Conta a lenda que quando São José e Nossa Senhora fugiram do Rei Herodes que queria matar o Menino Jesus, eles chegaram ao Egito, mas ninguém estava disposto a ajudá-los no novo lugar.
José pediu a Maria que descansasse enquanto ele saía em busca de água.
De repente, Maria ouviu o barulho de cavalos se aproximando e tremeu de medo ao pensar no que estava reservado para ela e Jesus se Herodes os encontrasse.
Totalmente desamparada e com medo pela vida de seu filho, a Virgem Maria pediu a uma roseira próxima um lugar para se esconder, mas a planta recusou qualquer tipo de refúgio por medo de ser esmagada pelos soldados furiosos; acredita-se que a roseira começou a dar espinhos desde então.
A Santa Mãe Maria então se voltou para o arbusto de cravo em busca de refúgio, mas sem sucesso, pois a planta estava muito ocupada florescendo; diz-se que, desde então, o cravo-da-índia tem flores que exalam um cheiro ruim.
O único arbusto que restava agora era a planta sálvia e ela foi muito gentil e se ofereceu para ajudar a Virgem Mãe Maria. Rapidamente floresceu e criou um abrigo para a mãe e a criança.
Quando os soldados passaram por eles, não tiveram qualquer suspeita.
A Virgem Maria, em sua gratidão, agradeceu e abençoou a planta dizendo:
"Sálvia, oh Santa sálvia, muito obrigada. Eu te abençoo por sua boa ação da qual todos se lembrarão de agora em diante".
Desde então, a planta sálvia é reverenciada por seus poderes curativo.
Ela é um ingrediente comum no recheio de Natal.
A sálvia é uma das ervas usadas no mês de agosto nas igrejas eram dedicadas à Dormição da Mãe de Cristo e na festa da Assunção.
Essa erva, para alguns da religiosidade popular, protege contra magia, maus espíritos, tempestades de granizo, ajuda na fertilidade e facilita o parto. Também é queimada como incenso durante festas religiosas
Os índios mazatecas da montanhosa Oaxaca conhecem a Sálvia por vários nomes.
A maioria dos nomes ilustra a relação entre a planta e a Virgem Maria, como ska Maria Pastora (a erva de Maria, a Pastora), hojas de Maria (folhas de Maria) e yerba Maria (erva de Maria).
.
Fontes:
https://salvia.bio/sage-history/
https://www.drhauschka.com/plant-glossary/sage/
Nenhum comentário:
Postar um comentário