quarta-feira, 23 de maio de 2012

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA A SÃO TOMÉ - NOSSA SENHORA DA CORREIA - O SANTO CINTO






  A Virgem Mãe , após sua Assunção,
entrega seu cinto ( a correia) a São Tomé
 
 
Entre os títulos com os quais a Virgem Maria é invocada um é o de Nossa Senhora da Consolação , ou Nossa Senhora da Consolação e Correia ou ainda apenas Nossa Senhora da Correia.
 
Ambos os títulos acima se relacionam com o fato da Virgem Maria ter sido a Consoladora dos Apóstolos, após seu Divino Filho ter subido aos céus.

Os Apóstolos tinham em Maria um refúgio e consolo, pois conviviam com a Mãe de seu Divino Mestre e Senhor.

Após sua subida ao céu de corpo e alma ( Assunção da Virgem), os Apóstolos ficaram tristes, mas conformados  e alegres ao mesmo tempo por saber que a Santa Mãe havia subido para a glória.








Apenas Tomé que não a viu antes da morte ficou duvidando de sua gloriosa assunção e foi contemplado com uma Aparição da Mãe Celeste, dando-lhe sua Correia ou Cinto, como sinal de que realmente estava na glória, daí os nomes de Mãe da Consolação e Correia.








APARIÇÃO:

 
Passaram-se os anos e Tomé tornou-se um dos Apóstolos mais intrépidos, levando o Evangelho até os confins da Pérsia e Índia.
 
Segundo a bela tradição que chegou até nós, encontrava-se ele numa dessas longínquas regiões quando recebeu um recado de São Pedro, de que retornasse sem demora a Jerusalém, pois Maria, a Mãe do Senhor, iria deixá-los e desejava antes se despedir de todos.

Empreendeu Tomé a sua volta e mais uma vez chegou atrasado.

 A Mãe de Deus já havia subido aos céus.



São Tomé, mais uma vez levado pelo ceticismo, relutou em acreditar na Assunção da Santíssima Virgem e pediu a São Pedro que abrisse o sepulcro, para poder comprovar com os seus próprios olhos o ocorrido.

Atendido o seu pedido, constatou que no túmulo vazio encontravam-se apenas muitos lírios e rosas.







 
Nesse mesmo momento, ao levantar suas vistas aos céus, Tomé viu Nossa Senhora na Glória, que, sorridente, desatou o cinto e lançou-o em suas mãos, com símbolo de maternal bênção e proteção. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Essa relíquia está guardada 
na cidade de Prato,
 na Itália



 
Nossa Senhora da Consolaçao e Correia, 
orai por nós! 







3 comentários:

  1. Minha Senhora Mãe....Consoladora em nossas aflições. Atos com teu cinto de amor...faz-nos sermos fiel servidor ao meu Senhor Hoje e Sempre

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. https://rezairezairezai.blogspot.com/2019/07/ladainha-de-sao-tome-apostolo.html

      Excluir