terça-feira, 13 de outubro de 2015

PROTESTANTE, ISAÍAS 44,9-20 NÃO FALA DE IMAGENS DE SANTOS, MAS DE ÍDOLOS


O tempo todo tentamos explicar a diferença entre imagem e ídolo para alguns fanáticos protestantes, mas não tem jeito. Vamos tentar de novo...
Bem, analisemos o texto de Isaías 44, confrontando com outros textos bíblicos:

Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.
Isaías 44:9

Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
Isaías 44:10

Vejam que Isaías fala mal de quem faz um deus e não de quem faz uma imagem de anjos ou  Santo, imagens de servos de Deus.

A prova é que o próprio Deus abençoa o fazedor de imagem:

Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.
E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,
E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,
E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada.
Êxodo 35:30-33

Continuando o texto de Isaías, lemos:

O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa.
Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.
Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela.
Isaías 44:13-15

Vejam que Isaías critica o fato de fazer um deus, de fazer uma imagem de um deus.
A prova é que o próprio Deus ordenou que fizessem imagens de anjos:



Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Êxodo 25:18


E os judeus não ficaram só nos dois querubins ordenados por Deus, fizeram mais:

E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados. 1 Reis 6:23

E foi feito com querubins e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,
A saber: um rosto de homem olhava para a palmeira de um lado, e um rosto de leãozinho para a palmeira do outro lado; assim foi feito por toda a casa em redor.
Ezequiel 41:18,19

Se os querubins tinham rostos de homem, por que não se pode enfeitar a Igreja com Santos?


Mais adiante Isaías prova que sua crítica não se refere à imagens de Santos ou Anjos, imagens essas pedidas e permitidas por Deus:


Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.

Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.
E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?
Isaías 44:17-19

Vejam que Isaías critica os pagãos que adoravam imagens, muito diferente dos cristãos católicos que adoram a um só Deus, pois esse é o 1º mandamento da Lei estudado por todo católico.

Mas e podemos nos ajoelhar diante das imagens de Anjos e Santos?
Vejamos o que a Bíblia nos diz:


"Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da Arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel."

 (Josué 7,6)

A Bíblia nos mostra que Josué se prostrou diante da Arca que tinha imagens de Anjos, logo não é adoração prostrar-se para orar diante de imagens.

Ajoelhar-se ou prostrar-se não significa adoração sempre. A adoração não é um gesto corporal, mas uma atitude mental, de coração, de entrega. Atitude de quem reconhece que Deus é o tudo  para a pessoa.

A Bíbia nos mostra que podemos nos ajoelhar diante dos servos de Deus em sinal de respeito, e é o que fazemos diante dos Santos, sejam os que ainda estão na terra ou os que já estão no céu representados em imagens ou figuras. Eles não são adorados, são venerados:

“O profeta Natã entrou e prostrou-se com o rosto por terra diante do rei Davi.” (1Rs 1,22-23)

"O rei Salomão mandou mensageiros, e fizeram Adonias descer do Altar. Ele então veio e prostrou-se diante do rei, que lhe disse: 'Volta para a tua casa'." (1Rs 1,53)

Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas (...) vieram ao seu encontro e prostraram-se por terra, diante dele”. (2 Reis 2,15)


A veneração dos Santos é um culto bíblico:

mas glória, honra e paz a todo o que faz o bem, primeiro ao judeu e depois ao grego. Romanos 2:10

a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade; Romanos 2:7


Honra as viúvas que são realmente viúvas. 1 Timóteo 5:3


Os presbíteros que desempenham bem o encargo de presidir sejam honrados com dupla remuneração, principalmente os que trabalham na pregação e no ensino. 1 Timóteo 5:17

Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor. Salmos 33:1


 Queres não ter o que temer a autoridade? Faze o bem e terás o seu louvor. Romanos 13:3

para que a prova a que é submetida a vossa fé {mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo} redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar. 1 Pedro 1:7

Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, será um utensílio nobre, santificado, útil ao seu possuidor, preparado para todo uso benéfico. 2 Timóteo 2:21


O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como o seu mestre. Lucas 6:40


Tomai, irmãos, por modelo de paciência e de coragem os profetas, que falaram em nome do Senhor. Tiago 5:10



Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé. Hebreus 13:7



Fazendo-vos essas advertências, não vos posso louvar a respeito de vossas assembléias que causam mais prejuízo que proveito. 1 Coríntios 11:17


Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou menosprezais a Igreja de Deus, e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Devo louvar-vos? Não! Nisto não vos louvo... 1 Coríntios 11:22

Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. João 5:45


Nosso pai, replicaram eles, é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. 

João 8:39


 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

1 Pedro 3,6

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. Lucas 16:22

9 E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.
Lucas 16,9

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Lucas 16:24

27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Lucas 16,24





Nenhum comentário:

Postar um comentário