domingo, 12 de maio de 2019

QUAL É A VERDADEIRA ALEGRIA DOS CRISTÃOS? SOFRER POR CRISTO.

A leitura da Liturgia de hoje me lembrou algo que nós, católicos, muitas vezes esquecemos: a perfeita alegria cristã!

Vivemos num mundo em que a perfeita alegria é uma foto no facebook, instagram ou qualquer outra rede social, com um lindo óculos escuros ou a melhor roupa, numa viagem, num lugar exótico, esbanjando muito dinheiro, etc.



Resultado de imagem para perfeita alegria são francisco



A fé em Cristo nos faz ver a felicidade de uma forma totalmente diferente: doenças, perseguições, sofrimentos não são motivo para desanimarmos ou nos lastimarmos e murmurarmos, pois são esses elementos que nos crucificam com Cristo e nos colocam em comunhão com os sofrimentos dele, como mostra o trecho abaixo (At 13,50-51):


50 Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51 Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52 Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

Quando passo por algum sofrimento na vida, gosto sempre de lembrar das palavras de Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima:

Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?”


Resultado de imagem para nossa senhora de fátima sacrificios



E, em outro momento, a Virgem de Fátima disse:

“Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: ‘Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.‘” (in Memórias da Ir. Lúcia p. 176)

Sempre que passo por alguma angústia, sofrimento ou doença, costumo dizer essa oração.

Creio como diz São Paulo:

Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.
2 Coríntios 1,5

É uma tarefa difícil, ser feliz neste mundo vencendo todos os desejos falsos que surgem em nosso coração, mas "os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." (Gálatas 5,24).

Resultado de imagem para nossa senhora de fátima sacrificios



Um texto que lembro sempre em momentos de doença é o de São Paulo, ao falar de uma enfermidade pela qual ele passou:


E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne ( *uma doença), a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
2 Coríntios 12,7-10

Então, seja qual for sua oração, seu desejo, seus sonhos, ofereça tudo a Deus para que na hora certa ele realize a vontade dele. E, enquanto isso, vá oferecendo a Deus sua resignação como sacrifício, aceite que a vontade dele seja superior a sua, pois Deus sempre sabe o que é melhor para nós. Está aí o grande desafio de ser cristão: não fazer a nossa vontade, mas a de Deus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário