segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"NÃO FARÁS PARA TI ESCULTURA,....EX.20,4"

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MINHA FACE.
NÃO FARÁS PARA TI ESCULTURA, NEM FIGURA ALGUMA DO QUE ESTÁ EM CIMA NOS CÉUS, OU EMBAIXO SOBRE A TERRA, OU NAS ÁGUAS, DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE PROSTRARÁS DIANTE DELAS E NÃO LHES PRESTARÁS CULTO. "
EX 20,3-4


Ao ler esse texto poderíamos pensar que reverenciar as imagens dos Santos, de Nossa Senhora e de Jesus, seria um pecado aos olhos de Deus.
Poderíamos pensar que se ajoelhar diante de uma obra de arte, uma cruz ou imagem para rezar seria uma adoração a ídolos, a deuses e que estaríamos pecando contra Deus.
No entanto, quando lemos mais adiante a Bíblia vemos:

"FARÁS DOIS QUERUBINS DE OURO; E OS FARÁS DE OURO BATIDO, NAS DUAS EXTREMIDADES DA TAMPA. TERÃO ESSES QUERUBINS SUAS ASAS ESTENDIDAS PARA O ALTO, E PROTEGERÃO COM ELAS A TAMPA, SOBRE A QUAL TERÃO A FACE INCLINADA.
COLOCARÁS A TAMPA SOBRE A ARCA E PORÁS DENTRO DA ARCA O TESTEMUNHO QUE EU TE DER.
ALI VIREI TER CONTIGO, E É DE CIMA DA TAMPA, DO MEIO DOS QUERUBINS QUE ESTÃO SOBRE A ARCA DA ALIANÇA, QUE TE DAREI TODAS AS MINHAS ORDENS PARA OS ISRAELITAS."

EX. 25, 18-22








 
Ao ler esse trecho, alguém poderia ficar sem entender, como em um momento Deus proibiu todo tipo de escultura "NEM FIGURA ALGUMA DO QUE ESTÁ EM CIMA NOS CÉUS, OU EMBAIXO SOBRE A TERRA, OU NAS ÁGUAS, DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE PROSTRARÁS DIANTE DELAS E NÃO LHES PRESTARÁS CULTO"

e logo depois diz a Moisés para fazer a escultura de dois querubins, (anjos), de onde o próprio Deus falaria com Moisés. E é claro que para isso Moisés estaria ajoelhado diante dessas esculturas de anjos.

E ainda mais, quando Salomão contrói o Templo em Jerusalém:

"FEZ NO SANTUÁRIO DOIS QUERUBI9NS DE PAU DE OLIVEIRA, QUE TINHAM DEZ CÔVADOS DE ALTURA. CADA UMA DAS ASAS DOS QUERUBINS TINHA CINCO CÔVADOS, O QUE FAZIA DEZ CÔVADOS DA EXTREMIDADE DE UMA ASA À EXTREMIDADE DA OUTRA. O SEGUNDO QUERUBIM TINHA TAMBÉM DEZ CÔVADOS; OS DOIS TINHAM A MESMA FORMA E AS MESMAS DIMENSÕES. UM E OUTRO TINAM DEZ CÔVADOS DE ALTURA.
SALOMÃO PÔ-LOS NO FUNDO DO TEMPLO, NO SANTUÁRIO. TINHAM AS ASAS ESTENDIDAS, DE SORTE QUE UMA ASA DO PRIMEIRO TOCAVA UMA DAS PAREDES E UMA ASA DO SEGUNDO TOCAVA OUTRA PAREDE, ENQUANTO AS OUTRAS DUAS ASAS SE ENCONTRAVAM NO MEIO DO SANTUÁRIO.
 REVESTIU TAMBÉM DE OURO OS QUERUBINS."

 I REIS 6,23-28

E continuando, a sagrada escritura afirma que Salomão adornou as paredes e as portas do Templo com figuras, imagens e esculturas:

"MANDOU ESCULPIR NELAS QUERUBINS, PALMAS E FLORES DESABROCHADAS E COBRIU TUDO DE OURO , AJUSTADO ÀS ESCULTURAS." I REIS 6,35

E ainda ornamentando o Templo Salomão mandou fazer painéis e molduras com figuras de animais, o que seria proibido se levarmos ao pé da letra o mandamento de não fazer esculturas, nem figuras, ainda mais em um lugar de culto:

"NOS PAINÉIS ENQUADRADOS DE MOLDURAS, HAVIA LEÕES, BOIS E QUERUBINS, ASSIM COMO NAS TRAVESSAS IGUALMENTE. POR CIMA E POR BAIXO DOS LEÕES E DOS BOIS PENDIAM GRINALDAS EM FORMA DE FESTÕES."
I REIS 7, 29

Bem, se Deus houvesse proibido imagens, com certeza não teria gostado nada, nada, do Templo de Salomão, mas pelo o contrário diz a Bíblia que Deus se agradou do Templo:

"QUANDO OS SACERDOTES SAÍRAM DO LUGAR SANTO A NUVEM ENCHEU O TEMPLO DO SENHOR, DE MODO TAL QUE OS SACERDOTES NÃO PUDERAM ALI FICAR PARA EXERCER AS FUNÇÕES DE SE MINISTÉRIO;  POR QUE A GLÓRIA DO SENHOR ENCHIA O TEMPLO DO SENHOR."
I REIS 8, 10-11

 
EU, TAMBÉM, ME AGRADO MUITO DE OLHAR OS TEMPLOS CONSTRUÍDOS EM HONRA DE CRISTO:

CRUZES NO ALTO DAS TORRES, ANJOS, QUERUBINS NOS ALTARES, ADORNOS, PAINÉIS, FLORES, FIGURAS DE SANTOS E PASSAGENS BÍBLICAS, ETC.








 
SE SALOMÃO ORNAMENTOU O TEMPLO E FOI DO AGRADO DE DEUS, ENTÃO NÃO HÁ PROBLEMAS NA ORNAMENTAÇÃO DE NOSSOS TEMPLOS,

PELO O CONTRÁRIO, QUANDO ENTRO NUMA IGREJA BEM DECORADA, COM BELAS IMAGENS SINTO QUE "A GLÓRIA DO SENHOR ENCHE O SEU TEMPLO."

SE MOISÉS SE AJOELHAVA PARA ORAR DIANTE DOS QUERUBINS, TAMBÉM NÃO VEJO PROBLEMAS EM EM AJOELHAR PARA ORAR DIANTE DOS SANTOS E NOSSA SENHORA,

POIS ASSIM COMO OS QUERUBINS, ELES SÃO SERVOS DE DEUS, QUE NOS TRAZEM A GLÓRIA DO SENHOR.

AO NOS AJOELHARMOS DIANTE DAS IMAGENS, NÃO AS ADORAMOS,

 PORQUE TODOS SABEMOS DISTINGUIR ENTRE A ADORAÇÃO A DEUS E O AMOR E DEVOÇÃO AOS SANTOS E ANJOS.

SALOMÃO E MOISÉS, QUANDO SE AJOELHAVAM PARA ORAR DIANTE DOS QUERUBINS

E ENFEITES, SABIAM QUE ESTAVAM SE DIRIGINDO A DEUS E NÃO ADORANDO ESCULTURAS.

DO MESMO MODO, QUANDO REZAMOS DIANTE DE UMA IMAGEM, NOS DIRIGIMOS PARA AQUELE QUE A IMAGEM REPRESENTA,

 SE FOR UM SANTO, SANTA OU MARIA, MÃE DE JESUS, PEDIMOS QUE ELES INTERCEDAM, OU REZEM CONOSCO E POR NÓS E ASSIM NÃO ADORAMOS NINGUÉM ALÉM DE DEUS:

"Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém."

AJOELHAR-SE DIANTE DE UM SANTO PARA PEDIR SUA INTERCESSÃO  NÃO É ADORAR,

COMO NO CASO DE ABIGAIL, QUE INTERCEDEU PELA SALVAÇÃO DO MARIDO DIANTE DE DAVI:

"QUANDO ABIGAIL AVISTOU DAVI, DESCEU PRONTAMENTE DO JUMENTO E PROSTROU-SE COM O ROSTO POR TERRA DIANTE DELE."
I SM 25,23

Nenhum comentário:

Postar um comentário