Com um Decreto publicado este sábado, 03 de março, pela Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, o Papa Francisco determinou a inscrição da Memória da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral. Esta memória será celebrada todos os anos na Segunda-feira depois de Pentecostes.
Antífona de entrada
Sois digna de todo louvor, ó Santa Virgem Maria,
porque de vós nasceu Jesus Cristo, nosso Deus
e resplandeceis na Igreja como admirável exemplo de virtudes.

Oração do dia
Senhor Deus, que nos destes a bem-aventurada Virgem Maria como exemplo de caridade sublime e de profunda humildade, concedei à vossa Igreja que, prosseguindo como Maria no mandamento do amor, se consagre à vossa glória e ao serviço dos homens, e seja, em meio de todos os povos sacramento de vossa caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Prefácio
Senhor, Pai santo, Deus eterno e onipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor;
Na vossa infinita bondade destes à Igreja, Virgem e Mãe, como modelo do verdadeiro culto, a Virgem Maria. Ela, virgem ouvinte, escuta com alegria as vossas palavras e, guardando-as no coração, silenciosa as medita. Virgem orante, com seu cântico de louvor exalta a vossa misericórdia, solícita intercede pelos esposos em Caná e se associa no Cenáculo à oração dos Apóstolos. Virgem fecunda, que dá à luz o Filho gerado por obra do Espírito Santo e, junto à cruz, é proclamada Mãe do povo da nova aliança. Virgem oferente, vos apresenta no templo seu Primogênito e, junto à árvore da vida, se une à sua oblação redentora. Virgem vigilante, espera firmemente a ressurreição do seu Filho e aguarda confiante a descida do Espírito Santo.
Por isso, com todos os anjos e santos, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:
Antífona de Comunhão
Bendita sois vós, Virgem Maria, cheia de graça.
Para vós erguemos os nossos olhos,
porque para toda a comunidade dos eleitos
brilhais como exemplo de virtude
Nenhum comentário:
Postar um comentário