SÃO SIMÃO DE CIRENE
Simão de Cirene foi de acordo com os Evangelhos sinópticos um homem que foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus Cristo até ao Gólgota, o local onde Jesus foi crucificado. Era pai de Alexandre e Rufo (Marcos 15,21) e levou a cruz por ordem dos soldados romanos (Mateus 27,32) até o lugar chamado "Gólgota" (Mateus 27,33 e Marcos 15,22) que hoje muitos chamam de "Calvário".
Por vezes Simão de Cirene é representado como um negro, devido à identificação deste com " Simão que tinha por sobrenome Niger" (em latim: Niger - "negro") de Atos 13,1.
Cirene, sua cidade de origem, estava situado na moderna Líbia, na costa norte do continente africano. Estabelecida pelos gregos em 630 aC e posteriormente infundida com uma significativa população judaica, Cirene era a capital do distrito romano de Cirenaica na época da crucificação de Jesus. Até então, Cirene era o lar de um grande número de judeus helenísticos.
VENERÁVEL PIERRE TOUSSAINT
O venerável Pierre Toussaint (27 de junho de 1766 - 30 de junho de 1853) foi um ex-escravo da colônia francesa de Saint-Domingue que foi levado para a cidade de Nova York por seus donos em 1787. Lá, ele finalmente ganhou sua liberdade e se tornou um filantropo notável para os pobres da cidade. Liberada em 1807 após a morte de sua amante, Pierre tomou o sobrenome de "Toussaint" em homenagem ao herói da Revolução Haitiana que estabeleceu essa nação.
Após seu casamento em 1811 com Juliette Noel, Toussaint e sua esposa realizaram muitas obras de caridade. Entre esses trabalhos, incluiu a abertura de sua casa como orfanato , gabinete de emprego e um refúgio para viajantes. Ele contribuiu com fundos e ajudou a arrecadar dinheiro para construir a Catedral de São Patrício na Mulberry Street. Ele foi considerado "um dos principais novaiorquinos negros de seu tempo". Suas memórias fantasmagóricas foram publicadas em 1854.
Devido à sua vida devota e exemplar, a Igreja Católica Romana vem investigando a sua vida por uma possível canonização e, em 1996, foi declarado "Venerável" pelo Papa João Paulo II , o segundo passo no processo. Toussaint é o primeiro leigo a ser enterrado na cripta abaixo do altar principal da Catedral de São Patrício na Quinta Avenida, normalmente reservada aos bispos da Arquidiocese Católica Romana de Nova York .
SERVO DE DEUS AUGUSTO TOLTON
Servo de Deus Augusto Tolton (1 de abril de 1854 - 9 de julho de 1897), batizou Agostinho Tolton , foi o primeiro sacerdote católico nos Estados Unidos a ser conhecido como negro quando foi ordenado em 1886. ( James Augustine Healy , ordenado em 1854, e Patrick Francis Healy , ordenado em 1864, eram de raça mista .) Um ex- escravo que foi batizado e criado católico , Tolton estudou formalmente em Roma .
Ele foi ordenado em Roma no domingo de Páscoa de 1886 na Archbasilica de São João de Latrão . Atribuído à diocese de Alton (agora a Diocese de Springfield ), Tolton primeiro ministrou a sua paróquia em Quincy, Illinois . Mais tarde, atribuído a Chicago , Tolton liderou o desenvolvimento e a construção da Igreja Católica de São Monica como uma " igreja paroquial nacional " negra , concluída em 1893 às 36 e ruas Dearborn no lado sul de Chicago .
SÃO MOISÉS, O NEGRO
São Moisés o Negro (Axum, c. 330 – Egito, 19 de junho de 405), (também conhecido como Abba Moisés o Grande, o Ladrão, o Abissínio, o Etíope e o Forte) foi um hieromonge asceta no Egito do século IV, e um conhecido Padre do Deserto.
Padroeiro da África
Por volta do ano de 405 d.C., aos 75 anos, correram notícias de que os bérberes atacariam o mosteiro. Os monges queriam defender-se, mas Padre Moisés os proibiu, mandando que, ao invés, fugissem. Ele e sete outros ficaram no mosteiro e foram martirizados no dia 19 de junho de 405 (1 de Paoni no calendário copta). Visto que o calendário copta não conta os anos bissextos da mesma forma que o gregoriano, hoje os cristãos de tradição alexandrina comemoram sua memória no dia 1 de julho.
SERVA DE DEUS IRMÃ THEA BOWMAN
Irmã Thea Bowman (29 de dezembro de 1937 - 30 de março de 1990), foi uma irmã , professora e erudita religiosa católica romana que fez um grande contributo para o ministério da Igreja Católica para os seus colegas afro-americanos . Ela se tornou um evangelista entre seu povo e foi uma pregadora popular na fé e na espiritualidade nos últimos anos. Ela ajudou a fundar a Conferência Nacional das Irmãs Negras para apoiar as mulheres afro-americanas nos institutos religiosos católicos . Uma causa para sua canonização foi aberta. |A Irmã Thea Bowman foi designada como Serva de Deus
François-Dominique Toussaint Louverture (20 de maio de 1743 — 8 de abril de 1803, Forte de Joux, La Cluse-et-Mijoux, Doubs) foi o maior líder da Revolução Haitiana e, em seguida, governador de Saint Domingue, o nome do Haiti na época.
É reconhecido por ter sido o primeiro líder negro a vencer as forças de um império colonial europeu em seu próprio país. Nascido escravo, tendo sua formação em armas e tendo levado uma luta vitoriosa para a liberação dos escravos haitianos, ele passou a ser uma figura histórica de importância no movimento de emancipação dos negros na América.
SERVA DE DEUS MADRE MARY LANGE
Madre Mary Lange, OSP (1794-1882), era uma irmã religiosa afro-americana que foi a fundadora das Irmãs Oblatas da Providência , uma congregação religiosa estabelecida para permitir que as mulheres afro-americanas entrem na vida religiosa na Igreja Católica. A causa da beatificação foi iniciada e, portanto, ela é homenageada como Serva de Deus pela Igreja Católica.
Lange tornou-se venerada após sua morte como uma santa pela população católica de Baltimore. Em 1991, com a aprovação da Santa Sé , o cardeal William Henry Keeler , então arcebispo de Baltimore , abriu oficialmente uma investigação formal da vida de Lange para estudá-la para sua possível canonização . Como parte deste processo, seus restos foram exumados e examinados. Eles foram então transferidos para a capela do Convento Nossa Senhora do Monte Providência, a casa - mãe da congregação. Em 2004, os documentos que descrevem a vida de Lange foram enviados à Congregação do Vaticano para as Causas dos Santos, que aprovou a causa da santidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário