segunda-feira, 27 de junho de 2011

MILAGRE DA HÓSTIA COM SANGUE VIVO E A FESTA DE CORPUS CHRISTI





Certa vez, quando o padre Pedro de Praga, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração.





Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.




O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto.




Isso foi feito em procissão.







 Quando o Papa encontrou os fiéis caminhando na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.











Ainda hoje se conservam, em Orvieto, os corporais onde se apóia o cálice e a patena durante a Missa e também se pode ver a pedra do altar em Bolsena, manchada de sangue.










RELICÁRIO COM O CORPORAL MANCHADO DE SANGUE À ESQUERDA,
E A PEDRA DO ALTAR TAMBÉM SUJA DE SANGUE À DIREITA.

 









Instituição da Festa de Corpus Christi



O Santo Padre movido pelo prodígio, e pelo pedido de vários bispos, fez com que se estendesse a festa do Corpus Christi a toda a Igreja por meio da bula "Transiturus" de 8 setembro do mesmo ano, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.



O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu logo em seguida (2 de outubro de 1264), um pouco depois da publicação do decreto, prejudicando a difusão da festa.

Mas o Papa Clemente V tomou o assunto em suas mãos e, no Concílio Geral de Viena (1311) ordenou mais uma vez a adoção desta festa.



Em 1317 é promulgada uma recopilação de leis, por João XXII, e assim a festa é estendida a toda a Igreja.

 Na diocese de Colônia na Alemanha, a festa de Corpus Christi é celebrada antes de 1270.



http://deushumano.carissimus.com/Mie/Italia/Bolsena/GaleriaBolsena/Galeria.htm














Altar que guarda a pedra manchada de sangue





















Capela da pedra manchada





Altar de Santa Cristina onde ocorreu o milagre









Detalhes do corporal











Catedral de Orvietto
que guarda as relíquias do milagre











Um comentário:

  1. sei que o milagre eucaristico é verdadeiro Jesus esta presente em todas as cosas na nossa vida na pas no amor na alegria na saúde na doença emfim em tudo que vei do amor de Deus a santa Eu carestia é Jesus verdadeiro ele é nossa vida Amem

    ResponderExcluir