terça-feira, 13 de outubro de 2015

PROTESTANTE, ISAÍAS 44,9-20 NÃO FALA DE IMAGENS DE SANTOS, MAS DE ÍDOLOS


O tempo todo tentamos explicar a diferença entre imagem e ídolo para alguns fanáticos protestantes, mas não tem jeito. Vamos tentar de novo...
Bem, analisemos o texto de Isaías 44, confrontando com outros textos bíblicos:

Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.
Isaías 44:9

Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
Isaías 44:10

Vejam que Isaías fala mal de quem faz um deus e não de quem faz uma imagem de anjos ou  Santo, imagens de servos de Deus.

A prova é que o próprio Deus abençoa o fazedor de imagem:

Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.
E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,
E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,
E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada.
Êxodo 35:30-33

Continuando o texto de Isaías, lemos:

O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa.
Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.
Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela.
Isaías 44:13-15

Vejam que Isaías critica o fato de fazer um deus, de fazer uma imagem de um deus.
A prova é que o próprio Deus ordenou que fizessem imagens de anjos:



Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Êxodo 25:18


E os judeus não ficaram só nos dois querubins ordenados por Deus, fizeram mais:

E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados. 1 Reis 6:23

E foi feito com querubins e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,
A saber: um rosto de homem olhava para a palmeira de um lado, e um rosto de leãozinho para a palmeira do outro lado; assim foi feito por toda a casa em redor.
Ezequiel 41:18,19

Se os querubins tinham rostos de homem, por que não se pode enfeitar a Igreja com Santos?


Mais adiante Isaías prova que sua crítica não se refere à imagens de Santos ou Anjos, imagens essas pedidas e permitidas por Deus:


Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.

Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.
E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?
Isaías 44:17-19

Vejam que Isaías critica os pagãos que adoravam imagens, muito diferente dos cristãos católicos que adoram a um só Deus, pois esse é o 1º mandamento da Lei estudado por todo católico.

Mas e podemos nos ajoelhar diante das imagens de Anjos e Santos?
Vejamos o que a Bíblia nos diz:


"Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da Arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel."

 (Josué 7,6)

A Bíblia nos mostra que Josué se prostrou diante da Arca que tinha imagens de Anjos, logo não é adoração prostrar-se para orar diante de imagens.

Ajoelhar-se ou prostrar-se não significa adoração sempre. A adoração não é um gesto corporal, mas uma atitude mental, de coração, de entrega. Atitude de quem reconhece que Deus é o tudo  para a pessoa.

A Bíbia nos mostra que podemos nos ajoelhar diante dos servos de Deus em sinal de respeito, e é o que fazemos diante dos Santos, sejam os que ainda estão na terra ou os que já estão no céu representados em imagens ou figuras. Eles não são adorados, são venerados:

“O profeta Natã entrou e prostrou-se com o rosto por terra diante do rei Davi.” (1Rs 1,22-23)

"O rei Salomão mandou mensageiros, e fizeram Adonias descer do Altar. Ele então veio e prostrou-se diante do rei, que lhe disse: 'Volta para a tua casa'." (1Rs 1,53)

Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas (...) vieram ao seu encontro e prostraram-se por terra, diante dele”. (2 Reis 2,15)


A veneração dos Santos é um culto bíblico:

mas glória, honra e paz a todo o que faz o bem, primeiro ao judeu e depois ao grego. Romanos 2:10

a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade; Romanos 2:7


Honra as viúvas que são realmente viúvas. 1 Timóteo 5:3


Os presbíteros que desempenham bem o encargo de presidir sejam honrados com dupla remuneração, principalmente os que trabalham na pregação e no ensino. 1 Timóteo 5:17

Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor. Salmos 33:1


 Queres não ter o que temer a autoridade? Faze o bem e terás o seu louvor. Romanos 13:3

para que a prova a que é submetida a vossa fé {mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo} redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar. 1 Pedro 1:7

Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, será um utensílio nobre, santificado, útil ao seu possuidor, preparado para todo uso benéfico. 2 Timóteo 2:21


O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como o seu mestre. Lucas 6:40


Tomai, irmãos, por modelo de paciência e de coragem os profetas, que falaram em nome do Senhor. Tiago 5:10



Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé. Hebreus 13:7



Fazendo-vos essas advertências, não vos posso louvar a respeito de vossas assembléias que causam mais prejuízo que proveito. 1 Coríntios 11:17


Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou menosprezais a Igreja de Deus, e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Devo louvar-vos? Não! Nisto não vos louvo... 1 Coríntios 11:22

Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. João 5:45


Nosso pai, replicaram eles, é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. 

João 8:39


 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

1 Pedro 3,6

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. Lucas 16:22

9 E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.
Lucas 16,9

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Lucas 16:24

27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Lucas 16,24





6 comentários:

  1. Quanta bobagem. Distorcer a Bíblia para justificar a idolatria!
    Que fabrica uma imagem, um ídolo para adorar, adora tanto como um deus como um santo. Pois a adoração de imagens é proibida por Deus. Leiam a Bíblia!
    4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    5 Não te encurvarás a elas nem as servirás, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bobagem é você chamar de idolatria algo que Moisés fez a mando de Deus.
      Aí está a diferença.

      Católico adora a Deus. Não há um católico que não saiba a diferença entre Deus e um Santo, entre Deus e a Mãe de Deus, o Nosso Senhor Jesus Cristo.

      Vocês, protestantes "evangélicos", gostam de repetir essa ladainha sem lógica de que imagem é ídolo.

      Se uma imagem é ídolo, por que Deus mandou fazer imagens de Anjos?
      Por que Deus mandou fazer a imagem da Serpente de bronze?

      Porque imagem não é ídolo!
      Ídolo são imagens de deuses.
      Imagens sagradas são símbolos usados para elevar a nossa mente a Deus, como a Serpente e os Querubins.

      Você não deveria tirar foto alguma, nem ter em casa imagem de escultura nenhuma, para poder obedecer ao trecho:


      "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma (FOTO É SEMELHANÇA E IMAGEM) do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra."

      Não te encurvarás a elas nem as servirás - SE REFERE AOS ÍDOLOS
      Aos ídolos se faziam sacrifícios e os serviam com ofertas de comida e frutas.


      A Bíblia nos diz:


      "Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da Arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel."

      (Josué 7,6)

      A Bíblia nos mostra que Josué se prostrou diante da Arca que tinha imagens de Anjos, logo não é adoração prostrar-se para orar diante de imagens.



      Vocês, protestantes evangélicos, DIZEM SER CONTRA IMAGENS, MAS USAM UMA FORMIGA o Smilinguido como símbolo. Logo, vocês usam
      "semelhança do que há embaixo na terra", pela sua reflexão, vocês cometem idolatria ao usar uma formiga. TEM LÓGICA? Não! Você sabe que não adora uma formiga. E nós sabemos que não adoramos Santos, que uma imagem é uma imagem, um símbolo, feito para elevar nossa mente a Deus.

      Você já viu uma imagem de São Sebastião?
      Por que ele está amarrado num árvore cheio de flechas?
      Porque ele preferiu morrer por amor a Jesus a ter de adorar os deuses.

      Você já viu uma Santa Luzia?
      Por que ela tem olhos numa bandeja?
      Porque ele preferiu que arrancassem os olhos delas a ter negar sua fé em Cristo.

      Por que Nossa Senhora, na maioria está com as mão juntas em oração?
      Porque ela intercede por nós. Ela não faz milagres, quem faz o milagre é Jesus porque ela pediu. Ou seja, ela não é deusa, é uma Santa, humana que só pode orar por nós!

      Por que temos imagens?

      Para lembrar de todos que morreram em nome da fé como Santa Luzia ou São Sebastião ou todos que foram exemplo para nós e oram por nós como Nossa Senhora.

      As imagens nos falam de Deus, evangelizam, contam história, são representação que nos levam a Cristo.

      É isso que todos os Santos fazem, apontam para Jesus, como Nossa Senhora, que na maioria de suas imagens carrega sempre seu Filho ao colo para nos apresentar mostrar que Ele é a Luz do Mundo!

      O Catolicismo tem muito a te ensinar,já o protestantismo é só repetição sem lógica de pastor para agredir a religião dos outros!

      Excluir
  2. Se eu tenho um pai,eu peço com geitinho diretamente para ele, eu não vou pedir para o meu visinho interceder por mim, e eu iria ficar muito aborrecida com meu filho, se ele pedisse alguma coisa para outra pessoa em vez de pedir para mim, porque meu filho sabe tocar meu coração mais que tudo, e assim também é nosso pai celestial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem um pai sabe , que quando queremos algo , às vezes, pedimos a Mãe para dar um jeito ou pedimos a um irmão mais velho ou mais novo.
      Deus mesmo mandou pedirmos aos Santos:

      " Deus disse-lhe em sonhos: ...Devolve agora a mulher deste homem, que é profeta, e ele rogará por ti para que conserves a vida. Mas, se não a devolveres, sabes que morrerás seguramente, tu e todos os teus."
      Gênesis 20,7


      "Ide ao meu servo Jó... e meu servo Jó intercedera por vos. E em consideracao a ele que não vos infligirei ignominias...."
      Jó 42,8


      "Convocai todo o Israel em Masfa, disse Samuel, e orarei por vós ao Senhor.
      Disseram a Samuel: Não cesses de clamar por nós ao Senhor, nosso Deus, para que ele nos salve das mãos dos filisteus.
      9. Samuel tomou um cordeiro de leite e ofereceu-o inteiro em holocausto ao Senhor; depois clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor o ouviu."
      1 Samuel 7,5,8-9



      A este relato, o rei Ezequias rasgou suas vestes e, envolvendo-se num saco, dirigiu-se ao templo do Senhor.
      2. Depois enviou Eliacim, prefeito do palácio, o escriba Sobna e os decanos dos sacerdotes, cobertos de sacos, ao profeta Isaías, filho de Amós,
      3. para dizer-lhe: Eis o que diz Ezequias: este dia é um dia de tribulação, de castigo ... Intercede, pois, em favor do resto que subsiste ainda!
      5. E os servos do rei Ezequias foram ter com Isaías,
      (Isaías 37,1-5)
      "Samuel disse ao povo: É, pois, testemunha o Senhor que estabeleceu Moisés e Aarão, e tirou os vossos pais do Egito.
      7. Agora, apresentai-vos. Vou pleitear convosco diante do Senhor a respeito de todos os benefícios que ele vos concedeu a vós e a vossos pais.
      Não é porventura agora a sega do trigo? Vou invocar o Senhor e ele fará trovejar e chover. Compreendereis então que fizestes mal aos seus olhos pedindo um rei.

      18. Samuel pôs-se em oração e o Senhor mandou no mesmo instante trovões e chuva; todo o povo temeu grandemente ao Senhor e a Samuel.
      19. E disseram todos a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor, teu Deus, para que não morramos, porque a todos nossos pecados ajuntamos o mal de pedirmos um rei.

      Longe de mim também esse pecado contra o Senhor de cessar de orar por vós! Eu vos mostrarei o caminho bom e reto."
      1 Sam 12,6-7.17-19

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que você não lê nossa doutrina e fala besteira.
      Leia a postagem.
      Quem tem deuses é você: seu orgulho, sua cegueira, seu dízimo, seu pastor que fez lavagem cerebral para você entender nada!

      Excluir