sexta-feira, 17 de março de 2017

MARIA , MÃE DE JESUS, É MAIS QUE ABRÃAO - BÍBLIA - RAINHA DOS PATRIARCAS



Achei engraçado um evangélico revoltado porque eu tinha escrito que a Virgem Maria é maior que Abraão. Para mim parece algo tão óbvio que ela seja, ms resolvi refletir no porquê afirmo isso.

A Virgem Maria foi o único ser puramente humano profetizado desde o momento em que Adão e Eva foram expulsos do paraíso (Gên 3,14-15).

Ela foi profetizada pelos profetas (Is 7,14; Miq 5,2; Zac 2,14;).

Abraão foi uma figura importante, o Grande patriarca do povo de Israel, mas era uma preparação do que deveria vir. Abraão , assim como todo o Antigo Testamento, preparou e prefigurava o que deveria vir no Novo Testamento, pois " vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher", a Virgem Maria (Gálatas 4,4).







Cristo era maior que Abraão, porque era Deus. Maria é mais que Abraão, porque é a Mãe de Deus mas o seu valor é principalmente por ser a Escrava do Senhor (Lucas 1,38), aquela que é bemaventurada porque ouvia a palavra de Deus e a guardava. (Lucas 11,28; Lucas 2,19).

Abraão era o amigo de Deus (Tg 2,23). Maria foi a Mãe de Deus (Jo 1,1; 2,3). A Mãe é mais que um amigo.

Abraão falava com Deus como a uma amigo. Maria falava com Deus como a um Filho na pessoa de Jesus, como a um amigo, seu Senhor e seu Deus.

Abraão foi venerado como Pai pelos hebreus, um Pai na fé:

Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
S.  João 8,39

E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
S Mateus 3,9

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
S. Lucas 16,24


Muito mais justo Maria é venerada pela única Igreja fundada por Cristo ( a Católica) como a Mãe na fé (Apo 12,1-2.5.17).

Antes de todos os discípulos e Apóstolos, Maria foi a primeira seguidora de Cristo, a primeira  a dizer " Eis aqui a Escrava do Senhor" :


Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
S.Lucas 1,38

Enquanto a maioria dos Apóstolos fugiram com medo de darem testemunho de sua fé aos pés da cruz, a Virgem Maria permaneceu lá diante da cruz.  O texto bíblico não diz que ela chorava, mas o fato de estar ali diante do Filho mostra sua fé inabalável:

 E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
S.João 19,25

A Virgem Maria foi o único ser humano a receber o Espírito Santo de modo único:
-primeiro para gerar o salvador;
-segundo , no dia de Pentecostes, considerado o nascimento da Igreja


Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
Atos 1,14

 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
Atos 2,1


Maria deu à luz ao Salvador e deu à luz, por conseguinte, à sua Igreja, sendo ela mesma parte dessa Igreja. 

Ninguém melhor e digno de receber o nome de Mãe.

Não é a toa que São João representa a Virgem Maria e a Igreja numa imagem só e a coroa de doze estrelas. Todas as tribos de Israel girando em torno da Mãe de Jesus, digna de louvor. Amém!



E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
Apocalipse 12,1-2

E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
Apocalipse 12,5

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente (Filhos de Maria - a Igreja), os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Apocalipse 12,17



Por iso ela é digna de ser chamada de Regina Patriarcarum, Rainha dos Patriarcas.


Image result for regina patriarcarum





Nenhum comentário:

Postar um comentário