sexta-feira, 27 de maio de 2016

VIRGENS NEGRAS - NOSSAS SENHORAS NEGRAS





NOSSA SEHORA DO LORETO




Nossa Senhora de Loreto, também conhecida como a Virgem de Loreto , desde o século XVI está coberta com um manto de jóias característica, chamada de dalmática , é a estátua venerada na Santa Casa, a Casa de Nazaré que teria voada até a cidade de Loreto, na Itália. 
Esta é uma Virgem Negra : sua peculiaridade é o rosto escuro, comum aos ícones mais antigos, muitas vezes devido  a fumaça de lâmpadas de óleo e velas ou alterações químicas sofridas pelas cores originais. 
Em alguns casos, são representadas negras, por inspiração do Cântico dos Cânticos, onde se diz: "Eu sou negra, mas sou bela" e, mais tarde, voltando-se para seus amigos: "Olha que eu sou morena, porque o sol me queimou" (1 5-6), e, neste caso, o sol simbolizaria Deus.







 NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA (DE TENRIFE)




A Virgem da Candelária ou Luz apareceu em uma praia na ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha) em 1400.
Os nativos guanches da ilha ficaram com medo dela e tentaram atacá-la, mas suas mãos ficaram paralisadas.

A imagem foi guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária).

Mais tarde, a devoção se espalhou na América.

 É santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária.








NOSSA SENHORA DE TINARI (MADONNA DI TINADARI)







A procedência dessa imagem veio de uma embarcação que voltava da Síria ou do Egito.

Enquanto navegava pelo mar Adriático, inesperadamente se formou uma tempestade, por isto, teve de interromper a viagem e se refugiar na bacia de Tindari, no norte da Sicília, na Itália. Quando tudo passou e o mar se acalmou, os marinheiros se prepararam para retomar a viagem. Mas, ao começarem a remar não conseguiram mover a embarcação, parecia que ela estava mesmo encalhada no porto. Eles então decidiram aliviar a carga, jogando algumas caixas ao mar. Só quando lançaram a caixa que continha a Sagrada Imagem de Maria, a embarcação pôde se mover e retomar sua rota.



Os marinheiros da baía de Tindari resolveram resgatar as caixas para ver o que continham. A primeira que abriram continha a preciosa imagem da Virgem Maria e o Menino Jesus, causando grande surpresa e satisfação à todos. Decidiram que ela devia ficar no lugar mais bonito da cidade, assim a transportaram para o alto do monte de Tindari.

A escultura representa a Virgem Maria sentada com o Menino Jesus entre os braços, historiadores e teólogos acreditam que ela pertence ao período pós Concílio de Éfeso, no qual foi definida a divina maternidade de Maria, em 431. O estilo bizantino, leva a crer que a origem seja mesmo o Oriente.

A imagem considerada milagrosa pelos devotos passou a ser venerada com o título de Nossa Senhora de Tindari. Como foi esculpida em madeira de cedro negro é também chamada de "Madonna Negra". È festejada nos dias 06 de junho e 08 de setembro, especialmente.

Essa devoção se propagou e a pequena capela se tornou um grande Santuário mariano, repleto de peregrinos vindos de todas as partes do mundo.
.



2 comentários:

  1. Amigo e irmão na Fé, felicito-o pelo seu Blog e os testemunhos de ex pastores. <Muito bom que os de fora estão sendo arrebanhados, conforme a Palavra "Tenho muitas ovelhas que não estão neste aprisco, mas, tenho o poder de da-las e de retoma-las." Nestes tempos em que muitos Católicos não dão valor ao Tesouro escondido, que precisa ser redescoberto, com está sendo feito por este Blog. Neste 1º contato, fico por aqui, com o meu pedido de que Nossa Senhora abençoe este trabalho , a ti, e todos que o consultarem. Salve Maria e Salve a Santa Igreja Católica, com sua riqueza de doutrina. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado! Deus nos proteja sempre e sua Igreja. Salve, Maria! Amém!

      Excluir