Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

"NÃO FARÁS PARA TI ESCULTURA,....EX.20,4"

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MINHA FACE.
NÃO FARÁS PARA TI ESCULTURA, NEM FIGURA ALGUMA DO QUE ESTÁ EM CIMA NOS CÉUS, OU EMBAIXO SOBRE A TERRA, OU NAS ÁGUAS, DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE PROSTRARÁS DIANTE DELAS E NÃO LHES PRESTARÁS CULTO. "
EX 20,3-4


Ao ler esse texto poderíamos pensar que reverenciar as imagens dos Santos, de Nossa Senhora e de Jesus, seria um pecado aos olhos de Deus.
Poderíamos pensar que se ajoelhar diante de uma obra de arte, uma cruz ou imagem para rezar seria uma adoração a ídolos, a deuses e que estaríamos pecando contra Deus.
No entanto, quando lemos mais adiante a Bíblia vemos:

"FARÁS DOIS QUERUBINS DE OURO; E OS FARÁS DE OURO BATIDO, NAS DUAS EXTREMIDADES DA TAMPA. TERÃO ESSES QUERUBINS SUAS ASAS ESTENDIDAS PARA O ALTO, E PROTEGERÃO COM ELAS A TAMPA, SOBRE A QUAL TERÃO A FACE INCLINADA.
COLOCARÁS A TAMPA SOBRE A ARCA E PORÁS DENTRO DA ARCA O TESTEMUNHO QUE EU TE DER.
ALI VIREI TER CONTIGO, E É DE CIMA DA TAMPA, DO MEIO DOS QUERUBINS QUE ESTÃO SOBRE A ARCA DA ALIANÇA, QUE TE DAREI TODAS AS MINHAS ORDENS PARA OS ISRAELITAS."

EX. 25, 18-22








 
Ao ler esse trecho, alguém poderia ficar sem entender, como em um momento Deus proibiu todo tipo de escultura "NEM FIGURA ALGUMA DO QUE ESTÁ EM CIMA NOS CÉUS, OU EMBAIXO SOBRE A TERRA, OU NAS ÁGUAS, DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE PROSTRARÁS DIANTE DELAS E NÃO LHES PRESTARÁS CULTO"

e logo depois diz a Moisés para fazer a escultura de dois querubins, (anjos), de onde o próprio Deus falaria com Moisés. E é claro que para isso Moisés estaria ajoelhado diante dessas esculturas de anjos.

E ainda mais, quando Salomão contrói o Templo em Jerusalém:

"FEZ NO SANTUÁRIO DOIS QUERUBI9NS DE PAU DE OLIVEIRA, QUE TINHAM DEZ CÔVADOS DE ALTURA. CADA UMA DAS ASAS DOS QUERUBINS TINHA CINCO CÔVADOS, O QUE FAZIA DEZ CÔVADOS DA EXTREMIDADE DE UMA ASA À EXTREMIDADE DA OUTRA. O SEGUNDO QUERUBIM TINHA TAMBÉM DEZ CÔVADOS; OS DOIS TINHAM A MESMA FORMA E AS MESMAS DIMENSÕES. UM E OUTRO TINAM DEZ CÔVADOS DE ALTURA.
SALOMÃO PÔ-LOS NO FUNDO DO TEMPLO, NO SANTUÁRIO. TINHAM AS ASAS ESTENDIDAS, DE SORTE QUE UMA ASA DO PRIMEIRO TOCAVA UMA DAS PAREDES E UMA ASA DO SEGUNDO TOCAVA OUTRA PAREDE, ENQUANTO AS OUTRAS DUAS ASAS SE ENCONTRAVAM NO MEIO DO SANTUÁRIO.
 REVESTIU TAMBÉM DE OURO OS QUERUBINS."

 I REIS 6,23-28

E continuando, a sagrada escritura afirma que Salomão adornou as paredes e as portas do Templo com figuras, imagens e esculturas:

"MANDOU ESCULPIR NELAS QUERUBINS, PALMAS E FLORES DESABROCHADAS E COBRIU TUDO DE OURO , AJUSTADO ÀS ESCULTURAS." I REIS 6,35

E ainda ornamentando o Templo Salomão mandou fazer painéis e molduras com figuras de animais, o que seria proibido se levarmos ao pé da letra o mandamento de não fazer esculturas, nem figuras, ainda mais em um lugar de culto:

"NOS PAINÉIS ENQUADRADOS DE MOLDURAS, HAVIA LEÕES, BOIS E QUERUBINS, ASSIM COMO NAS TRAVESSAS IGUALMENTE. POR CIMA E POR BAIXO DOS LEÕES E DOS BOIS PENDIAM GRINALDAS EM FORMA DE FESTÕES."
I REIS 7, 29

Bem, se Deus houvesse proibido imagens, com certeza não teria gostado nada, nada, do Templo de Salomão, mas pelo o contrário diz a Bíblia que Deus se agradou do Templo:

"QUANDO OS SACERDOTES SAÍRAM DO LUGAR SANTO A NUVEM ENCHEU O TEMPLO DO SENHOR, DE MODO TAL QUE OS SACERDOTES NÃO PUDERAM ALI FICAR PARA EXERCER AS FUNÇÕES DE SE MINISTÉRIO;  POR QUE A GLÓRIA DO SENHOR ENCHIA O TEMPLO DO SENHOR."
I REIS 8, 10-11

 
EU, TAMBÉM, ME AGRADO MUITO DE OLHAR OS TEMPLOS CONSTRUÍDOS EM HONRA DE CRISTO:

CRUZES NO ALTO DAS TORRES, ANJOS, QUERUBINS NOS ALTARES, ADORNOS, PAINÉIS, FLORES, FIGURAS DE SANTOS E PASSAGENS BÍBLICAS, ETC.








 
SE SALOMÃO ORNAMENTOU O TEMPLO E FOI DO AGRADO DE DEUS, ENTÃO NÃO HÁ PROBLEMAS NA ORNAMENTAÇÃO DE NOSSOS TEMPLOS,

PELO O CONTRÁRIO, QUANDO ENTRO NUMA IGREJA BEM DECORADA, COM BELAS IMAGENS SINTO QUE "A GLÓRIA DO SENHOR ENCHE O SEU TEMPLO."

SE MOISÉS SE AJOELHAVA PARA ORAR DIANTE DOS QUERUBINS, TAMBÉM NÃO VEJO PROBLEMAS EM EM AJOELHAR PARA ORAR DIANTE DOS SANTOS E NOSSA SENHORA,

POIS ASSIM COMO OS QUERUBINS, ELES SÃO SERVOS DE DEUS, QUE NOS TRAZEM A GLÓRIA DO SENHOR.

AO NOS AJOELHARMOS DIANTE DAS IMAGENS, NÃO AS ADORAMOS,

 PORQUE TODOS SABEMOS DISTINGUIR ENTRE A ADORAÇÃO A DEUS E O AMOR E DEVOÇÃO AOS SANTOS E ANJOS.

SALOMÃO E MOISÉS, QUANDO SE AJOELHAVAM PARA ORAR DIANTE DOS QUERUBINS

E ENFEITES, SABIAM QUE ESTAVAM SE DIRIGINDO A DEUS E NÃO ADORANDO ESCULTURAS.

DO MESMO MODO, QUANDO REZAMOS DIANTE DE UMA IMAGEM, NOS DIRIGIMOS PARA AQUELE QUE A IMAGEM REPRESENTA,

 SE FOR UM SANTO, SANTA OU MARIA, MÃE DE JESUS, PEDIMOS QUE ELES INTERCEDAM, OU REZEM CONOSCO E POR NÓS E ASSIM NÃO ADORAMOS NINGUÉM ALÉM DE DEUS:

"Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém."

AJOELHAR-SE DIANTE DE UM SANTO PARA PEDIR SUA INTERCESSÃO  NÃO É ADORAR,

COMO NO CASO DE ABIGAIL, QUE INTERCEDEU PELA SALVAÇÃO DO MARIDO DIANTE DE DAVI:

"QUANDO ABIGAIL AVISTOU DAVI, DESCEU PRONTAMENTE DO JUMENTO E PROSTROU-SE COM O ROSTO POR TERRA DIANTE DELE."
I SM 25,23

13 comentários:

  1. Parabéns por esse comentário,magnífico...me ajudou muito em meus propósitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso. Seja sempre bem vindo. Deus nos ilumine.

      Excluir
  2. Olá Principe do Orion,tenho algumas duvida sobre o nome de DEUS e de JESUS CRISTO entre muitas outras duvidas,gostaria se possível,se vc poderia me ajudar nestas questões,se vc não quizer ou não puder,entenderei perfeitamente,desde já meu muito obrigado,abraço.
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Olá ,ando pesquisando a Bíblia e,muitas coisas eu tenho entendido,porem sempre é bom relacionar com alguém que possa estar nos ajudando,claro se vc puder.
    Cordial abraço.
    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Pode dizer qual é a dúvida. Não coloquei aqui seu email, pois não sei se você gostaria, mas qualquer dúvida pode me dizer.

    ResponderExcluir
  5. Olá Principe.
    Você concorda que o nome de verdadeiro de Jesus Cristo é Yeschua,ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em aramaico, língua de Jesus, se diz Yeshua. Os evangelhos, no entanto, foram escritos em grego, e em grego se escreve Iesous. Quando os evangelhos foram escritos em latim, escreveu-se Jesus (iesus).
      Para nós, católicos portugueses, chamamos Jesus. O inglês pronuncia esse nome diferente. Mas o importante é que Deus conhece todas as línguas. Lembrando que Yeshua na verdade é uma forma derivada de Yehoshua, o que mostra que o importante não é se devemos chamar yeshua ou Jesus. Os primeiros cristãos usavam o grego e os textos evangélicos usavam o grego. Hoje, usamos o termo latinizado, mas isso não muda nada. Jesus, Yeshua, o importante é que falamos do mesmo Senhor.

      Excluir
    2. Achei um site que explica bem a questão do nome de Jesus. Tem fanáticos que inventaram que a Igreja Católica criou o nome jesus, o que é uma mentira. Acesse esse site que ele explica bem isso:
      http://fimdafarsa.blogspot.com.br/2012/03/yehoshua-ou-jesus.html

      Excluir
  6. Na minha Bíblia esta escrito algo sobre oração dominical,mas um amigo me disse que,o dia de domingo foi inventado pelo homem e consequentemente colocado na bíblia,porém segundo esse meu amigo o dia de domingo não existia naqueles tempos...tempo de Cristo "eu acho".
    Vc tem algo a comentar sobre isso?
    Até mais Principe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Domingo é o Dia do Senhor para os cristãos desde os tempos apostólicos. Há vários testemunhos de Bispos e cristãos dos anos 100,200,300,400, 500.
      O Domingo é o primeiro dia da semana e passou a ser guardado pelos cristãos como o Dia do Senhor ( Ressuscitado), pois foi nesse dia que Jesus ressuscitou(Marcos 16,9; Lucas 24,1; João 20,1).

      Os judeus guardavam o sábado como o dia do Senhor para recordar a libertação do Egito(Deuteronômio 5,15) e o dia do descanso de Deus(Êxodo 20,11).

      Os cristãos passaram a guardar o Domingo (Atos 20,7; 1 Coríntios 16,2) para recordar nossa libertação da morte e do pecado. (Marcos 16,9; Lucas 24,1; João 20,1; I Coríntios 15,20-23; João 11,25) e o descanso eterno que Jesus nos alcançou com sua ressurreição (Hebreus 4,9-10).

      São Paulo diz claramente que o sábado já não era mais observado pelos cristãos ao dizer:

      Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
      Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
      Colossenses 2:15-17

      São Paulo mostra nesse texto que os cristãos eram criticados pelos judeus porque eles não observavam mais os sábados.
      São Paulo diz que o sábado era uma sombra do futuro que é Jesus, Senhor até do sábado. O sábado era figura do Domingo, a perfeição, o dia que Deus recriou o mundo com a ressusrreição de seu Filho, o dia da luz (Gênesis 1,1-5).

      Leia mais em:
      http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/O%20DIA%20DO%20SENHOR

      Excluir
    2. Olá Principe ,enviei meus agradecimentos a ti,vc recebeu?

      Excluir
    3. Recebi seus agradecimentos. É um prazer falar das coisas de Deus. Por isso, eu também lhe agradeço.

      Excluir
  7. Boa tarde Principe do Orion,fiquei feliz por vc ter respondido minhas dúvidas,meu muito obrigado,assim que eu tiver mais dúvidas colocarei aqui em questão.Agradeço também os sites que me enviastes.
    Fica com DEUS.

    ResponderExcluir