terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A INFÂNCIA DE JESUS NO EVANGELHO APÓCRIFO




OS EVANGELHOS APÓCRIFOS NÃO SÃO CONSIDERADOS SAGRADOS POR SEREM DE ORIGEM DUVIDOSA E  POR TEREM PASSAGENS QUE SE DISTANCIAM DA FÉ E DA TRADIÇÃO CRISTÃ.

 CHEGAM A SER FANTASIOSOS, COMO O FATO DO MENINO PARECER ORGULHOSO E CHATO EM ALGUNS TEXTOS.

RETIREI, AQUI, ALGUMAS PASSAGENS INTERESSANTES QUE SÃO EDIFICANTES E EM NADA AGRIDEM A FÉ NO CRISTO DEUS, VERDADE, VIDA E CAMINHO E A FÉ NA SANTA IGREJA.

SE LEREM, VERÃO COMO JESUS, NESSES EVANGELHOS, SE DISTANCIA, EM DADOS MOMENTOS, DO JESUS DOS EVANGELHOS SAGRADOS.

LEMBREM QUE NA NOSSA FÉ A BÍBLIA CRISTàNÃO VEIO ANTES DA TRADIÇÃO.

 E QUE SEM A TRADIÇÃO DOS APÓSTOLOS DADA AOS SANTOS PADRES, NÃO É POSSÍVEL ENTENDER A BÍBLIA EM SUA MAGNITUDE.

 E FOI ESSA MESMA TRADIÇÃO QUEM GUIOU A IGREJA CATÓLICA  NA ESCOLHA DOS EVANGELHOS QUE DEVERIAM SER CONSIDERADOS SAGRADOS OU NÃO ( OS APÓCRIFOS).



A INFÂNCIA DE CRISTO SEGUNDO TOMÉ











JESUS FAZ PASSARINHOS DE BARRO


Esse Menino Jesus, que na época tinha cinco anos, encontrava-se um dia brincando no leito de um riacho, depois de haver chovido.

Represando o correnteza em pequenas poças, tornava-as instantaneamente cristalinas, dominando-as somente com sua a palavra.

Fez depois uma massa mole com barro e com ela formou uma dúzia de passarinhos. Era um Sabbath e havia outros meninos brincando com ele.
 
Um certo homem judeu, vendo o que Jesus acabara de fazer num dia de festa, foi correndo até seu pai, José, e contou-lhe tudo:
 
 — Olha, teu filho está no riacho e juntando um pouco de barro fez uma dúzia de passarinhos, profanando com isso o dia do Sabbath.








José foi ter ao local e, ao vê-lo, ralhou com ele dizendo:

— Por que fazes no Sabbath o que não é permitido?

Jesus, batendo palmas, dirigiu-se às figurinhas, ordenando-lhes:



— Voai! Os passarinhos foram todos embora, gorjeando. Os judeus, ao verem isso, encheram-se de admiração e foram contar aos seus superiores o que haviam visto Jesus fazer.



JESUS TRAZ ÁGUA NO MANTO PARA A MÃE





Quando tinha seis anos, sua mãe deu-lhe certa vez um cântaro para que fosse enchê-lo de água e o trouxesse para casa.

No caminho, Jesus tropeçou nas pessoas e a vasilha quebrou-se.

Ele, então, estendeu o manto com o qual se cobria, encheu-o de água e levou-o a sua mãe.

Esta, ao ver tal maravilha, pôs- se a beijar Jesus e foi guardando em seu íntimo todos os mistérios que o via realizar.






18 comentários:

  1. NADA A VER. ESSE NÃO É O NOSSO JESUS, O CRISTO DE DEUS. JESUS NUNCA FOI EXIBICIONISTA, E SIM, MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO COM O COMENTÁRIO DO SENHOR ANÔNIMO.

    NO ENTANTO, LEMBRO QUE É EXATAMENTE POR ISSO QUE ESSES EVANGELHOS NÃO SÃO CONSEIDERADOS INSPIRADOS.

    A IGREJA APENAS ACEITA SUA LEITURA EM ALGUMAS PARTES COMO EDIFICANTE, MAS EM MUITAS OUTRAS PARTES OS EVANGELHOS APÓCRIFOS SE DISTANCIAM DA VERDADEIRA FÉ EM JESUS, COMO O VEMOS NOS QUATRO EVANGELHOS INSPIRADOS E CANÔNICAMENTE ACEITOS.

    ResponderExcluir
  3. Esse e nosso senhor tão humano quanto quauquer um de nos.Em nada isto diminui o respeito por jesus.Se era uma criança não teria o direito de brincar?

    ResponderExcluir
  4. Jesus apócrifo é o verdadeiro Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na sua opinião. Mas historicamente não é possível fazer uma divisão desse tipo: Jesus apócrifo ou Jesus canônico. Todos os Evangelhos foram escritos muitos anos depois, mais de 40 a 50 anos depois da morte de Cristo, logo tudo o que sabemos é a tradição oral dos cristãos que foi escrita após esses longos anos. Crê nos evangelhos quem crê na Igreja. A Igreja quem escolheu os evangelhos canônicos e que existe muito antes de qualquer um deles ser escrito. Eu creio na Igreja Catíolica.

      Excluir
  5. acredito, creio, sigo ao Deus vivo. mas creio também intimamente que Jesus cristo foi uma criança dotada de poder e que com o passar do tempo Ele foi se moldando na terra pois afinal Ele se fés carne e viveu como eu e você e um dos maiores ensinamentos para a qualquer época e viver conforme a civilização e o maior exemplo de Cristo foi ter uma infância como qualquer outra criança .sem maldade ou astúcia mas na serenidade que uma criança tem, e afinal de contas a bíblia foi traduzida por quem? será que toda história esta posta de forma original é questão de acreditar e não julgar mas sim esperar até a volta do Eterno pois tem coisas que aos homens são ocultas.

    ResponderExcluir
  6. Sou , testemunha de Jeová , e no q diz há respeito , da tradução do original , para o q é atual ,, se existe algum conflito de logica , eu culpo a maldita igreja católica ,, pois ela sempre foi , e sempre será ícone de miséria sobre a face da terra , mãe de uma Legião de filhos do diabo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo testemunha de Jeová,
      Não sei que conflito de tradução é esse do qual você fala.
      Lembre-se que a Igreja Católica é a única igreja que vem desde o início.
      Ela quem selecionou os livros do Novo e do Antigo testamento, pois quando os judeus vieram a fazer a lista dos livros da Bíblia a Igreja já era uma religião distinta da dos judeus. A Igreja recebeu de Cristo todo o poder para ligar e desligar, ela é a coluna e sustentáculo da verdade, como a própria Bíblia diz (I Timóteo 3,15).
      Foram os monges da Igreja Católica que durante mais de mil anos mantiveram a sagrada escritura intacta, reproduzindo-a numa época que não havia imprensa.
      Logo, você usa um livro sagrado feito por católicos para católicos.

      E dizer que a Igreja Católica é ícone de miséria é pura ignorância.
      Foi a Igreja Católica quem converteu e civilizou os povos bárbaros na Europa. A Igreja Católica foi o único apoio que o povo europeu teve com o fim do império romano e a invasão dos bárbaros. Ela os civilizou, e com sua cultura e fé conseguiu unificar a Europa trazendo um período de paz por muitos séculos. O próprio povo lutava contra os hereges, ciente de que a coisa melhor que aconteceu com eles foi a paz trazida pela fé numa única igreja.
      A Igreja, na europa medieval, foi tudo para o povo: escola, abrigo, hospital, refúgio, juiz, ordem, segurança,etc.
      A Igreja, como prova a história, é mãe de uma legião de santos:
      São Bento que fundou mosteiros e trouxe a paz, evangelização, cultura e ordem a muitos povos.
      São Francisco e Santa Clara de Assis, que com sua vida de pobreza, mudou o mundo medieval e a igreja;
      Santa Teresa D'ávila e São João da Cruz, famosos na literatura espanhola por seus poemas, trouxeram pureza, humildade, pobreza e verdade, fundando mosteiros.
      São João de Deus que fundou uma ordem para cuidar de doentes.
      São Vicente de Paula que cuidava dos pobres.
      Santa Francisca Romana que foi como uma mãe, ajudando todos em Roma.
      Milhares de santos padres e bispos morreram cuidando dos doentes na época da peste na europa, como São Luíz Gonzaga.
      Sem falar nos reis e rainhas santos que viviam simples, fazendo caridade e se dedicando à oração como Santa Isabel da Hungria, Santa Margarida da escócia, Santa Edwirges, São Luís de França, etc
      E sem falar nos nossos santos atuais como Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce da Bahia, Zilda Arns, Dom Helder, e tantos outros que morrem se dedicando aos pobres e pregando o evangelho.
      A lista dos santos é imensa, como você deve saber.

      Você segue um tal Charles Taze Russell, que fundou sua religião das testemunhas em 1870, mais de 1800 anos após Jesus ter deixado sua igreja na terra. Ou seja, após tanto tempo como você sabe alguma verdade?
      A Bíblia foi feita e mantida pela Igreja Católica por pelo o menos 1500 anos. Você acha que a Bíblia caiu do céu, prontinha? Foi a Igreja Católica quem a organizou, pois é a única que existe desde os Apóstolos, logo, ela tem a autoridade e a primazia.
      Você segue as ideias de um homem qualquer que viveu lá pelo ano de 1800 e vem dizer que a Igreja que vem desde o princípio é que é a errada? Depois de 1800 anos você sabe algo?
      Estude.

      Excluir
    2. O diabo com raiva da mulher mãe do menino e da {igreja católica e apostólica romana} ,que veio para salvar todas as nações, vomitou um rio ...apocalipse 12

      Excluir
    3. Falou o anjo de luz e ser superior e dotado de toda verdade. Sua religião deve ser linda, pena que você a estraga.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você souber dar sua opinião sem ofender, ela será publicada. Ofensas são típicas de quem não tem argumento.

      1- Você diz que a Igreja Católica que está hoje não é a mesma que formou o cânon.
      Essa afirmação é para rir?
      Os Bispos "católicos" dos anos 100,200,300, morreram, mas pertenciam a uma Igreja: a Igreja Católica.

      Acho hilária a ideia que muitos de vocês têm de igreja virtual.

      Tudo tem História. A História da Igreja passa por uma, apenas uma: a Católica, seja ela Ortodoxa ou Romana, mas a doutrina essencial delas é uma só: Missa, Sacramentos, Santos, Tradição Apostólica,etc.

      Tudo o que o Protestantismo "evangélico" não tem, porque não tem história, não antes de 1500 depois da única Igreja fundada por Cristo (a Católica).

      Excluir
  8. Meus amigos, discutir, qual igreja,que nasceu primeiro é insensatez,se olharmos para a história cristã, vemos que, muitos morreram por amor ao evangelho ou a palavra de Deus,na época do resurgimentos dos padres,foi uma benção, muitos foram convertidos, através da palavra de Deus e dos testemunhos dos grandes homens e mulheres de Deus, não Santos,a palavra Santos quer dizer separado,pois bem, separado para servir a palavra de Deus,ou servir a Deus.
    Os Padres daquela época escondiam o que estavam escrito,pois só os papas, bispos e padres tinham acesso,a Bíblia, pois havia um povo. Chamado laigo, eram povos sem cultura, que tinham fé, mas dependiam dos padres para explicar dos jeito deles, que manipulavam a escritura sagrada, promovendo as indulgências, promovendo salvação pedindo dinheiro, Lutero, traduziu a Bíblia, para que todos nós tivéssemos acesso a palavra de Deus, mas até hoje os padre celebram os sacramentos, através de cartilha e pedem para seus fiéis a examinarem a Bíblia, depois vieram as traduções de João Ferreira de Almeida e muitos outros vieram.
    E digo mais nas épocas mais remotas,na era medieval,matavam em nome de Cristo (Cristo é amor) meus amigos,por falta de conhecimento o povo perece, muitos irmãos morreram por serem chamados de herege, pois os padre daquela época isultavam,coagiram, muitos cristãos,sendo irmãos professando a Cristo, eram mortos, queimados, cortando a cabeça, sendo mortos a espada.por amor a Cristo.
    Meus amigos, Jesus Cristo, morreu por nós, para que tenhamos vida e vida com abundância de fé e esperança, naquele que morreu por nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will Robsom,
      1- você diz que é insensatez discutir qual igreja vem primeiro, mas apela para a História da Igreja?
      É a História da Igreja que atesta que a Igreja Católica é a original e não as protestantes e evangélicas neopentecostais.

      2- Santos quer dizer separados. Mas todos os cristãos chegam a ser "Santos"? Todos os cristãos serão salvos?
      Não! Só os que praticam a Palavra ( que nõ sinifica Bíblia, mas praticam o amor ao próximo e a Deus), irão entrar no céu:

      Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
      E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
      Mateus 7:22,23

      4 - "Santos", para os cristãos católicos passou a ser título de quem vive de verdade a fé.
      Por que? Porque na época das perseguições romanas, nem todos os cristãos davam testemunho de fé. Muitos preferiam renunciar ao Cristianismo em público e ser cristão às escondidas.
      Enquanto que os Mártires não aceitavam mentir e preferiam a morte a ter de renunciar ao Cristianismo em público, que equivalia renunciar a Cristo.
      Esses Mártires, por conta de seu heroísmo radical passaram a ser chamados de "Santos" de verdade:

      Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Lucas 12:9

      Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32

      5- Por que a Igreja na Idade Média proibia o povo leigo de ler a Bíblia por conta própria?

      Porque a leitura da Bíblia sozinha , sem orientação leva às deturpações que vemos hoje: igrejas evangélicas onde tudo é permitido ( gay, aborto, poligamia, sexo entre casais, etc), fanáticas e manipuladoras ( marcando dia de fim de mundo, dia de milagres, etc.) igrejas que só querem dinheiro, etc.

      A eitura da Bíblia sem orientação da Igreja fundada por Cristo virá bagunça e essas interpretações livres e pessoais são proibidas pela própria Igreja:

      nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
      2 Pedro 1:20


      Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
      2 Pedro 3:16

      6- É preciso que alguém explique a Bíblia, não tem como a pessoa sozinha entender:

      E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
      E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
      Atos 8:30,31

      7- Quem preservou emanteve a Biblia por seculos foram os Monges copistas católicos. As traduções protestantes de Lutero, João Ferreira de Almeida e outros, trazem algumas imperfeições e deturpações do texto grego e latino.

      8- Na época medieval e bárbara, houve coisas horríveis, mas lembre-se de entender como o povo da época pensava.
      A tortura era uma prática comum dos bárbaros e levou tempo para que os bárbaros convertidos ao cristianismo deixassem seus constumes pagãos vingativos.
      Não podemos separar a Igreja do meio no qual ela vivia ou do povo que foi entrando em seu seio.

      Tudo foi um processo muito longo.

      Uma coisa é certa: a religião ainda hoje é e está sendo usada para fins políticos como vemos o partido de Bolsonaro, etc., a bancada evangélica e católica no congresso, etc.

      Nós, católicos e protestantes evangélicos devemos mudar nosso modo de agir e respeitar as escolhas dos outros.

      Os cristãos deixaram de ser os perseguidos em Roma, são perseguidos em países mulçumanos, mas são perseguidores aqui no Brasil.

      Cabe nos perguntarmos:
      -que tipo de cristão somos quando vivemos perseguindo os de outra religião?

      - aprendemos que devemos ser tolerantes com o próximo e o direito de ele viver e pensar diferente de mim?

      - ou continuamos bárbaros torturando a mente dos outros com o inferno, agressões verbais e preconceitos?


      Excluir
    2. Gostaria dê receber estudos bíblicos , conheci Jesus em uma igreja protestante desde criança mas entendo q a igreja única é a católica porém sou pequena demais em conhecimentos tradicionais, porém cheia de estudos e conhecimentos bíblicos da igreja evangélica. Tão cheia q me levaram , praticamente estão me impurrando para a igreja católica. Meu e-mail é transribeirocarga@hotmail.com

      Excluir
    3. Betania,
      há vários sites católicos bons.

      https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/genesis/
      https://formacao.cancaonova.com/biblia/estudo-biblico/
      http://www.mundocatolico.com.br/biblia/biblia002.htm
      https://igrejamilitante.wordpress.com/tag/curso-estudo-biblico-catolico/

      Aqui nesse blog tem reflexões bíblicas sbre nossa doutrina católica.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui.

      Deus esteja contigo e sua Santa Mãe interceda sempre por você!

      Excluir
  9. Meu Senhor e Salvador só tinha cinco anos de idade, e agiu como uma criança que sabia a que era destinada. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir