Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

SANTO ESTEVÃO - DIÁCONO E PRIMEIRO MÁRTIR - PROTETOR DOS DIÁCONOS , CAVALOS E CONTRA AS DORES DE CABEÇA - 26 DE DEZEMBRO -







São Estevão ou Stefano ou San Estefan



Em Calalão Esteve, Variante Estefan, Em Inglês: Stephen

Ainda conhecido como São Esteves







 
São Estevão, protomártir da fé Cristã, e um dos mais reverenciados de todos os mártires.

 Estefan é um nome obviamente grego e tem sido postulado que ele era um Helenita, significando os judeus que nasceram em uma terra distante de Palestina e que falavam grego como sua língua nativa.

Contra esta teoria, temos a tradição que começou no seculo 5° que São Estevão era um nome equivalente do Aramaico "Kelil", talvez o nome original de São Estevão, o qual foi escrito na sua tumba encontrada em 415.





 Que São Estevão teria origem judaica ficou mais patente ainda na lista dos decanos nos "Atos dos Apóstolos"(6:5) onde lista apenas Nicolau como sendo da Antiópia, o que significaria que os demais diáconos seriam judeus.

Virtualmente nada se conhece de sua vida antes de ser convertido. A primeira menção a ele de fato ocorre nos Atos(6:5) quando ele é escolhido para ser um dos sete diáconos dos Apóstolos e tem a missão de trabalhar com os pobres.

São Estevão foca a sua atenção nos convertidos Helenistas e dá uma prova de grande pregador, com o dom de descrever o poder da graça e o poder de fazer milagres.








Seu martírio foi contado nos Atos (6-7)e ocorreu porque ele acabou tendo uma posição proeminente como pregador e trouxe a inimizade de um grupo de judeus em Jerusalém. Levado a presença de Sanhedrin ele se defendeu com paixão e eloquência (Atos 7:2-53) mas não fez nada para suavizar a ira dos seu inimigos.






 Foi arrastado para fora da cidade e apedrejado até a morte de acordo com a Lei Mosaic.



Os seu executores colocaram suas mantas sob a guarda de Saul (futuro São Paulo) que estaria "consentindo na sua morte (8-2)".



As ultimas palavras de São Estevão foram:"Jesus, meu Senhor receba meu espirito".



Pedindo ainda perdão para seus atacantes, ele foi enterrado como um homem devoto e sua morte teria sido muito lamentada.









A sua tumba foi esquecida até ser descoberta por Lucian e uma igreja foi construída em sua honra perto em Damasco, pela imperatriz Eudoxia (455-460) .




 


É padroeiros dos pedreiros e dos coletores de moedas (uma espécie de coletor de impostos que colecionava um décimo da produção colhida, que mais tarde passou a se chamar dízimo).



Na Europa ele é padroeiro dos cavalos



Era uma pratica muito comum entre os fazendeiros da Europa decorar os seus cavalos no dia de São Stefano e leva-los para a igreja para serem bentos pelo pároco local e após faziam uma cavalgada com três voltas em torno da igreja, um costume ainda observado em varias regiões rurais.

Mais tarde no mesmo dia toda a família saia em um cavalgada festiva, em geral numa carruagem, e a festa tinha o nome de " A Cavalgada de São Stefano".










Na Suíça o sagrado diácono foi mudado na figura de um santo nativo local que seria um rapaz cuidador de um estábulo que teria sido morto pelos pagãos em Helsingland.

Seu nome "S. Staffan" revela a origem do nome .



Lá também tem a "Parada de S. Staffan" .



Em algumas cidades da Suécia no dia 26 de dezembro, os devotos saem as ruas a cantar hinos e cânticos em honra do "santo dos cavalos".

Noutras localidades da Europa rural, no dia São Stefano, o sal é levado para ser bento pelo padre local e é dado aos cavalos como sendo um sal milagroso e capaz de prevenir varias doenças dos cavalos.



É padroeiro dos fabricantes de caixão, diáconos, cavalos, pedreiros e da Diocese de Owensboro Kentucky,USA e invocado contra dores de cabeça.



Na arte litúrgica da igreja ele é representado com um diácono carregando pedras e com a palma do martirio.



Sua festa é celebrada no dia 26 de dezembro.







AS PORTAS DO CÉU SE ABRIRAM PARA SANTO ESTEVÃO ENTRAR;
FOI ELE O PRIMEIRO DOS MÁRTIRES A SER COROADO NO CÉU.

ENSINAI-NOS, Ó DEUS,
A IMITAR O QUE CELEBRAMOS, AMANDO OS NOSSOS PRÓPRIO INIMIGOS,
POIS FESTEJAMOS SANTO ESTEVÃO,
VOSSO PRIMEIRO MÁRTIR,
QUE SOUBE REZAR POR SEUS PERSEGUIDORES.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
VOSSO FILHO,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
AMÉM





2 Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos discípulos e disseram: Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus, para administrar. 3 Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício. 4 Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra. 5 Este parecer agradou a toda a reunião. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Apresentaram-nos aos apóstolos, e estes, orando, impuseram-lhes as mãos. 7 Divulgou-se sempre mais a palavra de Deus. Multiplicava-se consideravelmente o número dos discípulos em Jerusalém. Também grande número de sacerdotes aderia à fé.
At 6, 2- 7








Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo. 9 Mas alguns da sinagoga, chamada dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Ásia, levantaram-se para disputar com ele. 10 Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava. 11 Então subornaram alguns indivíduos para que dissessem que o tinham ouvido proferir palavras de blasfêmia contra Moisés e contra Deus. 12 Amotinaram assim o povo, os anciãos e os escribas e, investindo contra ele, agarraram-no e o levaram ao Grande Conselho. 13 Apresentaram falsas testemunhas que diziam: Esse homem não cessa de proferir palavras contra o lugar santo e contra a lei. 14 Nós o ouvimos dizer que Jesus de Nazaré há de destruir este lugar e há de mudar as tradições que Moisés nos legou. 15 Fixando nele os olhos, todos os membros do Grande Conselho viram o seu rosto semelhante ao de um anjo.
At 6, 8-15










A qual dos profetas não perseguiram os vossos pais? Mataram os que prediziam a vinda do Justo, do qual vós agora tendes sido traidores e homicidas. 53 Vós que recebestes a lei pelo ministério dos anjos e não a guardastes...



 54 Ao ouvir tais palavras, esbravejaram de raiva e rangiam os dentes contra ele. 55 Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus:

56 Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.

57 Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se atiraram furiosos contra ele.

58 Lançaram-no fora da cidade e começaram a apedrejá-lo.




 As testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um moço chamado Saulo.







59 E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

 60 Posto de joelhos, exclamou em alta voz: Senhor, não lhes leves em conta este pecado... A estas palavras, expirou.










DEVIDAMENTE CELEBREMOS
DE ESTEVÃO MÁRTIR TODA A GLÓRIA.
ELE, O PRIMEIRO NO COMBATE,
RECEBE A PALMA DA VITÓRIA.

AGORA, MÁRTIR, TE ROGAMOS:
DEPRESSA, VEM NOS AJUDAR.
A TUA PRECE NOS ALCANCE
JUNTO DOS SANTOS UM LUGAR.

BANHADO OUTRORA NO TEU SANGUE,
BRILHAS NO CÉU COM GRANDE LUZ.
REZA POR NÓS, PARA CONTIGO
VERMOS A GLÓRIA DE JESUS. 








ESTEVÃO, CHEIO DA GRAÇA E FORTALEZA,
 FAZIA GRANDES PRODÍGIOS E MILAGRES ENTRE O POVO.
AT 6,8


Ó DEUS ONIPOTENTE E SEMPITERNO
QUE CONSAGRASTE COM O SANGUE DO BEM-AVENTURADO LEVITA ESTEVÃO AS PRIMÍCIAS DOS MÁRTIRES, FAZEI, NÓS VOS PEDIMOS,
QUE TENHAMOS POR INTERCESSOR
AQUELE QUE ATÉ PELOS QUE O PERSEGUIAM SOUBE IMPLORAR GRAÇA A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO,
QUE CONVOSCO VIVE E REINA.
AMÉM






2 Entretanto, alguns homens piedosos trataram de enterrar Estêvão e fizeram grande pranto a seu respeito.
AT 8,2


PELA INTERCESSÃO DO BEM-AVENTURADO ESTEVÃO,
VOSSO MÁRTIR,
AUXILIE-NOS , SENHOR, COM ETERNA PROTEÇÃO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário