sobre o
Livro dos Salmos.
Então, rezou para o retorno de ambos. Em pouco tempo, o jovem arrependido voltou para a vida religiosa, acompanhado, é claro, dos manuscritos.
———
Sermão aos Peixes
Santo Antônio foi pregar na cidade de Rímini, onde dominavam os hereges que resolveram não ouvi-lo em hipótese alguma.
Frei Antônio subiu ao púlpito e quase todos se retiraram e fugiram. Não esmoreceu e pregou aos que tinham ficado.
Inflamado pela inspiração Divina, falou com tal energia que os hereges presentes, reconheceram seus erros e resolveram mudar de vida.
Mas o Santo não estava contente com o resultado parcial Retirou-se para orar em solidão, pedindo ao Altíssimo que toda a cidade se convertesse.
Saindo do retiro, foi direto às praias do Mar Adriático e, em altos brados clamou aos peixes que o ouvissem e celebrassem com louvores ao seu supremo Criador, já que os homens ingratos não queriam fazê-lo.
Diante daquela voz imperiosa, apareceram logo os incontáveis habitantes das águas, e se distribuíram ordenadamente, cada qual com os de sua espécie e tamanho.
Os peixes ergueram suas cabeças da água e ficaram longo tempo imóveis, a ouvi-lo.
Santo Antônio Cura um Louco
No meio de um sermão de Santo Antônio, entrou um louco e, com voz alterada e gestos desordenados, perturbava os ouvintes que não conseguiam prestar atenção nas palavras do pregador.
De repente, o louco disse: "Não sossegarei enquanto aquele homem (e apontou para Santo Antônio) não me der o cordão que usa na cintura".
O Santo retirou o cordão e com ele envolveu o louco que foi imediatamente curado.
———
Menino Salvo pela Fé
Santo Antonio pregava em Briba, quando uma senhora, apressada para assistir seu sermão, deixou sobre o fogo um caldeirão com água, sem se lembrar de que seu filho pequeno ficara só em casa.
Ao chegar da pregação, viu com horror que o menino havia caído dentro do caldeirão e que a água estava fervendo.
Bem se pode imaginar os gritos de desespero que deu a pobre mãe! Não ousava aproximar-se, certa de que encontraria a inocente vítima horrivelmente queimada e morta.
Mas, cheia de fé em Santo Antônio, invocou-o e quando aproximou-se seu filho estava são e salvo, brincando e pulando na água fervente, sem que esta lhe queimasse.
Maravilhas do Santo mais milagrosa da igreja. Isso fortalece nossa fé. Rogai por nós Santo Antonio!
ResponderExcluirAmo este Santo sua vida e dedicação a Deus são exemplos para todos os cristãos.
ResponderExcluir