sábado, 30 de junho de 2018

ALGUMAS FRASES DA IGREJA CATÓLICA SOBRE POLÍTICA

"A justa ordem da sociedade e do Estado é dever central da política. Isto significa que a construção de um ordenamento social e estatal justo, pelo qual seja dado a cada um o que lhe compete, é um dever fundamental que deve enfrentar de novo cada geração. "


"Tratando-se de uma tarefa política, não pode ser encargo imediato da Igreja. Mas, como ao mesmo tempo é uma tarefa humana primária, a Igreja tem o dever de oferecer, por meio da purificação da razão e através da formação ética, a sua contribuição específica para que as exigências da justiça se tornem compreensíveis e politicamente realizáveis."




"A Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política para realizar a sociedade mais justa possível. Não pode nem deve colocar-se no lugar do Estado. Mas também não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça."



"A sociedade justa não pode ser obra da Igreja; deve ser realizada pela política. Mas toca à Igreja, e profundamente, o empenhar-se pela justiça trabalhando para a abertura da inteligência e da vontade às exigências do bem."



"... a caridade deve animar a existência inteira dos fiéis leigos e, consequentemente, também a sua actividade política vivida como « caridade social ». "





 TRECHOS DA CARTA ENCÍCLICA  "DEUS CARITAS EST "

DO SUMO PONTÍFICE BENTO XVI
AOS BISPOS
AOS PRESBÍTEROS E AOS DIÁCONOS
ÀS PESSOAS CONSAGRADAS
E A TODOS OS FIÉIS LEIGOS
SOBRE O AMOR CRISTÃO









2 comentários:

  1. Gostei das postagens desse senhor, porém essas frases ditas pelo povo quando Jesus ensina que se deve dividir os bens entre todos...esta para mim como quem defende o socialismo /comunismo/ petismo como sistema político cristão...Jesus , misericórdia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único sistema político que se defende aqui é o Evangelho.

      Nenhum sistema político e econômico no qual vivemos é cristão.

      Se você tem medo do socialismo, comunismo ou de um partido político como o PT, também deveria ter medo do capitalismo e neoliberalismo que escraviza e nos faz colocar o dinheiro acima do outro, tambet deveria temer os outros partidos políticos que entregam os bens do país aos estrangeiros, liberam agrotóxicos, vivem de regalias e não se importam com nada a não ser com eles mesmos.

      A luta política é muito mais complexa do que resumir-se a isso.

      Temos de parar com essa loucura de ver comunicom em tudo. Até o Papa Francisco tem sido perseguido por conta desse fanatismo político. Viver o Evangelho cuidando dos pobres é Franciscano, cristão acima de tudo, ou o que nos distingue como católicos. Temos grandes exemplos de amor aos pobres em São Francisco, São Vicente de Paula, Irmã Dulce, entre outros.

      Excluir