quarta-feira, 10 de maio de 2017

SANTOS ABADES DE CLUNY - 11 DE MAIO

Imagem associada


Consagração da igreja de Cluny (abadia de Benedictine) pelo papa Urban II, 1095, France

A memória dos Santos abades de Cluny (Odão, Majolo, Odilão, Hugo e Pedro venerável) é comemorada em 11 de Maio.

O Mosteiro de Cluny fundado no ano de 909, foi um dos mais famosos centros de vida monástica, por obra dos santos abades que se sucederam no seu governo pelo espaço de dois séculos.



Related image




OS SANTOS ABADES:


Related imageImage result for SAINT HUGH ABBOT OF CLUNY

Odão, cônego da Igreja de Tours, abraçou mais tarde a vida monástica. Eleito abade de Cluny em 927, abriu para os monges os tesouros contidos na observância da Regra. Restaurou muitos mosteiros na França e na Itália. Morreu em Tours a 18 de Novembro de 942, na oitava da festa de São Martinho.





Filipenses 3, 7-8a:
"Tudo o que para mim era lucro, considerei-o como perda
por amor de Cristo. Mais ainda: considero todas as coisas como
prejuízo, comparando-as com o bem supremo, que é conhecer
Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele renunciei a todas as coisas e

considerei tudo como lixo, para ganhar a Cristo."





Image result for SAINT MAJOLO CLUNY



Majolo, nascido na Provença de família nobre, cônego da igreja de Mâcon, tournou-se posteriormente arquidiácono. Em 948, fez a profissão monástica em Cluny, onde logo depois foi eleito abade. Era de tal modo apreciado pelos principes de seu tempo, que Otão II quis que fosse eleito sumo pontífice, porém Majolo lhe resistiu resolutamente. Fundou inúmeros mosteiros e aceitou reformar outros tantos. Morreu em Souvigny, na Alvérnia, a 11 de maio de 994.




Image result for SAINT ODO

Odilão, nascido em 962 na Alvérnia, de família nobre, fez-se cônego da Igreja de Brioude, e depois monge em Cluny. Escolhido por Majolo como coadjuntor em 991, sucedeu-lhe no cargo de abade. Difundiu a observância cluniacense especialmente na Espanha e foi quem primeiro instituiu a comemoracão de todos os fiéis defuntos. Morreu em 1 de Janeiro de 1049 em Souvigny, perto do túmulo do pai Majolo.


Image result for corpo de napoleão bonaparteImage result for saints abbés cluny

Túmulo de Santo Odilão e São Majolo

Hugo-v-cluny heinrich-iv mathilde-v-tuszien cod-vat-lat-4922 1115ad.jpg


Henrique IV se ajoelha a seus pés em súplica, enquanto o abade Hugo de Cluny aponta para Matilda de Canossa, uma mulher influente da época. "O rei ora ao abade, e implora com Matilda."
Miniatura de manuscrito do século 12 (precoce de Donizo 's Vita Mathildis) , enfatizando o papel chave de Matilda na absolvição de Henrique IV em Canossa . 

Hugo, filho de Dalmácio, conde de Sémur, nasceu em 1024. Contra a vontade dos pais, retirou-se para o mosteiro de Cluny em 1039, do qual logo tornou-se prior. Com a morte de Odilão, foi eleito abade (1049-1109). Construiu a célebre basílica de seu mosteiro, fez compor o código dos costumes monásticos e fundou muitos novos mosteiros. Depois de sessenta anos de governo abacial, morreu em Cluny a 29 de abril de 1109.





Image result for SAINT HUGH ABBOT OF CLUNY

Pedro, cognominado o Venerável, nasceu na Alvérnia, cerca de 1092. Educado no mosteiro de Sauxilanges, foi nomeado prior e responsável pelo escolásticado no mosteiro de Domène, e posteriormente, em 1122, eleito abade de Cluny. Zelou pela observância da disciplina regular nos mosteiros. Ele próprio, eminente no estudo das letras, estimulou os seus monges na dedicação ao estudo, mas sempre demonstrando um perfeito equilíbrio entre ação e contemplação. Morreu no ano de 1156, no dia do Natal do Senhor.







Cluny - Vista panorâmica do que restou daquela que foi a maior construção da Cristandade até surgir a Basílica de São Pedro, em Roma, no séc. XVI. Cluny foi destruída pela Revolução Francesa e por Napoleão Bonaparte (o qual se auto-definia como a "Revolução de botas".


Related image

20121208-233.JPG

Os olhos do Senhor estão voltados para os justos,
para os que esperam na sua bondade
 (T. P. Aleluia)

ORAÇÃO:

Deus eterno e omnipotente, que,
 na glorificação dos Santos Abades de Cluny ,
nos dais uma admirável prova do vosso amor, concedei-nos
que a sua intercessão nos ajude e o seu exemplo nos leve a
imitar fielmente o vosso Filho Jesus Cristo, Ele que é Deus
convosco na unidade do Espírito Santo.
Amém!

Image result for monks of  cluny
Quadro "A Abadia de Cluny"


Image result for monks of  cluny


Nenhum comentário:

Postar um comentário